Cachoeira do Prata, Cavalcante: o lugar mais lindo da Chapada!

Compartilhe este post

Já escrevi um montão de posts sobre a Chapada dos Veadeiros e o lugar que mais me maravilhou foi o Complexo do Prata e suas 7 cachoeiras! Nas próximas linhas vou te contar como conhecer a cachoeira do Prata em Cavalcante e mais 6 outras cachoeiras que vão te fazer querer ir agora mesmo pra Chapada!

Antes de começar a falar sobre esse pedaço do paraíso já queria deixar uma dica: passe uma noite lá no Complexo, vai fazer toda diferença na sua experiência!

CONTINUE LENDO para saber como chegar, o que fazer, onde ficar e como aproveitar melhor o Complexo Rei do Prata em Cavalcante!

Complexo Rei do Prata.
Complexo Rei do Prata.

# Como chegar – Cachoeira do Prata em Cavalcante

O Complexo fica dentro de duas propriedades privadas. A primeira “portaria” que dá acesso a ele fica situada a 70 km de Cavalcante.

Você vai sair da cidade sentido cachoeira Santa Bárbara e quando ver a placa do vilarejo da Santa Bárbara vai continuar na estrada principal, não vai entrar a direita.

Todo o trajeto é em estrada de terra, quando eu fui a estrada estava em boas condições, não sendo necessário carro especial.

Se você for alugar carro sugiro pegar um carro alto e se o orçamento permitir já aluga logo um 4 x 4 para se aventurar em grande estilo e com mais conforto!

Obs: no caso do Complexo do Prata os carros 4 x 4 podem percorrer 4 km a mais do que os carros sem tração e parar em um estacionamento pago perto do acampamento.

Como eu fui em um carro comum, tivemos que deixá-lo no primeiro estacionamento (gratuito) e andar uma média de 5 km (com mochila e comidas) até nossa acomodação lá dentro do Complexo.

Pode pesquisar os valores e fazer a reserva no site da RentCars, que é uma comparadora de preços e busca sempre as melhores opções. Eu já usei, aprovei e hoje o Blog é afiliado deles.

Para me ajudar faça sua reserva usando nosso link, assim o site paga uma pequena comissão pro Blog e você não paga nada a mais por isso! Usamos esse dinheiro para manter o Blog atualizado, online e com conteúdos gratuitos pra você.

Cachoeira Rainha do Prata.
Cachoeira Rainha do Prata.

# Cachoeiras

Ao todo são 7 cachoeiras, sendo 5 delas situadas em uma propriedade e 2 em outra. Ao todo você vai percorrer 14 km de trilha moderada.

É preciso pagar R$20 para ter acesso a cada uma das propriedades.

Preparado para conhecer as cachoeiras? Vamos lá!

Rei do Prata

50 tons de verde é o que me vem a cabeça quando penso nela! hahaha

É também conhecida como Rei ou cachoeira do Prata. É a principal cachoeira do Complexo.

Ela é ótima para banho, tem uma parte mais rasa, logo no início e depois a parte funda. Tem umas pedras pra você subir e pular, se for do tipo que pula (eu não sou, fico travada e não saio do chão haha).

Antes de chegar na parte da água tem umas árvores e sombra pra descansar, lanchar e ficar apreciando a beleza do lugar.

Cachoeira do Prata em Cavalcante - GO
Cachoeira do Prata em Cavalcante – GO

Rainha

Ela impressiona pelo tamanho/forma da sua queda. Não é calma igual a Rei, ideal para quem sabe nadar e gosta de brincar.

Geralmente quem faz o bate volta só a conhece de longe, pois o acesso para nado é mais “trabalhoso” e exige um pouco mais de tempo. O Edson, que foi nosso guia, nos ajudou a descer e a subir e foi muito tranquilo.

Cachoeira Rainha do Prata.
Cachoeira Rainha do Prata.

Dica: logo ali perto da parte alta da Rainha tem um mirante sensacional! Uma imensidão de verde e natureza, é até possível você enxergar o território do estado de Tocantins! O Edson vai te levar lá com certeza.

Complexo do Prata.
Complexo do Prata.

Pratinha

Ela é linda, pequena e me conquistou!

A cachoeira do Pratinha é a mais próxima do estacionamento/portaria da entrada do Complexo, menos de 1 km de caminhada.

Cachoeira do Pratinha.
Cachoeira do Pratinha.

Ela é rasa, ideal para se refrescar, relaxar e se preparar para a trilha.

Vale de Marte

Você é aquele adulto com espírito de criança? Então prepare-se para brincar no Vale. Ele fica situado próximo a Pratinha e você terá que passar por ele para continuar a trilha. Obs: na época de chuva não é possível fazer as brincadeiras.

Lá tem várias piscininhas e algumas são vazadas embaixo, aí dá pra você brincar de costurar por debaixo d’água. Dica: leve um óculos de mergulho, vai facilitar demais sua vida e evitar batidas desnecessárias nas pedras rs.

Vale de Marte.
Vale de Marte.

Cachoeira 3 Marias

Logo após passar pelo Vale temos a cachoeira 3 Marias.

Ela é bem gostosa para banho, tem quedas e pocinho, mas não é rasa.

Cachoeira do Prata em Cavalcante - GO
Cachoeira do Prata em Cavalcante – GO

Cachoeira da Esmeralda

Logo ali perto da 3 Marias temos a da Esmeralda, que encanta pelos tons de verde.

Ah, não é perto de mineiro, são em média 1 km, é perto mesmo!

Obs: não sei te dizer se ela é funda pois não tomei banho nela.

Cachoeira da Cortina

A próxima parada foi na cachoeira da Cortina. Olha que linda!

