Tour de bicicleta para conhecer as melhores vinícolas de Stellenbosch!

Visitar um vinícola é programa quase que obrigatório para quem vai viajar para a Cidade do Cabo. No post de hoje vou te contar como foi fazer um tour de bike para conhecer as melhores vinícolas de Stellenbosch.

Melhores vinícolas de Stellenbosch.
Melhores vinícolas de Stellenbosch.

Stellenbosch fica localizada a 50 km da Cidade do Cabo e possui vinícolas excelentes, são mais de 100. O ideal, na minha opinião, é ir com um tour privado, pois assim você não terá que se preocupar com: a quantidade de vinho que vai beber e com o fato de ter que dirigir depois; quais as melhores vinícolas de Stellenbosch para você visitar e como se deslocar entre elas.

Existe um montão de empresas que organizam tours para fazer degustação nas vinícolas. Eu não queria um tour super tradicional, daqueles que você faz tudo de carro.

Depois de fazer uma pesquisa no Google encontrei a Bikes ‘n Wines e escolhi o “Stellenbosch Platinum Tour”, que consiste em degustação de queijos e vinhos + tour de bike = minha cara!

Encontrei o Abi (nosso guia) no &Bikes Café em Cape Town e de lá fomos de carro até a primeira vinícola. Escolhi fazer um tour privado, somente eu, a Bárbara (que de vez em quando escreve aqui no Blog) e o guia.

Ahh, se você é ciclista ou fã de bike vai adorar o café, inclusive se quiser levar alguma lembrancinha para algum parente/amigo ciclista, lá é o lugar, pois junto com o café funciona uma loja!

Vinícola em Stellenbosch.
Vinícola em Stellenbosch.

Ao chegar em Stellenbosch tivemos uma parada rápida para ir ao banheiro e depois fomos pegar nossas bikes. Junto com a bicicleta veio uma garrafinha de água, um chocolate e um pacotinho de amendoim (pra não faltar energia durante o passeio).

1) Neethlingshof Wine State – As melhores vinícolas de Stellenbosch

Foi onde fizemos a primeira degustação e, na minha opinião, é a melhor delas. Eu adorei os vinhos, adorei a estrutura do lugar, o atendimento.

Vinícola Neethlingshof em Stellenbosch.
Vinícola Neethlingshof em Stellenbosch.

O dia estava lindo, então escolhemos sentar em uma mesa do lado de fora. Degustamos um vinho rose ao chegar. Após, degustamos uma sequência de Malbec, Pinotage e Caracol Bordeaux. Para harmonizar com os vinhos provamos chocolate de cereja, salt caramelo e avelã – respectivamente.

O funcionário da vinícola nos explicou sobre cada vinho, nos contou a história do pinotage.

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

VOCE SABIA que o Pinotage é uma uva exclusiva da África do Sul? Ele surgiu do cruzamento do Pinot Noir e da Hermitage. Foi em 1925 que um professor da Universidade de Stellenbosch a criou.

Eu não entendo muito de vinhos, mas posso dizer que o Pinotage me agradou! Experimenta lá e depois conta pra gente o que achou, pois como diz o ditado “gosto não se discute” rs

Depois que terminamos a degustação, pegamos nossas bikes para pedalar até a próxima vinícola. Gastamos cerca de 15 minutos. Durante o caminho paramos para comer algumas uvas colhidas por nós em uma das parreiras. Pra mim foi uma experiência inédita! As uvas estavam bem doces, uma delícia.

Melhores vinícolas de Stellenbosch.
Melhores vinícolas de Stellenbosch.

2) DeWaal – As melhores vinícolas de Stellenbosch

Esta vinícola é de origem holandesa e foi onde fiz a segunda degustação.

De Waal Wine State.
De Waal Wine State.
Vinícola De Waal em Stellenbosch.
Vinícola De Waal em Stellenbosch.

A Olga foi a funcionária que nos recepcionou e que nos auxiliou durante a degustação. A primeira prova foi de um Sauvignon Blanc (vinho branco), a segunda de um Dry Chenin Blanc e a terceira um Pinotage.

3) Lovane Boutique Wine State – As melhores vinícolas de Stellenbosch

A terceira vinícola que visitamos é bem menor que as outras. Tanto no quesito produção quanto estrutura, mas ela me agradou da mesma forma. As funcionárias bem atentas às nossas necessidades, simpáticas e os vinhos deliciosos.

A primeira degustação foi de um vinho branco, a segunda de um Isikhati, a terceira de um Pinotage e a quarta de um Cape Vintage. Além do vinho, degustamos uma deliciosa tábua de frios.

Degustação de vinhos
Degustação de vinhos

O principal vinho deles é o Isikhati, que é uma mistura de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot.

Se você gostar de algum vinho da Lovane, é melhor aproveitar e já comprar lá, pois eles não são vendidos em outro lugar, apenas lá ou online pelo site deles.

4) Asara Wine Estate – As melhores vinícolas de Stellenbosch

A quarta e última vinícola, infelizmente. O ambiente e estrutura da Asara são excelentes, a parte externa é enorme, com um jardim bonito e grande. Lá degustamos 3 rótulos de vinhos, dentre eles um Pinotage.

Vinícola Asara
Vinícola Asara
Vinícola Asara
Vinícola Asara

# Conclusão

Nosso tour chegou ao fim por volta de umas 16h (depois de tanto vinho não sei a hora certa rs). Deixamos as bicicletas e voltamos de carro, super felizes, para Cape Town.

No total percorremos uns 15 km, todo o percurso bem tranquilo, nada de morro, às vezes uma inclinação. Se você quiser um passeio mais focado no pedal pode falar que eles organizam ou se você quiser um mais focado nas degustações eles providenciam também, o meu foi meio termo.

Tour de bicicleta em Stellenbosch.
Tour de bicicleta em Stellenbosch.

Ah, no dia que fiz meu tour vi um casal com uma filha pequena fazendo o passeio. A criança devia ter uns 4 anos, ela foi em um daqueles carrinhos que você acopla a bike e o guia foi puxando. Então, o passeio também é adequado para quem possui filhos pequenos.

# Sobre a Bikes ‘n Wines

A empresa organiza diversos tours. Eu só fiz esse de bike, mas julgando pela qualidade do atendimento, fiquei com vontade de fazer outros, como: o de degustação em Franschhoek e o “beer and bikes” em Cape Town. Além dos passeios de bicicleta, é possível fazer passeios a pé ou apenas alugar uma magrela.

Site oficial: https://www.bikesnwines.com/pt
Instagram: @bikesnwines
Email: [email protected]

Tour de bicicleta em Stellenbosch.
Tour de bicicleta em Stellenbosch.

Só de escrever o post já me deu saudades desse dia! Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo. Para ver mais fotos dá uma olhada no Instagram do blog @partiuviajarblog e se não quiser perder todas as nossas dicas da África do Sul, você pode entrar no nosso grupo de Whatsapp (basta clicar aqui).

Inclusive, já postamos 3 posts sobre a África do Sul, dá uma conferida neles:

18 dicas de viagem para planejar sua trip para a África do Sul
O que fazer em Cape Town em 4 dias: tudo que você precisa visitar!
Review: como foi me hospedar no Once in Cape Town Hostel

Beijos e até o próximo post!

RELACIONADOS