O que fazer em Ushuaia no verão [passeios imperdíveis e hospedagem]

Compartilhe este post

Se você chegou até esse post deve estar planejando uma viagem para conhecer o fim do mundo, acertei? Como assim, Lid?! Ah, Ushuaia é conhecida como fim do mundo, não sabia? Que destino maravilhoso! Nas próximas linhas terei o prazer de te contar como foi passar 7 dias lá e te falar o que fazer em Ushuaia no verão. Partiu?

O que fazer em Ushuaia no verão
Placa de Ushuaia, localizada no Porto.

Só pra você ter um gostinho do que está por vir, na minha lista de o que fazer em Ushuaia no verão tem:

  • Trekking da Laguna Esmeralda (clássico e imperdível)
  • Beagle Foodie Experience (diferentão e gastronômico)
  • Tour de 4 x 4 com canoagem nos Lagos Fagnano e Escondido
  • Parque Nacional Tierras Del Fuego
  • Navegação pelo Canal Beagle
  • Glaciar Martial (gratuito e muito acessível)

Onde fica e como chegar em Ushuaia

Ushuaia é uma cidade que pertence a província de Terra do Fogo, na Argentina. Ela fica no extremo sul da América do Sul, no final da Argentina mesmo e por isso é conhecida como cidade do fim do mundo.

A forma mais comum de se chegar em Ushuaia é de avião partindo de Buenos  Aires ou de El Calafate, mas você também pode ir de ônibus saindo de Buenos Aires (é uma looooooonga viagem, eu cogitei fazer, mas desisti) ou saindo de outras cidades da Argentina.

Ahh, se você estiver de carro ou motorhome pode chegar em Ushuaia dessa maneira também. Inclusive, é muito comum ver o povo viajando de motorhome por lá. No Brasil isso ainda não é tão comum, mas aqui na Argentina é.

Como chegar em Ushuaia – minha experiência: eu peguei um voo que saía bem cedinho do Aeroparque, sendo que a passagem custou R$700, com mala despachada. É linda demais a chegada, sobrevoar aquelas montanhas cheias de neve no topo.

Canoagem no Lago Escondido
Canoagem no Lago Escondido | o que fazer em Ushuaia no verão

Para ir embora de Ushuaia eu optei por usar o ônibus, pois os voos estavam muito caros. Se você me acompanha no Instagram sabe que da cidade eu segui para o Chile para fazer o trekking de Torres Del Paine. Ainda não me segue no Instagram? Esse é meu perfil, dá uma olhada lá!

Agora que você já sabe como chegar em Ushuaia, vou te contar o que fazer em Ushuaia no verão!

O que fazer em Ushuaia no verão

Como você deve imaginar, algumas atividades só poderão ser feitas em determinada época do ano. Aqui, vou focar em o que fazer em Ushuaia no verão. Não é só no inverno que Ushuaia é legal, acredite!

O meu foco na cidade foi aproveitar as atividades na natureza, por isso não visitei museu ou lugares indoor, mas vou citar algumas opções para vocês também.

Lago Fagnano e Lago Escondido – tour de 4×4

O passeio que eu mais gostei foi o tour de 4×4 que fizemos pelos Lagos Fagnano e Escondido!

Nosso guia foi o Cris. Ele nos buscou no hostel bem cedinho e saímos rumo a Cordilheira dos Andes. Paramos em dois mirantes para contemplação e fotos. Depois de um certo tempo pegamos um rota alternativa para ficar offroad. Foi muito divertido! O Cris muito sociável, ficava brincando e, também, passando informações sobre a paisagem, vegetação etc

Eis que chegamos ao Lago Fagnano depois de uns 20 minutos na estrada de terra. Perfecto!

Lago Fagnano em Ushuaia
Lago Fagnano!

Parece uma pintura, né?

Lá tomamos um café/chá e comemos pão de queijo (sim!) e biscoitos. E, claro, tiramos muitas fotos!