Cachoeira do Prata em Cavalcante - GO
Cachoeira do Prata em Cavalcante – GO

Nessa eu também não quis entrar pois estava meio sonolenta, foi bem após o “almoço” e eu preferi meditar hahaha

Cachoeira do Passador

Essa é última cachoeira antes de chegar no camping.

Ela tem uma quedinha gostosa, tem pocinho e tem uma hidromassagem delícia! É rasa, sendo ideal para quem não sabe nadar ou tem um pouco de medo de cachoeiras grandes.

Ali tem umas árvores, dependendo do horário que chegar lá pode até achar uma sombra.

# Onde ficar – cachoeira do Prata em Cavalcante

Que tal fazer uma jantinha no fogão a lenha? Se desconectar do mundo e se conectar com a natureza? Tomar banho no Rio?

Se você dormir no Complexo vai poder fazer isso tudo e mais um pouco! hahaha Mas Lid, não é muito roots? É, mas não é! Por exemplo, se você não quiser tomar banho no rio tem chuveiro, se você não quiser acampar tem cama de verdade. A única coisa que não tem é internet! Glória!

Quarto Espaço Rei do Prata.
Quarto Espaço Rei do Prata.

Deixa eu te contar sobre minha experiência!

Chegamos no Espaço Rei do Prata umas 16h e eu estava louca de fome, mas primeiro fomos tomar banho (mais banho rs). Eu optei por tomar no chuveiro pois não tinha levado sabonete biodegradável, mas a Mônica e o Fábio do Leve Sem Destino tinham o sabonete e tomaram no rio, eles amaram a experiência!

Depois do banho fui fazer nossa jantinha no fogão a lenha – macarrão com frango – pra recuperar as energias! Ficou uma delícia, levo jeito rs

Espaço Rei do Prata.
Espaço Rei do Prata.

Após a janta fomos ver o nascer da lua cheia, linda ela! Ali no espaço tinha um local seguro para ascender fogueira e o responsável pela acomodação ascendeu. Ficamos por ali deitados na rede jogando conversa fora. Ai que paz!

Na manhã seguinte acordamos cedo, fizemos café no fogão a lenha, nos arrumamos e partimos para conhecer a Cachoeira do Prata e a da Rainha. Curtiu? Eu curti demais!

No Espaço Rei do Prata tem espaço para camping e também 6 camas pra quem não quiser acampar. Tem banheiro, cozinha equipada com utensílios básicos, redes e muita paz!

Obs: não tem energia elétrica, mas tem uma placa de energia solar onde você conseguirá carregar seu celular. A dica é levar bateria e carregador extra.

Para reservar seu pernoite clica aqui ou dá uma conferida no Instagram @espacoreidoprata.
Obs: se você nunca tiver usado o Airbnb dá uma lida no post “Como usar o airbnb: passo a passo + cupom de desconto!”.

Fechamos o 1º dia com uma caminhada de +- 5 km e o 2º com +- 9 km pra conta!

Cozinha Espaço Rei do Prata.
Cozinha Espaço Rei do Prata.

# Dicas para curtir melhor – Cachoeira do Prata em Cavalcante

-O guia é obrigatório. Eu fui com o Edson e super recomendo, pois além de conhecer bem a região ele é animado, nos levou em vários lugares lindíssimos!

Além de nos guiar, ele tirou fotos e deu ideias de brincadeiras pra fazer por lá. Nos contou várias histórias sobre a região… Fez toda a diferença!

-Não faça bate volta, se hospede lá dentro. Aproveite tudo que o Complexo tem para oferecer.

-Confira os posts “Como planejar uma viagem para a Chapada dos Veadeiros: quando ir, o que fazer…” e “As 5 melhores cachoeiras de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros!”.

Chapada dos Veadeiros.
Chapada dos Veadeiros.

# Turismo consciente – Cachoeira do Prata em Cavalcante

Quando falamos de ecoturismo é muito importante ter em mente algumas boas práticas para preservar o meio ambiente. Acima falei sobre a cachoeira do Prata em Cavalcante e abaixo vou te dar dicas para aproveitar tudo e respeitar o meio ambiente.

1) Não jogue lixo nas trilhas e cachoeiras (isso inclui bitucas de cigarro, papel higiênico e lixo orgânico). Não descarte NADA na natureza.

2) Não entre na água usando filtro solar ou bronzeador recém aplicado, isso polui a água. Espere uns 30 minutos após o uso para entrar na água, pois assim o mesmo será absorvido pelo seu corpo.

3) Não faça xixi na água, saia da cachu, vá para a trilha e faça lá na terra.

A Chapada recebe milhares de turistas todos os meses, imagina a quantidade de xixi e filtro solar que pode deixar a água menos pura?! Mesmo a água sendo corrente e não prejudicando o turista diretamente, ela pode prejudicar aquele morador local que bebe a água ou que precisa dela para sua plantação.

4) Respeite o meio ambiente e as pessoas que estão na trilha/cachoeira. O cerrado é de todos, cabe a nós protegê-lo e aproveitá-lo em harmonia.

Cachoeira Rei do Prata. Foto: Leve Sem Destino.
Cachoeira Rei do Prata. Foto: Leve Sem Destino.

E aí, curtiu a cachoeira do Prata em Cavalcante e todo o Complexo? Claro que sim, né?! Vá conhecer, durma por lá e tenha uma super experiência junto ao Cerrado! Qualquer dúvida ou dica deixa aqui embaixo nos comentários!

Ah, para não perder os posts novos deixa seu nome + email ali na caixa da barra lateral direita! Só enviamos 1 email por semana, ta?!

Beijos e até a próxima!


Compartilhe este post

Deixe um comentário