Roteiro JALAPÃO 4 dias [com preços + atrações imperdíveis]

Compartilhe este post

O Jalapão foi um dos lugares mais diferentes que eu já conheci no Brasil. Antes de ir eu achava que as fotos eram cheias de filtros e que lá não era tão lindo quanto as pessoas mostravam, mas eu estava errada. É in-crí-vel ! Se você está em dúvida sobre seu roteiro Jalapão vou te ajudar contando quantos dias ficar lá, quando ir, os melhores fervedouros, se dá pra ir sem agência, como chegar no Jalapão Tocantins! Partiu?

Roteiro Jalapão
Galerinha do meu carro

Primeiro de tudo queria dizer que eu amei a expedição que eu fiz, foram 4 noites e 5 dias com uma galerinha super do bem! Não são só os lugares que conhecemos que marcam a viagem, mas também as pessoas que cruzam nosso caminho. Adorei conhecer o Afonso (nosso guia), a Sara, a Renata, o Bruno, a Adriana, o Ricardo, a Aline, a Lais, o Eduardo, o Arthur, o Luciano (imagens de drone todas dele, inclusive) e a Adriana.

Dunas do Jalapão
Galerinha do outro carro (sim, eu faço amizade fácil rs)

Onde fica Jalapão, Tocantins

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Jalapão não é uma cidade, mas um parque. O Parque Estadual do Jalapão fica no interior do Tocantins e sua área está distribuída entre os municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.

Como chegar no Jalapão, Tocantins

Se você pretende voar até o Jalapão, a forma que tem o melhor custo x benefício é chegar por Palmas, capital do estado. Lá você vai encontrar com seu guia da expedição Jalapão Tocantins e seguir para os destinos do Jalapão. Foi o que eu fiz e é o que 95% das pessoas fazem. O usual desses pacotes é começar e terminar em Palmas.

E os outros 5%? Acredito que chegam de ônibus/carro em Palmas e depois seguem com a expedição. Ou, aqueles que são da região e tem um carro compatível com a aventura vão por conta própria rs

Cânion Sussuapara
Cânion Sussuapara | roteiro Jalapão

Quantos dias ficar no Jalapão

Eu estava em dúvida se montava meu roteiro Jalapão com 4, 5 ou 6 dias. Acabei optando por 5 dias e 4 noites, sendo essa minha recomendação.

Ah, não se esqueça de colocar 2 noites em Palmas, pois no primeiro dia de expedição as agências buscam super cedo no hotel, tipo antes das 7h. Já, no último dia você voltará por volta das 17h, sendo que imprevistos podem acontecer, então não é bom marcar o voo de volta para às 20h, por exemplo.

Eu cheguei de madrugada e dormi no aeroporto (leia-se, cochilei) para economizar. Na volta, dormi em Palmas, no outro dia aproveitei para passear pela cidade e à noite peguei um ônibus para o Maranhão, pois fiz o roteiro Jalapão + Chapada das Mesas, também conhecido como Jalapada.

Pedra Furada | Roteiro Jalapão

Roteiro Jalapão 4 dias

Nas próximas linhas vou compartilhar com vocês o meu roteiro Jalapão, bem como minhas impressões sobre os lugares. Como eu disse, fiz a expedição de 5 dias e 4 noites, mas o último dia foi praticamente só estrada.

Dia 1 – roteiro Jalapão

Saímos de Palmas logo cedo, antes das 8h. O primeiro atrativo foi a Pedra Furada, que não considero uma parada imperdível. É interessante? Sim, mas tem outras coisas mais interessantes no Jalapão.

Da Pedra seguimos para o almoço e de lá para a Lagoa do Japonês. Essa sim um atrativo imperdível no Jalapão Tocantins!

Na propriedade onde fica a Lagoa do Japonês tem banheiro com chuveiro, restaurante e pega internet. Se você não souber nadar eles alugam colete salva-vidas (R$10) e macarrão (R$2), se não quiser molhar pode pegar uma canoa (R$10).

Lagoa do Japonês
Lagoa do Japonês, linda demais!

Ah, quando chegamos o guia falou que as pedras do fundo da lagoa são cortantes e sugeriu que alugássemos sapatilha. Se você tiver, leve a sua. Se quiser arriscar e ir sem (igual eu), vá calçado com seu chinelo, ajuda.

Entrada: R$40.

Depois da Lagoa do Japonês fomos para pousada para tomar banho e jantar. Fim do primeiro dia!

Dia 2 | roteiro Jalapão 4 dias

Como no primeiro dia, o segundo dia do roteiro Jalapão começou cedinho!

Saímos da pousada em direção ao Canion Sussuapara, sendo que percorremos todo o trajeto em estrada de terra.

Entrada: R$30. Ficamos um tempinho lá e depois seguimos para almoçar na Comunidade Quilombola.

Jalapão Tocantins
Comunidade quilombola, Jalapão Tocantins

Ali mesmo no território da comunidade tem uma prainha de água doce, onde passamos o início da tarde.

Depois seguimos para as famosas Dunas do Jalapão, onde íamos ver o pôr do sol. As Dunas já ficam dentro do Parque Estadual do Jalapão e a entrada é gratuita, porém é obrigatório estar acompanhado de guia credenciado.

Lindo, lindo, lindo!

Depois de bater palmas para o sol (hahah mentira, não fiz isso), seguimos para o restaurante onde jantamos. Fim do segundo dia do roteiro Jalapão!

Dunas do Jalapão
Pôr do sol lindo nas Dunas do Jalapão. Foto: Eduardo.

Dia 03 | Jalapão Tocantins

O dia 3 do roteiro Jalapão começou prometendo ser o melhor e, prepare-se para o spoiler, foi! Entregou tudo e mais um pouco!

• Cachoeira do Formiga – IMPERDÍVEL

A primeira parada foi na famosa Cachoeira do Formiga! Que perfeita a cor da água, sério! Eu acho que nunca vi uma cachoeira com água tão clara, aqui em Minas isso não é comum…

O ideal é chegar bem cedinho para pegar o local mais vazio. Quando eu fui só tinha um grupo de 7 pessoas, depois começou a chegar mais gente, mas deu tempo de tirar umas fotos antes. Ficamos uns 90 minutos lá e deu pra aproveitar bastante!

cachoeira do formiga, jalapão
Cachoeira do Formiga | Jalapão Tocantins

Quem não souber nadar consegue entrar também, pois tem partes mais rasinhas, próximas a margem. Ah, tem banheiro e estacionamento próximos a cachoeira.

Entrada: R$50 (no meu caso já estava inclusa no pacote).

• Fervedouro do Ceiça – IMPERDÍVEL

Depois do Formiga seguimos para o primeiro fervedouro do dia e da minha vida também rs

O Fervedouro do Ceiça fica próximo a cachu e quando chegamos ele estava vazio. Já entramos direto, nem tivemos que esperar! Neste fervedouro a capacidade máxima é de 6 pessoas e você pode ficar até 20 minutos. Caso não tenha ninguém esperando para entrar, eles deixam ficar mais tempo (isso não acontece na alta temporada).

Não vou mentir para vocês, minha expectativa estava alta! Vi tantas fotos, mas elas não me prepararam para o que eu ia sentir ao entrar no fervedouro, é inexplicável!

Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça, o primeiro de muitos rs
  • Fervedouro Buriti

O segundo fervedouro do roteiro Jalapão foi o Buriti. Mas, antes de conhecê-lo fizemos uma parada para almoço lá mesmo na propriedade.

O Buriti foi o único fervedouro que enfrentamos fila. Tivemos que esperar umas 2 horas para poder entrar. Não nos atrapalhou, ficamos conversando e o tempo passou rápido. Mas, imagina enfrentar uma fila dessas em cada atrativo? Na alta temporada é assim, por minha dica é evitar essa época.

