Roteiro de 2 dias para conhecer Bled e região!

Compartilhe este post

Nos últimos posts sobre a Eslovênia, falei sobre informações gerais do país e compartilhei meu roteiro de dois dias na capital Liubliana. No post de hoje vou contar e indicar o que fazer em Bled e região, uma linda cidade localizada no noroeste da Eslovênia e um dos principais destinos turísticos do país.

Vintgar Gorge (fica a 3,5km de Bled).

Quando cheguei na cidade, tinha a intenção de ficar apenas uma noite, mas gostei tanto que fiquei 3! A princípio, minha intenção era sair cedo de Liubliana para poder aproveitar o dia em Bled, só que conheci uns italianos no café da manhã e acabei indo para Velika Planina com eles e só à tarde para lá. Mais pra baixo vou falar sobre esse lugar muito lindo que eles me levaram para conhecer.

# Como chegar a Bled

Eu estava hospedada em Liubliana, que fica a 2 horas de ônibus de Bled. Não tem necessidade de comprar a passagem antes, existem muitos horários disponíveis. É possível comprá la no ônibus ou na bilheteria.

Na volta a mesma coisa, não precisa se preocupar. Fiquei hospedada no Castle Hostel 1004, que fica a 2 minutos a pé da rodoviária. Saí do hostel pra rodoviária meia hora antes do ônibus embarcar, super sussa. Caso seja feriado, é aconselhável comprar a passagem com um dia de antecedência.

# O que fazer em Bled

Agora vamos ver as opções com o que fazer em Bled:

Lago Bled

É o cartão postal e principal ponto turístico da cidade. O Lago tem 6 km de extensão e você pode percorrer a pé ou de bicicleta. Sugiro fazer os dois se tiver tempo.

Foto tirada no alto do mirante.

Ao longo do Lago tem  alguns barcos que levam até a Ilha. Existem duas opções: os tipo “lotação”, que você paga um valor fixo por pessoa (quando fui era 15 euros) ou os que você mesmo rema até a Ilha, cujo valor é por barco e você é o motor (o valor era de 20 euros). Acho que a segunda opção compensa mais , pois você pode parar no meio do Lago para apreciar a paisagem, tirar fotos e fica mais barato se você não estiver sozinho.

No verão, o pessoal costuma nadar e praticar esportes aquáticos no Lago. Tem muita gente que vai pescar lá também, vi alguns pescadores já quando eu fui (primavera).

Essa foto da Ilha foi tirada no mirante.

Ilha do Lago

Eu escolhi não visitar a Ilha, mas quem já foi diz que é bonito e que você tem uma perspectiva diferente do Lago, porém nada de imperdível. Na ilha,  que é bem pequena,  tem uma igreja e um museu.

Lago Bled.

Castelo de Bled

O Castelo é do século XI e é pode ser visto de vários pontos da cidade. Para subir até ele você pode ir a pé, de carro ou de bike. A subida é bem tranquila, aconselho ir a pé para aproveitar a paisagem.

O que fazer em Bled: Visitar o Castelo

A entrada no Castelo não é gratuita, como me falaram que não tem nada de super legal nele preferi gastar o dinheiro com comida 😀 (essa vida de mochileira não é fácil ).

Viewpoint Ojstrica

Melhor vista do Lago! É preciso caminhar uns 30 minutos por uma trilha leve, tem umas subidas,  mas nada de matar. Existem dois acessos para a trilha. Lá em cima é possível sentar e ficar observando a paisagem deslumbrante. Imperdível!

Vintgar Gorge

Esse lugar é simplesmente lindo! Fica a mais ou menos 3,5 km de Bled (eu fui e voltei a pé ). Faz parte do Triglav Park, lá você vai encontrar muita natureza e quedas de água. Eu amei! Para entrar é preciso pagar 5 euros (abril/17). Na área da bilheteria existem banheiros.

O que fazer em Bled: Ir até o Vintgar Gorge.

O caminho é todo de madeira, bem estruturado. Todo o percurso pode ser feito em 25 minutos de caminhada tranquila. Para voltar você pode fazer o mesmo percurso ou passar sentido Igreja de Santa Catarina (que foi o que eu fiz).

# Velika Planina

É um vilarejo que fica situado perto de Liubliana,  uns 40 minutos de carro. Ele fica no alto das montanhas e possui uma arquitetura muito peculiar, suas casinhas tem um telhado de madeira muito diferente. Para subir e descer, peguei um teleférico que custou 12 euros. Da saída do teleférico até o vilarejo são uns 45 minutos de caminhada. No inverno o pessoal costuma esquiar por lá e no verão costumam pedalar. Após a caminhada, paramos em um restaurante bem pequeno e almoçamos.

Casinhas de típicas de Velika Planina ao fundo.

Eu achei o lugar muito lindo e aconselho uma visita, ainda mais se você estiver de carro, pois lá não é um dos lugares mais populares entre os turistas.

Casa típica de Velika Planina.

# Bohinj Lake

Eu não visitei o Lago Bohinj, pois troquei a visita por Velika Planina. Porém, o mais comum é fazer um bate e volta até ele. Se você estiver hospedado em Bled, é só se informar na rodoviária sobre os horários de ônibus.  O Bohinj Lake é o lago mais fundo do país, e quem visitou tanto ele quanto o Lago Bled, diz que ambos são igualmente lindos. Entretanto, o último é mais badalado e mais turístico.

Lago Bohinj. Foto: wikimedia.org

Por hoje é isso! E aí, gostou das sugestões com o que fazer em Bled? Espero ter ajudado e incentivado a colocar a cidade no roteiro. Eu escolhi fazer esse roteiro em 3 dias, mas é possível fazer em apenas 2.

Qualquer dúvida já sabem, é só deixar um comentário. Ative as notificações do Blog e se inscreva no nosso Canal do Youtube para não perder as novidades!

Siga também nossas redes sociais: