Safari no Kruger National Park: dicas para ter a melhor experiência!

Compartilhe este post

Fazer safari no Kruger National Park é uma experiência M A R A V I L H O S A! Ver os animais soltos, no seu habitat natural é muito enriquecedor, não tem nem comparação com o que vemos no zoológico.

O Kruger é o maior parque da África do Sul e um dos maiores do mundo! Ele tem aproximadamente 20.000km², quase o mesmo tamanho de Israel. O parque abriga mais de 140 espécies de mamíferos, 500 espécies de pássaros e umas 2.000 espécies de plantas.

Safari no Kruger National Park, África do Sul.
Safari no Kruger National Park, África do Sul.

É claro que o parque é também o lar dos “big 5” (leão, leopardo, búfalo, rinoceronte e elefante) e dos “little 5” (formiga leão, tecelão búfalo, besouro rinoceronte, tartaruga leopardo e camundongo elefante) .

CONTINUE LENDO  para saber como chegar, onde ficar e como fazer safari no Kruger National Park.

# Como chegar no Kruger National Park

O parque fica localizado no nordeste do país, nas províncias de Mpumalanga e Limpopo. A região sul do parque possui mais turistas e mais infraestrutura para receber. O parque possui também uma área conhecida como “greater Kruger”, formada por reservas privadas adjacentes, como se fosse uma “região metropolitana”.

Carro

Foi a opção que eu escolhi. Aluguei um carro em Joanesburgo e dirigi até o Kruger (portão Skukuza). De Joanesburgo até o portão do Skukuza são mais ou menos 450km. Na maior parte do caminho a estrada é duplicada e a velocidade máxima é 120 km/h.

Obs: o caminho é cheio de radares de fiscalização eletrônica de velocidade, aconselho respeitar as placas. Eu fui multada e a locadora mandou o valor para eu pagar aqui no Brasil. Minha sorte é que foi só 20 dólares…

Mão inglesa.
Dirigindo na mão inglesa.

Eu aluguei o carro através da RentCars, que é um site onde você pode comparar o preço de diversas locadoras (Hetz, Movida, Alamo, Keddy, Europcar, Sixt… + de 100 opções) e você pode fazer o pagamento em reais, evitando pagar IOF.

O Blog é afiliado da RentCars e se você quiser fazer uma pesquisa de valores/carros é só usar esse link. Caso decida fazer uma reserva, ia ser ótimo se você usasse nosso link, pois aí nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

Avião

Você pode voar até um dos aeroportos que ficam nos arredores do parque. Na minha opinião, a melhor forma de ter liberdade dentro do parque é estar com carro. Não necessariamente você precisa dirigir de Joanesburgo até lá, pois é possível alugar um carro nos aeroportos próximos.

Transfer

Existem vários hotéis e empresas que fazem o serviço de transfer de Joanesburgo até o Kruger. Muitas pessoas vão direto do aeroporto de Joanesburgo para o parque. É uma opção mais cara, porém confortável. Nesse caso você não precisará se preocupar com nada, mas lá no parque ficará limitado pois não terá carro para fazer self drive ou se deslocar de um campo ao outro.

Ônibus

É possível ir de ônibus de Joanesburgo até Nelspruit, são mais ou menos 340 km percorridos em 4 horas de viagem. A Greyhound e a Translux são empresas que fazem o trajeto.

Eu cogitei ir de ônibus, mas mudei de ideia quando vi que alugar o carro não seria tão mais caro e ia me dar muito mais independência e liberdade. Caso prefira ir de ônibus até Nelspruit e lá alugar um carro é possível também, mas não é o modo mais prático.

# Onde ficar no Kruger National Park

Rest Camps (dentro do parque)

O parque possui mais de 10 rest camps, são eles: Skukuza, Pretoriuskop, Berg-en-dal, Crocodile Bridge, Letaba, Lower Sabie, Mopani, Olifants, Orpen, Punda Maria, Satara e Shingwedzi.

Skukuza Rest Camp

É um dos mais populares. Eu fiquei duas noites lá. Nas áreas comuns possui recepção, banheiros, mercado, lojinha de souvenirs, posto de combustível, um restaurante no estilo fast food e um restaurante a la carte. Possui wi-fi na área dos restaurantes.

Safari tent, Skukuza Rest Camp.
Safari tent, Skukuza Rest Camp.

Oferece as seguintes acomodações:

  • Campsites = lugar para você estacionar seu motor home.
  • Safari tents = são tendas bem estruturadas com cama (2 ou 4 camas), geladeira, mini guarda-roupa, ventilador, mesa para refeição, copos e jarra para água. Tem duas tomadas dentro da tenda, sendo uma para a geladeira e a outra para o ventilador. Se você quiser carregar seus eletrônicos terá que desligar a geladeira.
Safari tent, Skukuza Rest Camp.
Safari tent, Skukuza Rest Camp.

