Já aconteceu de você viajar para alguma cidade muito legal para participar de um encontro ou Congresso e ficar dividido entre os compromissos e a vontade de turistar? Eu fui a Curitiba participar do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e entre uma palestra e outra aproveitei pra turistar. No post de hoje vou te contar o que fazer em Curitiba no final de semana ou em 2 dias que tiver livre dos compromissos do trabalho.
O que fazer em Curitiba no final de semana
Curitiba é uma cidade muito legal, com vários atrativos turísticos, tanto de dia quanto à noite. Assim, separei o roteiro para você aproveitar a cidade durante o dia e também curtir a vida noturna da capital Paranaense. Aqui no blog já tem o post “O que fazer em Curitiba em 3 dias“, caso você vá à cidade com mais tempo sugiro dar uma lida nele.
# O que fazer em Curitiba de dia
Ônibus da Linha Turismo
Eu utilizei o ônibus da linha turismo, que percorre 25 pontos turísticos da cidade. Você paga a passagem e tem direito a 1 embarque e 4 reembarques, ou seja, você poderá descer em alguns pontos e reembarcar para continuar o passeio sem pagar nada a mais.
Os ônibus transmitem via aúdio algumas informações sobre os pontos turísticos, o que é interessante pois você pode saber mais sobre os lugares por onde está passando. Eles funcionam de terça a domingo, das 09h às 17:30.
Os pontos pelos quais o ônibus passa são: Praça Tiradentes; Rua das Flores; Rua 24 horas; Museu Ferroviário; Teatro Paiol; Jardim Botânico; Rodoferroviária/Mercado Municipal; Teatro Gauíra; Paço da Liberdade; Passeio Público/Memorial Árabe; Centro Cívico; Museu Oscar Niemeyer; Bosque do Papa; Bosque Alemão; Unilivre; Parque São Lourenço; Ópera de Arame; Parque Tanguá; Parque Tingui; Memorial Ucraniano; Portal Italiano; Santa Felicidade; Parque Barigui; Torre Panorâmica e Setor Histórico.
Jardim botânico
Esse ponto é parada obrigatória. O Jardim Botânico é o cartão postal da cidade. Não tem como pensar em Curitiba e não pensar na famosa estufa de vidro, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Nos arredores da estufa é possível fazer um piquenique e curtir o dia com a família/amigos ou simplesmente sentar em um dos banquinhos e pensar na vida. Dentro da estufa encontram-se plantas típicas da região tropical.
A entrada é gratuita.
Museu Oscar Niemeyer
Só a arquitetura do museu já é uma atração. Conhecido como Museu do Olho por causa do seu formato, ele possui uma coleção permanente e uma itinerante. Lá você vai encontrar obras de Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, dentre outros.
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 18h. Toda 1ª quinta feira do mês o horário é estendido até às 20h, sendo que a partir das 18h a entrada é gratuita. NÃO abre segunda-feira.
Ingresso: R$20 a inteira e R$10 a meia (professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; portadores da ID Jovem). Todas as quartas a entrada é gratuita.
Mais informações no site oficial.
Almoçar no Mercado Municipal
O Mercado Municipal, que foi fundado em 1958, concentra barracas e restaurantes que vendem produtos locais e de diversos países. A praça de alimentação é compartilhada com o Mercado de Orgânicos, que foi o primeiro mercado desse tipo do Brasil.
O Mercado foi palco do primeiro dia de palestras do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Aproveitei a oportunidade e almocei lá!
Ópera de Arame
O Parque das Pedreiras é uma Unidade de Conservação Ambiental que abriga a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski. Está entre os pontos turísticos mais visitados da cidade por causa da sua arquitetura diferenciada (com estrutura tubular e teto transparente), belezas naturais e grandes concertos musicais.
No começo de 2015 foi criado um espaço na entrada da Ópera, conhecido como “Quiosque Ópera Arte”, que oferecia quitutes e bebidas aos turistas. Já em 2017, o atendimento do Ópera Arte se estendeu para o subterrâneo da Ópera. Assim, o público pode apreciar a beleza do lugar, desfrutar de uma rica gastronomia e contemplar as obras de arte em exposição.
Ah, lá é possível fazer eventos fechados, como: confraternizações, casamentos, palestras, lançamento de produtos. Uma das confraternizações do Encontro da RBBV foi lá. Posso te dizer que é um ótimo local pra esse tipo de evento!
Feira do Largo da Ordem
Outra dica bacana sobre o que fazer em Curitiba no final de semana é conferir a feirinha do Largo da Ordem. Aos domingos, das 09h às 14h, tem a famosa feirinha com dezenas de barracas artesanato, gastronomia e pintura.
Bate volta até Morretes
Se você tiver outro dia inteiro livre sugiro fazer um bate volta até a cidade de Morretes. Dessa vez que eu estive em Curitiba, fiz o passeio de trem pela Serra Verde Express e adorei. Em breve, postarei um artigo sobre a viagem. Fica de olho no Blog.
# O que fazer à noite em Curitiba
Tour Comida de Boteco
Em uma das noites que passei em Curitiba eu fiz o Tour Comida de Boteco. Quem organiza o passeio é a Carol Moreno, que além de fofa é também blogueira de viagem e participou do Encontro da RBBV. O tour é uma forma diferente de conhecer alguns bares da cidade, provar da gastronomia local e ainda conhecer várias pessoas!
O tour é feito a pé, por bares próximos e dura mais ou menos 4 horas. Quando eu participei fomos no Armazém Califórnia ( a esfirra de ricota é deliciosa!), no Alchemia Bar, Garden Hamburgueria e Bar do Alemão. Ele acontece às quintas (19h) e aos sábados (17h), é necessário fazer sua inscrição antecipada no site oficial.
A D O R E I !
Hard Rock Café
O Hard Rock de Curitiba é a única unidade da rede no Brasil e é uma boa pedida para quem curte rock’n’roll. Ele está situado no bairro Batel, conta com 2 bares, restaurante e uma sala para eventos privados. Eu pude conferir a estrutura do lugar e gostei bastante, é bem aquele estilo americano.
# Onde se hospedar em Curitiba
Eu sugiro ficar no bairro Batel ou no Centro, pois você ficará próximo a vários locais bacanas para visitar. Se você quiser o conforto e a privacidade de um hotel, sugiro o Harbor Self Saint Emilionno, eu me hospedei nele da segunda vez que fui a Curitiba, é localizado próximo a Rua 24 horas e o custo x benefício é muito bom. Clique aqui para fazer sua reserva no Harbor Self Saint Emilionno.
Nessa última vez eu fiquei no Curitiba Casa Hostel, pois queria ficar em um lugar próximo a Rodoferroviária e, também, queria economizar. Clicando aqui você pode fazer sua reserva.
Ah, se você reservar sua acomodação utilizando os links acima o Blog ganha uma pequena comissão, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade pra te inspirar! Troca mais que justa, né?! rs
Bom, é isso por hoje. Tem alguma dica sobre o que fazer em Curitiba no final de semana? Compartilha aqui com a gente ? Espero que tenha curtido o post e tenho certeza que você vai adorar Curitiba!
Beijos e até mais.
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.