O que fazer em Cracóvia – Dicas + Roteiro de 2 ou 3 dias

Compartilhe este post

Vai visitar o Campo de Concentração de Auschwitz e quer aproveitar e curtir uns dias em Cracóvia? Neste post te conto o que fazer em Cracóvia em 2 ou 3 dias.

Cracóvia é a segunda cidade mais populosa da Polônia, ficando atrás apenas de Varsóvia, a capital. A moeda oficial do país é o slot e as coisas lá são beeem mais baratas se comparadas com Paris, Londres, Barcelona, Roma, etc.

Dica: eu troquei meus euros por slots no shopping que tem perto da Estação de trem e ônibus “Kraków Glowny”.

CONTINUE LENDO para conferir nosso roteiro para curtir as principais atrações da Cracóvia e arredores.

Eu e a Basílica de Santa Maria | O que fazer em Cracóvia
Eu e a Basílica de Santa Maria | O que fazer em Cracóvia

# O que fazer em Cracóvia

A primeira dica que eu tenho é: caminhe sem rumo pelas ruas da Cidade Velha (Stare Miasto). Observe a arquitetura e desfrute do cenário, parece que estamos dentro de um filme.

A segunda dica é: se você fala inglês, faça um free walking tour com o pessoal da Civitatis, pois você aprenderá um pouco sobre a história da cidade, não gastará quase nada e ainda conhecerá pessoas novas.

Obs: é preciso reservar dia e horário pelo site, clique aqui para fazer o agendamento e saber mais detalhes.

A civitatis também possui outros tours pagos, que valem a pena principalmente se você não quer se complicar e quer evitar filas. Confira mais detalhes aqui.

Castelo Real de Wawel

Para mim, o  Castelo Real de Wawel é a construção mais linda da cidade! Fica situado no alto da Colina de Wawel e geralmente estará aberto à visitação todos os dias da semana (entrada paga). Fazem parte da exibição permanente: as salas de Estado, os apartamentos reais privados e a sala da coroa.

O horário de abertura é às 06 e encerra em horários diferentes de acordo com os meses do ano. Aconselho consultar o site oficial para ver todos os detalhes e planejar sua visita.

Castelo Real de Wawel | O que fazer em Cracóvia - Foto: Yasonya shutterstock
Castelo Real de Wawel | O que fazer em Cracóvia – Foto: Yasonya shutterstock

Praça do Mercado

É a praça mais importante da cidade. Nos seus arredores estão o Mercado, a Basílica de Santa Maria (belíssima!) e a Torre da antiga prefeitura. Se você quiser comprar alguma lembrancinha, vai achar no Mercado, eu comprei um chaveiro (faço coleção) e achei um preço bom.

Praça principal da Cracóvia - Foto: rubiphoto shutterstock
Praça principal da Cracóvia – Foto: rubiphoto shutterstock

Andar por Jewish Kazimierz (o charmosíssimo distrito judeu)

O bairro é cheio de cafeterias e restaurantes. Lá foram gravadas algumas cenas do filme A Lista de Schindler.

Visitar a Basilica de St Francis

É a igreja mais colorida da cidade e  seu inteiror foi construído em estilo Art Nouveau.

St Francis Basilica. Fonte @heyhollybear
St Francis Basilica | O que fazer em Cracóvia – Foto: @heyhollybear

Visitar a Ghettos Heroes Square

Na praça existem 70 cadeiras grandes que funcionam como uma espécie de memorial para as vítimas do gueto. As cadeiras causam um grande impacto, é bem interessante e vale a visita se você estiver passando pela região.

Caminhar no calçadão que margeia o Rio Vistula

Se o tempo estiver quente é uma ótima opção para curtir um fim de tarde. Eu fui em Maio e ainda fazia um friozinho, é bom levar um casaco pois venta muito.

Fábrica de Schindler

Se você já assistiu ao famoso filme a “Lista de Schindler” você sabe de qual fábrica estou falando. Se você ainda não assistiu, assista! É um ótimo filme sobre história, Nazismo… Atualmente, o local abriga um museu que conta através de sua exposição a história da ocupação nazista entre os anos de 1939 a 1945.

A entrada é paga.

