Já fazia um tempão que eu queria conhecer Ilha Grande/RJ e finalmente eu consegui! A espera super valeu a pena pois a ilha é linda! Nas próximas linhas vou compartilhar com você meu “roteiro Ilha Grande”, sendo que nele te falo o que fazer em Ilha Grande e como chegar lá saindo do Rio de Janeiro! Partiu?
Antes de te passar todas as informações sobre a ilha, você sabia que lá é proibida a circulação de veículos motorizados? Isso mesmo, não tem carro, moto, nem caminhão em Ilha Grande! Os únicos veículos desse porte autorizados a circular lá são ambulâncias (vi uma parada em frente ao posto de saúde) e viatura da polícia (não vi nenhuma).
Onde fica Ilha Grande/RJ
A ilha fica localizada no estado do Rio de Janeiro, sendo que pertence ao município de Angra dos Reis. A região onde está situada Ilha Grande é conhecida como Costa Verde e estende-se ao longo da costa sul do estado, abrangendo municípios como Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.
Como chegar em Ilha Grande a partir do Rio de Janeiro
Quando eu comecei a montar meu roteiro Ilha Grande a minha primeira dúvida foi “como chegar”. Então, como você viu no mapa ali em cima, Ilha Grande está situada a 150km da cidade do Rio de Janeiro e você precisará fazer uma parte do deslocamento via barco.
Saindo do Rio você vai ter algumas opções de transporte terrestre (ônibus, van e carro alugado) até o porto. Qual porto? Depende, você também vai ter algumas opções, como Angra dos Reis e Conceição do Jacareí. Eu vou te contar a forma como eu fiz, pois achei muito boa e super prática!
A forma mais confortável de chegar em Ilha Grande
Pesquisando sobre “como chegar em Ilha Grande” achei a empresa EASY TRANSFER BRAZIL, que é ideal para quem não quer passar perrengue para chegar na ilha. Eles me ajudaram com todo o deslocamento, saindo do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro até a Vila de Abraao, em Ilha Grande.
A 1ª parte do trajeto é o deslocamento terrestre, que foi feito em uma van compartilhada, confortável e com ar condicionado. Já, a 2ª parte foi feita em uma lancha rápida (também compartilhada). Todo o percurso durou, aproximadamente, 3 horas, contando com a parada para almoço em Itaguaí.
Para voltar de Ilha Grande para o Rio de Janeiro utilizei novamente os serviços da Easy Transfer Brazil, sendo que saímos do porto da Vila às 10h (dez e pouquinha, na verdade) e chegamos no Rio umas 13:30. A empresa faz o translado de volta em 3 horários, sendo um de manhã, o outro no início da tarde e o último no final da tarde.
Entra em contato com eles para saber direitinho os horários de saída e chegada, bem como os valores.
O que fazer em Ilha Grande
O território da Ilha Grande é coberto por uma vegetação exuberante da Mata Atlântica, e suas praias são famosas por suas águas cristalinas. Algumas das praias mais conhecidas incluem Lopes Mendes, Aventureiro, Abraão, Palmas e Dois Rios.
Abaixo vou te contar o meu roteiro Ilha Grande e te fazer algumas sugestões que eu não consegui fazer, mas que fiquei com vontade, ok?!
Passeio de Volta a Ilha | Roteiro Ilha Grande
Esse é com certeza o passeio mais tradicional e que precisa estar no seu roteiro de o que fazer em Ilha Grande!
Ao andar pela Vila você vai notar que tem várias pessoas oferecendo esse passeio e várias agências vendendo. Eu te aconselho já ir sabendo com quem vai fechar, para ter certeza que a empresa vai te proporcionar uma experiência legal. Eu fiz o passeio de Volta a Ilha com a agência Abraao Tour e recomendo!
- O que você precisa saber sobre o passeio:
-dura o dia inteiro, sendo que geralmente sai por volta de 09:30/10h e volta umas 17h.
-parada para banho nas praias do Caxadaço, Parnaioca, Aventureiro, Meros e Passaterra (almoço opcional).
Grande parte da Costa Verde está inserida na Mata Atlântica e abriga diversas áreas de preservação ambiental. Durante o passeio de Volta a Ilha passamos por praias cujo acesso é proibido com o intuito de preservar a natureza e equilibrar o impacto que o turismo acarreta.
Nas praias do Caxadaço, Parnaioca e Meros não tem estrutura de restaurante e barracas. Aí, minha Lidica é levar suas bebidas e colocar no cooler da embarcação. Isso mesmo, a lancha da Abraoo Tour é equipada com 2 coolers com gelo e água mineral cortesia. Então, passa no mercado antes e compra seus bons drinks e lanche!
As minhas praias favoritas foram Meros (perfeita a cor da água e ainda dava para fazer snorkel) e Aventureiro (aquela do coqueiro famoso). Obs: caso esteja viajando com crianças, no canto direito da praia de Parnaioca tem uma piscininha natural, sem ondas.
Dá uma conferida no Instagram da Abraoo Tour para ver mais fotos e manda uma mensagem para saber mais sobre o que fazer em Ilha Grande! Ah, se preferir conversar pessoalmente, eles ficam no centrinho da vila, na Rua Getúlio Vargas.
Andar à noite pela Vila
A principal vila da ilha é a Vila do Abraão, que serve como ponto de chegada para a maioria dos visitantes. Lá, é possível encontrar uma grande variedade de restaurantes, pousadas, lojas e agências que oferecem passeios pela ilha.
À noite vale a pena caminhar pelas principais ruas para ver o movimento e, também, comer rs
Trilha até Lopes Mendes
Quando eu estava pesquisando o que fazer em Ilha Grande vi a opção de fazer a trilha até a Praia de Lopes Mendes e logo já coloquei no meu “roteiro Ilha Grande”. Mas, saiba que não é a única forma de chegar lá, visto que é possível ir de barco também.
Para te ajudar a decidir se a trilha é a melhor opção para você, separei algumas informações essenciais:
- Distância = 7km (ida e volta), aproximadamente.
- Tempo para percorrer = depende do seu condicionamento, podendo ser de 2 a 3h, por trecho.
- Mata mais fechada, com sombra durante grande parte do percurso.
- Muitas subidas, pelo menos metade da trilha é subida.
- Não precisa de guia.
- Trilha bem sinalizada e gratuita.
Caso não queira fazer a trilha, saiba que o taxi boat, ida e volta, custa em média R$70. Mas, ele não vai te deixar na Praia de Lopes Mendes, ok? Não é permitido barco lá. Então, eles deixam na praia do Pouso e aí você faz uma pequena trilha (1km) até seu destino final, que é a praia de Lopes Mendes.
Como é a trilha de Abraao até Lopes Mendes
A trilha começa no final da Praia do Canto na Vila de Abraao. Basta caminhar sentido lado direito e você vai ver a placa indicativa. Após alguns metros você já vai ver a placa da Praia da Júlia, continue caminhando pela trilha, não precisa acessar a praia. Ah, repare que a marcação da trilha se dá por setas amarelas.
O primeiro trecho, aproximadamente 40 minutos, será todo de subida. Prepare o fôlego! No final dele você terá uma vista do mar. Contemple, respire e bora continuar!
Na sequência você vai caminhar mais um pouco e encontrar a Praia de Palmas. Caminhe pela areia e atravesse a praia para acessar a continuação da trilha T10. Na dúvida, pergunte para algum local. Ah, nessa praia tem restaurante e loja de conveniência.
A próxima praia será a do Mangue e você terá que fazer a mesma coisa que fez na das Palmas. Atravesse a praia toda para acessar a continuação da trilha. Depois de algum tempo de caminhada você chegará a Praia do Pouso, que marca o final da trilha T10.
A partir da Praia do Pouso você vai ter que pegar a T11 e seguir por, mais ou menos, 1km até a Praia de Lopes Mendes. Ah, se você estiver se perguntando se tem subida nesse trajeto… a resposta é sim. Quase chegando na praia você vai passar por um trecho que costuma ter micos. Se eles se aproximarem, não dê comida, ok? Nem mesmo frutas.
Em Lopes Mendes não tem estrutura de restaurante, banheiros, nada disso. Quando eu fui tinha dois ambulantes/barraquinha vendendo água, cerveja, refri e salgadinhos, tipo Cheetos. Por isso, leve um lanche reforçado! Lá tem sombra das árvores, então leva sua canga e aproveite pra relaxar.
Ahh, antes de iniciar a trilha (tanto para ir quanto para voltar), passe repelente, pois tem bastante pernilongo. Na verdade, essa dica vale para todo seu roteiro Ilha Grande rs
Vale a pena fazer a trilha?
Eu gastei 5 horas para fazer o trajeto ida e volta e vou te dizer que eu fiquei bem cansada, inclusive cogitei pegar um taxi boat para fazer o caminho de volta (R$40), mas não peguei para economizar. Veja bem, se você me acompanha aqui ou no Instagram, sabe que não sou sedentária, mas cansei por causa do calor, estava muito abafado. Leve isso em consideração também.
Resumindo, eu diria que sim, vale a pena colocar a trilha de Lopes Mendes na sua lista de o que fazer em Ilha Grande se você gostar de trilha ou se você precisar economizar. Se esse não for o seu caso, vá de barco, pois a trilha em si não é imperdível.
Outras trilhas e passeios em Ilha Grande
O meu roteiro Ilha Grande foi somente com esses dois que contei, mas se você tiver mais tempo compensa pesquisar sobre outros passeios de barco, como o de Meia Volta a Ilha e das Praias Paradisíacas. No que tange as trilhas, tem várias outras opções, umas mais fáceis (T01) que Lopes Mendes e outras mais difíceis (T14).
Roteiro Ilha Grande
Se você precisar de ajuda para montar seu roteiro Ilha Grande eu posso te ajudar não só com os passeios, mas também com a pesquisa do melhor lugar para ficar hospedado, onde comer, como chegar lá etc.
Dessa forma, a consultoria de viagens é ideal para quem não quer se preocupar em pesquisar o que é melhor e mais vantajoso, mas prefere a ajuda de uma profissional para montar um roteiro otimizado, de acordo com o seu gosto e bolso. Me manda uma mensagem no Whatsapp para conversarmos mais a respeito!
Posts sobre outras cidades do RJ:
–O que fazer no Rio de Janeiro com POUCO dinheiro: 20 passeios!
–Praia do Sono em Paraty: como chegar e o que fazer em 3 dias!
–O que fazer em Arraial do Cabo em 3 dias + dicas de quem morou lá
Agora você já sabe o que fazer em Ilha Grande! Espero que aproveite muito esse refúgio, curta as praias e a natureza! Aproveite para se desligar dos problemas! Se tiver alguma dúvida, deixa aí embaixo nos comentários e dá uma espiadinha lá no Canal do YouTube, fiz um vídeo especial mostrando o que fazer na Ilha Grande!
Beijos e até mais!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Love your blog, so many wonderful tips and amazing photos.
Thanks, girl! I’m glad that I can help =)
Quando pisei na Ilha Grande, pensei: como demorei tanto tempo para conhecer este paraíso??? Ótimo post!!! 🏖️👏
Eu pensei exatamente a mesma coisa! Já fui a tantos lugares do estado do Rio, mas lá demorei esse tempo todo pra ir…