[ATUALIZADO em junho/2022] Continuando nossos posts sobre o Nordeste, hoje vou compartilhar com vocês um roteiro para curtir Recife. Já adianto que eu adorei a cidade, vale muito a pena passar alguns dias na capital pernambucana! No roteiro vocês saberão como chegar, onde ficar e o que fazer em Recife em 2 dias. Partiu Viajar comigo?!
Atualmente, Recife é uma das capitais mais importantes do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, sendo que é a nona cidade mais populosa do país, com aproximadamente 4 milhões de habitantes.
Como chegar em Recife
A capital pernambucana possui um aeroporto internacional movimentadíssimo, sendo um dos mais importantes do país. Além de chegar por via área, você terá opção de chegar de ônibus ou carro, visto que ela fica situada próxima a várias capitais do Nordeste, como João Pessoa ( 115 km), Maceió ( 250km) e Natal ( 280 km).
Da primeira vez que vim a Recife eu saí de Natal de ônibus, sendo que a viagem durou cerca de 6 horas. Já, dessa segunda vez eu saí de João Pessoa, vim de BlaBlaCar (aplicativo de caronas) e gastei 2 horas.
Se você optar por voar até Recife, o aeroporto fica próximo ao bairro de Boa Viagem, que é um excelente lugar para se hospedar (ali embaixo te conto onde ficar em Recife).
Leia também:
– O que fazer em Natal e arredores: roteiro para 4, 5, 6 ou 7 dias!
–O que fazer em João Pessoa: 14 lugares imperdíveis para conhecer!
Antes de te contar o que fazer em Recife, vale mencionar quando é interessante visitar a cidade. Se a ideia for viajar na baixa temporada, vá entre setembro e novembro ou após o carnaval (entre março e abril). De um modo geral, maio, junho e julho são meses com mais chuva no litoral do Nordeste. Na época do carnaval a capital pernambucana estará lotada, sendo que você poderá ver como a cidade se transforma, é uma experiência bem diferente!
Onde ficar em Recife
Das duas vezes que vim na cidade fiquei hospedada no bairro de Boa Viagem. Acho a região segura, bem localizada e com bastante estrutura para receber o visitante. Por Boa Viagem você vai encontrar a praia, vários restaurantes, barzinhos, shopping center, mercado etc.
Dessa última vez ao pesquisar onde ficar em Recife acabei direcionando minha busca para os flats. Meus planos eram ficar 15 dias na cidade, por isso o flat era a melhor opção. Queria ter liberdade para preparar minhas próprias refeições, lavar minhas roupas… enfim, ter uma rotina normal.
Eu fiquei hospedada em um ótimo apartamento próximo a ferinha de Boa Viagem. O apartamento é gerenciado pela Hosting Season, sendo que eles possuem várias opções de imóveis para alugar.
A unidade que fiquei tinha quarto, banheiro, sala e cozinha, sendo que era muito bem equipado com TV smart, Sky, sofá cama, geladeira, fogão, micro ondas, liquidificador, cafeteira, utensílios de cozinha, ar condicionado no quarto, guarda roupas etc.
O prédio tinha piscina, academia completa, salas de reuniões, serviço de camareira semanal, lavanderia, garagem, mercadinho 24 horas. Não sentimos falta de nada!
Quem quiser saber mais detalhes, pode mandar uma mensagem no Instagram deles ou no Whatsapp (81) 99733-5550.
O que fazer em Recife em 2 dias
Na cidade você vai encontrar várias coisas para fazer e restaurantes para experimentar a comida nordestina, sendo que minhas sugestões de o que fazer em Recife em 2 dias podem/devem facilmente ser aproveitadas em mais tempo.
Quando vim a primeira vez fiquei 4 dias e nessa segunda vez escolhi ficar 14 dias. Contudo, caso você tenha apenas os 2 dias, fica tranquilo pois vai conseguir conhecer o básico.
Vamos ao roteiro com as dicas de o que fazer em Recife?
Praia de Boa Viagem
Possui cerca de 7 km de extensão, fica situada na zona Sul de Recife, no bairro de Boa Viagem. A maior parte da praia é protegida por recifes naturais, daí que vem o nome da cidade 😉
Me surpreendi com ela, achei que por ser uma praia urbana seria suja e feia, mas não é.
Quando eu fui à praia, estava com uma amiga que é de Recife e ela disse que é muito comum tomar caldinhos por lá. Tem de feijão (é o que mais sai), de camarão, sururu… Segundo ela, o caldinho do Leandro é um dos melhores. #ficaadica
Pedalar pela orla de Boa Viagem
Outro programa legal que você pode colocar na sua lista de o que fazer em Recife em 2 dias é pedalar pela orla de Boa Viagem. Em um dia de sol aluguei essa bike aí e saí pedalando pela ciclovia, fui até a praia do Pina e voltei. Muito tranquilo o passeio, vale a pena!