Fervedouro Buriti, Jalapão
Fervedouro Buriti | Roteiro Jalapão
  • Fervedouro Recanto do Salto

O último fervedouro do dia foi diferente por causa do tamanho. A piscina em si era maior, mas o buraco do fervedouro era pequeno. Não sei explicar com termos técnicos, mas quando você conhecer vai entender rs

Entrada: R$20.

Meus atrativos favoritos do dia foram a Cachoeira do Formiga e o Fervedouro do Ceiça, com certeza você precisa conhecer quando for ao Jalapão, Tocantins.

Dia 04

O dia 4 do roteiro Jalapão foi marcado por uma maratona de atrativos e conseguiu ser tão bom quanto o dia anterior!

• Fervedouro Encontro das Águas

O Encontro das Águas foi o primeiro fervedouro do dia. Ele é pequeno, mas muito bonito e no mesmo “complexo” tem um rio. Então, depois ainda dá pra mergulhar no rio também.

Fervedouro Encontro das águas
Fervedouro Encontro das águas. Foto: Luciano.
  • Fervedouro Buritizinho – IMPERDÍVEL

Um dos meus favoritos do Jalapão Tocantins!

O Buritizinho é bem pequeno, mas lindo e muito instagramável. Quando chegamos lá estava vazio e ficamos uns 40 minutos com ele só pra gente. Na mesma propriedade também tinha um rio com uma corda pra brincar de Tarzan. Eu fiquei com medinho no início, mas depois adorei!

Fervedouro Buritizinho, Jalapão
Fervedouro Buritizinho | Jalapão Tocantins
  • Fervedouro Bela Vista – IMPERDÍVEL

Após o almoço fomos conhecer um dos fervedouros mais famosos do Jalapão Tocantins!

E sim, o Bela Vista faz jus a fama. Ele foi o maior dos fervedouros que eu conheci e tem uma estrutura bem bacana. O dono fez até uma plataforma pra tirar foto no estilo drone, do alto.

• Boia Cross no Rio Sono

Eu estava um pouco apreensiva, pois nunca tinha feito boia cross, na minha cabeça ia ser algo super radical hahaha

Mas, foi muito tranquilo. Até quem não sabe nadar direito pode fazer, inclusive tem coletes salva-vidas pra quem quiser.

A experiência custou R$50, sendo que ela não estava inclusa no valor do pacote.

• Fervedouro Jatobá

Para fechar o roteiro Jalapão 4 dias, fomos no Fervedouro Jatobá, mas isso já era de noite, por isso foi uma experiência diferente. E não, não estava frio. Eu achei interessante!

Entrada: R$20.

Dia 05

Infelizmente, tudo que é bom dura pouco e o quinto dia do roteiro Jalapão chegou. Saímos de São Félix sentido Serra da Catedral, onde fizemos uma parada para fotos. Depois continuamos até o Poço Encantado, lá tivemos bastante tempo pra nadar e curtir o último dia.

Chegamos em Palmas umas 17h e para celebrar o fim da expedição Jalapão fomos assistir ao pôr do sol na Praia da Graciosa.

Em breve vai ter vídeo lá no Canal do YouTube mostrando tudo! Se ainda não conhece, vai lá conferir, tem muita dica legal do Brasil, da Argentina e de outros lugares do mundo!

Consultoria de viagem

Se você precisar de ajuda para montar seu roteiro Jalapão ou para qualquer lugar do mundo, eu posso te ajudar! Desde 2017 faço roteiros personalizados e consultoria de viagem. No caso do Jalapão Tocantins a viagem é bem específica e cheia de peculiaridades. Eu posso inclusive te orientar com relação as empresas prestadoras de serviços.

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

Qual a melhor época para visitar o Jalapão, Tocantins

Essa questão deve ser observada sob dois aspectos: temporada de chuvas e meses mais movimentados.

Temporada de chuvas

O clima é surpreendente e com as mudanças causadas pelo aquecimento global não temos como prever mais como será daqui alguns anos. Mas, via de regra, a temporada de chuvas no Jalapão, Tocantins se inicia em outubro e termina no início de maio.

