Ainda está na dúvida se coloca ou não São Miguel do Gostoso no seu roteiro? Gostoso é uma das cidades mais charmosinhas do Rio Grande do Norte e você vai querer conhecê-la quando for ao estado, acredite! Nas próximas linhas vou te mostrar o que fazer em São Miguel do Gostoso e te contar como foi passar alguns dias lá! Partiu Viajar?
Eu já fui a São Miguel do Gostoso duas vezes, sendo que a primeira vez fiz um bate volta saindo de Natal e nesta última fiquei duas noites na cidade (sábado a segunda). Assim, vou compartilhar minhas impressões das duas viagens e, inclusive, te ajudar a decidir quanto tempo separar para curtir Gostoso!
Como chegar a São Miguel do Gostoso
Antes de te contar o que fazer em São Miguel do Gostoso, vou te dizer como chegar lá!
Gostoso está localizada no Rio Grande do Norte. A cidade fica a 105 km de Natal, capital do estado. Das duas vezes que visitei Gostoso fui de carro particular, sendo que da primeira vez fiz um bate volta e dessa vez resolvi dormir duas noites na cidade.
A minha recomendação sobre como chegar a São Miguel do Gostoso é ir de carro, como eu fiz. Se estiver em Natal, vai pegar a BR-101 sentido litoral norte e seguir nela até o final. Quando encontrar com a RN-221 pegue esta estrada e dirija por mais uns 15km. É só colocar no GPS que não tem erro. A estrada está em boas condições (asfaltada) e não possui pedágios.
Caso você esteja sem carro, pode alugar um. Eu sempre uso o site da Rentcars, que é nossa parceira. O legal do site deles é que você pode pesquisar o preço em diversas locadoras e obter o melhor valor. Além disso, poderá ver a disponibilidade de datas e já fazer a reserva. Caso tenha interesse em pesquisar, é só clicar aqui.
Repare no mapa que você vai passar “perto” de vários lugares interessantes, como Punaú e Maracajaú, mas meu conselho é não incluí-los na viagem de São Miguel do Gostoso. São programas que merecem ser aproveitados com calma, em outro passeio.
Leia também:
– O que fazer em Capitólio em 3 dias: roteiro completo + custos da viagem
– O que fazer em Recife – Roteiro para explorar a cidade em 2 dias
Bate volta x pernoitar em São Miguel do Gostoso
Acho que a primeira pergunta que passa na cabeça de quem está planejando uma visita a São Miguel do Gostoso é: vale a pena dormir na cidade ou um bate volta é suficiente?
Como eu já comentei no início do post, eu vivi as duas experiências. Sem sombra de dúvidas meu conselho é que você fique, no mínimo, uma noite na cidade. Por quê? Para sentir toda a energia de Gostoso, para experimentar a gastronomia local, conhecer a rua da Xêpa à noite… Em um bate volta você não terá a oportunidade de vivenciar a vida noturna de Gostoso, por exemplo.
Eu fiquei duas noites e adorei! Não fiquei entendiada e achei que valeu a pena. Quando fiz o bate volta foi tudo muito corrido e acabei não conhecendo quase nada. Se puder, fique duas noites também e aproveite!
O que fazer em São Miguel do Gostoso
Gostoso é aquele destino tranquilo, que você vai para relaxar e curtir um “dolce far niente“. Assim, a lista de sugestões sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso não é grande e o melhor mesmo é ir e relaxar sem compromisso com hora ou lugares para visitar.
Pôr do sol na Praia de Tourinhos
Vou começar a lista do que fazer em São Miguel do Gostoso com meu programa favorito! Não vou dizer que é o pôr do sol mais lindo do Brasil ou do mundo, pois isso é bem clichê e relativo. Contudo, posso falar que foi maravilhoso e que é um must do ao visitar Gostoso.
Para acessar a praia a partir do centro de Gostoso você vai pegar uma estrada de terra, que está em boas condições (julho/2021). No total, ida e volta dá uns 14km.