Seguimos viagem até o ponto onde deixamos o carro e tivemos que caminhar pelo bosque até o refúgio onde íamos almoçar. Uma caminhada rápida, uns 20 minutos, muito tranquila, tudo plano. Ao final, estava o Lago Escondido (hermoso!), onde fizemos canoagem.

Os guias prepararam uma senhora refeição pra gente! Teve tábua de frios, salada, carne (daquele jeito argentino), batata assada e para os vegetarianos teve menu especial! Para acompanhar, teve vinho branco e após o almoço teve licor, chocolate e cafezinho.

Tour de 4×4 com almoço, tudo preparado pela Tierra Turismo.

Pensa em uma experiência que não pode faltar no seu roteiro de o que fazer em Ushuaia no verão, pois é esse aí! Pessoas simpáticas, guias alegres, lugares maravilhosos, comida saborosa, música boa e tempo ótimo!

Eu fiz com o pessoa da Tierra Turismo e recomendo demais. Vou deixar o Instagram deles aqui (@tierraturismo) e o link do tour para você ver todos os detalhes. Qualquer dúvida, deixa nos comentários.

Tierra Turismo em Ushuaia
Tierra Turismo, agência especializada em Ushuaia.

Glaciar Martial

O Glaciar Martial é uma dica de programa gratuito para colocar no roteiro de o que fazer em Ushuaia no verão! Ah, você pode visitá-lo no inverno também, mas nessa época ele “vira” uma estação de esqui.

Para chegar lá pegue um táxi, que vai te deixar no início da trilha. Dali em diante será só subida, então prepara o fôlego. O caminho não exige técnica. Quando eu fui algumas partes ainda tinham neve, mas nada que exigisse grampos.

Glaciar Martial em Ushuaia
Trilha do Glaciar Martial

A trilha é demarcada com uns sinalizadores amarelos, basta segui-los e no final vai ter uma placa escrito “fin da senda” e uma vista maravilhosa do Canal de Beagle.

Pode separar umas 4 horas para o passeio, sendo ideal encaixá-lo em um roteiro de o que fazer em Ushuaia em 4 dias. Se tiver menos tempo, dê prioridade a Laguna Esmeralda, Parque e Lago Fagnano, ok?

Leve água, um lanchinho e um casaco, pois lá em cima venta muito. Na volta, você pode pedir um taxi na casinha de chá, eu tinha sinal de internet lá. Se precisar de indicação, vou deixar o contato de duas moças que são taxistas lá, a Norma (+54 9 2901 47-2427) e a Marqueza (+54 9 2901 61-7192), super simpáticas e honestas.

Glaciar Martial
Paisagens da trilha do Glaciar Martial.

Laguna Esmeralda

Um dos passeios mais clássicos da cidade! Eu, por exemplo, quando comecei a pesquisar sobre o que fazer em Ushuaia encontrei essa trilha e coloquei no meu roteiro, como prioridade. Aconselho você a fazer o mesmo!

A Laguna Esmeralda é uma trilha tranquila, sendo ideal para quem não tem tanto preparo físico, mas gosta de curtir a natureza. A caminhada totaliza 9km, mas a grande parte deles é em uma parte mais plana.

Trekking Laguna Esmeralda em Ushuaia
Trekking Laguna Esmeralda em Ushuaia.

Nossa guia, Emilia, nos orientou a usar os bastões de caminhada para facilitar e dar mais segurança. Eu nunca tinha usado eles e me senti A trilheira profissional hahahah Nosso grupo tinha umas 10 pessoas e fomos em um ritmo bom.

Chegando na Laguna Esmeralda tivemos bastante tempo para descansar, tirar fotos, comer (sandubão reforçado, água, chá, café e chocolate que a Tierra Turismo forneceu). Voltamos para cidade umas 14h, ou seja, é possível fazer outro passeio no mesmo dia. Eu, por exemplo, fiz o Glaciar Martial.