Feirinha de Boa Viagem
A feirinha é um ótimo local para comprar lembrancinhas, artesanato ou apenas comer uma tapioca ou tomar um caldinho.
Parque Dona Lindu
Localizado em Boa Viagem, abriga o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa. É possível relaxar e observar o mar.
Recife Antigo | o que fazer em Recife em 2 dias
O bairro do Recife ou Recife antigo é onde você vai encontrar construções históricas e várias atrações turísticas! Vale a pena tirar um dia inteiro para explorá-lo. Veja abaixo alguns pontos que valem a pena ser visitados e precisam estar na sua lista de o que fazer em Recife em 2 dias!
Marco Zero
É um dos principais cartões postais da cidade, dali é possível ver o encontro dos rios Capibaribe e Beberibe com o Oceano Atlântico. Dali você conseguirá avistar o Parque das Esculturas e poderá tirar uma foto no letreiro de Recife.
Pode ser o ponto de partida para você conhecer o Recife Antigo.
Centro de Artesanato de Pernambuco
Fica do lado do Marco Zero. É um espaço com foco na arte popular e artesanato do estado. Você vai encontrar desde caminhos de mesa até esculturas.
Rua do Bom Jesus
É uma rua charmosinha que vale uma caminhada. Ali se encontram a Sinagoga Kahal Zur Israel (que foi a primeira das Américas) e a Embaixada dos Bonecos Gigantes (falo mais sobre ela ali embaixo).
Paço do Frevo
É um museu pequeno e muito interessante, que conta a história do frevo, sendo que seu objetivo é contar a história da dança e propagar sua prática para as futuras gerações.
Localização: Praça do Arsenal, no bairro do Recife Antigo (ou somente bairro do Recife).
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17h. Aos sábados e domingos das 11h às 18h. Sendo que não abre as segundas. Obs: necessário apresentar comprovante de vacinação para entrar.
Ingresso: R$10. Todas as terças-feiras a entrada é gratuita.
Dica: ali nos arredores do Paço do Frevo situa-se um CAT (centro de informações turísticas). Em caso de dúvidas pode ir lá pegar informações sobre passeios e mapa da cidade.
Cais do Sertão
É um museu que abriga o acervo da vida e obra de Luiz Gonzaga, que é o maior artista pernambucano de todos os tempos. O Cais do Sertão oferece aos visitantes exposições temporárias e acervo permanente, com referências à cultura sertaneja da região Nordeste.
Localização: Avenida Alfredo Lisboa, 11, Bairro do Recife, na região de Recife Antigo. Ele fica próximo de vários outros pontos turísticos da cidade, como a Praça do Marco Zero e o Paço do Frevo.
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10 às 16h (última entrada às 15h) e aos sábados, domingos e feriados das 11h às 17h.
Ingresso: R$10, sendo que toda terça-feira a entrada é gratuita.
Passeio de Catamarã com a Catamaran Tours
Da primeira vez que vim a Recife uma amiga me recomendou esse passeio pelo rio Capibaribe, infelizmente eu não fiz. Contudo, dessa segunda vez não podia perder a oportunidade. Então, me programei e consegui fazer o tour que chama “Recife e suas pontes”.
Esse tour é feito pela empresa Catamaran Tours, que também faz outros tipos de passeios aqui em Recife e na região, como “Recife iluminado”. Ele tem saída diária, sendo que eu escolhi o horário das 11h. O passeio tem duração de, aproximadamente, 90 minutos.
A experiência é bem diferente, pois temos a chance de ver Recife por outro ângulo. Durante o tour “Recife e suas pontes” passamos por vários pontos turísticos da cidade, como o Parque das Esculturas, Marco Zero, navegamos pelo Rio Capibaribe. Eu adorei e recomendo!
Sobre o barco, gostei do fato dele ter várias mesas com guarda sol e serviço de bordo (pago a parte). Para quem quiser mais informações pode conferir o site oficial deles ou o perfil do Instagram.
Embaixada de Pernambuco – bonecos gigantes de Olinda
Ainda no bairro do Recife, na Rua do Bom Jesus, você vai encontrar a Embaixada Pernambuco, que nos mostra um pouco da tradição dos bonecos gigantes. Eles ganharam as ladeiras de Olinda em 1932 e na Embaixada você conseguirá ver vários (ela possui mais de 500 bonecos, sendo que 70 deles estão expostos ao público).
Quando eu fui tirei foto com vários bonecos famosos, como Michael Jackson, Bob Marley, Rita Lee, Darth Vader, Super Man, Neymar e por aí vai!