Eu cheguei na praia faltando uns 45 minutos para o pôr do sol. Não fiquei em nenhuma barraca, mas vi que tem algumas opções. Andei pela praia, achei a sombra de uma árvore, estiquei a canga e por lá fiquei curtindo a paisagem. Se quiser levar seu cooler com bebidas e petiscos, é uma boa também! Na avenida principal de Gostoso tem alguns mercados e lojas de conveniência, pode se abastecer lá antes de ir curtir a praia!
Resumindo, o lugar é simples, mas conta com essa estrutura básica de barracas e um pôr do sol lindo, pois ele se esconde no mar.
Farol do Calcanhar
É o maior farol do Brasil e o segundo maior da América Latina, possuindo 62 metros de altura e 298 degraus. Está situado nos arredores de Gostoso, próximo ao marco zero da BR-101, na região conhecida como esquina do continente.
É possível visitar o farol por dentro, mas esse também foi um programa que deixei para minha próxima ida a Gostoso! (preciso de motivos para voltar, né verdade?! rs)
Foto no letreiro
Esses letreiros viraram modinha, mas eu adoro! Chegando em São Miguel do Gostoso tem o letreiro da cidade e eu parei lá para tirar minha foto tradicional! Não se preocupe em “achar” o lugar, fica logo na entrada.
Andar de quadriciclo
Essa atividade fiz da primeira vez que fui a Gostoso. É muito fácil alugar um quadriciclo no centrinho para percorrer as praias urbanas. Infelizmente, não lembro quanto paguei na época e, dessa vez, não fiz, mas é uma atividade que recomendo!
Ah, também é possível fazer passeio de buggy! Eu preferi fazer de quadri, mas se você estiver com filhos pequenos ou simplesmente não quiser pilotar, o buggy é uma ótima pedida para conhecer as belezas da região!
Praias urbanas de Gostoso
As praias que ficam na região urbana de Gostoso são Santo Cristo (mais afastada do centro), Cardeiro, Xepa e Maceió, sendo que estas duas últimas ficam ali na região do centrinho. Da primeira vez que fui a Gostoso passei o dia na de Cardeiro e dessa vez na de Santo Cristo.
Kite Center Kauli Seadi
É um clube de kitesurf com estrutura de restaurante e piscina. Assim, você pode ir para fazer kite ou simplesmente para almoçar e curtir parte do dia. Ahh, eles cobram uma consumação mínima de R$20.
Fui lá seguindo sugestão da Ana do Eco Hostel e gostei! O lugar é bem agradável para passar o dia, tinha uma playlist super gostosinha tocando, comida saborosa, preços moderados. Se quiser dar um mergulho no mar, ele estará bem na sua frente!
Obs: se quiser fazer kite, as melhores épocas são de setembro a março.
Marco zero da BR-101
A BR 101 tem seu início ali nos arredores de São Miguel do Gostoso e vai até o Rio Grande do Sul, ou seja, corta o Brasil de norte a sul.
Muitas pessoas que vão a Gostoso gostam de tirar uma foto na plaquinha do marco zero, por isso coloquei essa sugestão na lista “o que fazer em São Miguel do Gostoso”. Contudo, eu não fui lá hehe. Para ser bem sincera, não achei vantagem desviar do meu caminho para tirar foto na placa (que é uma sinalização comum de estrada) e no arco.
Parrachos de Perobas
Os parrachos ficam a 45km de São Miguel do Gostoso, sendo possível fazer um bate volta ou se programar para ir na ida ou volta de Natal até Gostoso.
Vi fotos de lá e achei lindo, porém não consegui fazer o passeio. Assim, não posso te dizer como é a experiência por lá. Espero voltar em breve a Gostoso e conhecer os Parrachos de Perobas! Por enquanto, minha dica para quem quiser curtir um lugar lindo, é ir até os parrachos de Maracajáu (falo mais deles no post sobre Natal)!
Bom, essas são minhas sugestões de o que fazer em São Miguel do Gostoso! Como eu disse para vocês, não é um destino cheio de coisas para conhecer, é um destino para escolher um canto legal e relaxar!