Eu fiquei impressionada com a beleza da Laguna Esmeralda, aquela água verde e as montanhas branquinhas ao redor… coisa de filme gringo!

Pra quem quiser saber mais sobre o tour, esse é o link do Trekking da Laguna Esmeralda com a Tierra Turismo.

Laguna Esmeralda em Ushuaia
Laguna Esmeralda!

Foodie Experience

É experiência diferente e gastronômica que você quer colocar no seu roteiro de o que fazer em Ushuaia em 4 dias? Então, você vai adorar o Beagle Foodie Experience, que reuni paisagens lindas, comida deliciosa e boas conversas!

O que fazer em Ushuaia no verão
Beagle Foodie Experience | O que fazer em Ushuaia no verão

Esse passeio é exclusivo, sendo feito pela Tierra Turismo. É, também diferenciado, pois o grupo é pequeno, devido ao almoço ser na própria casa da chef Diana, onde fica o restaurante Alma Yagan.

Logo pela manhã, o Tommy (nosso guia) nos pegou no hostel. Juntamente com mais outras duas pessoas, seguimos pela Ruta 3 para o vilarejo de Puerto Almada. Paramos em alguns mirantes, na Laguna Victoria tomamos um chá/café para esquentar, já que o dia estava friozinho.

Para chegar na casa da Diana, que fica na beira do Canal Beagle, tivemos que andar alguns metros na mata, uma delícia de caminhada. Ao chegar nos deparamos uma paisagem linda!!

Puerto Almanza - Ushuaia
Almoçar com uma vista dessas… perfecto!

Para vocês terem noção de como é diferenciado o tour, a Diana prepara tudo na hora. Nós presenciamos ela fazendo tudo e dava pra ver que tinha muito carinho envolvido na produção de cada prato.

Aliás, o menu incluía vários pratos (com opções vegetarianas), como sopa, ceviche,  uma abobrinha sensacional com açúcar negro e pra quem come peixe vieira. Após, uma massa espetacular foi servida e, também, um robalo com purê. Para fechar tivemos de sobremesa uma panqueca com doce de leite! Durante todo o almoço o vinho branco nos acompanhou, assim como o bom papo do grupo e a energia positiva!

Pensa num trem gostosooooo!

É um tour de dia inteiro. Para mais detalhes clique aqui ou acesse o Instagram da Tierra Turismo.

Parque Nacional Tierra Del Fuego

O passeio para conhecer o Parque Nacional Tierra Del Fuego foi o primeiro que fiz em Ushuaia!

Parque Nacional Tierra Del Fuego
Parque Nacional Tierra Del Fuego

Nossa guia nos buscou no hostel às 08h e seguimos para o parque. Nosso grupo era pequeno, apenas 5 pessoas.
Durante todo o trajeto ela foi contando curiosidades da região e respondendo eventuais dúvidas. Nós percorremos parte da Ruta 3, que corta o país, sendo que seu marco zero é o Congresso lá em Buenos Aires.

Para entrar no parque é necessário pagar 3.200 pesos, o que deu, aproximadamente, R$58 (mas isso pois usei o câmbio blue, que é mais barato).

O Parque possui muitas trilhas e mirantes. É preciso saber direitinho o que você quer fazer para aproveitar bastante seu tempo lá dentro, pois ele tem quase 69.000 hectares! Nós fizemos algumas trilhas a pé e alguns trechos de carro. É um passeio que indico para adultos, crianças e idosos.

Parque Nacional Tierra Del Fuego
Bahia Lapataia – Parque Nacional Tierra Del Fuego

No meio do tour paramos na beira de um lago e fizemos um mini piquenique. A guia levou café, chá, chocolate quente e pão de queijo (amo!).

