Fala viajante, tudo bem? Você sabia que Foz do Iguaçu é um dos destinos mais turísticos da região Sul?! Na primeira vez que eu fui na cidade passei 5 dias lá. Já, na minha segunda vez passei 3 dias. Aí neste post vou compartilhar com você o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias. São 10 programas imperdíveis para você curtir a cidade!
Como chegar em Foz do Iguaçu
Antes te contar o que fazer em Foz do Iguaçu, vou te falar como chegar lá! A cidade está localizada no estado do Paraná, bem na fronteira com o Paraguai e a Argentina. A maioria das pessoas a conhece por causa das Cataratas do Iguaçu, mas lá tem muito mais coisa pra fazer além das Cataratas.
Você pode chegar de carro, ônibus ou avião. Da primeira vez que fui, estava em Curitiba e fui para Foz de carona, pois a passagem aérea e a de ônibus estavam bem caras. Dessa forma, procurei no site do Bla Bla Car uma carona, que saiu a metade do preço do ônibus. Foram 640 km percorridos em 8 horas.
Já, na segunda visita a Foz, cheguei e fui embora de avião. A cidade possui um aeroporto internacional, que não é lá essas coisas, é bem pequeno, mas funciona.
O que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias
A partir de agora você confere o roteiro com o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias. Anote TODAS as dicas!
1- Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro)
O primeiro programa que eu indico (é claro) são as Cataratas do Iguaçu! Gente, eu achei o lugar simplesmente maravilhoso!
Passei umas 4 horas lá, tirei muitas fotos e me maravilhei com a beleza daquelas águas. Conto tudo sobre a visita neste post específico “21 dicas que você precisa ler ANTES de visitar as Cataratas do Iguaçu”
2- Macuco Safari
No dia que eu fui conhecer as Cataratas optei por fazer o Macuco Safari, que é uma aventura muito legal! Resumindo muito a experiência foi: andar de barco pelo rio Iguaçu e tomar um banho delícia nas Cataratas. Isso mesmo! Eu entrei debaixo da queda d’água das Cataratas!
Você pode ler os detalhes da minha experiência no post “Como é o passeio do Macuco Safari”.
3- Parque das Aves | o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias
O Parque das Aves foi uma grata surpresa pra mim. Não sabia que ia curtir tanto o lugar! Recomendo separar pelo menos 3 horas para admirar e aprender bastante.
O Parque das Aves oferece abrigo e atua na recuperação de milhares de aves resgatadas por órgãos ambientais. Aves que estão em perigo de extinção são bem cuidadas por profissionais sérios, no total são mais de 200 colaboradores que trabalham para garantir o bem estar desses animais tão fofos. Mas, não é um refúgio.
É possível fazer a visita tradicional ou a backstage experience (que percorre os “bastidores” do parque). Conto com detalhes a minha experiência no post Dicas e informações para visitar o Parque das Aves em Foz do Iguaçu
4- Cataratas do Iguazú (lado argentino)
Você pode estar se perguntando se não basta conhecer as Cataratas do lado brasileiro, já que são tudo Cataratas e só muda o país. Não, os 2 parques são bem diferentes.
Tire um dia inteiro para visitar o lado argentino, lá tem muitas trilhas e coisas legais pra ver. Agora, se você quiser fazer somente o passeio básico, que é formado pela Garganta do Diabo, Parte Superior e Parte Inferior, pode separar apenas 4 horas. Se quiser conferir o relato com detalhes sobre minha experiência (como chegar, trilhas, etc), confere o post “Como visitar as Cataratas Argentinas”.
5- Marco das 3 fronteiras
O Marco não se resume a plaquinha que aponta para Brasil, Argentina e Paraguai. Lá tem vários grafites de artistas brasileiros, argentinos e paraguaios… lindos! Tem também o restaurante Cabeza de Vaca e algumas “barraquinhas”. Achei lá super gostosinho para curtir um fim de tarde.
Lidica: aconselho chegar antes das 17h para poder tirar fotos com calma e sem pegar fila.
Para mais detalhes leia o post “Vale a pena conhecer o Marco das 3 Fronteiras?”.
6- Compras no Paraguai | o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias
Na minha opinião, vale muito a pena ir até o Paraguai fazer umas comprinhas, principalmente se você tiver interesse em adquirir eletrônicos.
É fácil chegar em Ciudad Del Este e achar as lojas e mercadorias. Eu peguei um ônibus na rua detrás do hostel e desci na fronteira, antes de cruzar a Ponte da Amizade. Dali em diante cruzei a ponte caminhando, gastei mais ou menos 10 minutos, super tranquilo. Não havia nenhum controle imigratório.
Após entrar no Paraguai, fui fazer umas pesquisas de preço e acabei comprando uns eletrônicos na Casa Nissei, onde fui atendida por um brasileiro. Perfumes preferi comprar na Elegancia, onde o preço estava melhor.
Não precisa ter medo de ir a Ciudad del Este, basta ter atenção com seus pertences e não ficar dando confiança para as pessoas que vão tentar te mostrar lojas ou produtos. Pesquise antes aonde vai comprar as coisas, compre em lojas recomendadas, procure indicações antes de ir e pronto, tudo ficará bem.
Na volta, novamente cruzei a fronteira a pé e andei alguns minutos para me distanciar da ponte e chamar um Uber, pois um motorista me disse que os carros da Uber não param logo após a ponte por medo dos moto taxistas.
7- Jantar no The Argentine Experience
Como o nome já diz, é uma experiência e não simplesmente um jantar. Lá eu fiz meu próprio drink, minha própria comida e me diverti muito!
O restaurante fica na mesma rua da feirinha de Puerto Iguazu, assim você pode ir mais cedo, andar na feira e depois ir para o jantar. Eu fiz isso. O jantar custa 60 dólares. É um pouco caro? Sim. Mas a experiência vale a pena. Sem contar que você come e bebe bastante, saí de lá rolando de tanto que comi ?
Um dos melhores jantares que eu já participei! Se quiser saber mais detalhes sobre a experiência, dá uma conferida no post The Argentine Experience em Puerto Iguazu: Vale a pena?
8- Itaipu | o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias
A Itaipu é uma hidrelétrica binacional pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Ela é líder mundial em geração de energia limpa e renovável. É possível visitá-la e conhecer mais sobre a sua história. Existem 2 tipos de tour e é preciso fazer a reserva com antecedência. Para mais detalhes acesse o site oficial.
Eu não fiz o passeio para conhecê-la, assim não posso falar muita coisa a respeito, mas eu estava viajando com 3 outros blogueiros, a Mônika (Leve Sem Destino) e a Geisiele e o Flávio (Viajando na Janela) que foram na usina, em breve eles vão postar um relato sobre o passeio.
9- Feirinha de Puerto Iguazú
A feirinha é bem pequena, em 20 minutos você consegue ver tudo, mas o legal mesmo é sentar por ali, tomar uma cerveja, comer um petisco e ficar batendo papo. Se você não for fazer o The Argentine Experience (jantar) pode separar umas 2 horas para ficar por lá.
Primeiro eu abasteci meu estoque de alfajor e doce de leite! Lá tem umas várias opções de marcas, mas o valor é mais ou menos tabelado em todas as lojinhas. Se você comprar caixas ao invés de unidades sai mais barato. Esse San Telmo é muito gostoso e não é caro.
10 – Compras no Free Shop da Argentina
Eu não estava muito animada para visitar o free shop, mas acabei gostando muito. Os preços dos perfumes lá estavam mais baratos que no Paraguai, inclusive. Se você quiser comprar bebidas, perfumes, maquiagem e chocolates, os preços de lá compensam bastante.
O free shop fica bem na fronteira. Eu fui de táxi, pois estava com um grupo de mais 3 pessoas e de lá segui para a feirinha de Puerto Iguazu, mas tem ônibus também que deixa as pessoas lá perto.
Um programa que está na lista de o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias de muitas pessoas, mas que não estava na minha é ir até o Templo Budista. Eu escolhi não ir pois já conheço alguns templos budistas e estava bem cansada por conta dos passeios anteriores, aí preferi ficar um tempo curtindo a piscina do hostel.
Ahh, se quiser uma outra sugestão de restaurante em Foz pode conferir esse relato do Leo Vidal.
Onde se hospedar em Foz do Iguaçu
Quando eu estive em Foz ´pela primeira vez fiquei hospedada no Concept Design Hostel & Suites e curti bastante a experiência. O hostel possui quartos privativos e dormitórios, assim atende a todos os gostos. Possui um bar e uma piscina super gostosos para você relaxar após um dia intenso turistando. Além disso, é muito bem localizado, perto de padaria, lanchonete e ponto de ônibus. Se quiser seguir minha recomendação e fazer sua reserva nele, basta clicar aqui e você será redirecionado para a página do Booking.
Já, na segunda vez que visitei a cidade fiquei hospedada no Tarobá Express, que é um hotel no estilo Ibis, possuindo excelente custo x benefício. Eu escrevi um post específico com sugestões de onde ficar em Foz do Iguaçu, dá uma conferida nele.
Caso você queira uma opção mais luxuosa, recomendo ficar no Belmond Hotel das Cataratas, que é a melhor opção 5 estrelas da cidade e fica localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Deve ser uma experiência incrível!
Utilizando nossos links o Blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Ótima maneira de você me ajudar a manter nosso conteúdo atualizado.
Por hoje é isso! Espero que tenham gostado do post com as dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias. Em breve vai ter vídeo no Canal do YouTube mostrando como é a visita as Cataratas, se você não quiser perder, se inscreve lá e ativa o sininho pra ser notificado quando eu publicar o vídeo! Dúvidas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias? É só deixar um comentário aqui em baixo!
Beijos e até!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.