Onde comer em São Miguel do Gostoso
Gente, uma das dicas de o que fazer em São Miguel do Gostoso é comer! Sim, ô destino com restaurantes legais, viu! Passei duas noites em Gostoso e nas duas fui à noite na rua da Xepa. Depois de curtir o pôr do sol em Tourinhos fui para o hostel, me arrumei e aí sim fui conhecer a famosa rua da Xepa, que é recheada de opções de onde comer em São Miguel do Gostoso!
Eu conheci algumas opções, como o Palmira, o Genesis e o Quintal (pizzaria). Sem dúvidas, o lugar que mais me agradou foi o Genesis, por isso vou contar para vocês como foi minha experiência lá!
Ah, um bom lugar para tomar um chopp artesanal é a Gostoso Beer, que também fica ali na rua da Xepa. Eu tomei uma American Ipa (R$18) e achei bem saborosa, não era tão amarga.
Genesis Restobar
Pesquisando sobre o que fazer à noite em São Miguel do Gostoso achei o Genesis! Entrei no Instagram deles e adorei o que vi! Deu para perceber que é um lugar descolado e diferente.
Assim que cheguei na rua da Xepa já vi o Genesis, que logo me chamou a atenção! Tem mesas na calçada, mas são mesas diferentes, tinha até cadeira de balanço! Adorei! Além das mesas na parte externa, tem opções na parte interna também. A sugestão é chegar cedo, principalmente se for sexta, sábado ou domingo! Eles não fazem reservas.
Nas opções de comida e drinks pode ter certeza que você vai achar várias coisas diferentes! Os pratos são muito bem preparados, sendo aquele lugar que você vai para ter uma experiência gastrônomica, não se trata só de se alimentar. A decoração é bem diferente, me lembrou um ruin bar que eu frequentava em Budapeste, mas com uma pegada mais charmosa.
Para beber eu pedi uma caip especial, que era de pinga, limão, rapadura e caju. Delícia! Para comer escolhi o hambúrguer vegetariano, que é de grão de bico com beterraba, creme de girassol, tomate confit e folhas. Aprovadíssimo!
Não lembro se já comentei isso aqui no Blog, mas eu sou vegetariana. Desde que parei de comer bicho tenho enfrentado muita dificuldade para encontrar comidas saborosas nos restaurantes, pois eles simplesmente não tem interesse em fazer pratos voltados para o público vegetariano/vegano (exceto os estabelecimentos do nicho). No Genesis foi diferente, visto que além do hambúrguer saborosíssimo tinha no cardápio também moqueca vegana, falafel e bao vegetariano.
Quem acompanhou a viagem no Instagram viu que eu fui com meu irmão e minha cunhada (se não viu os vídeos, ainda dá tempo de ver. Vai nos destaques “Natal/RN”). Eles não são vegetarianos e pediram o Mignon, que é um medalhão de mignon com crosta de bacon, jerimum, mostarda Dijon, queijo azul e farofa crocante. Aprovaram!
Então é isso, se você tiver apenas uma noite, a minha recomendação de onde comer em São Miguel do Gostoso é o Genesis!
Onde ficar em São Miguel do Gostoso
Eu fiquei hospedada no Eco Hostel Gostoso (mais de uma vez) e adorei a experiência. Ele é todo diferente, pois é montado em estruturas de container, ou seja, você vai dormir dentro de containers. Mas, calma, eles são todos modificados para deixar a estadia super confortável!
Fui com meu irmão e minha cunhada, ficamos em um quarto privativo com banheiro. Além dos quartos, na área comum tinha piscina com hidromassagem, várias redes e espreguiçadeiras para curtir a vibe de Gostoso e relaxar!
Quem estiver com o orçamento mais enxuto pode ficar nos quartos compartilhados, que tem uma estrutura bem bacana também! Dessa última vez que fui a Gostoso (abril/2022) eu fiquei no quarto compartilhado feminino, que conta com 4 beliches e tem tomadas e luminárias individuais em cada cama. Além disso, o quarto tem espelho, lugar para guardar a bagagem e ar condicionado.
Eu fiz um post específico sobre onde ficar em São Miguel do Gostoso e nele conto como foi me hospedar no hostel, se quiser conferir, é só clicar aqui.
Leia também:
– O que fazer em João Pessoa: 14 lugares imperdíveis para conhecer!
– 17 lugares na Europa para visitar em 2022
Conclusão – o que fazer em São Miguel do Gostoso
Prontinho, agora você já sabe como chegar, onde comer, onde ficar e o que fazer em São Miguel do Gostoso! Partiu Viajar pra lá? Se ainda tiver alguma dúvida deixa sua pergunta aí nos comentários! Caso queira um roteiro personalizado pelo Rio Grande do Norte, me manda mensagem no Instagram e te explicarei como posso te ajudar a curtir uma viagem bacana pelo estado!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Amei suas dicas de o que fazer em São Miguel do Gostoso em 2 dias. Como você disse, ficar por lá para sentir a energia da cidade e curtir sua noite é uma ótima ideia. Aproveita-se muito mais aquele paraíso do que fazendo bate-volta, não é?
Lulu, com certeza quem escolher dormir em Gostoso vai aproveitar mais! Mas, caso não seja possível, um bate volta já vai dar aquele gostinho de quero mais =)
Que delícia encontrar seu texto sobre São Miguel do Gostoso! Estou planejando conhecer em novembro, junto com Natal e Pipa 😀 amei!
Marcela, São Miguel do Gostoso é um destino que vale muito a pena! Se quiser dicas de Natal e Pipa fica ligada nos próximos posts, eles serão sobre os dois destinos! =)
Adorei as dicas para aproveitar São Miguel do Gostoso, que não é um destino tão conhecido, pelo menos entre os portugueses. As fotos ficaram muito divertidas. E esse por do sol? Com certeza, incluirei esse destino numa próxima visita
Ruthia, nem os brasileiros conhecem muito, sabia? Realmente é um daqueles destinos que ainda precisa ser descoberto =)
To organizando uma viagem para o RN e quero visitar São Miguel do Gostoso! Esse seu post será mto util, pois quero pernoitar no destino. Então o que fazer em São Miguel do Gostoso em 2 dias vem mto bem!
Suriàn, São Miguel do Gostoso é uma delícia e você não vai se arrepender de conhecer e passar uns dias lá! Qualquer dúvida é só falar comigo =)
Que delícia de lugar! Realmente, tem que ficar ao menos uma noite para aproveitar com calma.
Com certeza, Gisele! Um bate volta é sempre muito corrido…
To organizando uma viagem a Natal para o início de Março e esquematizando o roteiro para pernoitar em Pipa e em Gostoso e teus posts estão ajudando muito! Parabéns pela clareza nas descrições! Obrigada
Ei Raphaela!
Que bom! Adoro saber que minhas dicas estão sendo úteis =)
Qualquer dúvida pode me mandar mensagem no Instagram, tá?!
Espero que você aproveite muito o Rio Grande do Norte!
Eu tb adoro Gostoso e acho que devemos sim passar alguns dias lá, tem muita coisa legal pra aproveitar
É aquele destino pra aproveitar sem pressa, descansar, né?! Eu adoro!
Moro tão perto (Recife), fui a Natal algumas vezes e ainda não conheço São Miguel do Gostoso acredita? Mas quando programar uma nova ida ao RN irei com certeza. Adoro destinos praianos.
Cynara, se programa sim para conhecer Gostoso, a cidade é bem pequena, muiiito diferente de Recife. Vale a pena demais!
Adorei as dicas sobre São Miguel do Gostoso – tô pensando em ir pro interior do Rio Grande do Norte e aí emendaria uns dias em Natal já que a passagem seria pra lá. E já tô pensando em aumentar mais umas noites pra conhecer tb Gostoso hehehe essa listinha de lugares pra conhecer que nunca diminui – socorro! kkkk
Ei Fernanda!
Te entendo perfeitamente hahaha parece que quanto mais a gente viaja, mais lugares tem pra conhecer rs
Depois dá uma conferida no meu post de Natal, tem várias sugestões interessantes por lá!
Não tinha ideia do que fazer em São Miguel do Gostoso, obrigada por compartilhar. Adorei a foto da cervejinha!
Ei Márcia!
Tomar uma cervejinha, relaxar e ver o pôr do sol é meu programa preferido lá em São Miguel, inclusive fiz isso ontem rs