O que fazer em Tulum: roteiro econômico de 1 a 3 dias!

Compartilhe este post

Se você estiver com viagem marcada para Cancun com certeza vai dar um pulinho em Tulum, Mexico. Por isso, no post de hoje vou te contar onde ficar e o que fazer em Tulum, uma das cidades mais lindas da Riviera Maya. Ah, e já te adianto que vale a pena dormir lá sim, nada de bate voltas, ok? Partiu conhecer Tulum comigo!

Eu escolhi ficar 3 noites na cidade para poder aproveitar com calma tudo que tinha para fazer por lá! Caso você não tenha tanto tempo, pode dormir 1 ou 2, mas o importante é que fique pelo menos uma noite por lá, pois você vai ver que a lista de o que fazer em Tulum é bem grande para apenas 1 bate volta.

Ruinas de Tulum
Visitando as Ruinas de Tulum com minhas migas gringas =)

Onde fica Tulum, Mexico

Tulum fica a 130km de Cancun e a 65km de Playa del Carmen, sendo que o aeroporto mais próximo é o de Cancún.

Como ir de Cancún para Tulum

Para chegar na cidade você terá basicamente 3 opções: ônibus, van ou carro.

Quando eu estava em Cancún peguei um ônibus para Tulum no terminal ADO, paguei 230 MXN (+- 70 reais) na passagem e demorei umas 4 horas para chegar. Já, na volta eu peguei uma van de Tulum para Playa del Carmen e a viagem demorou uns 90 minutos.

Se você comparar o ônibus e a van, o ônibus é mais confortável, sem dúvidas, mas também é mais caro (geralmente, o dobro). As vans vão parando em todos os pontos e pegando vários passageiros, inclusive tem motorista que transporta gente em pé. Eu, como precisava economizar, não me importei de pegar a van na volta e faria de novo.

Onde fica Cancún
Mapa da região

Ahh, se estiver com muita bagagem não rola pegar van, o espaço para bagagem é beeeem restrito, pincipalmente se for mala de rodinha. Aí, no caso, você pode alugar carro ou ir de ônibus mesmo. Se preferir um transfer, tem essa opção também, pode clicar aqui para ver o valor.

Caso você esteja com crianças, a melhor opção é alugar um carro, pois vocês terão liberdade e conforto para parar onde e quando quiserem. Se quiser dar uma conferida no valor de aluguel  de carro, acessa esse link. Eu sempre uso esse site quando preciso alugar carros, inclusive o blog é afiliado da RentCars, assim se você fizer sua reserva através deste link eu ganho uma pequena comissão.

Agora, partiu descobrir o que fazer em Tulum?

O que fazer em Tulum

Nas próximas linhas vou compartilhar com você o que fazer em Tulum, tanto atividades que eu fiz, como outras opções (que eu não pude fazer por causa do tempo chuvoso ou por falta de dinheiro rs), combinado?

Zona arqueológica de Tulum

As ruínas de Tulum é o ponto turístico mais visitado da cidade e precisa estar na sua lista de o que fazer em Tulum! Por que? Chegando lá você vai notar que elas ficam beira mar. É uma visão e experiência totalmente diferente de outras ruínas Maias. Inclusive, depois que terminar a visita você pode descer pra praia, se a maré não estiver alta (tem uma escada de madeira que dá acesso a praia).

O sítio arqueológico não é grande e tem algumas placas explicativas ao longo do percurso, sendo que você pode separar entre 60 a 90 minutos para conhecê-lo. Se quiser contratar um guia para ter acesso as informações mais detalhadas e a história do lugar, pode contratar lá na hora.

Ruínas de Tulum
Ruínas de Tulum | o que fazer em Tulum

Para chegar lá eu fui de bicicleta, mas é possível chegar de carro também. Atente-se ao fato que de bicicleta é possível chegar bem pertinho das ruínas, sendo que você pode deixar a bike estacionada perto das árvores. Já o estacionamento do carro é um pouco mais longe.

Sobre o pagamento da entrada e compra do bilhete, vi mais de um preço e senti cheiro de golpe. Minha orientação é que compre lá na entrada mesmo, na bilheteria e não na mão dos vendedores. Obs: a entrada não é no estacionamento. Depois que passar pelo estacionamento você vai ter que andar mais uns 10 minutos.

Não se esqueça de passar protetor solar e ir de boné/chapéu, lá não tem sombra e o sol do México não brinca.

Playa Paraiso

Ela fica próxima as ruínas, sendo que você pode combinar os dois programas. Foi isso que eu fiz!

Primeiro visitei o sítio arqueológico e depois fui curtir o resto do dia na Playa Paraiso, porém o sargaço não ajudou…

Playa Paraiso, Tulum, Mexico.
Playa Paraiso, Tulum, Mexico.

Akumal – o que fazer em Tulum

Infelizmente, devido ao tempo chuvoso e ao sargaço, eu não conheci essa praia. Queria muito ter ido pois vi fotos lindas, mas vai ficar pra próxima! Recomendo muitíssimo que você coloque na sua lista de o que fazer em Tulum!

Cenote Casa Tortuga

Quando começar a pesquisar o que fazer em Tulum você vai notar que tem muitos cenotes perto da cidade. O Casa Tortuga é um dos mais interessantes, porém não é barato.

Outros que você pode visitar são o Gran Cenote e o Dos Ojos. Para pesquisar tours na região pode clicar aqui e dar uma conferida nas opções que a Get Your Guide oferece.

Gran cenote
Gran cenote – foto: cenote.org

Excursão ao Rio Secreto – o que fazer em Tulum

Um dos cenotes mais bonitos e diferentes da região, mas que eu não consegui conhecer nessa minha primeira ida ao México. Vou deixar aqui o link de um passeio que eu achei bem interessante, se quiser conferir…! É um passeio de 3 horas com guia em português e almoço incluído.

Ah, agora que você já sabe o que fazer em Tulum é interessante saber quando ir… eu fui no início de julho e o tempo estava meio chatinho. Teve um dia que choveu bastante, tipo praticamente o dia todo e nos outros dois o tempo ficou nublado. Ou seja, não foi a melhor época rs Tanto o sargaço quanto a chuva atrapalharam meus dias na cidade e o mar não estava com aquela cor que a gente espera quando pensa em caribe mexicano.

Recomendo que você vá entre dezembro e abril, pois nesses meses o volume de chuva é baixo e não costuma ter sargaço na praia (é uma alga, explico melhor no post que fiz sobre Cancun, confere lá).

Consultoria de viagem para Tulum, Mexico

Eu sei que planejar uma viagem para Tulum, Mexico não é a coisa mais fácil do mundo, visto ter MUITAS coisas para fazer na cidade e região! Se você tiver pouco tempo e precisar dividi-lo entre Cancun, Tulum e Playa del Carmen aí a tarefa vai ficar mais complicada ainda, mas não se preocupe, você vai ter férias incríveis e eu posso te ajudar com todo o planejamento!

A consultoria de viagem inclui:

  • orientação sobre quantos dias separar para cada cidade
  • pesquisa diária da passagem aérea Brasil-México, para você conseguir o melhor preço
  • pesquisa das acomodações, de acordo com o seu perfil de viajante
  • orientações sobre o que fazer em Tulum e outras cidades da região
  • busca de passagens para se deslocar entre as cidades do México
  • roteiro detalhado dia a dia (o que fazer e onde comer)
  • orientações com relação a como fazer o câmbio e documentação obrigatória para entrar no país

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

Onde ficar em Tulum

Se você estiver pesquisando onde ficar em Tulum e quiser uma acomodação animada e good vibes, minha indicação é o Mayan Monkey! Eu fiquei hospedada na unidade deles em Cancún também, inclusive recomendo ela como opção lá!

Mayan Monkey em Tulum.
Meu quarto no Mayan Monkey em Tulum.

Em Tulum eu experimentei dois tipos de acomodações, sendo que fiquei duas noites no quarto privado e uma noite no dormitório feminino. Ou seja, se você não gostar de dividir quarto pode ficar no privativo, mas ainda sim aproveitar toda a estrutura e vibe da acomodação!

