Após passar por Zagreb, a minha segunda parada na Croácia foi Zadar. A cidade é pequena e encantadora. Possui um pôr do sol incrível, dizem ser o mais bonito do mundo! Vem comigo que eu vou contar pra vocês como foi minha experiência e mostrar o que fazer em Zadar!
# Como chegar a Zadar
A cidade fica a apenas 286 km da capital Zagreb. Se você estiver no sul do país, fica a 157 km de Split e a 348 km de Dubrovnik.
Eu fui de Zagreb pra lá de ônibus. No dia anterior fui até a rodoviária e comprei minha passagem que custou 99 kunas ou R$45,50 aproximadamente. A viagem durou cerca de 3 horas. Um fato interessante que você vai reparar se viajar de ônibus pela Croácia é que tem que pagar para guardar a mala no bagageiro (não sei se tem uma tabela , eu paguei 7 kunas).
A rodoviária fica relativamente perto do centro histórico, dependendo de onde for seu hotel/hostel dá pra ir caminhando. O que eu fiquei (Mr Charles Hostel ) fica a 20 minutos de caminhada, fui e voltei a pé mesmo.
É possível chegar de trem também, porém não é aconselhável pois a malha ferroviária não é tão boa quanto no resto da Europa.
# O que fazer em Zadar
A cidade não é cheia de pontos turísticos, é pequena e deve ser aproveitada com calma. Quando estive lá, andei sem rumo pelas ruas do centro histórico e aconselho vocês a fazerem o mesmo. Porém, não deixem de conferir os locais que vou citar aqui embaixo:
Órgão do mar
Em 2005 a cidade foi presenteada com o primeiro órgão cuja música é tocada pelo mar. Eles colocaram pedras na beirada do mar, um ótimo lugar para sentar e relaxar. Embaixo delas encontram-se 35 canos, é possível ver suas aberturas nos degraus da escada feita com as pedras.
O movimento das ondas e do vento faz a música ao empurrar o ar pelos canos. O som sempre é diferente, pois o movimento das ondas e do vento muda a toda hora.
Quem tiver curiosidade de escutar a música do órgão do mar, fica ligado no nosso Canal do Youtube, pois vou postar um vídeo de lá.
Na minha opinião, essa é a atração mais importante de Zadar! Eu sentei lá nos degraus e fiquei ouvindo música do mar e do vento por umas duas horas ou mais, foi muito relaxante, amei!
Saudação ao sol – o que fazer em Zadar
Um programa perfeito em Zadar é ir até a área onde fica o órgão do mar, sentar lá nas escadas e apreciar a música e a paisagem. O ideal é fazer isso próximo ao pôr do sol para assistir o mesmo e depois contemplar a obra de “Saudação ao Sol” que fica “visível ” à noite.
A “Saudação ao Sol” consiste de painéis que captam a energia solar durante o dia e se iluminam ao anoitecer. Os painéis ficam todos coloridos, achei bem interessante.
Fórum Romano – o que fazer em Zadar
Antigamente, ali existia um fórum Romano, hoje são apenas ruínas. Foi construído em homenagem ao Imperador Augusto entre os séculos I e II para distinguir seu território na região.
Catedral de Santa Anastácia
É a maior igreja da região da Dalmácia, foi construída durante os séculos 12 e 13. É possível subir até o topo e ter uma linda vista panorâmica da cidade.
Já escrevi vários posts sobre o país, se você ainda não leu, é só clicar nos links aqui embaixo:
- Quanto custa viajar para a Croácia: Tabela de gastos em 8 dias
- Plitvice Lakes: bate e volta de Zagreb até o paraíso!
- Zagreb: roteiro para conhecer a capital da Croácia
# Onde ficar em Zadar
Se você ainda não sabe onde ficar em Zadar vou te sugerir algumas opções com boa localização e bom preço.
A primeira sugestão é o Apartments & Rooms Andrea (que fica localizado no Centro Histórico, a 200m do Órgão do Mar). Outra boa opção por menos de R$150 a diária para casal é o City Center Accommodation (só não aconselho se você tiver alguma dificuldade de locomoção pois está situado no 4ºandar e não tem elevador).
Na caixa logo abaixo você encontra as melhores ofertas de hospedagem em Zadar com o menor preço garantido. Clique em ver ofertas para encontrar outras opções. Se quiser ver todas as opções de hospedagem, inclusive as que não estão em oferta, é só clicar no botão Pesquisar já na página do Booking.
Como eu disse ali em cima, Zadar é uma cidade calma e tranquila, ideal para descansar e desacelerar. Eu fiquei duas noites na cidade e curti bastante. Se você não tiver muito tempo, aconselho dormir pelo menos uma noite lá para aproveitar a cidade com calma.
#Seguro viagem
O seguro não é obrigatório para quem vai viajar para a Croácia, porém é recomendável fazer um. Imprevistos como intoxicação alimentar e extravio de bagagem são muito comuns. Ahh e se você for viajar para algum outro país na Europa que é signatário do Tratado de Schengen o seguro é obrigatório.
Escrevi o post “Seguro viagem mais barato: saiba como escolher a melhor cobertura!” no qual falo sobre o que está incluso nas coberturas e dou dicas para conseguir comprar um seguro viagem mais barato.
O blog é parceiro da Seguros Promo. Utilizando o código PARTIUVIAJAR5 na tela do pagamento você conseguirá 5% de DESCONTO. Se pagar no boleto ainda consegue mais 5%. Em troca do cupom de desconto, que tal usar nosso link? Aí nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso =)
#Consultoria de viagem
Ahh, não sei se você sabe, mas aqui no Blog temos um serviço muito legal de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu mesma te ajudo a planejar toda sua viagem para a Europa ou qualquer outro canto do mundo =)
Envie agora uma mensagem (sem compromisso) no Whatsapp do Blog 31 99590-2414 para saber mais detalhes ou confira nossa tabela de valores no link https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .
Por hoje é isso! Espero que tenha gostado das minhas dicas sobre o que fazer em Zadar!
Até o próximo post!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.