No post de hoje vou contar tudo sobre o bate e volta que fiz de Zagreb até os Lagos Plitvice (Plitvice Lakes). Quem estiver pela Croácia não pode deixar de colocar esse lugar deslumbrante no roteiro. Mas não acreditem somente na minha palavra, dá uma olhada nessas fotos maravilhosas ❤❤❤
# Plitvice Lakes
O PLITVICE LAKES (Plitivicka Jazera em croata) é um Parque Nacional com 20.000 hectares de lagos, cachoeiras e trilhas. Possui 16 lagos que se dividem em lagos superiores (12) e lagos inferiores (4).
Existem várias trilhas que o visitante pode percorrer. Na entrada do parque há um mapa com os nomes das trilhas e a duração aproximada de cada percurso. Os visitantes percorrem a maioria a pé, mas também existe um barco que faz um determinado percurso para atravessar de uma margem até a outra.
O parque possui uma estrutura muito boa para acolher os visitantes. Existem banheiros, restaurantes, cafés, estacionamento e loja de souvenirs. Os caminhos das trilhas menores possuem uma estrutura de madeira, já as mais longas nem sempre (as vezes é só a natureza bem primitiva com mato/terra rs).
Eu escolhi percorrer a trilha K, ela é a mais longa, são de 6 a 8 horas de caminhada. Em alguns momentos não havia um caminho super demarcado ou o chão de madeirinha, mas em compensação só tinha eu e a natureza, uma paz imensa! Quem tiver um preparo físico mais ou menos bom pode se arriscar, vale a pena!
# Como Chegar
Eu vi várias excursões saindo de Zagreb para o parque, no meu hostel inclusive eles ofereciam para levar e buscar por 250 kunas, sendo que eu fui de ônibus e paguei somente 135 kunas. Assim, não vale a pena pagar quase o dobro do preço só pra buscarem na porta do hotel/hostel, pois a rodoviária da cidade é bem localizada e os ônibus para em frente à portaria do parque.
– Saindo de Zagreb
Como eu já falei ali em cima, eu estava em Zagreb e fiz um bate e volta de ônibus. Da capital croata até lá são 137km. Tem vários horários de ônibus tanto pra ir quanto para voltar, não tem necessidade de comprar pela internet e é possível comprar de véspera na rodoviária.
– Saindo de Zadar
É um bate e volta super comum também, são apenas 133km de Zadar até o parque. Quem não quiser alugar carro pode ir de ônibus que é super tranquilo.
– Saindo de Split
Para quem estiver mais no Sul do país e quiser fazer os lagos e depois ir para Zagreb, por exemplo, é uma boa, mas para fazer um bate e volta acho que fica meio cansativo, afinal são 270km entre os dois lugares.
Observação: pra quem quiser dormir nos arredores do parque, é possível encontrar algumas opções de hotéis e campings. Acho interessante, porém acredito que deve ser mais caro.
# Horário de Funcionamento e Preços
O parque abre todos os dias da semana e funciona das 07h às 19h, porém os ingressos só são vendidos até as 16:30. É um passeio de dia inteiro, eu cheguei lá antes das 10 da manhã e fui embora as 18h.
Os preços do ingresso variam de acordo com a época do ano. De 1/11 a 31/03 o ingresso para adultos custa 55 kunas = moeda oficial do país (+- 8 euros); de 1/04 a 30/06 e de 01/09 a 31/10 custa 110 kunas (+- 16 euros); de 1/07 a 31/08 o ingresso custa 180 kunas (+- 25 euros). Crianças com menos de 7 anos não pagam.
Para mais detalhes dá uma conferida no site do parquehttp://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/ .
# Quando ir
Não existe uma época específica para visitar o local, lá é tão lindo que, desde que não esteja chovendo, deve ser ótimo em qualquer época do ano.
Eu fui na segunda quinzena de abril, ou seja, primavera. Estava beeem frio, no dia anterior havia nevado até, mas no dia da minha visita estava um sol super gostoso, o que destacou os tons de azul e verde da água! Como eu fiz a trilha mais longa, pude ver um pouquinho da neve que havia caído no dia anterior, muito lindo o contraste! ❤
O vídeo sobre os Plitvice Lakes ja está no nosso Canal no YouTube, você pode vê-lo logo abaixo. Aproveita e se inscreva lá pra não perder os próximos!
Já escrevi vários posts sobre o país, se você ainda não leu, é só clicar nos links aqui embaixo:
- Quanto custa viajar para a Croácia: Tabela de gastos em 8 dias
- Roteiro exclusivo para passar 1 dia em Zadar – Croácia
- Zagreb: roteiro para conhecer a capital da Croácia
Ahh, não sei se você sabe, mas aqui no Blog temos um serviço muito legal de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu mesma te ajudo a planejar toda sua viagem para a Europa ou qualquer outro canto do mundo =)
Envie agora uma mensagem (sem compromisso) no Whatsapp do Blog 31 99590-2414 para saber mais detalhes ou confira nossa tabela de valores no link https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .
E aí, vale ou não a pena visitar os Plitvice Lakes na Croácia? Claro que depois de ver essas fotos e o vídeo a resposta só pode ser sim, né?! Quem tiver alguma dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.
Um beijo e até mais.
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Lidiane, adorei seus posts, muito obrigada. Estou indo agora dia 24 e vou no Lago. Moro em Lisboa. Você me dar uma informação ? o custo de vida ( refeiçoes ) é barato em Zagreb e Dubrovnik ? onde irei ficar. Ainda nao decidi alugar um carro, pois esta muito caro. Voce foi de Zagreb a Dubrovnik por acaso? Foi de onibus ? Mais uma vez te agradeço pelas dicas.
Ei Denise!
Então, o custo das coisas em Zagreb é bem barato! Eu estava sem carro também e me desloquei de ônibus para os lagos, para Split e Zadar. Infelizmente não fui a Dubrovnik, mas sei que o destino é mais caro que Zagreb. Acredito que deva ter ônibus sim entre as duas cidades…
Espero ter ajudado!
Boa viagem!