Vai viajar de avião pela 1ª vez e está em dúvida sobre o que não pode levar na bagagem de mão? Eu já passei por isso e sei como é ruim não saber o que levar. No post de hoje vou dar dicas sobre como montar uma bagagem de mão ideal e uma bagagem despachada! Esse é o primeiro post da série “Viajante de primeira viagem”, criada especialmente para aqueles que não tem experiência com viagens internacionais ou nacionais.
Antes de começar a falar especificamente sobre bagagem, vou dar uma super dica: SEMPRE VIAJE LEVE. Coloque na sua bagagem apenas o necessário. Evite pensamentos como: “e se o tempo mudar radicalmente e começar a nevar no Caribe?! Vou levar esse casaco térmico, melhor prevenir do que remediar” hahaha
CONTINUE LENDO para saber o que pode ou não levar na bagagem de mão e despachada, o que fazer quando a bagagem for extraviada e ter acesso a dicas gerais!
# O que NÃO pode levar na bagagem de mão?
A bagagem de mão é aquela que você leva com você dentro da cabine e coloca no compartimento acima do seu assento (como no ônibus).
Você não pode levar: armas de fogo (inclusive réplicas); spray de pimenta; estilingue; chave de fenda; martelo; serras; explosivos; pólvora; munições; cloro; veneno; alvejante líquido; objetos pontiagudos ou cortantes (estiletes, faca, navalha, canivete, tesoura, picador de gelo ou qualquer objeto com lâmina com mais de 6 cm).
Em voos internacionais NÃO é permitido transportar líquidos/gel que estiverem armazenados em embalagens com mais de 100 ml. Mesmo se o conteúdo da embalagem for inferior a 100 ml, a embalagem em si não pode ter espaço para mais de 100 ml .
Exemplo: você tem um vidro de perfume que cabe 150 ml, porém você já usou mais da metade do conteúdo. Logo, o vidro não pode ir na bagagem de mão.
Todas as embalagens que contêm esses líquidos/gel devem ser colocadas dentro de um único saco plástico e transparente (comumente conhecido como ziplock). Somando todos os frascos, no total é permitido carregar até 1 litro, ou seja, até 10 recipientes de 100 ml.
# Objetos que causam dúvida, mas são permitidos na bagagem de mão
Objetos com lâmina inferior a 6 cm, como: pinça, tesourinhas sem ponta, cortador de unha; aparelho de barbear em cartucho; aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal.
Observação: remédios com prescrição médica e itens que fazem parte da alimentação de bebês poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo.
# Qual peso pode ter minha bagagem de mão?
Depende da cia aérea. Via de regra é permitido até 10 kg. Verifique junto a sua cia qual é o peso máximo.
SEMPRE leve na bagagem de mão objetos de valor, como: notebooks, tablets, joias e dinheiro.
Nós fizemos um CHECKLIST DE BAGAGEM beeeeem bacana para te orientar na hora de fazer as malas. Se quiser baixá-lo gratuitamente basta clicar aqui.
Ahhh, além da bagagem de mão, você pode levar uma pequena bolsa/mochila que poderá ser colocada no chão, embaixo do seu assento.
# Bagagem despachada
A bagagem despachada é aquela que você entrega para o funcionário da cia aérea no balcão do aeroporto. A mesma vai em um compartimento separado dos passageiros e você não terá acesso à ela durante o voo.
Atualmente, as cias aéreas podem vender passagens sem incluir uma franquia de bagagem despachada, ou seja, você pode comprar um bilhete que te permite apenas levar bagagem de mão. Se precisar despachar alguma mala, poderá pagar um valor a mais, que varia de acordo com a cia aérea. Geralmente o peso máximo permitido na bagagem despachada é 23 kg.
Se você for despachar algum objeto frágil, sugiro colocar ele no meio das roupas para ficar bem protegido. Eu já carreguei garrafa de vinho, por exemplo, e nunca deu problema (sugiro colocar a garrafa dentro de uma sacola plástica e depois envolver nas roupas). Ahh, sempre carrego comida, tipo: biscoito e miojo haha.
