Viajar para o exterior sem falar inglês é algo que dá medo e exige coragem. Já vi muita gente colocando o fato de não falar inglês como obstáculo para viajar, o que acaba fazendo com que a pessoa desista de fazer a viagem dos sonhos por exemplo. Foi pensando nisso que eu resolvi escrever este post. Aqui (e no ebook gratuito que está ali no final) você vai encontrar várias dicas e expressões que vão te auxiliar a viajar sem falar inglês e a sobreviver no exterior sem passar perrengue (ou passando só um pouquinho de perrengue rs).
# Dicas para viajar sem falar inglês
Eu sei como é desafiador ter que viajar para um local sem saber a língua, já passei por isso e deu medinho também. Abaixo vou dar dicas de como agir em determinadas situações e como evitar ter que usar seu inglês não existente. Vamos lá!
# Dica 1 – Avião
Quando a gente vai viajar para fora do país em qual momento se dá o primeiro contato com o inglês? Se você respondeu no aeroporto, errou rs. É no avião, pois no aeroporto para fazer check in e demais procedimentos você estará em solo brasileiro e a língua falada é o português.
No avião você precisará ficar ligado em algumas palavras e expressões, como:
– Take off = quando você escutar essa palavra do comandante, quer dizer que o avião vai decolar;
– Fasten seat belt = é pra você deixar seu cinto de segurança afivelado;
– Boarding service = quer dizer que vão começar a servir o “rango” hahaha. Aí você já abaixa a bandeja que fica na sua frente para o comissário já saber que você vai querer algo. Geralmente, em um voo internacional, existem opções de suco (juice), coca-cola (coke), água (water), café (coffee). Já para comer, vai variar bastante pois pode ser tipo um lanche ou um almoço/janta.
Observação: durante o voo sempre tem um brasileiro por perto. Se estiver passando aperto, olhe para os lados e peça ajuda! Se não tiver nenhuma alma brazuca pra te ajudar, aponte qual bebida e comida você quer. Fácil, né?!
# Dica 2 – Aeroporto
Após o voo aterrizar, você vai sair do avião e, dependendo do país, ter que passar pela imigração. Fique atento às placas e às pessoas que estão desembarcando com você. Na maioria da certo aquela frase “segue o fluxo” rs.
Algumas palavras para ficar atento:
– Passaport control = controle de passaportes
– Immigration = imigração
– Non european = se você estiver viajando para a Europa e não tiver passaporte europeu vai entrar nessa fila aí
– Baggage claim = é onde você vai pegar sua bagagem.
Observação: na hora de passar na imigração não utilize seu celular, tente responder tudo que o oficial te perguntar. Se você não entender o que ele falou, diga ou escreva: “sorry, I don’ t speak english”, não vá responder “yes” ou “no” sem entender o que o cara te perguntou, pois ele pode ter perguntando “você é um terrorista?” ou “você veio aqui para trabalhar ilegalmente?”. Tome cuidado!
# Dica 3 – Transporte
Pronto, você passou pelo voo e imigração e sobreviveu! Agora, precisa chegar no seu hotel/hostel. A opção mais simples é pedir um Uber, não terá que trocar uma palavra em inglês com ninguém. Porém, se seu $$$ está mais enxuto, deverá pegar um ônibus ou metrô. Neste caso, sugiro que você pesquise antes como vai ser o deslocamento, onde pegar o transporte, onde descer, quanto custa, etc. Levando tudo anotado as chances de ter que perguntar alguma coisa pra alguém são mínimas.
– Metro = metrô.
– Bus stop = ponto de ônibus.
– Where is the bus stop = onde é o ponto de ônibus?
– Could you stop near this place for me, please? = Você poderia parar perto deste lugar pra mim, por favor?
Observação: use e abuse do Google Maps.
# Dica 4 – hotel/hostel
Mais uma vitória! Você chegou na sua acomodação, obaaa! Agora é só fazer o check in e relaxar. A melhor forma de evitar perrengue nessa hora é ter uma cópia da sua reserva impressa. Vai chegar, sorrir, falar “hi” e entregar o papel para o recepcionista.
Se você ainda não tiver pago a reserva, vai ter que efetuar o pagamento. Provavelmente o recepcionista vai perguntar: “cash or credit card?” = dinheiro ou cartão de crédito? Eu aconselho a pagar sempre no cash, mas isso vai de você rs Sempre saiba quanto terá que pagar e de quanto será seu troco, caso tenha.
– I would like to check in, please. = Eu gostaria de fazer o check in, por favor.
– I have a reservation under my name, … = Eu tenho uma reserva no meu nome, …
– Is breakfast included? Until what time it is served? = O café da manhã está incluso? Até que horas é servido?
– I would like to check out, please. = Eu gostaria de fazer o check out, por favor.
Os recepcionistas de hotel/hostel estão acostumados com turistas que não falam inglês, então não precisa ficar nervoso.
Essas aí em cima foram algumas dicas pra você se virar nas primeiras horas da sua viagem. Aproveite e baixe GRATUITAMENTE nosso eBook “As principais expressões em inglês que todo viajante precisa saber” para ter acesso às expressões que você pode precisar no dia a dia (bom dia, desculpa, com licença, etc), na hora de fazer compras, na hora de fazer uma refeição, dentre outros.
Clique aqui para baixar o eBook.
Espero que as dicas e expressões tenham te ajudado! Uma forma de ter mais segurança ao viajar para um lugar que você não fala a língua é ir com tudo bem planejado, bem detalhado.
Sabe o que é o melhor de tudo? É que eu posso te ajudar com essa parte da organização!
No blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip (= viagem) do jeitinho que você quer, tudo personalizado! Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, acomodação, roteiro dia a dia, como se deslocar entre as cidades… Partiu tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente ou confira nossa tabela de valores no link https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .
Por hoje é isso! Baixe nosso eBook gratuito e bora viajar! Qualquer dúvida deixa um comentário aqui embaixo pra gente!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.