Observação: as duas opções acima possuem uma espécie de cozinha comunitária, onde é possível pegar água potável, água quente, esquentar refeição naqueles fogões de acampamento. Não tem prato, talher ou panela.

Observação 2: os banheiros são comunitários.

  • Bungalows = equipados com 2 ou 3 camas, uns tem ar-condicionado e outros tem ventilador. Uns tem chuveiro e outros têm banheira.
  • Family cottage = possui 4 quartos com duas camas de solteiro em cada, cozinha, sala de estar, banheiro e vista para o rio.

Pretoriuskop

Fica a 49 km do Skukuza. Possui recepção, um mercado, um restaurante tipo fast food (Wimp), uma área com playground para crianças, piscina comunitária, posto de combustível. Possui wi-fi na área do restaurante.

Huts do Pretoriuskop Rest Camp.
Huts do Pretoriuskop Rest Camp.

Oferece as seguintes acomodações:

  • Campsites
  • Huts = é uma espécie de oca. Tem 2/3/5 ou 6 camas, tem janela e porta, tem ventilador de teto (geralmente), tem pia, tem mesa para refeições, tem copos.

Observação: as duas opções acima possuem uma espécie de cozinha comunitária, onde é possível pegar água potável, água quente, esquentar refeição naqueles fogões de acampamento. Não tem prato, talher ou panela.

Observação 2: os banheiros são comunitários.

Cozinha comunitária do Pretoriuskop Rest Camp.
Cozinha comunitária do Pretoriuskop Rest Camp.
  • Safari Tents (Tented Adventures Pretoriuskop Rest Camp) = para ver valores e disponibilidade de datas acesse o link do Booking clicando aqui.

Além das opções acima, estão disponíveis os bungalows, as family cottages e as guest houses.

# Onde ficar (fora) do Kruger National Park

São dezenas de opções para quem deseja ficar hospedado fora do Kruger. Abaixo listo algumas das melhores:

La Kruger Lifestyle Lodge ($$) fica na parte sul, a 110km do Aeroporto de Nelspruit, bem próximo a fronteira com Moçambique. O Kruger fica a 20 minutos de carro.

La Kruger Lifestyle Lodge
La Kruger Lifestyle Lodge

Kruger Riverside Lodge ($$) – fica na parte sul bem próximo à opção que citei acima.

Kruger Riverside Lodge
Kruger Riverside Lodge

La Lechere Guest House  ($) – localizado a menos de 10 minutos de carro do Kruger (portão Phalarbowa).

La Lechere Guest House
La Lechere Guest House

Protea Hotel by Marriott Kruger Gate ($$$) – situado a menos de 2km do Kruger (portão Paul Kruger) é uma opção para quem gosta dos serviços da rede Marriott. Excelente escolha para quem quer ficar próximo ao Kruger e ter conforto e qualidade sem pagar muito.

Protea Hotel by Marriott Kruger Gate
Protea Hotel by Marriott Kruger Gate

AM Lodge ($$$$) – acomodação de luxo situada a 76km de Hazyview e próxima ao Kruger (portão Orpen). Ideal para casais em lua de mel ou em busca de tranquilidade e romantismo.

AM Lodge
AM Lodge

# O que fazer durante o safari no Kruger National Park

Cada um dos rest camps possui uma lista com atividades que eles organizam, nem todas as atividades estão disponíveis em todos os rest camps. As atividades mais comuns são os game drives, que se dividem em “night drive”, “sunrise drive” e “sunset drive”.

Game drives

Eles são organizados pelo próprio parque ou pelas reservas particulares. Podem ser feitos em veículos abertos (tipo caminhonetes adaptadas) ou em veículos fechados.

O “night drive” sai à noite, dura cerca de 2,5 horas e o objetivo dele é encontrar animais noturnos, como hienas, corujas, leões… Eu fiz esse passeio no dia que cheguei no Skukuza, vi uma família de leões (mãe e 4 filhotes), elefante, várias hienas, corujas, lebre e impalas.

Ver a família de leões de perto foi emocionante, os filhotes pareciam gatinhos brincando rs

Night drive, Kruger National Park.
Night drive, Kruger National Park.

O “sunrise drive”, como o nome diz, acontece na hora do sol nascer. Na verdade ele começa ainda de madrugada, com tudo escuro. O safari dura em média 3,5 horas, no meu caso durou 4 horas pois o guia estava empolgado e queria procurar vários animais. Vimos leopardo, leão, elefantes, girafas, zebras, búfalos, impalas, babuínos, kudus dentre outros animais.