Eu fui na segunda semana de abril e não teve chuva. Aliás, pegamos chuva na volta para Palmas, mas ela não atrapalhou em nada.

Alta temporada

O segundo aspecto do roteiro Jalapão é tão importante quanto o primeiro. Digo isso não só por causa dos preços, que são mais em conta na baixa temporada, mas por causa do enchimento nos atrativos.

Só pra você ter uma ideia, no dia que fui ao Fervedouro Buriti tivemos que esperar mais de 2 horas na fila para poder entrar. Imagina na alta temporada…

Nos outros lugares foi tranquilo, nosso guia era muito esperto e sagaz e a gente chegava antes das outras expedições. Mas nos meses mais movimentados, como junho e julho por exemplo, isso vai ser bem difícil. Fora que o tempo dentro dos fervedouros é menor.

Dito isso, acredito que abril é uma época excelente para fazer seu roteiro Jalapão, pois a temporada de chuvas já está no fim e a alta temporada ainda não começou.

Cachoeira do Formiga, Jalapão
Jalapão e suas águas transparentes

Dúvidas frequentes sobre o roteiro Jalapão

• Fazer com agência ou por conta própria?

Eu sou uma viajante independente, que faço 90% das minhas viagens por conta própria. Mas, tem certos lugares que o acesso é muito complicado e o melhor é ir com uma agência. Acho que o Jalapão Tocantins é um desses destinos.

Se você tiver um carro 4×4 e experiência dirigindo em estrada de terra até conseguirá se virar por lá, mas com certeza vai ter um perrengue ou outro. Achei as estradas sem sinalização, sabe? Alguns trechos bons, inclusive para carro comum (mais alto), mas outros trechos péssimos…

• Quanto custa um pacote?

Eu paguei R$2.838, sendo que pude dividir parte do valor (foi entrada de 20% e o restante em 6x sem juros). O preço pode variar dependendo da agência que você escolher, mas acho que não foge muito disso. Ah, lembrando que eu fui na baixa temporada.

No meu pacote tinha inclusa a entrada para todos os atrativos, exceto o fervedouro noturno e o boia cross. Além disso, estava inclusa a hospedagem, todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar), serviço de bordo (água, refri, frutas e biscoitos para comer entre os deslocamentos), transporte ida e volta saindo de Palmas.

O que você vai gastar extra é com lembrancinhas (se for comprar algo), bebidas alcoolicas e alguma atividade como o boia cross ou rafting.

Ah, nesse valor você tem que acrescentar a passagem ida e volta até Palmas e a acomodação na capital.

• Vale a pena separar um tempo para conhecer Palmas?

Sim! Palmas é uma cidade projetada e achei bem organizada. Vale a pena tirar um dia para conhecer a Praça dos Girassóis e assistir ao pôr do sol na Praia da Graciosa.

Já deu uma conferida no Canal do Partiu Viajar no YouTube? Tem vídeo novo toda semana!

Fervedouro Encontro das Águas
  • O que levar na mala para o Jalapão Tocantins

Você não vai usar muita roupa por lá rs

O essencial é o protetor solar e o repelente, preferencialmente produtos biodegradáveis, ok? Em vários lugares você não poderá entrar na água usando produtos comuns, então é melhor já comprar os bio. Assim, você se protege e não agride o meio ambiente. Aquele ganha ganha que todo mundo adora rs

Se você tiver aquelas sapatilhas para andar nas pedras (esqueci o nome delas) pode levar também. Mas, se não tiver não precisa comprar. Eu não tenho e me virei sem.

Ah, lembrando que a maioria das agências não aceita malas de rodinha ou rígidas. Você deve levar em bolsas de viagem ou mochila. Eu levei meu mochilão e foi tranquilo.

• Vale fazer a Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas)?

