Zagreb: roteiro para conhecer a capital da Croácia

Compartilhe este post

Ei gente, beleza? Pra quem não sabe eu fiz um mochilão muito massa pela Europa em 2017 e conheci vários países, dentre eles a Croácia! No post de hoje vou contar pra vocês o que fazer em Zagreb em 2 dias, passando informações gerais e pontos turísticos obrigatórios da capital croata.

A Croácia está localizada na Europa e faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia e Bósnia. É membro da União Européia, porém sua moeda não é o euro.

Bandeira da Croácia | O que fazer em Zagreb em 2 dias
Bandeira da Croácia | O que fazer em Zagreb em 2 dias

A moeda oficial do país é a kuna. Se você estiver indo do Brasil pra lá, basta comprar euros e trocar em alguma casa de câmbio. Se você estiver em algum outro país da Europa, pode tentar trocar os euros por kunas antes, mas não vejo necessidade. Eu estava na Eslovênia, fui de ônibus para Zagreb e troquei o dinheiro quando cheguei na capital. Na época (abril/2017), 1 euro equivalia a 7,30 kunas.

O país não é signatário do Tratado de Schengen, assim, se você estiver fazendo um mochilão pela Europa, o tempo que passar na Croácia não conta naqueles 90 dias que você tem pra ficar sem visto mochilando pelos países que fazem parte do Tratado. Brasileiros não precisam de visto para fazer turismo no país.

 

Kunas, a moeda do país.
Kunas, a moeda do país | O que fazer em Zagreb em 2 dias

Eu fiquei 4 noites em Zagreb, pois precisava de tempo para escrever alguns posts e lá as acomodações são bem em conta, mas se você estiver só passeando mesmo sugiro dois dias, sendo 1 para a cidade e outro pra fazer um bate-volta para os Lagos Plitvice (paraíso!).

Já escrevi vários posts sobre o país, se você ainda não leu, é só clicar nos links aqui embaixo:

# Seguro viagem na Croácia com 10% de desconto

Primeiro quero esclarecer que o seguro viagem não é obrigatório para quem vai viajar para a Croácia. Porém, se de lá você for esticar para os países que fazem parte do Tratado de Shengen (França, Espanha, Holanda, Alemanha, Itália etc), você vai precisar dele. É muito aconselhável fazê-lo.

Aqui no blog nós indicamos a Seguros Promo como a melhor comparadora de seguros, pois eles possuem um preço imbatível e um atendimento de primeira (estão ali pra te ajudar em qualquer situação). Comprando nesse link você ganha 10% de desconto, sendo 5% pagos em boleto e + 5% usando o cupom PARTIUVIAJAR5.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”o_q_fazer_zagreb” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR5″ show_logo=”true”/]

# O que fazer em Zagreb em 2 dias

Zagreb é uma cidade dividida em duas partes: Cidade Alta (Gornji Grad) e Cidade Baixa (Donji Grad). Pra facilitar, vou separar um dia para cada parte da cidade.

Você pode percorrer cada parte em um dia caso não esteja com pressa. É possível conhecer tudo em um dia, mas aí eu recomendo que você acorde cedo para conseguir ir em todos os lugares.

O que fazer em Zagreb – Dia 1 Cidade Alta (Gornji Grad)

Vamos começar o roteiro pela Cidade Alta, que é a parte mais antiga da cidade.

Catedral da Assunção da Virgem Maria

Também conhecida como Catedral de Zagreb, esse foi o lugar da cidade que eu mais gostei! Vale a pena entrar na Catedral e observar seu interior. Quando eu fui, a entrada era gratuita.

Praça Kaptol

Fica localizada em frente a Catedral e possui uma coluna super alta com uma imagem da Virgem Maria e 4 anjos em volta. Lá você pode tirar fotos e apreciar a arquitetura da região.

Praça Kaptol
Praça Kaptol – Foto: Husond – Wikipedia

 

Porta de Pedra

Na região havia vários portões e este é o único que resiste até hoje. Ao atravessar a porta você vai ver uma capelinha e uma imagem de Maria com uma criança no colo, essa imagem resistiu a um incêndio que destruiu várias casas da região, por isso a existência da capelinha.

Porta de Pedra | O que fazer em Zagreb em 2 dias
Porta de Pedra – Foto: Rick Steves

Igreja de São Marcos (St Mark’s Church)

O telhado dessa igreja é simplesmente maravilhoso. Ele é feito de mosaicos que formam 2 brasões, um só de Zagreb e o outro uma junção dos brasões da Croácia, Dalmácia e Eslavônia. Nos arredores da igreja tem vários prédios bonitinhos, o ideal é andar sem rumo e apreciar.

Igreja de São Marcos. Créditos: Predrag Kezic / Fonte: Pixabay
Igreja de São Marcos. Créditos: Predrag Kezic / Fonte: Pixabay

Lotrscak Tower

A torre possui 116 degraus. É possível subir na mesma e ter uma linda vista da capital croata. No seu interior há uma galeria contando sua história.

