O post de hoje é mais um da série Serras de Minas Gerais! O Partiu Viajar vai contar um pouquinho sobre a Serra do Cipó, onde fica localizado o Parque Nacional da Serra do Cipó. É uma ótima opção de passeio para quem mora em Belo Horizonte e arredores.
A Serra do Cipó é um local com belíssimas cachoeiras e está localizada entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Santana do Riacho e Jaboticatubas. Da capital mineira até lá são aproximadamente 95 km.
# Como chegar?
Se você for de carro e sair de Belo Horizonte é só pegar a MG – 010, a estrada é boa e asfaltada.
Se optar por ir de ônibus, saindo de Belo Horizonte, há duas empresas de ônibus que fazem o trajeto. Uma delas é a Serro e a outra é a Saritur. Ambas disponibilizam vários horários, a viagem dura em média 2 horas.
# Onde ficar?
Existem várias opções de pousadas, campings e casas para alugar. Eu fiquei em uma pousada perto do centrinho comercial, pois a minha intenção era fazer tudo a pé ou de bike. Consegui!
Se for em época de alta temporada ou véspera de feriado, aconselho reservar com antecedência! Veja algumas opções no site do Booking.com .
# O que fazer?
A Serra do Cipó possui muitas opções de lazer (trilhas, cachoeiras etc), aqui vou listar algumas e em um próximo post coloco as demais.
– PARQUE NACIONAL DO CIPÓ: Na SERRA DO CIPÓ, a atração principal é o PARQUE NACIONAL DO CIPÓ, cuja entrada é gratuita. O Parque possui uma portaria e uma recepção, onde o turista poderá utilizar o banheiro, encher a garrafinha de água, pegar um mapa e receber informações sobre os lugares para visitar, cuidados que deve tomar etc.
Na entrada do Parque há, também, uma tenda onde o visitante poderá alugar bikes, sendo que a visita poderá ser feita a pé, de bike ou a cavalo.
A cachoeira mais próxima da portaria do Parque é a Cachoeira da Farofa, que fica a, mais ou menos, 8km de caminhada. A maior parte do percurso é plana, a caminhada é leve. Aproveite o momento para se deliciar com a paisagem!
– Cachoeira Véu da Noiva: é uma das cachoeiras mais procuradas da SERRA DO CIPÓ. Localiza-se em uma propriedade particular e o acesso a ela é feito pela rodovia MG 010. A entrada em dezembro de 2015 era 30,00. Pergunte na sua pousada se eles dão algum cupom de desconto, pois algumas pousadas dão um voucher de 20% de desconto (a que eu fiquei hospedada, deu =D).
A propriedade possui uma área de camping com uma estrutura bem bacana. Há uma quadra de vôlei, banheiros, bar/lanchonete. Além do camping, possui alguns chalés.
Perto do bar existe uma “piscina” natural, que na verdade é o poço da cachoeira, ideal para crianças e pessoas que não sabem nadar.
Para chegar até a queda da cachoeira é preciso subir um trecho por uma trilha, que é superacessível (5 minutos de caminhada), possui inclusive corrimão em alguns pontos para facilitar a subida/descida.
A queda é muito bonita, alta, porém estreita. No local tem salva vidas, tanto no poço quanto na cachoeira. Recomendo esta cachoeira para os menos aventureiros, para aqueles que querem curtir a natureza com conforto (chega-se ao local de carro), tem lanchonete, banheiros, mesas etc.
– Cachoeira Grande: esta cachoeira também fica dentro de uma propriedade particular, a entrada é paga (paguei R$25 em dezembro/2015). Ela possui fácil acesso, fica perto do centrinho comercial. O turista pode entrar e sair ao longo do dia.
Não tem uma estrutura tão boa quanto a Véu da Noiva. Possui banheiro na portaria, não tem bebedouro, nem bar.
O acesso às quedas d’água e à cachoeira é super- tranquilo (caminhada leve). A cachoeira grande é a última, antes dela há algumas mini- cachoeiras e o lajeado.
# Dicas
– O Aluguel de bike é mais caro na portaria do Parque. Há opções de aluguel mais baratas no centrinho comercial.
– Quem quiser fazer o trajeto da vila até a Cachoeira da Farofa de bike, vai percorrer em média 27 km. Não é necessário um preparo físico muito grande.
E aí, depois do post alguém se animou a conhecer esse lugar encantador, que é a Serra do Cipó?! Tem feriado chegando aí! Quem quiser aproveitar, vai adorar!
Confira todos os posts da série Serras de Minas Gerais aqui: https://partiuviajar.blog.br/tag/serras-de-minas-gerais/
Até o próximo post!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.