Como montar um roteiro de viagem completo [passo a passo]

Compartilhe este post

Planejar uma viagem não é fácil, eu sei pois planejo dezenas todo mês! Se você vai viajar e está com dificuldades para se organizar, vou te ensinar de uma maneira bem simples como montar um roteiro de viagem. Partiu?

Antes de começar o passo a passo sobre como montar um roteiro de viagem, vou te fazer uma pergunta: você gosta de fazer pesquisas e ler artigos? Se sua resposta for sim, você vai se divertir! Se sua resposta for não, acho que montar um roteiro de viagem não é tarefa para você rs, mas a boa notícia é que tem gente (eu, por exemplo) que faz isso para viver, ou seja, você não vai precisar perder dias fazendo pesquisa.

Pronta para viajar sozinha
Partiu Viajar?

Mas isso não é assunto pra agora, partiu conferir o passo a passo para montar seu roteiro de viagem?

# Como montar um roteiro de viagem

Antes de montar o roteiro você precisa decidir o destino da viagem. Já tem essa informação? Se sim, já sabe qual a melhor época para viajar pra lá e quais documentos são obrigatórios? Essas coisas são importantes saber pois têm países que exigem visto de brasileiros, têm lugares que por causa da época de chuvas ou seca não são tão legais assim. Então, pesquise tudo (ou quase tudo) sobre o destino, combinado?!

Escolhendo o destino

Se você ainda não sabe para onde vai viajar, vou te ajudar a escolher. Pegue um papel e anote o nome de alguns lugares, uns 3 ou 4, pode ser cidade ou país.

Objetivo da viagem

Agora, pense no objetivo da sua viagem, as perguntas a seguir vão te ajudar. Você quer só ficar deitado na praia sem se preocupar com horário de acordar ou qual ponto turístico vai visitar? Você quer ter contato com a natureza, fazer trilhas e cansar fisicamente seu corpo? Você deseja fazer compras? Quer aproveitar essa viagem para cair de cabeça em uma experiência gastronômica? É uma viagem a dois? É uma viagem solo? É uma viagem com crianças?

O mundo é enorme e tem um zilhão de destinos legais para você conhecer, por isso é importante escolher um que esteja de acordo com suas expectativas para cada viagem especificamente. Por exemplo, se você precisa descansar o corpo e a cabeça, não quer horário pra nada… é legal escolher uma praia em um lugar paradisíaco e não uma viagem à Disney. Tudo depende do seu objetivo, então pense bem!

Ilha do Cedro - Paraty.
Sombra e água fresca na Ilha do Cedro – Paraty.

Dias disponíveis

Outro fator importante é o número de dias que você tem disponível. Por que? Simples, têm lugares que se você tiver pouco tempo nem vale a pena ir. Vou te dar um exemplo, digamos que você têm 6 dias e quer viajar para algum país da Ásia, na minha opinião a viagem não é viável, pois só para se deslocar você vai gastar uns 3 dias (ida e volta).

Melhor época para visitar o destino

Como eu já falei ali em cima, saber a melhor época para visitar o lugar escolhido pode evitar alguns aborrecimentos. Imagina que você vai viajar à Tailândia bem no período das monções (a chance de só pegar chuva é enorme) ou que vai conhecer a Disney em Agosto (prepare-se para perder muito tempo nas filas, pois é o mês mais lotado).

Ninguém quer viajar para um lugar e só ficar dentro do hotel por conta de temporal, terremoto, tufão ou ir pra um destino lotado de turistas, onde  vai enfrentar fila pra tudo.

Vai ser inverno ou verão no destino? Quando acontece a temporada de chuvas? Tem algum evento especial acontecendo no local na época que você vai viajar para lá?

E aí, tá gostando das minhas dicas de como montar um roteiro de viagem? É claro que tem muita gente que viaja sem pensar nestas coisas que eu falei e que dá sorte da viagem dar certo, mas quando você vai viajar para o exterior (principalmente) é preciso fazer pelo menos uma pesquisa mínima.

Orçamento

Por último, mas não menos importante é saber qual seu orçamento para viagem e se o destino que você quer cabe nele ou não. Se dinheiro não é o problema, nem precisa se preocupar com essa questão. Se seu orçamento estiver limitado, evite lugares como EUA, Inglaterra, Austrália e pense em alternativas tão boas quanto, porém mais em conta, como África do Sul, Argentina ou Colômbia.

Como planejar um mochilão: Economia é fundamental
Quanto você pode investir na viagem?

Eu já escrevi vários posts “quanto custa viajar” que poderão te ajudar a tomar a decisão certa. Os mais lidos são o “Quanto custa viajar para a Tailândia: Tabela de gastos em 18 dias“, o “Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses: tabela de gastos de 3 dias” e o “Quanto custa viajar para a Cidade do Cabo: gastos em 5 dias!“. Dá uma conferida nos outros destinos também!

Documentos obrigatórios – como montar um roteiro de viagem

Agora que você já decidiu seu destino, pesquise quais documentos são obrigatórios para viajar pra lá! É preciso visto? Se sim, como você se aplica? Pode ser online antecipadamente ou na chegada no aeroporto? O país exige alguma vacina específica? O seguro viagem é obrigatório?

Alguns países não exigem nada, nem mesmo o passaporte. Já outros, exigem visto prévio ou seguro viagem com cobertura mínima. Obs: independente da obrigatoriedade do seguro, eu aconselho viajar coberto por um, nem que seja aquele mais baratinho. Para fazer uma cotação, sem compromisso, clica aqui.

Passagem aérea

Até então o passo a passo como montar um roteiro de viagem estava teórico. Agora, vamos colocar a mão na massa? Primeira coisa a se fazer é comprar a passagem, certo Lid? Nãããão, a primeira coisa é pesquisar a passagem rs Geralmente eu pesquiso todos os dias, durante 1 mês e só depois efetuo a compra.

Por que? Pois meu dinheiro não nasce em árvore rs Se eu fosse rica não perderia tanto tempo pesquisando preço de passagem. Vou te dar um exmplo para ilustrar como essa busca é importante, quando eu visitei à Tailândia paguei R$2.995, já meu irmão pagou quase R$6.000. Além de ter pesquisado bastante, eu comprei com antecedência de 10 meses, já ele com 2 meses.

DICA: ideal começar o planejamento da viagem com, pelo menos, 6 meses de antecedência.

Para pesquisar a passagem eu uso os sites da Viajanet, Passagens Promo e Skyscanner

Voo Belo Horizonte - São Luís.
A passagem é um dos gastos que mais onera a viagem.

Reservando a acomodação

Após comprar a passagem, a próxima etapa do passo a passo “como montar um roteiro de viagem” é pesquisar as acomodações. Antes de iniciar a pesquisa, pense se você quer hotel, hostel, pousada, Airbnb… cada uma destas opções tem seus prós e contras.

Eu pesquiso as acomodações no site do Booking.com , que é o melhor e mais confiável buscador do momento. Se você ainda não conhece, dá uma fuçada lá. Ele te dá opções de hotel, pousada, hostel, casas/apartamentos, você pode filtrar sua pesquisa por preço, localização e, além disso, você poderá ler as avaliações de centenas de usuários. Ahhh, a maioria dos estabelecimentos que estão cadastrados no site oferecem a possibilidade de cancelamento grátis.

Nós confiamos tanto no Booking que nos tornamos afiliados deles. Assim, toda vez que você faz uma reserva usando nosso link, eles nos pagam uma pequena comissão. Se você for usar o site para fazer sua reserva, que tal nos ajudar e usar nosso link?

Pesquisando passeios e atrações

Adivinha o que você vai ter que fazer aqui?

P E S Q U I S A R ! Sim, planejar e montar um roteiro de viagem se resume a pesquisar coisas sobre o lugar que você vai conhecer. Nesta etapa do passo a passo “como montar um roteiro de viagem” você vai pesquisar o que fazer, quais atrações visitar, se é preciso comprar o ingresso com antecedência, quanto custa pra entrar, dias e horários de funcionamento etc

Quando eu vou montar uma viagem para um cliente de consultoria eu gasto muitas horas pesquisando sobre o destino, pois pesquiso sobre o país e sobre todas as cidades que ele vai passar, isso só para planejar a rota. Quando vou montar o roteiro, mesmo já tendo visitado a cidade, pesquiso em vários sites sobre o destino, para que o roteiro seja completo e o cliente aproveite ao máximo o local.

Para pesquisar passeios eu uso o site da Civitatis, ele é seguro, em português e possui inúmeras opções ao redor do mundo com preços em real. Vários clientes meus já compraram passeios com eles e aprovaram. Além dos passeios, eles vendem ingressos e cartões de transporte/atrações, como o Lisboa Card.

Ingresso da Disney | Como montar um roteiro de viagem
Ingresso da Disney.

Câmbio

Se você for viajar para o exterior vai precisar trocar dinheiro. Não se preocupe, não é tão complicado como você imagina. Primeiro passo é descobrir qual a moeda utilizada no destino.

Se for dólar americano/canadense, euro ou libra, aconselho trocar tudo aqui no Brasil mesmo. Se for outra moeda, aí teremos que analisar caso a caso para ver o que é mais vantajoso (trocar aqui por dólar e lá pela moeda local; trocar um pouco por dólar e lá o restante pela moeda local; levar real e lá trocar pela moeda local).

Ahh, os clientes de consultoria também ficam em dúvida se é melhor levar tudo em espécie ou no cartão pré pago. E a minha orientação vai depender do destino e da duração da viagem. Independente, aconselho sempre levar o cartão de crédito internacional para casos emergenciais.

