Sabe aquele lugar que você vai pela primeira vez, mas que parece que já esteve lá antes?! Essa foi a sensação que eu tive quando fui à Roma, na Itália. No post de hoje vou dar dicas e falar sobre um roteiro imperdível pra curtir essa cidade histórica da melhor forma possível! A partir de agora você confere o que fazer em Roma em 3 dias + lista com 20 passeios imperdíveis!
Antes de começar a falar sobre o que fazer em Roma em 3 dias, vou te dar duas dicas: uma com relação à acomodação e outra com relação ao seguro viagem (que é obrigatório para viajar para a Itália).
Onde se hospedar em Roma
Eu já fui à Roma três vezes, e em todas fiquei hospedada perto da Estação Termini. Lá você encontrará boas opções custo x benefício.
Já fiquei no The Legends, que é beeeem simples e não indico, pois tem opções como o Generator Rome, que é só um pouco mais caro e beeeeeem melhor.
Assim, compensa mais ficar no Generator, que é bem localizado, fofo e possui um custo x benefício bem bacana. Ah, ele tem quartos privativos e coletivos. Clique aqui para fazer rua reserva.
Se você quiser um pouco mais de conforto, poderá se hospedar em um hotel ao invés de hostel. Eu indico o Easy Budget Colosseo, que fica a apenas 400 metros do Coliseu. Dessa forma você poderá visitar praticamente todos os principais pontos turísticos a pé. Clique aqui para fazer sua reserva.
Seguro Viagem na Itália
A segunda dica é sobre o seguro viagem. A Itália faz parte do Tratado de Schengen, logo você deverá contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.
O blog é parceiro da Real Seguros. Como afiliados, nós podemos dar para nossos leitores descontos de até 20% em qualquer plano. Basta clicar aqui para fazer uma cotação, sem compromisso. Não esqueça de utilizar o código PARTIUVIAJARBLOG na tela de pagamento.
Obs: fique ligado no Instagram do Blog, pois sempre postamos promoções de seguro!
Agora sim, vamos a lista de 20 atrações para colocar no seu roteiro de o que fazer em Roma em 3 dias!
O que fazer em Roma em 3 dias
Roma é uma das capitais mais conhecidas do mundo! Ela merece, pelo menos, 3 dias para ser explorada. Se você tiver mais tempo, pode aproveitar para conhecer algumas cidades nos arredores, como Nápoles ou Pompéia. A cidade é relativamente pequena e grande parte do roteiro pode ser feito a pé.
Coliseu
É o símbolo da cidade, não tem como falar sobre Roma e não pensar nele. O Coliseu foi construído sobre o lago da casa de Nero e ficou conhecido como Colosseo porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.
Entrar no Coliseu é como estar dentro da página de um livro de história! Quem quiser visitar seu interior deve se atentar para o horário de funcionamento que pode variar de acordo com a época do ano. O ideal é separar 2 a 3 horas para explorar o monumento e arredores.
A melhor forma de aproveitar essa experiência é fazendo um tour guiado em português, sendo que você poderá optar pelo tour “Coliseu, Fórum e Palatino” ou “Coliseu, Fórum e Palatino + Arena dos gladiadores” (opção é mais completa). Para ver mais detalhes e valores clica nos links, pode reservar direto por eles, tá?
Via Del Corso
Agora, uma dica de programa gratuito para colocar no seu roteiro de o que fazer em Roma em 3 dias! A Via del Corso é a rua de compras mais famosa da cidade. Lá você vai encontrar grandes nomes, como Prada, Sephora, Disney, etc. Vale uma caminhada só para sentir o glamour.
Ah, se você não quiser fazer o roteiro em Roma caminhando você pode comprar o ingresso daqueles ônibus turísticos de dois andares, sabe? Eles são muito práticos para quem não tem muito tempo no destino ou pra quem não curte muito andar, vai poupar bastante suas pernas, com certeza! Você pode escolher se quer para 24h ou 48h, sendo que pode subir e descer quantas vezes quiser!