Lotrscak Tower
Lotrscak Tower – Foto: Visit Zagreb

Rua Tkalciceva

É uma ótima pedida para quem quer aproveitar a gastronomia da cidade. Ela possui várias opções de restaurantes/bares e é bem movimentada.

Rua Tkalciceva | O que fazer em Zagreb em 2 dias
Rua Tkalciceva | O que fazer em Zagreb em 2 dias

# O que fazer em Zagreb – Dia 2 – Cidade Baixa (Donji Grad)

Na cidade baixa temos a parte mais moderna da cidade, bem como vários museus e o parque Zrinjevac, que fica na região conhecida como “ferradura verde”.

Praça Josipa Jelacica

É a principal praça da cidade baixa. Seu nome é em homenagem a um herói croata. Ali é possível encontrar turistas, locais e artistas de rua. Da praça até o bairro Kaptol é um pulo, quer dizer, uma subidinha hehe. Pelo caminho você vai encontrar lojas de souvenirs e mais artistas de rua.

Igreja de São Marcos e os brasões.
Igreja de São Marcos e os brasões | O que fazer em Zagreb em 2 dias

Dica: enquanto estiver em Zagreb, não deixe de comer um kremsnita, que é um bolo de baunilha e outros ingredientes =)

Kremsnita.
Kremsnita | O que fazer em Zagreb em 2 dias

Museu de Artes e Ofícios

É um museu que possui três andares e mais de 2000 m² de área. Suas peças destacam a mudança do período gótico para o desenho gráfico da década 50.

Museu de Artes e Ofícios | O que fazer em Zagreb em 2 dias
Museu de Artes e Ofícios | O que fazer em Zagreb em 2 dias

Teatro Nacional Croata

Localiza-se em frente ao Museu de Artes e Ofícios . Possui uma bela arquitetura com cores amareladas. É um ótimo lugar para tirar fotos e observar a arquitetura da região.

Teatro Nacional Croata
Teatro Nacional Croata | O que fazer em Zagreb em 2 dias

# O que fazer em Zagreb – Passeios guiados

Se você não quer se complicar e quer evitar filas, na Civitatis você pode comprar o ingresso para diversos passeios em Zagreb sem sair de casa. Alguns contam com guia em português! A Civitatis ainda oferece serviços de transfer do hotel para o aeroporto e vice-versa.

# Onde ficar em Zagreb

A primeira experiência que eu tive em Zagreb foi MUITO ruim, não vou nem citar o nome do hostel. Eu queria um lugar bem barato e acabei ficando em um no qual peguei bed bugs (percevejos), fiquei coçando por dias. Na segunda vez que fui à cidade fiquei no My Way Hostel, que não é lá essas mil maravilhas, mas pelo menos era limpo, barato (cerca de 9 euros a diária no quarto com 6 camas) e bem localizado (perto da rodoviária e da principal praça da cidade). Aconselho ficar nele se você precisar muito economizar. Clique aqui para fazer sua reserva no My Way Hostel.

Se seu orçamento for um pouquinho melhor, sugiro o Art Rooms, que fica a mais ou menos 15 minutos de caminhada da Praça Josipa Jelacica (principal praça), tem boas avaliações no Booking, sendo o quarto privado com banheiro. Clique aqui para reservar sua hospedagem no Art Rooms.

Agora, se você quiser mais conforto, aconselho o 4 estrelas – Best Western Premier Astoria Hotel. Além de ficar a menos de 1km da praça principal, possui café da manhã incluso e uma estrutura excelente para te proporcionar uma ótima experiência. Clique aqui para reservar.

Se quiser outras opções de hospedagem, utilize o mapa abaixo para fazer sua pesquisa.

Booking.com

Uma história com muitos conflitos, uma cultura rica e uma geografia ímpar fazem de Zagreb uma cidade interessante para passar 1 ou 2 dias, mas a Croácia possui cidades muito mais atraentes do que a capital. Por hoje é isso! Qualquer dúvida sobre a Croácia ou o que fazer em Zagreb é só deixar um comentário pra gente!

# Consultoria de Viagens – O que fazer em Zagreb com roteiro personalizado

Que tal viajar por conta própria, mas sem ter que se preocupar com o planejamento e pesquisas? Não sei se você sabe, mas aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer (número de dias, orçamento, época do ano…).

Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, melhores preços, acomodação, o que fazer… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?!

Envie agora uma mensagem (sem compromisso) no Whatsapp do Blog (32) 9 9144-3480 para saber mais detalhes ou confira nossa tabela de valores no link  https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .

Passo a passo consultoria de viagens.
Passo a passo consultoria de viagens.

Não esquece de seguir a gente no Facebook e Instagram, assim você não perde nenhuma novidade e ajuda o blog a crescer mais!

Um beijo e até o próximo post.


Compartilhe este post

Deixe um comentário