O último ponto que visitamos foi o Correio do Fim do Mundo. Lá é possível comprar cartões postais (a partir de 200 pesos) e enviar para qualquer pessoa (cada destino tem uma taxa diferente, para enviar para o Brasil são 800 pesos). Você também poderá carimbar seu passaporte, então não se esqueça de levá-lo! (é de graça)

Parque Nacional Tierra Del Fuego
O que fazer em Ushuaia no verão: enviar uma cartinha do fim do mundo para alguém no Brasil!

Se quiser saber mais sobre o passeio pode mandar mensagem no Whatsapp +54 9 2901 40 1132 ou acessar esse link.

Prontinho, se seguir meu roteiro de o que fazer em Ushuaia no verão já vai ter feito os principais passeios terrestres e para fechar falta o quê? Uma navegação!

Navegação pelo Canal Beagle

Outro passeio de meio dia que precisa estar na sua lista de o que fazer em Ushuaia no verão e que pode ser combinado com algum outro tour.

Saímos do Porto de Ushuaia às 10h. Nosso barco era pequeno e tinha poucas pessoas, o que fez muita diferença, pois o grupo menor teve mais atenção da guia, que passou MUITAS informações pra gente.

Canal Beagle em Ushuaia
Navegação no Canal Beagle.

O barco parou em frente a ilha onde ficam os leões marinhos, bichinhos muito peculiares! Apreciamos um pouco o hábito deles e depois seguimos para o Faro Les Eclerairs. Tivemos a sorte de ver vários animais, inclusive dois pinguins nadando pela baía.

Enquanto navegamos do Faro até a Ilhas Bridges a guia serviu café, chá e chocolate quente pra gente. Nesse tour é possível ficar dentro da cabine do barco ou fora (venta bastante, mas a paisagem é tão linda que a gente esquece).

Faro Les Eclerairs, Ushuaia
Faro Les Eclerairs, Canal Beagle.

Nas Ilha Bridges descemos do barco para fazer uma caminhada. Que lugar lindo e preservado! Após uns 30 minutos na ilha voltamos para o barco e iniciamos o retorno para o Porto.

Para reservar o tour ou ver mais detalhes, basta clicar aqui.

Foto no letreiro | o que fazer em Ushuaia

Não sei você, mas eu adoro tirar uma fotinha nos letreiros das cidades ou nas plaquinhas com nome dos lugares. Se curtir também, já pode incluir aí na sua lista de o que fazer em Ushuaia em 4 dias a foto clássica. O letreiro fica perto do porto e da rotatória de entrada na cidade.

Letreiro de Ushuaia
Letreiro de Ushuaia | o que fazer em Ushuaia

Carimbar seu passaporte

Essa dica poucos sabem!

No centro de informações turísticas, que fica na região do porto, é possível pegar vários carimbos de Ushuaia e, também, um certificado falando que você foi na cidade mais austral do mundo. Ambos gratuitos!

Pegar um mapa no Centro de informações

Para finalizar minhas sugestões de o que fazer em Ushuaia no verão, aproveite que você vai ao centro de informações e pegue um mapa da cidade.

Ah, lá também tem banheiro e wi-fi livre.

Aqui eu citei todos os passeios que eu fiz e que recomendo. Inclusive, todos os tours foram com a Tierra Turismo, minha indicação de agência em Ushuaia com funcionários profissionais, simpáticos e serviço diferenciado!

Outros passeios que você pode colocar no seu roteiro de o que fazer em Ushuaia no verão são:

  • andar no Trem do Fim do Mundo (indico se estiver viajando com crianças).
  • Conhecer a pinguinera (um lugar cheio de pinguins), pode ser combinado com a navegação do Canal.
  • Trekking Vinciguerra e Laguna de los Tempanos.
  • Museu Marítimo do Presídio de Ushuaia.
  • Museu do Fim do Mundo.

Consultoria de viagem

Ushuaia é uma cidade pequena, mas com muitas coisas legais para fazer, inclusive programas pouco conhecidos como o Foodie Experience!  Eu sei que é difícil pesquisar e encaixar todas as atrações no roteiro, mas com a consultoria eu posso fazer isso por você. Vou colocar aqueles passeios básicos, mas também experiências diferentes, fora do circuito turístico!

O que fazer em Ushuaia em 4 dias
Emoção e muita aventura em Ushuaia!

Além do roteiro personalizado sobre o que fazer em Ushuaia,  eu pesquiso a passagem, os hotéis, restaurantes… enfim, monto uma viagem incrível de acordo com seu perfil de viajante, de forma independente e sem estourar seu orçamento!

Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!

Onde ficar em Ushuaia

Eu fiquei hospedada durante 1 semana no Los Cormoranes Hostel, que possui um dos melhores custos x benefício da cidade. Além dos quartos compartilhados, eles possuem quartos duplos, triplos e quádruplos privativos. Como estávamos em 3 pessoas ficamos em um privativo.

Onde ficar em Ushuaia
Onde ficar em Ushuaia: Hostel Los Cormoranes!

Como o hostel fica mais no alto da cidade, tínhamos uma vista linda da Baía de Ushuaia. Ainda falando sobre a localização, ele fica a 10 minutos de caminhada da rua principal, do aeroporto até lá gastamos 900 pesos com o táxi.

Agora sobre o atendimento, nota 10! Todos que tivemos contato no hostel foram super simpáticos e solícitos. Deram dicas de passeio, de onde comer etc Ah, o café da manhã estava incluso na diária! Destaque para o pão de fermentação natural feito todos os dias lá mesmo.

Se você estiver pesquisando onde ficar em Ushuaia e quiser pagar barato, pode clicar aqui para ver os valores e fazer sua reserva no Los Cormoranes.

Onde ficar em Ushuaia: Hostel Los Cormoranes!
Hostel Los Cormoranes!

Chip de internet na Argentina

Eu usei o chip Mundi da America Chip e funcionou muito bem em Ushuaia, assim como em Buenos Aires. As vantagens desse chip são internet ilimitada em mais de 200 países, sendo que ela tem alta velocidade e redes sociais ilimitadas também (Instagram, Twitter, YouTube e Whatsapp).

Se você quiser já chegar na Argentina com internet pode comprar o chip online e eles entregam na sua casa no Brasil. Para ver mais detalhes sobre chip de internet na Argentina, clique aqui.

Leia também:
– O que fazer em Buenos Aires em 3 dias [roteiro com preços]
– O que fazer em Montevidéu em 2 dias: roteiro completo com vinícola!

E aí, curtiu minhas dicas sobre o que fazer em Ushuaia no verão? Eu adorei ter conhecido a cidade e valeu a pena ir até o fim do mundo para viver tudo que vivi lá nos 7 dias que fiquei lá! Se tiver alguma dúvida, deixa aí embaixo nos comentários ou me manda mensagem no Instagram (@partiuviajarblog). Ah, lá tem vários vídeos dos meus passeios, dá uma conferida nos destaques “Ushuaia”.

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

2 comentários em “O que fazer em Ushuaia no verão [passeios imperdíveis e hospedagem]”

  1. Parabeniza-la pelo post. muito esclarecedor
    Já estou planejando uma viajem para a Argentina e suas dicas foram muito valiosas. E breve quero fazer outra viagens e com certeza pedirei umas dicas.
    Moro em Jacaraipe, Serra/ES. (destino muito visitado pelos mineiros) Já passou por aqui?
    Grande abraço.

    Responder
    • Ei Fatima!
      Que legal que está planejando essas viagens e fico feliz que minhas dicas ajudaram! Se precisar de um roteiro personalizado, me fala!
      Os mineiros amam o ES, eu ia muito pra Guarapari… a sua cidade não conheço, quem sabe um dia passo por aí rs

      Responder

Deixe um comentário