Sim! Se você tiver a partir de 13 dias vale a pena fazer a Jalapada. Eu fiz isso! Primeiro conheci o Jalapão Tocantins, depois Palmas e aí peguei um ônibus para Carolina, no Maranhão. Ao todo fiquei 1 semana na Chapada das Mesas e 1 semana no Tocantins.

Onde ficar em Palmas

Como eu disse, é aconselhável que você durma em Palmas para facilitar a logística do Jalapão e, também, para conhecer um pouquinho da capital. Abaixo algumas sugestões de onde ficar em Palmas.

Super bem localizado e com ótimo custo x benefício. O hotel fica a menos de 1km da Praça dos Girassóis, que é a principal praça da capital e a menos de 3km da Praia da Graciosa.

Os quartos são espaçosos e equipados com Tv, ar condicionado, frigobar, sendo que o café da manhã e estacionamento estão inclusos na diária.

Para ver valores, datas disponíveis e fazer sua reserva, clique aqui.

103 Hotel & Flats

Outra opção pertinho da Praça dos Girassóis, estando a menos de 500m dela. A pousada conta com quartos iluminados, espaçosos e equipados com TV, ar condicionado, frigobar e o café da manhã está incluso. Na área comum os hóspedes tem acesso a piscina e estacionamento.

Mais fotos e valores neste link.

Se quiser economizar, o hostel é uma ótima opção. Eu fiquei hospedada nele e adorei a gentileza dos funcionários. Meu quarto era compartilhado, tinha 6 camas, banheiro e ar condicionado. Tinha um café da manhã simples incluso e piscina.

Gostei bastante da localização, fui a Praça dos Girassóis a pé e a dois shoppings. Ele também fica perto do terminal da Real Maia, onde peguei meu ônibus para o Maranhão.

Para ver as fotos, valores e disponibilidade de datas, clique aqui.

Oncotô Palmas Hostel

Lembrando que, se você fizer sua reserva usando nosso link, o Booking nos paga uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É como se o Booking dividisse a comissão dele com o Blog. Dessa forma, usamos o dinheiro para manter o Blog online, gratuito e com conteúdo atualizado para você e outros viajantes!

Pousadas do Jalapão Tocantins

Se você decidir ir por conta própria, sugiro que tenha mais de uma base. Minhas sugestões de cidades para dormir durante seu roteiro Jalapão são Mateiros e São Félix do Tocantins.

Ah, vale lembrar que as pousadas são mais simples e que o ar condicionado é essencial por lá.

Simples, mas bem localizada e com nota 8,6 no site do Booking. Os quartos são equipados com TV e ar condicionado. O café da manhã está incluso na diária, assim como o estacionamento.

Para ver fotos, valores e fazer sua reserva, clique aqui.

Outra opção de hospedagem em Mateiros. Os quartos da pousada são equipados com TV, frigobar, ar condicionado e o café da manhã está incluso.

Para ver fotos e valores, clique aqui.

Já, em São Félix do Tocantins, a Pousada do Paulim fica muito bem localizada, sendo uma boa opção custo x benefício. Os quartos são equipados com TV, ar condicionado e o café da manhã está incluso.

Para ver fotos, valores e fazer sua reserva, clique aqui.

Fervedouro Buritizinho
Uma tentativa de foto coletiva submersa rs

Leia também:
– Chapada das Mesas: quanto custa, quando ir, roteiro 4 a 7 dias
– Lençóis Maranhenses: o que fazer, quando ir, como chegar e onde ficar

E aí, curtiu meu roteiro Jalapão? Eu amei! Se tiver mais tempo, não deixe de incluir outros destinos dos arredores na sua viagem. Tem muita coisa linda por ali, como as Serras Gerais e a Chapada das Mesas! Caso tenha alguma dúvida, deixa ali embaixo nos comentários.

Beijos e até a próxima aventura!

Compartilhe este post

2 comentários em “Roteiro JALAPÃO 4 dias [com preços + atrações imperdíveis]”

• Lais, com certeza! Adorei tudo! Me surpreendi com as paisagens e fui abençoada por conhecer pessoas tão legais!