21 dicas que você precisa ler antes de visitar as Cataratas do Iguaçu

Ei viajante, tudo beleza?! Sabe quando você vai visitar um lugar turístico, mas diferente tipo as Cataratas do Iguaçu e fica na dúvida sobre o que fazer, quando ir, como ir? Pois é, eu tive todas essas dúvidas antes de fazer a minha visita e no post de hoje vou compartilhar com você 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu.

Antes de planejar sua viagem, sugiro que você leia o post 10 programas imperdíveis para fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias, no qual eu falo sobre os principais programas para curtir Foz do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Precisa de legenda? | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu

# Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Natural da Humanidade e foi eleito como uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Atualmente, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é o órgão responsável pelo Parque e tem nos mostrado que é possível integrar o uso sustentável dos recursos naturais, a conservação da natureza e o turismo.

Possui o maior remanescente de floresta atlântica da região sul do Brasil, sendo “casa” de várias espécies da flora e fauna brasileiras, como: papagaio do peito roxo, gavião real, puma etc .

Vamos às dicas!

# 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu

1- Separe, pelo menos, 4 horas para curtir o Parque Nacional do Iguaçu

O tempo que você vai “gastar” em cada lugar é muito relativo, pois depende do seu perfil e como diz o ditado “gosto é gosto” e o meu pode ser diferente do seu.

Para fazer o basicão do Parque com calma, admirar as belezas da natureza, tirar fotos e curtir eu sugiro 4 horas. Se você for fazer o Macuco Safari pode adicionar 1 hora.

2-  Faça turismo consciente

Leve seu lixo de volta com você e não alimente os animais. Essa dica é muito importante, temos que aprender a preservar e cuidar da nossa natureza.

3- Faça o Macuco Safari

O Macuco Safari fica dentro do parque, mas suas atividades não estão inclusas no ingresso das Cataratas. São elas: rafting, cachoeirismo e o próprio Macuco (que consiste em percorrer um trecho do Rio Iguaçu de barco e tomar um banho delícia em uma das quedas das cataratas).

O Macuco é uma delícia e eu super recomendo! Em breve, vou publicar um post contando como foi minha aventura lá!

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

4- Vá com biquini/top por baixo da roupa

Obviamente, essa dica é para as mulheres rs.

Mesmo que você não faça o Macuco Safari, vá com um top ou pelo menos a parte de cima do biquini por baixo da sua blusa, pois na hora que você for na plataforma, pertinho das quedas, você vai molhar. Venta muito e o vento traz a água, eu fiquei ensopada! Primeiro por causa do Macuco e depois quando cheguei lá nessa parte da plataforma.

Bem pertinho das quedas, toda molhada já | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Bem pertinho das quedas, toda molhada já | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu

5- Molhe!

Isso mesmo, se deixe molhar por aquela água purificante. Não precisa gastar dinheiro comprando capa de chuva. Aproveite aquele momento para sentir a natureza.

Depois, caso você não queira ficar andando molhado pelo Parque, é só levar uma troca de roupa e toalha de banho. Não fique com frescura por causa do cabelo (mulheres rs), maquiagem, fotos, etc.

6- Leve um lanche

Lá dentro do Parque tem algumas lanchonetes com opções de sanduíches, salgados e salgadinhos, bebidas (inclusive cerveja), porém os preços dos lanches e bebidas são mais caros.

Se você quiser economizar, leve seu próprio lanche como eu fiz 😎

7- Não vá de maquiagem

Ou vá com uma a prova d’água. Eu vi várias mulheres panda lá, pois é quase inevitável você não molhar, aí fica como se você estivesse suando e a sombra/rímel escorrem e não fica bonito rs

8- Visite as Cataratas do lado brasileiro e as do lado argentino

Não, não é a mesma coisa! Cada lado tem sua beleza e suas particularidades. Eu fui nos 2 e não me arrependo, vai por mim e visite ambos.

Cataratas do Iguaçu, lugar lindo demais sô! | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu! | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu

9- Use repelente

Lá é uma área de mata, assim tem muitos mosquitos e pernilongos. Eu não passei repelente e voltei com várias mordidas.