A Embaixada de Pernambuco possui duas partes, a outra é uma espécie de museu de cera com personagens da cultura pernambucana. Lá assisti uma apresentação de frevo e conheci um pouco mais da cultura daqui. Personagens do maracatu, personagens como Maria Bonita e Lampião etc
A Embaixada abre de segunda a segunda, sendo que você pode colocar no seu roteiro quando for visitar o Marco Zero. Ah, é um ótimo programa para dias chuvosos ou para dar um tempo das praias.
Para mais informações, segue o Instagram deles @bonecosgigantesdeolinda e @embaixadadepe
Teatro Santa Isabel
Ainda na parte histórica, mas agora no bairro de Santo Antônio está localizado o Teatro Santa Isabel. Ele é lindo por fora e por dentro. A visitação é gratuita, vale a pena conhecer!
Obs: é ponto de carimbo do passaporte Pernambuco.
Praça da República
Nos arredores da Praça estão o Palácio do Governo, o Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel. Ah, na praça tem um baobá enorme e lindo!
Casa da Cultura de Pernambuco
Antiga casa de detenção, sendo que tinha capacidade para abrigar 200 presos. Em 1973 foi restaurada e adaptada para funcionar como Centro de Artesanato. Aí você vai encontrar várias lojas, que funcionam nas antigas celas. Poderá comprar lembrancinhas, licor, bolo de rolo, artesanato etc
Instituto Ricardo Brennand
Outra dica de o que fazer em Recife em 2 dias é visitar o Instituto. Ele é um espaço cultural sem fins lucrativos que guarda o acervo artístico e histórico originário da coleção de Ricardo Brennand. Fica localizado no bairro da Várzea, nas terras do antigo engenho São João, cercado por uma reserva de mata atlântica preservada.
Possui modernas instalações museológicas que abrangem um complexo de edificações constituído pelo Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos.
Funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, sendo que a última entrada é às 16h30. O ingresso custa R$30. Dica: na última terça-feira de cada mês, o acesso é gratuito para todos (exceto nos meses de janeiro, julho e dezembro).
Consultoria de viagem
Geralmente, quem vai a Recife tem a intenção de conhecer também a praia de Porto de Galinhas e a praia de Carneiros (em Tamandaré). Se for esse seu caso, aqui no Blog nós temos um serviço de CONSULTORIA PERSONALIZADA DE VIAGENS, no qual eu pesquiso e planejo tudo pra você. Te falo quantos dias é melhor ficar em cada lugar, o que esperar, valores, indico melhores formas de transporte, etc.
Para saber sobre os valores e como funciona, visite a página da consultoria ou entre em contato comigo no Whatsapp. É prático, seguro e barato.
Passaporte Pernambuco
O passaporte é um modo de incentivar o turismo no estado, pois a cada ponto visitado o turista ganha um carimbo diferente.
Onde pegar? Nos CAT’s (centro de atendimento ao turista) e outros pontos espalhados por Recife. Eu peguei o meu no CAT da Feirinha de Boa Viagem.
Onde carimbar? Em vários pontos turísticos de Recife e de outras cidades do estado (Tamandaré, São José da Coroa Grande, Fernando de Noronha etc). Em Recife peguei meu carimbo na feira de Boa Viagem, no Paço do Frevo, no Cais do Sertão, no Centro de Artesanato, no passeio de Catamarã, na Embaixada de Pernambuco.
Quanto custa? É gratuito.
Por hoje é isso, espero que tenha gostado das sugestões de o que fazer em Recife em 2 dias e que adore a cidade, assim como eu! Qualquer dúvida, já sabe, deixa um comentário pra gente ali embaixo. Ahh, não esquece de me acompanhar no Instagram e no YouTube.
Um beijo e até a próxima aventura!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Uma orientação: estando em duas pessoas é mais prático alugar carro para estar em Recife ou andar de carro de aplicativo?
Na verdade, pensamos em dois dias para visitar Recife e Olinda, principalmente os centros históricos.
Depois seguir para porto de galinhas, para relaxar na praia.
Ei Marília!
Então, eu acho mais confortável usar app de carro, pois assim vocês não terão que se preocupar com estacionamento etc Mas, caso queira ver os valores de aluguel de carro, segue um site que eu sempre uso https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=429
Ahh, se quiser roteiros personalizados para Recife, Olinda e Porto de Galinhas posso fazer pra vocês, tá? É uma forma de aproveitar os melhores lugares, sem perder os pontos mais interessantes e economizando tempo e dinheiro.
Ótima viagem!
Lidiane agradeço a indicação.
Pensamos no carro por maior liberdade e não sei como funciona os carros de app em Recife e se são seguros.
Com certeza o carro proporciona maior liberdade!
Boa viagem e bom descanso! =)