Muitas vezes, ao pesquisar por planos de seguro viagem, é difícil saber qual cobertura escolher se a gente não entende para que serve cada item incluso, não é mesmo? Eu usava o critério do preço e sempre escolhia o mais barato. Abaixo vou explicar sobre itens como cobertura para extravio de bagagem, medicamentos, dentre outros, para você saber escolher qual é a melhor cobertura para seu caso e, assim, contratar um SEGURO VIAGEM MAIS BARATO que de fato te ajudará caso necessário.
# Vale a pena contratar um seguro viagem mais barato?
Primeiramente, vale esclarecer que não são todos os destinos que exigem o seguro viagem. Porém, independente dessa obrigatoriedade, eu aconselho contratar algum, nem que seja um seguro viagem mais barato, pois você poderá usá-lo para minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Ainda em dúvida se vale a pena contratar o seguro? Dá uma conferida no post “Seguro viagem: fazer ou não fazer? Vale a pena?”.
CONTINUE LENDO para saber quais países exigem o seguro e para descobrir para que serve os itens inclusos nas coberturas. Será que são todos importantes?!
# Países cujo seguro é obrigatório
Quase todos os países do continente europeu exigem a contratação do seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros —-> Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
# Como o seguro vai me ajudar no caso de bagagem extraviada?
Ter sua bagagem extraviada é mais comum do que você pensa. Felizmente, não tenho um caso pessoal para contar, mas já tive clientes da consultoria que tiveram a mala extraviada e chegaram a ficar 1 semana esperando ela ser localizada.
Existem 2 tipos de cobertura para esse caso, são elas: suplementar e complementar.
A suplementar é uma cobertura adicional ao que a cia aérea te pagar. Exemplo: na sua apólice de seguro fala 1.200 USD. Aí a cia aérea te paga 500 USD. A seguradora vai pagar os 1.200 USD que constam na apólice, independente do valor pago pela cia.
Já a complementar, como o próprio nome diz, é um complemento. Assim, se o plano de seguro que você contratar a cobertura for de 1.200 USD, e se a cia aérea pagar 600 USD, o seguro complementará o valor e pagará os outros 600.
# O que abrange a despesa médica hospitalar?
Torcer/quebrar o pé ou comer um comida que não caiu bem são coisas muito comuns e que podem acontecer com qualquer pessoa. É nesses casos de emergência/urgência que você vai usar o seguro na parte que diz respeito à “despesa médica e hospitalar”.
Se tiver que usar o serviço, você poder acionar a seguradora antes e ver com ela para qual hospital você deve ir OU poderá acionar após ser atendido (nesse caso será reembolsado mediante apresentação dos comprovantes da despesa).
Minha dica é: faça o possível para entrar em contato antes e ir até o local que eles indicarem, pois nesse caso você não precisará pagar do “seu bolso” e esperar o reembolso.
NÃO cobrem: check-ups; próteses e órteses; tratamento clínico/cirúrgico/medicamentoso; acidentes médicos; continuidade de tratamentos anteriores.
# Cobertura para a prática de esportes
Se você pretende fazer uma trilha, esquiar, fazer snowboard, surfar, etc, fique de olho na cobertura que você escolher para ver se ela cobre esse tipo de atividade.
# Cobertura para gestantes
O seguro cobre casos de urgência e emergência em situações relacionadas à gravidez. Via de regra, não cobre parto ou aborto, exceto quando decorrem diretamente de acidente pessoal.
# Seguro de invalidez permanente por acidente
Se você sofrer um acidente durante sua viagem, procurar tratamento, se tratar, e mesmo assim ter algum tipo de invalidez a seguradora irá pagar uma indenização de acordo com o grau da invalidez e respeitado o valor limite que consta na apólice.
# Como funciona a cobertura das despesas com medicamentos?
Se em uma situação de emergência médica/odontológica você precisar comprar medicamentos para seu tratamento, você será reembolsado pelo valor gasto desde que o remédio seja prescrito sob orientação médica/odontológica e o valor esteja dentro do que sua cobertura dá direito.
# Traslado médico, o que é?
Em situações de urgência e emergência, o viajante tem o direito de acionar a seguradora para que seja providenciado seu transporte até o hospital mais próximo. Não é válido se o segurado pode se locomover sozinho.
# Seguro viagem mais barato
Acho que agora já deu pra entender pelo menos o básico do que vem descrito nas coberturas de seguro, né?
Vale dizer que aqui no blog nós indicamos a Seguros Promo como a melhor comparadora de seguros, pois eles têm um preço imbatível e um atendimento de primeira. Comprando nesse link ou pelo banner abaixo, você GANHA até 10% de desconto (basta clicar no link e usar o cupom PARTIUVIAJAR5. Se preferir, utilize o banner abaixo para pesquisar os planos.
Meu conselho final para comprar um seguro viagem mais barato é: leia e entenda as coberturas para não pagar por coisas que você não precisará usar. Por isso, o site da Real Seguro Viagem é bom, pois te permite comparar as coberturas de diversas seguradoras e ver qual se encaixa no que você mais precisa e pode pagar.
Depois que efetuar a compra, você vai receber no seu email a apólice, aí basta imprimir e colocar junto com seus outros documentos da viagem. Aconselho anotar o telefone da central da seguradora no seu celular para ter acesso rápido, caso seja preciso.
Por hoje é isso aí. Sei que seguro é um assunto chato, mas que faz parte da “burocracia” da viagem e não deve ser esquecido. Ainda está na dúvida sobre qual seguro é melhor pra você? Me manda uma mensagem que eu te ajudo a escolher =)
Até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.