Observação: é permitido transportar até 5 volumes com no máximo 1 litro (cada) de bebidas alcoólicas, a bebida deve estar na embalagem original do fabricante e ter teor alcoólico baixo de 70%.
# E se minha bagagem extraviar?
Procure imediatamente um funcionário da empresa, ele pode estar perto da esteira de bagagem. Se não estiver, vá até o balcão da cia aérea e comunique o extravio.
Você terá que preencher o “Formulário de Irregularidade de Bagagem” (RIB), que serve para formalizar a comunicação do extravio. Não deixe o aeroporto sem formalizar o que aconteceu. Caso não consiga fazer o RIB, faça um boletim de ocorrência.
Observação: se você tiver contratado um seguro de viagem, entre em contato com a empresa e comunique a situação, mas faça isso somente após ter comunicado a cia aérea. Ideal fazer esse contato ainda no aeroporto.
O seguro viagem é obrigatório se você vai viajar para a Europa (exceto alguns países), mas mesmo que seja opcional, é muito aconselhável fazê-lo. Aqui no blog nós indicamos a Seguros Promo como a melhor comparadora de seguros, pois eles possuem um preço imbatível e um atendimento de primeira. Comprando nesse link ou pelo banner abaixo você ganha até 10% de desconto, basta usar o cupom PARTIUVIAJAR5.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”o_q_nao_levar_bagagem_mao” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR5″ show_logo=”true”/]
Voltando a bagagem extraviada… a cia aérea tem até 7 dias para devolver sua bagagem caso seja um voo nacional e até 21 dias em caso de voo internacional.
Observação: se sua bagagem não for encontrada ou se for encontrada após o prazo acima, sugiro procurar um advogado para saber mais sobre a compensação financeira que você tem direito.
Aqui no Blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGEM, no qual planejamos tudo para você não precisar se preocupar com nada além de aproveitar! Eu pesquiso as melhores opções de acomodação de acordo com seu perfil, as formas de deslocamento entre as cidades do seu roteiro, o dia a dia de acordo com as suas preferências…! As férias dos seus sonhos pode ser mais possível do que você imagina! Manda uma mensagem pra gente para saber mais detalhes ou veja nossa tabela de preços.
# Dicas
[CHECK IN ONLINE] Se você quiser agilizar as coisas, poderá fazer seu check in online, em casa, até 48 horas antes do voo. Assim, ao chegar ao aeroporto poderá ir direto para o embarque, exceto se tiver que despachar alguma bagagem.
Obs: algumas cias low-cost da Europa cobram caro caso você decida fazer o check in no balcão da cia aérea. Elas fazem isso para “forçar” o passageiro a utilizar os totens ou aplicativos e não ocupar o funcionário. É para minimizar custos mesmo. Se você vai para a Europa, sugiro conferir o post “Dicas para Mochileiros: Passagem Aérea – Parte 2 – Cias Low Cost”.
[BAGAGEM DESPACHADA] “Customize” sua mala para evitar que outro passageiro a pegue por engano. Coloque uma fita, um adesivo ou uma tag para dar um toque pessoal na sua mala. E, claro, identifique sua bagagem com nome completo + endereço.
[EXTRAVIO] Para tentar minimizar a chance de ter sua bagagem extraviada, tente comprar voos da mesma cia e com conexão superior a 2 horas. Procure fazer o check in e despachar a mala com antecedência.
[BAGAGEM DE MÃO] Se for despachar bagagem, procure colocar algumas peças de roupa na bagagem de mão (roupa íntima, blusa, calça). Assim, se a bagagem extraviar, você terá como se virar sem ela nos primeiros dias.
Por hoje é isso. Baixe GRÁTIS seu checklist de bagagem! Qualquer dúvida sobre o que não pode levar na bagagem de mão é só escrever aqui embaixo!
Beijos e até o próximo post!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.