Ouro Preto é uma cidade super encantadora e com muita história para contar! Mas o que muita gente não sabe é que a cidade, apesar de pequena, tem uma vida noturna agitada. No post de hoje vou te contar o que fazer em Ouro Preto a noite, minha lista tem opções pra gastar vários reais ou nem meio centavo rs.
Sabe quando você viaja para um lugar novo e quer conhecer um restaurante legal ou fazer um programa bacana a noite, mas não sabe onde ir?! Pois é, eu já passei por isso e aí resolvi escrever esse post pra te ajudar com o que fazer em Ouro Preto a noite.
Primeira coisa que você precisa saber antes de visitar a cidade é: prepare suas pernas! Seja de dia ou a noite você vai andar bastante subindo e descendo as ladeiras. Eu já me acostumei e não acho as ladeiras do Centro Histórico cansativas, mas tem muita gente que não curte.
Segunda coisa que você pode querer saber é sobre segurança… a cidade é muito tranquila com relação a esse assunto. Mulheres que viajam sozinhas podem ir sossegadas fazer turismo em Ouro Preto. Meu único conselho é não andar sozinho(a) à noite após às 23h, pois a rua já estará vazia.
CONTINUE LENDO para saber o que fazer em Ouro Preto a noite, uma lista com sugestões para todos os bolsos! Não sei se você sabe, mas eu morei na cidade e por isso vou te contar opções que são turísticas e também opções que os locais mais gostam.
O que fazer em Ouro Preto a noite
O Passo Pizza Jazz
Na minha opinião, é o melhor restaurante da cidade, pois o atendimento é de primeira, a qualidade/variedade dos pratos são ótimos e o preço não é tão alto!
No cardápio você vai encontrar massas, pizzas, carnes, saladas, etc. Os pratos são uma delícia, já provei metade do cardápio de lá rs. Oferece uma carta de vinhos e cervejas artesanais com muitas opções. Possui opções de pratos vegetarianos, podendo alguns virar veganos.
O que eu mais gosto são as pizzas. Se você estiver na cidade em uma terça-feira pode conferir o rodízio, vale a pena!
Nos finais de semana geralmente tem música ao vivo.
Endereço: Rua São José, 56, Centro.
Obs: aconselho ligar (31 3552-5089) e reservar uma mesa se você for sexta, sábado ou feriado – Site oficial.
O que fazer em Ouro Preto a noite: Andar a pé pelo Centro Histórico
A próxima sugestão sobre o que fazer em Ouro Preto a noite é bem do jeitinho que a gente gosta: GRATUITA!
Várias igrejas do Centro histórico ficam iluminadas na parte da noite. Assim, minha sugestão é caminhar pelo menos até a Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja São Francisco de Assis. Ahh, o Museu da Inconfidência e Museu de Mineralogia também ficam iluminados.
Barroco
O Barroco é conhecido por ter a melhor coxinha de Ouro Preto.
É um dos “copo sujos” mais famosos da cidade! Fica situado na Barra, um bairro próximo ao Centro Histórico. É frequentado por locais e estudantes, tem preço bom e por isso fica cheio de quinta a domingo (principalmente).
Quando eu estou sem dinheiro e quero somente beber aquela cervejinha barata, ele é uma das minhas escolhas quando o assunto é o que fazer em Ouro Preto a noite sem gastar muito rs. O bar é tranquilo e sem frescura, pode ir de chinelo, de bermuda, do jeito que você quiser que ninguém vai te olhar torto.
Endereço: Rua dos Inconfidentes, 51, Barra.
Bar do Glácio
Melhor torresmo da cidade! É um boteco no estilo copo sujo, é frequentado por estudantes e locais.
Lá você vai encontrar cerveja litrão e porções com aquele precinho BBB que a gente adora!
O bar em si é bem pequeno, mas eles colocam as mesas na calçada, no calor é super agradável! Ele fica situado no bairro Barra, em frente ao Barroco. É possível ir do Centro Histórico até ele a pé, dá menos de 20 minutos de caminhada, sendo que você vai ter que descer as ladeiras, nada de subir.
Sábado a tarde e domingo fica bem cheio de estudantes. Se você quer beber e petiscar sem gastar muito, essa é uma ótima opção!
Galpão 89
O Galpão 89 é um bar que eu frequentei bastante quando morei em Ouro Preto, pois ele ficava bem próximo a minha casa. Como ele fica localizado perto da UFOP, no bairro Bauxita, ele não é um lugar frequentado por turistas, mas sim por locais.
O bar não é grande, tem umas 9 mesas mais o balcão e são o próprios donos que trabalham no local, o que faz a diferença na qualidade do atendimento.
Caso você decida conhecer a região da UFOP, pode ir de ônibus ou até a pé a partir do Centro histórico (40 min de caminhada). Se estiver de carro é tranquilo estacionar por lá.
Endereço: Rua João Pedro da Silva, 543, Bauxita.
Se você quiser tomar uma cerveja artesanal, comer petiscos ou comidinha delícia (sem pagar caro), pode ir até o Galpão 89. Ahh, se for lá pode falar que foi a Lid do Partiu Viajar que te indicou =)
O que fazer em Ouro Preto a noite: Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes é o coração da cidade. Quando eu morei em Ouro Preto ia caminhar por lá, tomar uma cerveja ali perto da estátua de Tiradentes…
Os palcos dos festivais que acontecem na cidade são montados ali, então sempre tem alguma coisa rolando na Praça. Minha sugestão para quem está sem grana é comprar uma cerveja no mercado e sentar lá para ficar observando o movimento e trocar ideia com os amigos.
Eu já escrevi o post “O que fazer em Ouro Preto em 3 dias – Roteiro escrito por quem mora na cidade”, dá uma conferida nele antes de ir, fiz ele bem completinho pra te ajudar a ter as melhores experiências na cidade!
Ah, se você quiser ter uma noção de valores e custo de vida, confere o “Quanto custa viajar: Ouro Preto em 4 dias”, pois nele falo sobre os gastos que você poderá ter quando for turistar pela cidade.
Festas em repúblicas – O que fazer em Ouro Preto a noite
Eu nunca fui de frequentar as festas das repúblicas, acho que já estou velha demais pra isso haha
Mas quem quiser conferir basta entrar nas páginas do Facebook de algumas delas, como a Baviera, Pasárgada, Verdes Mares, Pif-Paf…sempre tem alguma coisa rolando, principalmente no carnaval!
Obs: já passei vários carnavais em Ouro Preto, mas em 2012 fiquei nas repúblicas e gostei bastante, tudo arrumadinho, estrutura bacana, recomendo para quem quer agito!
O que fazer em Ouro Preto a noite: Mirante do Morro São Sebastião
A cidade tem vários mirantes, mas a vista desse é maravilhosa! Você vai ver a Praça Tiradentes (toda iluminada!), o Museu da Inconfidência, a Igreja São Francisco de Assis, o Pico do Itacolomi, dentre outras coisas!
O único porém, é que para chegar lá, você vai ter que subir um morro muito íngreme, mas na minha opinião vale a pena! Se quiser ir perto do pôr do sol é uma boa, aí já vê a cidade com a luz do sol e com a lua depois.
Nida
Bar animado frequentado por locais. Seu acesso não é muito fácil, não fica no Centro Histórico. Você pode combinar a ida ao bar + a ida ao mirante que citei acima, pois para chegar no bar você vai passar pelo mirante.
Antes de ir verifica o que vai ter por lá, sempre tem umas bandas de samba ou forró tocando! O endereço certinho é Rua Rio de Janeiro, 217, Morro São Sebastião.
Tenente Pimenta
Para fechar minha lista temos o Tenente Pimenta que é um bar no estilo pub, sabe?
Apesar de eu não frequentar muito o local, é uma boa opção, principalmente para quem curte tomar cerveja artesanal e ouvir um rock!
Ele fica situado no Centro histórico, bem próximo a Igreja São Francisco de Assis. O bar possui uns preços mais salgados, não sendo ideal pra quem quer gastar pouco.
Onde ficar em Ouro Preto
A cidade tem várias pousadas, hotéis e hostels, são opções para todos os gostos e bolsos. Se você tiver pouco tempo, sugiro pegar uma acomodação nos arredores do Centro histórico para ficar mais perto dos pontos turísticos.
Para fazer uma pesquisa e reservar sua hospedagem basta clicar aqui para entrar no site do Booking. Reservando através do nosso link, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
Se preferir, utilize o mapa abaixo com os preços atualizados para ver as opções disponíveis.