Geralmente, eu pesquiso câmbio no site da Confidence Câmbio, já comprei lá diversas vezes e nunca tive problema. Eles têm lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza etc. Eu, particularmente, gosto do serviço deles pois posso comprar a moeda online e retirar na loja em outro dia, isso facilita muito para quem não mora nas capitais.

# Como montar um roteiro de viagem para Europa

As orientações que eu passei acima servem também como um passo a passo sobre como montar um roteiro de viagem para Europa, porém seu roteiro da Europa terá algumas particularidades.

Na Europa o transporte entre um país e outro é muito fácil, é como se deslocar entre os estados brasileiros. Ao viajar pra lá é certo que você vai querer conhecer mais de um país ou mais de uma região do mesmo país.

Vamos pegar o exemplo da Itália, ao escolher ela como destino você pode separar um mês inteiro só para desbravá-la, não vai ser muito, acredite! Eu já fui várias vezes e minhas cidades favoritas são Siena, Roma e a Costa Amalfitana.

É preciso se policiar para não cometer o erro mais comum entre viajantes de 1ª viagem, querer conhecer o continente inteiro em 15 ou 20 dias. Quem PASSA por muitos lugares, não CONHECE nenhum.

Dá uma lida no post “Roteiros para a Europa: dicas para curtir sua 1ª viagem | Post índice“, no qual falo mais por alto sobre diversos países, o post vai te ajudar a visualizar qual está mais de acordo com seus desejos.

We ❤ Budapest!
We ❤ Budapest! Budapeste é um destino que você pode incluir no seu roteiro da Europa.

Se a sua ideia é fazer uma viagem de baixo custo, no estilo mochilão, escrevi um ebook que vai te ajudar, é o “Como planejar um mochilão barato pela Europa“. Após passar 6 meses e meio viajando para o continente, voltei para o Brasil e coloquei todas as coisas que aprendi e minhas dicas no ebook.

# Como fazer um roteiro de viagem no Google Maps

Depois que você já tiver decidido para onde vai viajar, criar um mapa vai te ajudar bastante a visualizar os pontos turísticos e o que fazer no destino. Nas próximas linhas vou te falar como fazer um roteiro de viagem no Google Maps, partiu?

  • Faça login no Google e acesse o Google Maps.
  • No canto superior esquerdo do mapa, clique nos 3 tracinhos para abrir o menu e clique em “Seus lugares”.
Google Maps | Como montar um roteiro de viagem
Google Maps.
  • Selecione a opção “mapas”. Depois, clique em “criar mapa”.
Google Maps | Como montar um roteiro de viagem
Fazendo uma rota no Google Maps.
  • Alimente o mapa. Coloque nele todos os lugares que você deseja visitar. Dê um nome ao mapa. Coloque cores diferentes para pontos turistícos, restaurantes, lugares para compras.
  • Compartilhe ele com outras pessoas, seja seus companheiros de viagem ou alguém da sua família (por questões de segurança).
Google Maps.
Meu roteiro da China no Google Maps. Viu como fica mais fácil a visualização?

# Conclusão

Esse foi meu passo a passo sobre como montar um roteiro de viagem, gostou? O segredo, como eu já disse, é pesquisar MUITO. Você vai precisar investir horas e horas, mas no final, se você fizer tudo direitinho, vai valer a pena, pois você terá sua viagem dos sonhos!

Consultoria de viagem

Durante o post mencionei que posso te ajudar a montar toda sua viagem, né?! Faço isso através da consultoria de viagem e/ou roteiros personalizados.

Ao longo dos últimos 3 anos já planejei centenas de viagens e ajudei mais de 200 viajantes! Meus roteiros são extremamente detalhados e personalizados, montados para te dar segurança, independência e minimizar ao máximo sua chance de passar perrengue (mas não se iluda, mesmo com todo meu suporte vai ter um perrenguezinho, que vai virar uma grande história para você contar pra sua família e amigos rs).

Lembro que lá em 2007, quando eu viajei para o exterior pela 1º vez, eu morri de medo de algo dar errado, pesquisei durante meses sobre a Argentina e Chile, passei alguns perrguens na viagem, deixei várias coisas legais de fora do roteiro pois não sabia delas, mas fiz o que aquela frase clichê fala “se der medo, vai com medo mesmo”.

É claro que contar com a orientação de uma pessoa para desenhar sua viagem é muito melhor, mas naquela época ainda não existia esse serviço personalizado.

A consultoria é ideal para aqueles que: não tem tempo para fazer as pesquisas e montar a viagem; ou nunca viajaram para o exterior; ou querem contar com o suporte de uma especialista antes e durante a viagem. Vamos conversar mais sobre seus planos? Esse primeiro bate papo é gratuito e totalmente sem compromisso.

Enviar Mensagem

É isso por hoje! Se tiver alguma dúvida sobre como montar um roteiro de viagem é só deixar nos comentários. Espero sua mensagem no Whatsapp para conversarmos sobre sua próxima viagem. Até lá!


Compartilhe este post

Deixe um comentário