Serras de Minas Gerais – Viajando para a Serra do Cipó

Compartilhe este post

O post de hoje é mais um da série Serras de Minas Gerais! O Partiu Viajar vai contar um pouquinho sobre a Serra do Cipó, onde fica localizado o Parque Nacional da Serra do Cipó. É uma ótima opção de passeio para quem mora em Belo Horizonte e arredores.

A Serra do Cipó é um local com belíssimas cachoeiras e está localizada entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Santana do Riacho e Jaboticatubas. Da capital mineira até lá são aproximadamente 95 km.

Serra do Cipó em Minas Gerais
Serra do Cipó – Minas Gerais

# Como chegar?

Se você for de carro e sair de Belo Horizonte é só pegar a MG – 010, a estrada é boa e asfaltada.

Se optar por ir de ônibus, saindo de Belo Horizonte, há duas empresas de ônibus que fazem o trajeto. Uma delas é a Serro e a outra é a Saritur. Ambas disponibilizam vários horários, a viagem dura em média 2 horas.

# Onde ficar?

Existem várias opções de pousadas, campings e casas para alugar. Eu fiquei em uma pousada perto do centrinho comercial, pois a minha intenção era fazer tudo a pé ou de bike. Consegui!

Se for em época de alta temporada ou véspera de feriado, aconselho reservar com antecedência! Veja algumas opções no site do Booking.com .

# O que fazer?

A Serra do Cipó possui muitas opções de lazer (trilhas, cachoeiras etc), aqui vou listar algumas e em um próximo post coloco as demais.

– PARQUE NACIONAL DO CIPÓ: Na SERRA DO CIPÓ, a atração principal é o PARQUE NACIONAL DO CIPÓ, cuja entrada é gratuita. O Parque possui uma portaria e uma recepção, onde o turista poderá utilizar o banheiro, encher a garrafinha de água, pegar um mapa e receber informações sobre os lugares para visitar, cuidados que deve tomar etc.

Portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó
Portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó

Na entrada do Parque há, também, uma tenda onde o visitante poderá alugar bikes, sendo que a visita poderá ser feita a pé, de bike ou a cavalo.

A cachoeira mais próxima da portaria do Parque é a Cachoeira da Farofa, que fica a, mais ou menos, 8km de caminhada. A maior parte do percurso é plana, a caminhada é leve. Aproveite o momento para se deliciar com a paisagem!

Cachoeira da Farofa - Serra do Cipó
Cachoeira da Farofa – Serra do Cipó

Cachoeira Véu da Noiva: é uma das cachoeiras mais procuradas da SERRA DO CIPÓ. Localiza-se em uma propriedade particular e o acesso a ela é feito pela rodovia MG 010. A entrada em dezembro de 2015 era 30,00. Pergunte na sua pousada se eles dão algum cupom de desconto, pois algumas pousadas dão um voucher de 20% de desconto (a que eu fiquei hospedada, deu =D).

Vista de longe da Cachoeira Véu da Noiva
Vista de longe da Cachoeira Véu da Noiva

A propriedade possui uma área de camping com uma estrutura bem bacana. Há uma quadra de vôlei, banheiros, bar/lanchonete. Além do camping, possui alguns chalés.

 Perto do bar existe uma “piscina” natural, que na verdade é o poço da cachoeira, ideal para crianças e pessoas que não sabem nadar.

Para chegar até a queda da cachoeira é preciso subir um trecho por uma trilha, que é superacessível (5 minutos de caminhada), possui inclusive corrimão em alguns pontos para facilitar a subida/descida.

A queda é muito bonita, alta, porém estreita. No local tem salva vidas, tanto no poço quanto na cachoeira. Recomendo esta cachoeira para os menos aventureiros, para aqueles que querem curtir a natureza com conforto (chega-se ao local de carro), tem lanchonete, banheiros, mesas etc.

Cachoeira Véu da Noiva - Serra do Cipó
Cachoeira Véu da Noiva – Serra do Cipó

– Cachoeira Grande: esta cachoeira também fica dentro de uma propriedade particular, a entrada é paga (paguei R$25 em dezembro/2015). Ela possui fácil acesso, fica perto do centrinho comercial. O turista pode entrar e sair ao longo do dia.

Não tem uma estrutura tão boa quanto a Véu da Noiva. Possui banheiro na portaria, não tem bebedouro, nem bar.

O acesso às quedas d’água e à cachoeira é super- tranquilo (caminhada leve). A cachoeira grande é a última, antes dela há algumas mini- cachoeiras e o lajeado.

Cachoeira Grande - Serra do Cipó
Cachoeira Grande – Serra do Cipó

# Dicas

 – O Aluguel de bike é mais caro na portaria do Parque. Há opções de aluguel mais baratas no centrinho comercial.

– Quem quiser fazer o trajeto da vila até a Cachoeira da Farofa de bike, vai percorrer em média 27 km. Não é necessário um preparo físico muito grande.

E aí, depois do post alguém se animou a conhecer esse lugar encantador, que é a Serra do Cipó?! Tem feriado chegando aí! Quem quiser aproveitar, vai adorar!

Confira todos os posts da série Serras de Minas Gerais aqui: https://partiuviajar.blog.br/tag/serras-de-minas-gerais/
Até o próximo post!

 


Compartilhe este post

Deixe um comentário