O meu quarto privado tinha ar condicionado, ventilador, TV enorme, cama super confortável, banheiro com amenidades. Já, o quarto compartilhado era equipado com ar condicionado, cama em forma de cápsula (ou seja, com maior privacidade); locker grande com tomada interna, banheiros dentro do quarto, espelho de corpo inteiro.

Onde ficar em Tulum
Mayan Monkey | Onde ficar em Tulum

No que tange a estrutura do Mayan Monkey, tive acesso a piscina, bar, área comum para socializar e festar (muitas atividades extras, como drinking games.); aérea comum para ficar mais de boa (atividades extras como ioga acontecem semanalmente); espaço co-working (com mesas e cadeiras adequadas e ar condicionado) e cozinha compartilhada.

Sobre o café da manhã, ele seguia o estilo de Cancún. Tinha iogurte com granola, frutas, pão de forma, café, leite, chá, suco, e algumas opções de pratos que eles mesmo preparavam, como o famoso chilaquiles (prato típico da culinária mexicana).

Mayan Monkey em Tulum.
Chilaquiles de café da manhã =)

Dá uma conferida no perfil deles no Instagram (@mayanmonkey_) para ver mais fotos!

Para saber quanto custa ficar hospedado e fazer sua reserva, clica nesse link aqui!

Vale a pena fazer bate volta de Cancun para Tulum?

Eu acho que NÃO vale a pena fazer bate volta. Como te mostrei ali em cima na lista de o que fazer em Tulum, tem bastante coisa para conhecer em 1 dia, então o melhor é dormir na cidade 1 ou 2 noites, no mínimo.

Na pior das hipóteses, se você só tiver um dia e o bate volta for a única opção, alugue um carro e vá por sua conta, pois as excursões não são muito eficientes quando o assunto é otimização do tempo.

Onde ficar em Tulum
Minha cama no quarto compartilhado | Onde ficar em Tulum

Como fazer câmbio em Tulum

A moeda oficial do México é o peso mexicano.

Minha sugestão é usar o cartão da Wise carregado com pesos, foi isso que eu fiz. Chegando em Cancun você pode sacar metade do dinheiro e a outra metade deixar no cartão, pois não são todos os lugares que aceitam cartão. Por exemplo, a van você tem que pagar no dinheiro, assim como ônibus locais em Cancún.

Não compensa comprar pesos mexicanos no Brasil, mas se você não quiser chegar sem peso troque uma quantidade baixa, tipo R$100 e o restante leve no cartão da Wise.

Se você ainda não tiver o cartão da Wise, aconselho fazer o quanto antes, pois ele demora alguns dias para chegar. Faça com pelo menos 30 dias de antecedência. Ah, ele é gratuito e não tem anuidade. Sendo que pode ser usado na função débito, sem nenhuma taxa e dependendo do banco pode ser cobrada uma taxa de saque.

Esse é o link para você fazer seu cadastro e pedir o cartão: https://wise.prf.hn/l/wzGkPMa

Chip de viagem México

Eu usei o chip Mundi da America Chip e funcionou muito bem em todos os destinos que conheci no México (Cancún, Tulum, Playa del Carmen). 

A grande vantagem desse chip em particular foi poder usar o mesmo chip ao mudar de país (Panamá, Colômbia, México e Canadá), pois como ele é mundial, funciona em todos os países. Eu saí de um país para o outro e não precisei fazer nada, continuava conectada 100% do tempo.

Se você for viajar só para o México não precisa comprar o mundi, pode escolher o “América do Sul, Central e Caribe”, pois é mais barato e também tem internet ilimitada! Para ver quanto custa, clique aqui.

Ruinas de Tulum
Ruinas de Tulum

Leia também:
– O que fazer em Cancún em 7 dias: passeios imperdíveis e roubadas!
Roteiro JALAPÃO 4 dias [com preços + atrações imperdíveis]

E aí, curtiu minhas dicas sobre o que fazer em Tulum? Tem muita coisa legal para fazer nessa região, certo? Então, já sabe, separe mais tempo e nada de bate volta. Se ainda tiver dúvidas, deixa aí embaixo nos comentários ou me chama lá no Instagram

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário