Ei viajante, tudo beleza?! Sabe quando você vai visitar um lugar turístico mais diferente, tipo as Cataratas do Iguaçu, e fica na dúvida sobre o que fazer, quando ir, como ir? Pois é, eu tive todas essas dúvidas antes de fazer a minha visita e no post de hoje vou compartilhar com você 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu. Partiu conhecer o maior conjunto de quedas d’água do mundo?
Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Natural da Humanidade e foi eleito como uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Atualmente, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é o órgão responsável pelo Parque e tem nos mostrado que é possível integrar o uso sustentável dos recursos naturais, a conservação da natureza e o turismo.
Possui o maior remanescente de floresta atlântica da região sul do Brasil, sendo “casa” de várias espécies da flora e fauna brasileiras, como: papagaio do peito roxo, gavião real, puma etc .
Vamos às dicas!
21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
1- Separe, pelo menos, 4 horas para curtir o Parque Nacional do Iguaçu
O tempo que você vai “gastar” em cada lugar é muito relativo, pois depende do seu perfil e como diz o ditado “gosto é gosto” e o meu pode ser diferente do seu.
Para fazer o basicão do Parque com calma, admirar as belezas da natureza, tirar fotos e curtir eu sugiro 4 horas. Se você for fazer o Macuco Safari pode adicionar 1 hora.
2- Faça turismo consciente
Leve seu lixo de volta com você e não alimente os animais. Essa dica é muito importante, temos que aprender a preservar e cuidar da nossa natureza.
3- Faça o Macuco Safari
O Macuco Safari fica dentro do parque, mas suas atividades não estão inclusas no ingresso das Cataratas. São elas: rafting, cachoeirismo e o próprio Macuco (que consiste em percorrer um trecho do Rio Iguaçu de barco e tomar um banho delícia em uma das quedas das cataratas).
O Macuco é uma delícia e eu super recomendo! Te conto como foi minha aventura lá no post “Vale a pena fazer o Macuco Safari?”.
4- Vá com biquini/top por baixo da roupa
Obviamente, essa dica é para as mulheres rs.
Mesmo que você não faça o Macuco Safari, vá com um top ou pelo menos a parte de cima do biquini por baixo da sua blusa, pois na hora que você for na plataforma, pertinho das quedas, você vai molhar. Venta muito e o vento traz a água, eu fiquei ensopada! Primeiro por causa do Macuco e depois quando cheguei lá nessa parte da plataforma.
5- Molhe!
Isso mesmo, se deixe molhar por aquela água purificante. Não precisa gastar dinheiro comprando capa de chuva. Aproveite aquele momento para sentir a natureza.
Depois, caso você não queira ficar andando molhado pelo Parque, é só levar uma troca de roupa e toalha de banho. Não fique com frescura por causa do cabelo (mulheres rs), maquiagem, fotos, etc.
6- Leve um lanche | dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Lá dentro do Parque tem algumas lanchonetes com opções de sanduíches, salgados e até refeições, bebidas (inclusive cerveja), porém os preços dos lanches e bebidas são um pouco mais caros, mas justos. Porém, se você quiser economizar, leve seu próprio lanche.
7- Não vá de maquiagem
Ou vá com uma a prova d’água. Eu vi várias mulheres panda lá, pois é quase inevitável você não molhar, aí fica como se você estivesse suando e a sombra/rímel escorrem e não fica bonito rs
8- Visite as Cataratas do lado brasileiro e as do lado argentino
Não, não é a mesma coisa! Cada lado tem sua beleza e suas particularidades. Eu fui nos 2 parques, nas duas vezes que estive em Foz, e não me arrependo, vai por mim e visite ambos.
9- Use repelente
Lá é uma área de mata, assim tem muitos mosquitos e pernilongos. Eu não passei repelente e voltei com várias mordidas.
10- Fique atento ao horário de funcionamento
O Parque funciona diariamente das 09h às 16h, sendo que sábado e domingo abre às 08:30. Para aproveitar tudo com calma, se programe para não chegar muito tarde. O ideal é começar a visita até umas 13h.
11- Beba água | dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Dica óbvia, mas que a gente sempre esquece. No meio de tanta água, de tanta beleza acabamos esquecendo de hidratar o próprio corpo. Leve uma garrafinha de água e se hidrate a cada parada para fotos. Obs: não se preocupe com o xixi, tem vários banheiros espalhados pelo parque.
12- Use calçado confortável
Você vai andar por plataformas que são vazadas, então qualquer tipo de salto vai agarrar no chão. Ah, quase 80% de certeza que você vai molhar, então se quiser pode levar um chinelo na mochila para calçar no final.
13- Pontos de wi-fi
Em vários pontos do Parque tem pontos de wifi liberados. Aproveite!
Se for postar alguma foto no Instagram, marque o perfil do parque @CATARATASDOIGUACU.
14- Transporte interno
O transporte dentro do Parque é feito por aqueles ônibus panorâmicos de 2 andares (double decker), eles possuem um sistema de áudio que transmite informações em inglês, espanhol e português a respeito do Parque e informa aos turistas onde/qual é cada parada. Ah, eles são adaptados para facilitar o embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida.
15- Acesse o site oficial
Nada melhor do que acessar o site oficial para ter informações atualizadas e seguras, certo? Para mais informações acesse o site das Cataratas do Iguaçu .
16- Capinha a prova d’água para celular
Não será o fim do mundo se você não tiver uma capinha, eu não tenho e consegui tirar algumas fotos. O mais seguro é já levar uma (ah, nada de deixar para comprar lá na porta do parque e pagar 3x mais, hein?!).
17- Cuidado com seus alimentos
Os quatis são atraídos pela comida, quando estiver comendo não deixe a comida espalhada, pois eles vão até você e pegam sua sacola, pacote de bolachas, lata de refrigerante e isso não é bom pra eles.
Assim, não alimente os bichos nem voluntariamente, nem por descuido.
18- Não precisa levar muito dinheiro
As lanchonetes, restaurante e lojinha do Parque aceitam cartão e na entrada existe caixa 24 horas.
19- Use transporte público para chegar/voltar do Parque
Existem ônibus urbanos (linha municipal 120) que fazem o percurso até o Parque. Não precisa gastar dinheiro com Uber/táxi caso você esteja querendo economizar. O ônibus te deixa lá na porta e é bem fácil pegar, sendo que custa R$5!
20- Desfrute das comodidades do Espaço Porto Canoas
Nessa parte do Parque você vai encontrar restaurante, cafeteria, banheiros, fraldário, ambulatório, acesso a internet… Lá está localizado o Restaurante Porto Canoas, que é uma opção mais sofisticada, ideal para quem quer provar da culinária regional e internacional e está disposto a gastar um pouco mais.
Para acessar o espaço basta ir até a última parada do ônibus interno.
21- Se hospede no Hotel das Cataratas
Se sua viagem for para comemorar alguma data especial, recomendo ficar no Belmond Hotel das Cataratas, que é a melhor opção 5 estrelas da cidade e fica localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Se presentear com uma experiência dessas deve ser incrível!
Utilizando nossos links o Blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Ótima maneira de você me ajudar a manter nosso conteúdo atualizado.
Outros posts sobre Foz do Iguaçu:
–Onde ficar em Foz do Iguaçu: opções baratas e luxuosas!
–O que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias:10 programas imperdíveis!
Por hoje é isso! E aí, você tem algumas dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu? Compartilha aqui com a gente! Se tiver, é só deixar um comentário aqui embaixo! Em breve vai ter vídeo no Canal do YouTube mostrando como é a visita as Cataratas, se ainda não for inscrito, já clica aqui e vai lá conferir minhas dicas!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Muito boas as dicas, Lid, obrigada. Acho que não vale a pena alugar carro, pelo jeito. Não pode cruzar a fronteira, não pode rodar pelo parque… Vamos em 3 e ficaremos no Wish Foz e tentar usar Uber/ônibus. O que acha?
Ei Marcia!
Não acho que vale a pena alugar carro. Quando eu fui usamos carros de aplicativo, ônibus e até táxi. Acho que vocês poderiam fazer o mesmo, pois o carro só vai compensar para se deslocar dentro de Foz.