Pantheon | o que fazer em Roma em 3 dias
O Pantheon é um dos monumentos mais bem preservados da Roma Antiga e hoje é utilizado como igreja. Vale uma rápida visita ao seu interior, a entrada é gratuita.
Piazza Navona
A Piazza Navona é uma praça bastante famosa em Roma, nos seus arredores existem vários restaurantes, artistas de rua, na época do natal tem uma feirinha que vende guloseimas.
Fontana Di Trevi
É o monumento mais lindo da cidade e precisa estar na sua lista de o que fazer em Roma em 3 dias!
Existe uma tradição envolvendo essa fonte, dizem que o turista que vai lá e joga uma moeda de costas para a fonte volta à Roma. Da primeira vez que fui à cidade joguei a moeda e, desde então, já voltei duas vezes! Parada obrigatória!
Piazza Spagna
É uma das praças mais famosas de Roma. Da praça é possível ver a igreja Trinitá dei Monti, que fica no alto de uma escadaria. Os romanos e os turistas costumam sentar nos degraus da escadaria para lanchar, descansar ou pegar um solzinho.
Monumento a Vittorio Emanuele II
Foi inaugurado em 1911 para homenagear Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália depois da unificação. Possui 135 metros de largura e 70 metros de altura, sendo composto por dezenas de majestosas colunas feitas com mármore branco. Possui um terraço panorâmico que dá acesso a uma bela vista da cidade, principalmente do Coliseu. A subida é feita por elevador e custa em média 7 euros.
Museu do Vaticano
O Vaticano ou Cidade do Vaticano é um país situado dentro de Roma. Estranho?! rs Mas é isso mesmo. Ele é a sede da Igreja Católica e as atrações mais lindas são a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Aconselho separar um dia inteiro para curtir tudo com calma.
É no Museu do Vaticano que você vai encontrar a famosa e belíssima Capela Sistina! O Museu abre de segunda a sexta das 09h às 18h e no último domingo do mês abre das 09h às 14h (sendo que a entrada é gratuita!). Normalmente, o ingresso custa 20 euros. Crianças com menos de 6 anos não pagam. No dia 27 de setembro, dia mundial do turismo, a entrada é gratuita (sei que é um dia específico, mas vai que você está por lá nessa época né?!).
Eu aconselho fazer um tour guiado, pois o museu tem muita informação relevante e muita história. Indo sem guia você não vai conseguir absorver a maioria das coisas, o que eu acho um desperdício… Vou deixar aqui o link de um tour guiado pelo Museu do Vaticano + Coliseu + Forum Romano + Palatino. Ele é realizado com guia em português, sendo uma parte de manhã e a outra à tarde.
Observação: na Capela Sistina é PROIBIDO tirar fotos com ou sem flash e gravar vídeos. Lá você vai somente contemplar as belas pinturas e guardar na memória.
Basílica de São Pedro | o que fazer em Roma em 3 dias
A Basílica de São Pedro é igualmente linda! Você não precisa pagar para visitar seu interior. Porém, se quiser subir até a cúpula, deverá pagar, valerá a pena, com certeza! A vista lá de cima é muito fantástica!
Observação: se quiser subir todo o trecho pela escada o ingresso é mais barato. Porém, se tiver dificuldade de locomoção, tem a opção de pagar uns euros a mais e subir metade do trecho de elevador.
Se você quiser fazer um tour guiado, eu indico o “Visita guiada na Basílica de São Pedro + Subida à cúpula“, que tem duração de umas 3 horas, sendo bem completo.
Castelo de Sant’Angelo
No final do passeio ao Vaticano, aproveite para descer a rua que dá de frente para a Praça de São Pedro e conhecer o Castelo. Eu não entrei nele, já vi gente falando que vale a pena entrar e conhecer seu interior e outras pessoas falando que o exterior é mais lindo, então não posso te dizer se vale ou não hehe.
Caso você queira conhecer o interior, indico fazer a “Visita guiada pelo Castelo de Sant’Angelo com subida ao terraço“, que foi um tour que uma amiga minha fez e gostou bastante.
Nas margens do Castelo tem várias pontes lindas que cortam o Rio Tevere, sugiro caminhar por ali um pouco.
