7 cidades históricas de Minas Gerais para você conhecer

Compartilhe este post

Ei gente, beleza? No post de hoje fiz uma lista com as 7 cidades históricas de Minas Gerais que você tem que conhecer! Acho que eu já comentei aqui no blog que eu sou mineira, né?! Pois é, posso te dizer que aqui tem muita coisa pra fazer, conhecer e comer haha.

# 7 cidades históricas de Minas Gerais

Na lista que preparei existem cidades que eu já visitei e outras que ainda pretendo conhecer em breve! De qualquer forma, são cidadezinhas lindíssimas que valem uma visita =). Confira a lista a partir de agora!

1) Tiradentes

Sem dúvida é uma das minhas cidades históricas favoritas! Fica localizada a 195 km de Belo Horizonte e a 330 km do Rio de Janeiro. Se você gosta de arte barroca, lá você vai encontrar bastante coisa na cidade, que possui um acervo bem preservado. A Matriz de Santo Antônio é um grande exemplo, sendo a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil.

Tiradentes | Cidades históricas de Minas Gerais
Tiradentes | Cidades históricas de Minas Gerais

A cidade sedia vários festivais interessantes, como: a Mostra de Cinema, que acontece no mês de janeiro e o Festival de Gastronomia, que ocorre em agosto. Durante esses dois eventos a cidade fica beeem movimentada, se você quiser conhecê-la e ainda curtir algum deles reserve sua acomodação com antecedência.

Dica: se tiver tempo, dê um pulo até o vilarejo chamado Bichinho, lá tem cada doce caseiro que é uma delícia! O vilarejo fica situado entre Tiradentes e Prados e possui vários ateliês bacanas.

Vista de Tiradentes
Tiradentes | Cidades históricas de Minas Gerais

2) São João Del Rei

É vizinha de Tiradentes, são apenas 16 km que separam os centros das duas cidades. São João Del Rei é uma cidade histórica e universitária, lá situa-se a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), que atrai grande fluxo de jovens.

Aconselho programar uma viagem para conhecer São João e Tiradentes em uma mesma oportunidade, separe 3 dias e aproveite!

Ahh, a Angela do Blog Apure Guria visitou a cidade e escreveu o post “8 coisas para fazer em São João del Rei MG”, depois dá uma conferida, a nº 7 é a minha favorita!

São João Del Rei.
São João Del Rei – Foto: NerdsViajantes

3) Diamantina

Da capital mineira até Diamantina são mais ou menos 285km. A cidade ganhou esse nome por causa da grande quantidade de diamantes que foram encontrados lá. Foi declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade. Além da arquitetura riquíssima das sua igrejas e casarões, possui trilhas e cachoeiras para os amantes da natureza.

Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de conhecê-la, mas com certeza irei em breve. Quando você for até lá não pode deixar de  visitar a Casa da Glória, que é o cartão postal da cidade.

Diamantina.
Diamantina – Foto: FMEMG

4) Catas Altas

É uma cidadezinha super pequena que fica localizada bem pertinho da capital mineira, apenas 110 km separam BH de Catas Altas. A cidade é cercada pelas montanhas e o seu charme são os paredões da Serra do Caraça! Entre Santa Bárbara e Catas Altas está o famoso Santuário do Caraça, que ainda não conheço, mas vou me planejar pra ir logo e fazer um post só dele pra você!

A Isa que é colaboradora aqui do Blog foi lá e escreveu o relato “Catas Altas: refúgio mineiro “pertim” da capital”, dá uma conferida nele antes de ir para a cidade!

Catas Altas. Foto: Passeios.org
Catas Altas | Cidades históricas de Minas Gerais – Foto: Passeios.org

5) Serro

Faz parte da Estrada Real e está situada a 225 km de Belo Horizonte e a 90km de Diamantina, talvez seja uma boa pegar um final de semana prolongado e conhecer Diamantina também.

A cidade produz o famoso queijo do Serro, que foi registrado como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. Além do queijo, a cidade possui cachoeiras, rios, morros e um rico patrimônio histórico e cultural. Já li tantas coisas boas sobre lá, que é sem dúvida um lugar que eu pretendo conhecer em breve!

Serro - Foto: Mochila Brasil
Serro | Cidades históricas de Minas Gerais – Foto: Mochila Brasil

6) Ouro Preto

Localizada a 100 km de BH e a apenas 15 km de Mariana, a cidade, que possui uma arquitetura colonial belíssima, é Patrimônio Mundial da UNESCO. Além das igrejas, monumentos e museus, lá também está a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que leva grande movimento para a região.

Ouro Preto!
Ouro Preto! | Cidades históricas de Minas Gerais

O ideal é ficar pelo menos 3 dias para aproveitar e conhecer também a cidade de Mariana. Ouro Preto é bastante encantadora, não deixe as ladeiras te desanimar! Já escrevi vários posts sobre a cidade, se você ainda não leu, dá uma conferida:

7) Mariana

Mariana foi a primeira capital do estado, localiza-se a 100 km da atual capital mineira e apenas 12km de Ouro Preto. O município possui aproximadamente 58 mil habitantes e no passado já foi um dos maiores produtores de ouro. Hoje a economia da cidade gira em torno, principalmente, do turismo e da extração de minério. A cidade conta com várias opções de lazer, como: cachoeiras, grutas, museus, praças e igrejas.

Como fica localizada pertinho de Ouro Preto, aconselho fazer as duas cidades em uma mesma viagem, podendo ficar hospedado em Ouro Preto que possui uma estrutura melhor para receber os turistas e fazer uma bate-volta até Mariana.

Eu turistando em Ouro Preto!
Eu turistando em Ouro Preto! | Cidades históricas de Minas Gerais

Essa é a minha lista com as 7 cidades históricas de Minas Gerais =) E aí, gostou? Faltou alguma? Quais são suas cidades favoritas? Compartilha com a gente ali nos comentários! Se você ainda não segue a gente no Instagram, bora lá seguir e ajudar o Blog a crescer!

Que tal viajar sem ter que se preocupar com o planejamento e pesquisas? Não sei se você sabe, mas aqui no blog temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGENS, no qual eu planejo sua trip do jeitinho que você quer.

Isso mesmo, você me fala pra onde quer viajar, quando e quanto tempo tem e eu faço aquela parte chata de pesquisar passagens, melhores preços, acomodação, o que fazer… Bora tirar do papel aquela viagem dos sonhos?! Envie agora uma mensagem pra gente no Whatsapp do Blog 31 99590-2414 ou confira nossa tabela de valores no link  https://partiuviajar.blog.br/consultoria-de-viagens/ .

Um beijo e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário