Como foi fazer safari no Chobe National Park na Botsuana

Compartilhe este post

Fazer safari foi uma das melhores experiências da minha vida! Fiz na África do Sul, na Zâmbia e na Botsuana. No post de hoje vou te contar como foi fazer um bate volta até a Botsuana para fazer safari no Chobe National Park.

A Botsuana fica situada no sul do continente africano, fazendo fronteira com a África do Sul, Zimbábue, Zâmbia e Namíbia. É muito comum fazer um bate volta a partir do Zimbábue para experenciar um safari no Chobe National Park, o terceiro maior parque nacional do país.

Elefantes no Chobe National Park.
Elefantes no Chobe National Park.

Eu estava hospedada em Victoria Falls e fiz um bate volta com a Excellence Trails Safaris. O passeio que eu fiz foi o “Chobe full day trip”, tour de dia inteiro com direito a almoço, boat drive e game drive!

CONTINUE LENDO para saber mais sobre como foi fazer safari no Chobe National Park e como foi passar na imigração da Botsuana.

# Visto

Antes de começar a falar sobre o safari, gostaria de passar algumas informações sobre os documentos obrigatórios para entrar no país. Como eu estava hospedada no Zimbábue e ia apenas passar o dia na Botsuana, não precisei de visto, apenas do passaporte e do Certificado Internacional de Vacinação. Via de regra, brasileiros que vão a Botsuana a passeio não precisam de visto.

Passar na imigração na fronteira da cidade de Kazungula foi bem tranquilo. O Sisa, nosso guia, estava com a gente e nos orientou. Todos os agentes da imigração falam inglês e o que me atendeu na entrada não tinha muita paciência, mas o Sisa resolveu tudo lá. Deixamos o carro no lado do Zimbábue passamos pela imigração a pé e pegamos um outro carro no lado da Botsuana.

# Como foi fazer safari no Chobe National Park

Saímos cedo do nosso hotel em Victoria Falls. Da cidade até a fronteira com a Botsuana foram 75 km. Tanto na viagem de ida quanto na de volta, tínhamos refrigerante e água a vontade no carro e durante todo o trajeto fomos conversando sobre a cultura do país, sobre os animais, sobre a trajetória de vida dele (é biólogo, empresário, morou nos EUA, casado).

Chobe National Park.
Chobe National Park.

Fizemos os procedimentos da imigração rapidamente e demos continuidade a viagem, percorremos mais 16 km até chegar no Chobe Marina Lodge (hotel mais antigo da cidade), onde fizemos uma pequena pausa para usar o banheiro e logo após já pegamos o barco para o primeiro safari do dia.

O nosso barco era coberto e possuía um pequeno banheiro.  Nosso grupo tinha 8 pessoas, contando com o Sisa e com o piloto do barco.  Logo que saímos da marina ganhamos um lanche, tinha chá/café/refrigerante/suco/água e biscoitinhos caseiros (bem delícia).

O rio e a paisagem são lindos! Logo no início do passeio pudemos ver a fronteira com a Namíbia e uma ilha que durante algum tempo foi disputada pelos países e quem acabou ganhando foi o Zimbábue. Se a temporada de chuva é muito forte a ilha fica encoberta, dessa vez ela não estava coberta e pudemos ver vários animais lá!

Chobe National Park.
Chobe National Park.
Hipopótamo no Chobe National Park.
Hipopótamo no Chobe National Park.

Vimos crocodilos, pássaros, flores, rinocerontes, búfalos… No momento mais mágico do safari, vimos uma família enorme de elefantes atravessando o rio do Chobe até a ilha. Gente, tinha até filhotinho! Tinha um pequeno lá que devia ter no máximo uns 15 dias de vida! Muito legal mesmo! Ele ficava correndo atrás da mãe, aí perdia o equilíbrio e caía todo desajeitado, muito fofo rs.

Leia também:
– Como montar um roteiro de viagem completo [passo a passo]

Você sabia que a gestação de um elefante é de 22 meses? Você sabia que o Chobe possui uma população média de 85.000 elefantes? Você sabia que os elefantes costumam dormir em pé e que quando estão dormindo colocam a tromba no chão? Pois é, aprendi tudo isso e muito mais nesse passeio =)

Filhote de elefante no Chobe.
Filhote de elefante no Chobe.

Como o dia estava quente, muitos animais foram até as margens do rio para beber água e se refrescar. Sem dúvidas o safari no barco valeu a pena, é uma experiência bem diferente dos game drives por terra. Ali vi os animais sob outra perspectiva e, definitivamente, recomendo um boat cruise desses. O safari durou cerca de 3 horas e foi E M O C I O N A N T E !

Safari no Chobe National Park.
Safari no Chobe National Park.

O almoço no restaurante do Chobe Marina Lodge  já estava incluso no meu passeio. Foi no estilo self service, a vontade. O buffet bem completo com saladas, pratos quentes, carnes e sobremesas (torta de limão, salada de frutas, 3 tipos de sorvete). Tinha comida local, mas também tinha lasanha vegetariana (delícia!) e batata frita, por exemplo.

Após o almoço aproveitei para ir até a lojinha de presentes que tinha no hotel para comprar um chaveiro (faço coleção =D). O chaveiro custou 30 pulas (moeda do país), mas eles aceitam pagamento em dólar, aí foi 3 USD. Melhor levar notas menores pois eles costumam não ter troco.

Na parte da tarde saímos para o game drive. Fomos em um carro exclusivo, com o motorista/guia local + o Sisa. O legal de fazer um safari privado é que você faz/para/vai/vê somente aquilo que você quer e, assim, otimiza mais seu tempo.

Impalas macho brigando - Safari no Chobe National Park
Impalas macho brigando – Safari no Chobe National Park

O Sisa nos contou sobre as gestações de diversos animais… você sabia que a gestação da leoa é de 3,5 meses e que ela geralmente carrega 1 ou 2 filhotes?!

Durante o game drive vimos elefantes, girafas, kudus, búfalos, passáros, waterbuck (antílope) um bichinho conhecido como rola bosta, impalas, babuínos, etc. Não existem mais rinocerontes no parque por causa dos caçadores, todos foram transferidos para outros lugares. A estrada do parque me lembrou a estrada do Parque dos Lençóis Maranhenses, pois ela é toda de areia e o carro balança demais, sem dúvidas um passeio com emoção rs

Game drive no Chobe National Park.
Game drive no Chobe National Park.

Na metade do passeio paramos para esticar as pernas e tomar um refresco. O safari durou cerca de 3 horas. Saímos do Chobe e fomos direto para a fronteira, fizemos todo o procedimento da imigração novamente e pegamos o carro que deixamos lá na parte da manhã para voltar para o hotel. Ao todo o tour durou cerca de 10 horas.

Safari no Chobe National Park.
Safari no Chobe National Park.

# Excellence Trails Safaris

A empresa pertence ao Sisa, que também é guia. Como eu disse ali em cima, foi ele que me acompanhou durante o safari no Chobe National Park. Ele faz pacotes personalizados, de acordo com seu orçamento. Assim, se você quiser algo mais em conta, ele vai providenciar ou, se quiser um passeio de luxo, como o meu, ele faz também. Basta conversar com ele e explicar o que você deseja.

Ele disse que tem vários parceiros de Moçambique, sendo possível arrumar um guia que fala português para acompanhar nos passeios, o que facilita bastante para quem não fala inglês, pois é essencial entender as explicações dadas durantes o safari. Além do inglês, o Sisa fala espanhol e entende algumas palavras em português também.

A partir de julho/2019 ele vai oferecer também um serviço de hospedagem, estilo bed and breakfast (airBnb). Pelo que ele me contou vai ser algo aconchegante e simples, mas muito confortável e acessível.

Para mais detalhes sobre os passeios acesse o site oficial: https://www.excellencetrails.com/ ou o Instagram: @excellencetrailssafaris.

Sisa da Excellence Trails Safari.
Sisa da Excellence Trails Safari.

# Consultoria de viagem – Safari no Chobe National Park na Botsuana

Não sei se você sabe, mas eu posso planejar toda sua viagem. Oiii? Como assim? Simples, presto um serviço personalizado de consultoria de viagens. Do planejamento do número de dias/cidades a serem visitadas, passando pela compra da passagem e da reserva da acomodação até a elaboração do seu roteiro dia a dia.

Para mais detalhes e valores clica aqui ou me manda uma mensagem no Whatsapp do Blog para uma conversa sem compromisso (32 99144-3480).

Ah, se você for visitar a África do Sul, Zimbábue e a Zâmbia, dá uma conferida nos posts “18 dicas de viagem para planejar sua trip para a África do Sul”, “O que fazer no Zimbábue – Dicas e informações gerais” e “Zâmbia: Tudo que você precisa saber sobre o país”

Boat drive no Chobe National Park.
Boat drive no Chobe National Park.

Por hoje é isso! E aí, se convenceu que você precisa fazer um safari no Chobe National Park? Pode ir pois tenho certeza que você vai gostar da experiência! Qualquer dúvida deixa um comentário aqui embaixo ou me manda um email (contato@partiuviajar.blog.br ). Beijos e até mais!

Obs: fiz o passeio a convite do Sisa. Não fazemos parcerias que não se adequam ao propósito do Blog e a opinião retratada no post é sempre real e imparcial.


Compartilhe este post

2 comentários em “Como foi fazer safari no Chobe National Park na Botsuana”

Deixe um comentário