Vídeo com roteiro de 2 dias em Ouro Preto
Outros posts sobre Ouro Preto:
–Minas de ouro em Ouro Preto: quais valem a pena visitar?
–Onde ficar em Ouro Preto: melhores pousadas, hostels e hoteis
Por hoje é isso! Espero que minhas sugestões sobre o que fazer em Ouro Preto a noite tenham te ajudado. Se você ainda tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário ali embaixo que eu te respondo =) Ahh, no Instagram do Blog (@partiuviajarblog) sempre publico fotos de Ouro Preto + dicas, segue a gente lá pra conferir!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Que legais as dicas de vida noturna em Ouro Preto! Quero voltar e me jogar em todas, especialmente no Galpão 89 porque curto bares autênticos frequentados por locais…
Gabi, quando for ao Galpão 89 vá com fome rs Lá tem muita coisa gostosa pra comer rs
Que delícia de post! Eu adorei andar pelas ruas de Ouro Preto a noite! Além de estar iluminada, é mais fresco pra encarar as ladeiras e a cervejinha gelada combina super bem!
Pois é Bruna, à noite a cidade continua linda e está mais fresca no verão. Se for no inverno vai estar um friozinho, mas ainda assim muito gostoso rs
eu adorei esse galpao 89, muita coisa boa para comer e o lugar eh muito legal! paguei barato no almoco e era por quilo
Ei Angela, o Galpão agrada mesmo! Comida boa e com preço justo rs
Quando penso em ir a Ouro Preto imagino um roteiro totalmente diurno, noites calmas e silenciosas no hotel, mas pelo que vi aqui estou muito enganada. Adorei saber sobre esse lado na cidade.
Ei Cynara! Pois é menina, a vida noturna de Ouro Preto é bem agitada, sempre tem festivais de cerveja ou música rolando… fora as festas das repúblicas…
Dicas legais do que fazer em Ouro Preto à noite e gostei das sugestões de bares frequentados por locais. Estou aqui me imaginando nestas ladeiras…
Marcia, eu tbm adoro frequentar lugares que os moradores locais costumam ir, dá uma sensação de pertencimento rs Sou um pouco suspeita pra falar sobre as ladeiras pq quando morei lá subia e descia praticamente todos os dias e não me cansava rs
Belo post! Deu até vontade de ir pra Ouro Preto..
Ei Marli, obrigada =)
Ouro Preto é uma cidade muito charmosa, quando puder vá visitar!
Ei Lidiane,
Amei saber sobre a vida noturna de Ouro Preto, mês que vem estou indo para lá pela primeira vez e sozinha (medinho a ser superado) e suas dicas estão sendo valiosas!
Ei Keilla!
Ouro Preto é uma cidade sensacional, amo demais!
Pode ir tranquila, lá é seguro e, como você pôde ver, tem várias coisas para fazer.
Se ainda não tiver lido os outros posts que eu escrevi sobre lá, dá uma conferida!
Qualquer dúvida estou aqui para ajudar! =)
Atualmente o Barroco e o Bar do Glacio não abrem aos domingos. Sou moradora da cidade e na minha opinião é um dia muito parado, sem muitas opções. Sobre a agitação noturna acho que depende muito da época e do ponto de vista rsrs, apenas em festivais, etc…. pois em alguns períodos o movimento é só em bares, pubs, entre outros… na minha opinião a noite é bem tranquila por aqui, principalmente se comparado a outras cidades
Ei Rafael, obrigada pelo seu comentário! Eu morei aí em Ouro Preto tbm, adoro a cidade! Acho que domingo é um dia parado na maioria das cidades do interior… Concordo que dependendo da época a cidade fica mais agitada a noite, mas eu morava ali na Bauxita e sempre tinha algo rolando por lá…
Oi Lidiane
Moro no Rio de Janeiro, não sei dirigir e quero conhecer .
Como é a forma mais fácil a chegar em Ouro Preto?
Ei Cristian!
Não tenho certeza, mas acho que tem ônibus direto do RJ pra Ouro Preto. Se não tiver, você pode pegar um ônibus até Barbacena e depois outro pra Ouro Preto, mas veja direitinho os horários, pois não é todo dia que tem ônibus de Barbacena pra lá. Qualquer coisa, você pode tbm pegar um Buser do Rio até BH e depois um ônibus pra Ouro Preto (acho que é a forma mais econômica).