10- Fique atento ao horário de funcionamento

O Parque funciona diariamente das 09h às 17h. Para aproveitar tudo com calma, se programe para não chegar muito tarde. O ideal é começar a visita até umas 13h.

11- Beba água

Dica óbvia, mas que a gente sempre esquece. No meio de tanta água, de tanta beleza acabamos esquecendo de hidratar o próprio corpo. Leve uma garrafinha de água e se hidrate a cada parada para fotos.

12- Use calçado confortável

Você vai andar por plataformas que são vazadas, então qualquer tipo de salto vai agarrar no chão. Ah, quase 80% de certeza que você vai molhar, então se quiser pode levar um chinelo na mochila para calçar no final.

Bem pertinho das quedas! | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Bem pertinho das quedas! | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu

13- Pontos de wi-fi

Em vários pontos do Parque tem pontos de wifi liberados. Aproveite!

14- Transporte interno

O transporte dentro do Parque é feito por aqueles ônibus panorâmicos de 2 andares (double decker), eles possuem um sistema de áudio que transmite informações a respeito do Parque e informa aos turistas onde/qual é cada parada. Ah, eles são adaptados para facilitar o embarque e desembarque de pessoas com alguma limitação física.

Ônibus panorâmico do parque | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Ônibus panorâmico do parque | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu

15- Acesse o site oficial

Nada melhor do que acessar o site oficial para ter informações atualizadas e seguras, certo? Para mais informações acesse o site das Cataratas do Iguaçu .

16- Capinha a prova d’água para celular

Não será o fim do mundo se você não tiver uma capinha, eu não tenho e consegui tirar algumas fotos, mas eu arrisquei. O mais seguro é já levar uma (ah, nada de deixar para comprar lá na porta do parque e pagar 3x mais, hein?!).

17- Cuidado com seus alimentos

Os quatis são atraídos pela comida, quando estiver comendo não deixe a comida espalhada, pois eles vão até você e pegam sua sacola, pacote de bolachas, lata de refrigerante e isso não é bom pra eles.

18- Não precisa levar muito dinheiro

As lanchonetes, restaurante e lojinha do Parque aceitam cartão e na entrada existe caixa 24 horas.

19- Use transporte público para chegar/voltar do Parque

Existem ônibus urbanos (linha municipal 120) que fazem o percurso até o Parque. Não precisa gastar dinheiro com Uber/táxi caso você esteja querendo economizar.

20- Desfrute das comodidades do Espaço Porto Canoas

Nessa parte do Parque você vai encontrar restaurante, cafeteria, banheiros, fraldário, ambulatório, acesso a internet… Lá está localizado o Restaurante Porto Canoas, que é uma opção mais sofisticada, ideal para quem quer provar da culinária regional e internacional e está disposto a gastar um pouco mais.

Para acessar o espaço basta ir até a última parada do ônibus interno.

21- Se hospede no Belmond Hotel das Cataratas

Se sua viagem for para comemorar alguma data especial, recomendo ficar no Belmond Hotel das Cataratas, que é a melhor opção 5 estrelas da cidade e fica localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Se presentear com uma experiência dessas deve ser incrível!

Utilizando nossos links o Blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Ótima maneira de você me ajudar a manter nosso conteúdo atualizado.

Belmond Hotel Cataratas, puro luxo rs | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu
Belmond Hotel das Cataratas, puro luxo rs | 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu

Por hoje é isso! E aí, você tem mais alguma dica para visitar as Cataratas do Iguaçu? Compartilha aqui com a gente! Se tiver, é só deixar um comentário aqui embaixo!

Espero você que tenha gostado das 21 dicas para visitar as Cataratas do Iguaçu. Para não perder os outros posts sobre Foz, você pode colocar seu nome e email naquela caixa ali em cima para assinar nossa newsletter e receber os posts no seu email 😊

Beijos e até!

Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 32 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 32 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.

RELACIONADOS