Por último, o “sunset drive” é feito antes do pôr do sol, geralmente sai do rest camp umas 4 da tarde e volta após o pôr do sol, tem duração de mais ou menos 3 horas. Eu o fiz com o pessoal do Pretoriuskop. Vimos hipopótamos, leão, búfalos, elefantes, camaleão, coruja, hienas (com vários filhotinhos)etc.

Sunset drive, Kruger National Park.
Sunset drive, Kruger National Park.

Acho legal fazer pelo menos um dos game drives que o Kruger organiza pois durante o passeio os motoristas e guias nos passam várias informações interessantes sobre os animais.

Observação: antes dos game drives começarem, os guias informam que ao ver um animal interessante você pode gritar “stop”, pois nem sempre ele consegue dirigir e procurar pelos bichos. Evite gritar “stop” por causa das impalas, pois elas estão por todos os lados. Quando eu cheguei não fazia ideia que impalas eram tão comuns, aí no primeiro game drive vi uma e, claro, gritei stop hahaha.

Game drive, Kruger National Park.
Game drive, Kruger National Park. Os carros são abertos e ficamos bem perto dos bichos.

Self drive

Consiste em você pegar seu carro e sair dirigindo pelo parque a procura dos animais. Legal, né? Eu fiz e achei bem bacana, mas aconselho fazer o game drive também. O custo do self drive é mais em conta, pois você só precisará colocar combustível no carro e sair rodando.

Você pode estar se perguntando, mas não é perigoso um animal me atacar? Se você seguir as regras e orientações do parque nada de mal vai acontecer com você. Os animais vivem em completa harmonia com o ambiente que os cerca, eles não são agressivos (a menos que se sintam ameaçados).

Self drive, Kruger National Park.
Self drive, Kruger National Park.

É preciso se atentar para o horário de fechamento dos portões! Não é possível fazer self drive à noite. Os melhores horários para fazer o safari são na parte da manhã, bem cedo e no final do dia, que é quando tem uma movimentação maior de animais.

Durante o self drive é preciso estar bem mais atento, pois nem sempre o animal estará na beira da estrada. Eu vi elefantes, búfalos, leões, cobra, camaleão, impalas e girafas.

Self drive, Kruger National Park.
Self drive, Kruger National Park. Placa indicativa.

Outros passeios organizados pelo parque

Morning/Afternoon walk – é uma caminhada guiada no meio da savana. São pequenos grupos com até 8 pessoas e 2 guias armados. Você vai entrar no meio da mata, vai caminhar por onde os bichos andam. É uma experiência bem diferente, eu fiz e gostei!

Para participar você deve calçar um sapato confortável, camisa escura (proibido roupa branca)e, de preferência, calça comprida (para evitar que galhos/mato alto machuquem suas pernas).

Afternoon walk, Kruger National Park.
Afternoon walk, Kruger National Park.

# Consultoria de viagem – Safari no Kruger National Park

A África do Sul é um país super interessante e cheio de coisas legais pra fazer! É preciso planejamento para otimizar seu tempo e ir nos lugares que mais tem a ver com você e com a experiência que você deseja ter.

A consultoria de viagem serve justamente para evitar que você cometa erros bobos e gaste tempo/dinheiro com coisas desnecessárias. Da passagem aérea até o roteiro dia a dia, posso te ajudar com tudo!

Manda uma mensagem no Whatsapp do Blog (31 99590-2414) para eu te explicar como funciona ou confere mais informações sobre a consultoria de viagens clicando aqui.

# Manual para viajar para a África do Sul

Escrevi um ebook suuuuper completinho para te ajudar a planejar sua viagem para a África do Sul! Nas 145 páginas você vai encontrar informações sobre Cape Town, Joanesburgo, Garden Route, Rota Panorâmica, Kruger, documentos obrigatórios e muito mais!

Para saber mais sobre o livro e como ele pode te ajudar, é só clicar aqui. Lendo o ebook você vai chegar na África informado e preparado para aproveitar melhor sua viagem!

Zebra.
Zebra.

A minha dica final é: controle sua expectativa, pois em um safari (seja ele game drive ou self drive) não é possível garantir que você vai ver determinado animal, pois eles vivem soltos e fazem o que querem.

É isso por hoje! Espero que depois de ler esse post você tenha chegado a conclusão que fazer safari no Kruger National Park é uma experiência que você não pode perder! =)

Beijos e até a próxima aventura!


Compartilhe este post

Deixe um comentário