Sabe aquele destino lindo, mas ainda desconhecido pela maioria dos turistas? Pois então, Galinhos é um desses destinos! É uma cidadezinha pequena e pacata, sendo ideal para desacelerar e curtir a natureza. Desta última vez que estive no Rio Grande do Norte decidi que ia conhecer Galinhos e neste post vou te contar como chegar, onde ficar e o que fazer em Galinhos. Partiu Viajar comigo?
Nesta minha primeira visita meu foco foi o turismo de experiência, tanto que fiz passeio de caiaque, canoa e buggy. Outra dica sobre o que fazer em Galinhos é curtir a praia, pode ir sossegado sem medo de ter aquele monte de vendedor ambulante te oferecendo as coisas. Lá é bem pacato mesmo! Mas calma que ali embaixo vou te contar mais sobre minhas experiências.
Então, o Rio Grande do Norte possui uma beleza natural abençoada, são praias, lagoas, dunas, fica até difícil montar uma viagem pra lá. Por isso, minha primeira sugestão é que você separe vários dias de férias para poder conhecer o melhor do estado. Se tiver 10 dias, acho excelente, pois poderá conhecer Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e Galinhos.
Como chegar em Galinhos
Galinhos é uma península que fica situada no norte do Rio Grande do Norte. Para você ter uma noção de distância, ela está a 155 km do aeroporto de Natal, sendo mais ou menos 2 horas e 30 minutos de viagem.
A melhor forma de ir para Galinhos é de carro. Existem alguns passeios de bate volta para conhecer o destino, mas eu indico que você durma pelo menos um noite por lá. Há também a possibilidade de ir de ônibus, mas é muito complicada, pois ele para na estrada, os horários não são bons… enfim, quando eu digo que o carro é melhor, acredite!
Leia outros posts sobre o Nordeste:
– O que fazer em São Miguel do Gostoso em 1 ou 2 dias!
– Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses: tabela de gastos de 3 dias
Se você for de carro, coloque no GPS “estacionamento de Pratagil”, que é onde você vai deixar o carro e pegar a balsa para chegar em Galinhos. O estacionamento é gratuito e monitorado por câmeras (e gatos), fique tranquilo.
A balsa sai praticamente de hora em hora e custa R$5 (maio/2022). Obs: pagamento no dinheiro ou PIX. O trajeto leva, aproximadamente, 10 minutos.
Se quiser pesquisar valores e veículos, pode entrar no site da Rentcars, que é uma buscadora que te mostra as melhores opções dentre dezenas de locadoras. Nós somos afiliados dela e toda vez que você faz uma reserva usando nosso link, ela nos paga uma comissão e você não paga nada a mais por isso.
Prontinho, agora você já sabe como chegar em Galinhos!
Onde ficar em Galinhos
Eu fiquei hospedada no Chalé Oásis e é minha recomendação de onde ficar em Galinhos.
Cada chalé tem um nome, sendo que o nosso quarto foi o Vênus. Ele possui cama grande, ar condicionado, frigobar, mesinha, TV com Sky (muitos canais!), banheiro super espaçoso com chuveiro com água doce.
A área da piscina uma delícia! Com borda infinita para o rio Aratuá. Uma parte da piscina é aquecida, basta pedir para algum funcionário ligar, fica tipo um ofurô.
O café da manhã era escolhido no dia anterior. Tinha um cardápio e nós podíamos falar o que íamos querer, muito prático e bom para evitar desperdícios. Tinha bolos, pães, frios, sucos, geleias, tapioca, ovos etc Comíamos olhando a vista do rio, perfeita!
Com relação ao atendimento, nota 10 pra todos, muito simpáticos! Inclusive os gatinhos que moravam lá. Para ver mais fotos, checar disponibilidade de datas e valores, clica aqui.
Lembrando que toda vez que você faz uma reserva usando nossos links, o Blog recebe uma pequena comissão do Booking. Usamos essa quantia para manter o blog online e com dicas gratuitas para te ajudar a organizar suas viagens.
O que fazer em Galinhos
Como eu disse, o turismo em Galinhos é pensado nas experiências e é bem organizado, tanto que em poucos dias conseguir fazer vários passeios.
Caiaque em Galinhos
Eu adoro fazer caiaque, sempre que vou a algum lugar que tem, faço. Mas essa experiência em Galinhos foi bem diferente, pois remamos em um lugar que tinha correnteza, vento, foi muito mais desafiador!
O passeio começou logo de manhã, às 06h encontramos com o Rossano e fomos pegar os caiaques para iniciar a remada. Antes de começar, ele nos deu algumas orientações sobre como remar, o que fazer e o que não fazer.
Passamos por lugares lindos como a Duna do André e a Ilha das Cobras. Durante o passeio conversamos sobre a região, observamos a natureza e fizemos uma caminhada. Foram, aproximadamente, 5km de remada com duração de 3 horas.
Lidica: vá de boné, camisa de manga longa com proteção UV, abuse do filtro solar, leve água e um lanche pra te dar energia! Obs: dentro do caiaque tem um compartimento para você guardar o lanche, celular e calçado.
Recomendo a experiência para quem tem um pouco de preparo físico, pois a remada exige um certo condicionamento. É ideal para quem quer curtir a natureza e se exercitar de forma diferente.
Para mais informações, dá uma conferida no Instagram @galinhos_trilhas_aquaticas
Passeio de buggy
Eu adoro fazer passeios de buggy e esse de Galinhos é um must do, ou seja, você precisa viver essa experiência!
Eu fiz o passeio de buggy com o Gercílio do @buggyrosagalinhos e foi muito bom! Conheci lugares lindos como a Praia do Farol, Pontal, Duna do André, Praia de Galos, Duna do Capim e o Parque Eólico. O tour durou, aproximadamente, 3 horas e finalizou após o pôr do sol.
O Gercílio é super atencioso, gosta de conversar, tira fotos, dirige com responsabilidade… No final, quando estávamos nas dunas, ele preparou um abacaxi pra gente comer enquanto observávamos o sol descer.
Ah, quem quiser ver o sol nascer, ele oferece esse passeio também, inclusive tem a experiência de tomar café da manhã nas dunas!
Dá uma conferida no Instagram dele para ver mais fotos e agendar seu passeio!
Curtir a praia ou a piscina | o que fazer em Galinhos
Entre uma atividade e outra você pode aproveitar a piscina da Oásis ou a praia (bem sossegada!). É uma opção para quem quer relaxar e não fazer absolutamente nada.
Passeio de canoa
Para fechar a lista de sugestões de “o que fazer em Galinhos”, faça o passeio de canoa com o Gustavo, é surpreendente!
Antes de começar o passeio achei que seria só uma voltinha de barco, mas fui surpreendida por um programa diferente. Na verdade, foi outra amostra do turismo de experiência que Galinhos tem para oferecer.
O Gustavo da @gumoralgalinhos me encontrou na pousada e dali já começamos a navegar. O barco dele se chama Asa Branca e é todo bem cuidado, limpo, coberto, tem bancos com almofadas…
Nossa primeira parada foi a Ilha das Cobras. Lá fizemos uma pequena trilha para conhecer um pouco da ilha. Tive a oportunidade de conhecer o mandacaru, que é a árvore símbolo do sertão. Inclusive, provei o fruto dela. Dali seguimos para a Salina Diamante Branco e vi como é feito o manejo e transporte do sal. O Gustavo me contou com detalhes como é feita a extração, o procedimento etc
Como o tempo e o vento estavam favoráveis fomos ver o berçário de cavalos marinhos. Tinha vários lá, machos e fêmeas. Vi também o peixe morcego, o caranguejo vermelho, a garça azul e outras aves. Depois passamos pela Duna do Capim e seguimos para a Praia do Encanto.
Ali o Gustavo montou uma mesa cheia de frutas (manga, abacaxi, uvas, laranja, kiwi, melancia), delícia! Normalmente, o passeio inclui também peixe e frutos do mar, porém eu não como nada disso, assim ele adaptou tudo.
Se você quiser a experiência completa, poderá escolher entre 2 tipos de cardápio. Sendo que no 1°cardápio, tem ostras frescas, uma porção de camarão e frutas das estações de entrada. O prato principal tem um peixe grelhado na hora, servido com batatas e salada. Pra completar, uma deliciosa banana feita na grelha.
Já, no 2°cardápio, tem ostras frescas e frutas das estações de entrada. O prato principal Ceviche e sashimi feito na hora. Pra finalizar, uma deliciosa banana feita na grelha.
Eu adorei a experiência! Nota 10 para o passeio e atendimento. O Gustavo é muito simpático, consciente com relação a preservação do meio ambiente, conversado, me contou várias coisas sobre a região, sobre a vegetação, animais etc
Nesta viagem tivemos o apoio da Secretaria de Turismo da cidade. Gostaria de agradecer ao Saulo, que nos auxiliou e deu dicas de onde comer, onde ficar e o que fazer em Galinhos.
Vídeo sobre o que fazer em Galinhos
Se tiver gostado do vídeo, assiste aos outros que fiz sobre o Rio Grande do Norte! No Canal tem conteúdo detalhado sobre “quanto custa viajar” para Natal e Pipa.
Consultoria de viagens
O Rio Grande do Norte é um estado maravilhoso e cheio de lugares lindos para conhecer! Se você precisar de um roteiro para colocar o melhor do estado na sua trip, eu posso te ajudar, pois conheço muito bem o RN.
O intuito da consultoria de viagem é fazer com que você conheça os lugares mais clichês, mas também outros não tão divulgados. Além disso, com a consultoria você não precisará ficar pesquisando passagens, hotéis, restaurantes e coisas para conhecer, visto que eu vou fazer isso por você! Meu trabalho é facilitar sua vida e te ajudar a economizar!
Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
Antes de finalizar, saiba que lá não tem banco 24 horas, mas a maioria dos estabelecimentos aceita cartão ou PIX. Ahh, a internet funciona bem na cidade, tanto o wi-fi, quanto o 4G.
Vale lembrar que de um modo geral a água em Galinhos é meio salgada/salobra, somente alguns estabelecimentos tem água doce. O que isso significa? Que dependendo da pousada que você escolher vai ter que tomar banho com água salgada, sendo que a sensação é bem estranha. Por isso, recomendo que fique onde eu fiquei, pois lá eles oferecem água doce para o banho e higiene pessoal.
Leia também:
– O que fazer em Natal e arredores: roteiro para 4, 5, 6 ou 7 dias!
– O que fazer em Pipa: 14 lugares incríveis + roteiro completo de 1, 2 ou 3 dias.
Por hoje é isso! Espero que tenha gostado das minhas Lidicas de o que fazer em Galinhos! Eu adorei ter visitado a cidade e recomendo essa trip para quem quiser conhecer um destino lindo, pouco turístico e barato do Rio Grande do Norte! Se tiver alguma dúvida, deixa sua pergunta aí embaixo nos comentários, combinado?!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.