Consultoria de viagem e roteiro personalizado Roma
Ahhh, aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, época do ano…) e dentro do seu orçamento. Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, o que fazer, como se deslocar… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para saber mais detalhes e valores da consultoria!
Outros passeios e ingressos
Gente, a lista de o que fazer em Roma é gigantesca, tem muita coisa legal, desde experiências culturais a gastronômicas. Ali em cima eu listei as mais básicas. Abaixo seguem alguns passeios complementares, que você pode encaixar se tiver mais tempo, sem que eles prejudiquem as sugestões ali de cima.
Tour para conhecer Assis
Assis é uma cidade histórica com uma pegada religiosa, sendo possível ser bem aproveitada em um bate volta saindo de Roma, pois não fica muito longe da capital. Eu sugiro você contratar um tour para otimizar seu tempo, sendo que a experiência “Excursão a Assis + Degustação de vinho” une turismo religioso e gastronomia em um passeio de dia inteiro, com guia em português.
Tour gratuito por Roma
Caso seu orçamento esteja enxuto, te recomendo esse tour gratuito por Roma para saber mais sobre a história da cidade! O tour tem duração de 2 horas e apesar de ser gratuito, requer reserva antecipada. Para ver mais detalhes e fazer sua reserva, clica aqui.
Barco turístico
Ele funciona no estilo do ônibus turístico que eu falei ali em cima, sendo que durante 24 horas vocês pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser! Esse tipo de passeio é ótimo para ver o monumentos e a cidade de uma perspectiva diferente. Vale muito a pena, principalmente entre os meses março a outubro!
Se quiser saber mais detalhes e valores, clica aqui.
Tour fotográfico
É uma experiência diferente para colocar no seu roteiro de o que fazer em Roma em 3 dias. Por algumas horas você estará na cia de um fotógrafo profissional, que vai te levar em diferentes pontos lindos da cidade, bem como te ajudará com algumas técnicas. Ao final, você terá lindas recordações no seu celular ou câmera!
Ah, o tour começa na Piazza Spagna e termina em Trastevere. Mais informações e valores, clica aqui.
Pub Crawl
Para finalizar a lista de passeios para colocar no seu roteiro de o que fazer em Roma em 3 dias, uma sugestão para curtir a vida noturna. O Pub Crawl é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e se divertir, mesmo se você estiver viajando sozinho. Eu já fiz em várias cidades e sempre curti bastante!
Esse é o link para você ver quanto custa e como funciona.
Como fazer câmbio na Itália
Atualmente, a forma mais vantajosa de fazer câmbio na Itália é usando o cartão Wise, que funciona como cartão de débito e permite o saque de euro.
Se você não conhece o cartão da Wise, seguem 5 coisas essenciais que você precisa saber:
- ele é GRATUITO e não tem anuidade;
- permite compras no débito, sem a incidência de nenhuma taxa;
- IOF de 1,1% na hora de converter real para qualquer moeda estrangeira (o cartão de crédito cobra 6,38% de IOF);
- conversão melhor do que as das casas de câmbio, ou seja, seu real vale mais na troca;
- permite 2 saques gratuitos de até R$1.400 por mês, porém alguns bancos cobram uma taxa de saque. É preciso verificar se o banco que você vai sacar cobra taxa e quanto é, pois ela varia de banco para banco. Já achei bancos que não cobram nada.
Fazer o cadastro e pedir o cartão gratuitamente.
Outros posts que podem te ajudar:
–20 ideias de bate volta na Itália, Alemanha e Bélgica!
–O que fazer na surpreendente Nápoles na Itália – Roteiro de 1 dia
Ah, se quiser fazer umas comprinhas em Roma, pode conferir as dicas do blog Roma Pra Você no post “LOJAS BARATAS EM ROMA: RUAS DE COMÉRCIO EM CONTA“.
É isso por hoje! Espero que você tenha gostado do roteiro com o que fazer em Roma em 3 dias. Tenho certeza que você vai gostar da cidade, ela é encantadora! Qualquer dúvida, dica ou comentário é só escrever pra gente aqui embaixo.
Um beijo e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.