Fábrica de Schindler. Foto: @georgesprosperremi
Fábrica de Schindler | O que fazer em Cracóvia – Foto: @georgesprosperremi

Campo de Concentração de Auschwitz

Esse foi o principal motivo para eu colocar a Cracóvia no meu roteiro. Eu adoro história e queria muito conhecer Auschwitz. Se você quer saber um pouco mais sobre a visita ao campo, confere meu relato “Dicas para visitar o Campo de Concentração de Auschwitz na Cracóvia”.

Existiam 3 Campos de Concentração em Auschwitz, divididos em Auschwitz I, Auschwitz II – Birkenau e Auschwitz III – Monowitz. Na visita temos a oportunidade de conhecer os 2 primeiros.

Entrada do Campo de Concentração Auschwitz II.
Entrada do Campo de Concentração Auschwitz II | O que fazer em Cracóvia

Você pode ir por conta própria ou comprar um tour com alguma agência na cidade. Eu fui com agência, pois não agendei um horário com antecedência no site e no dia que eu queria visitar não tinha mais guias disponíveis (as agências conseguem bloquear alguns ingressos). DICA: reserve com antecedência o dia e horário da sua visita!

Mina de Sal Wieliczka

Antigamente, no local acontecia a extração de sal que abastecia toda a Polônia. Atualmente, ela é atração turística, possuindo uma catedral de sal e vários quilômetros de túneis abertos à visitação. A mina está localizada a mais ou menos 13 km do centro da cidade. Eu não fiz o passeio, então não posso te dizer muitos detalhes sobre o lugar. Ah, dizem que o passeio faz muito bem para quem sofre de problemas respiratórios.

Obs: é possível combinar esse passeio com a visita ao Campo de Concentração.

A Civitatis organiza um tour bem bacana para conhecer as minas e de quebra você ainda ganha um Pub Crawl (aquele tour noturno onde você passa por 4 bares e ganha uma dose de bebida em cada um). Legal demais, né? Para saber mais detalhes sobre o tour ou conhecer outros passeios é só clicar aqui.

Mina de Sal Wieliczka - Foto: @na_koun
Mina de Sal Wieliczka – Foto: @na_koun

# Onde ficar na Cracóvia

O melhor é ficar em algum hotel/hostel na cidade velha. Eu fiquei uns dias lá no Atlantis Hostel, escolhi ele por causa do preço baixo e da localização central, mas, se eu tivesse um pouquinho mais de dinheiro, teria ficado em outro lugar para ter mais privacidade (gostei, mas não amei o lugar).

Minha segunda sugestão de hostel é o Bubble Hostel, que fica na cidade velha (muito bem localizado), com ótimo custo x benefício, possuindo quartos privados e coletivos.

Se você quiser uma acomodação mais confortável e com um valor acessível, sugiro 3 lugares que eu gostei bastante: Blue Aparthotel (um dos melhores custo x benefício da cidade), Aparthotel Stare Miasto (quartos bem decorados, ótima localização, privacidade e conforto) e Hotel Mikolaj (boa localização, ótimo preço, café da manhã incluso).

Não gostou de nenhuma das opções que eu citei? Pode procurar outras aqui ou pelo mapa abaixo

Booking.com

Se você reservar através dos nossos links o Blog ganha uma pequena comissão e você NÃO paga nada a mais por isso. É uma forma bacana de você nos ajudar a continuar produzindo conteúdo de qualidade e gratuito =)

Arte de rua (Ding Dong Dumb) - Foto: @explicit_joe
Arte de rua (Ding Dong Dumb) – Foto: @explicit_joe

# Seguro viagem com 10% de desconto

A Polônia faz parte do Tratado de Schengen, assim é obrigatório contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros para viajar pra lá.

O blog é parceiro da Seguros Promo. Utilizando o código PARTIUVIAJAR5 na tela do pagamento você conseguirá 5% de DESCONTO. Se pagar no boleto ainda consegue mais 5%. Clique aqui para pesquisar o valor dos planos ou utilize o banner abaixo.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”o_q_fazer_cracovia” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR5″ show_logo=”true”/]

Ahhh, não sei se você sabe, eu presto um serviço de CONSULTORIA DE VIAGEM. Não sabe como funciona? Resumidamente, eu posso planejar TODA sua viagem (passagem, hospedagem, seguro, roteiro dia a dia). Para mais detalhes clica aqui que eu conto pra você!

Por hoje é isso! Se você tiver alguma dica sobre o que fazer em Cracóvia, compartilha com a gente aqui embaixo =)

Um beijo e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário