O que fazer em Plettenberg Bay: Trilha Robberg Nature Reserve

Compartilhe este post

Se você chegou neste post é porque está planejando uma viagem pela Garden Route, na África do Sul, certo?! Plett Bay, foi uma das minhas cidades favoritas da rota e você precisa incluí-la no seu roteiro, vai por mim! Abaixo vou te contar o que fazer em Plettenberg Bay, como visitar a famosa Robberg Nature Reserve e onde ficar!

Só fazendo uma pequena introdução sobre a cidade, ela está situada entre as cidades de Knysna e de Stormsrivier. Está a 520 km de Cape Town (se você pegar a N2) e a 230km de Port Elizabeth, sendo uma ótima base para quem está percorrendo a Garden Route. É um município pequeno e litorâneo, com uma população de aproximadamente 40.000 habitantes. Passar uns dias lá é ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza!

Partiu ver o que fazer em Plettenberg Bay?

Robberg Nature Reserve | O que fazer em Plettenberg Bay
Olha essa vista da Robberg Nature Reserve!

# O que fazer em Plettenberg Bay

Eu fiquei 3 noites na cidade, sendo que no primeiro dia já cheguei no final da tarde. No segundo dia, tirei para fazer bate volta até Stormsriver. Já no terceiro dia, fiz a trilha da Robberg Nature Reserve. Se você tiver que escolher apenas uma coisa para fazer na cidade, pode escolher a trilha!

Robberg Nature Reserve

Se você gostar de trilha esse é um programa que vai te agradar muito! A Robberg Nature Reserve é uma área protegida pela marinha e possui 3 trilhas, são elas: The Cape, Witsand e The Gap.

Como fazer as trilhas? Ao entrar você vai ver uma recepção e pode pegar informações lá. Se ela estiver fechada, aconteceu isso comigo, você pode tirar suas dúvidas com o rapaz da portaria. Além disso, ele vai te entregar um mapa e durante todo o caminho você vai ver placas indicativas. Você verá também vários desenhos de foca (como esse da foto 2), eles estão lá para te indicar o caminho da trilha.

Robberg Nature Reserve
Placas indicativas ao longo da trilha na Robberg Nature Reserve.

 

Robberg Nature Reserve | O que fazer em Plettenberg Bay
Essa é a placa da foca, você vai ver várias ao longo das trilhas na Robberg Nature Reserve.

A The Cape é a maior delas, dá a volta na reserva e tem 9,2 km. Como eu sou brutinha e adoro trilha, foi essa que eu escolhi fazer. Gastei 4 horas e ao longo do caminho fiz algumas paradas para fotos/contemplação e uma parada para lanche.

Durante o trajeto quase não tem sombra, sendo ideal levar um boné/chapéu para proteger a cabeça/rosto. Vá com calçado adequado para trilha, nada de chinelo, por favor! No caminho vai ter subidas e descidas, escadas e trechos com pedras e areia.

Robberg Nature Reserve
Alguns trechos na Robberg Nature Reserve tem estrutura de madeira.

Além do boné, aconselho levar bastante água, lanche e filtro solar. Não tem banheiro ou ponto para pegar água nas trilhas. Vá preparado pois você não terá nenhum ponto de apoio, estará por conta própria. Obs: o parque não aconselha fazer essa trilha com crianças pequenas, pois ela tem vários pontos perigosos.

Trilha The Cape na Robberg Nature Reserve.
Trilha The Cape na Robberg Nature Reserve.

Quando você chegar no ponto chamado The Cape vai começar a retornar, a volta não é pelo mesmo caminho, pois a trilha é circular. Cuidado com as ondas, a força delas muda de repente. Enquanto estava sentada lanchando, vi um rapaz chegar mais perto do mar, ele queria tirar uma foto das focas, do nada uma onda mais forte arrebentou na pedra e o surpreendeu. Ele levou um super susto rs

A segunda maior trilha é a Witsand e ela possui 5,5km. Como eu disse ali em cima, você verá placas indicativas dos caminhos, mas para não haver dúvidas, quando você chegar no lugar da foto abaixo, estará no “ponto final” da trilha de Witsand. Se continuar em frente é porque vai fazer a trilha maior. Caso esteja cansado, pegue o caminho da direita para voltar, não volte pelo mesmo caminho, pois assim você poderá ver outras paisagens.

Witsand | O que fazer em Plettenberg Bay
Witsand | O que fazer em Plettenberg Bay

Por último, a trilha mais curtinha é a The Gap com 2,1km. Se você for sedentário ou simplesmente não quiser fazer as outras trilhas, faz pelo menos essa, pois já vai ter acesso a uma vista bem linda! O caminho é bem tranquilo, tem banquinho para observar a paisagem… aquela “trilha nutella” rs

Robberg Nature Reserve
Robberg Nature Reserve

Logo ali entre as duas trilhas menores você terá acesso a praia, que é uma boa para quem estiver com crianças ou quiser ficar mais tranquilo. Se for com a intenção de ficar na praia, lembre-se que não tem sombra, nem vendedor de mate com limão rs. A praia não tem nenhuma estrutura, o que faz dela mais linda ainda!

Robberg Nature Reserve | O que fazer em Plettenberg Bay
Robberg Nature Reserve

É preciso pagar 5o rands para entrar na reserva. Lá você terá estacionamento e banheiro. DICA: chegue cedo para encontrar uma vaga no estacionamento que seja perto do início da trilha. O horário de funcionamento é de: Outubro a Abril das 7 às 20h e Maio a Setembro das 8h às 18h.

  • Lookout Rocks – mirante para ver baleias e golfinhos. Eles não aparecem durante todo o ano, apenas entre junho a novembro (mais ou menos).
  • Monkeyland – é um santuário de primatas localizado nos arredores de Plett. Eu não conheci, tenho um pouquinho de medo de macacos =/ Se quiser mais detalhes, confere o site oficial.
  • Birds of Eden – é o maior santuário de pássaros do mundo. Lá você vai encontrar mais de 3.000 pássaros. O preço da entrada varia entre a baixa e alta temporada, começando a partir de 280 a 320 rands.

Obs: se você for visitar os 2 santuários compre o combo, pois os ingressos saem mais baratos.

Plettenberg Bay.
Plettenberg Bay.

A lista de o que fazer em Plettenberg Bay não é longa, deu pra notar que a estrela da cidade é a Robberg, certo?! Minha dica é ficar 1 ou duas noites lá e depois seguir viagem! Não aconselho ficar hospedado em Plett para fazer bate volta até Stormsrivier, se a sua intenção for fazer a rota até Port Elizabeth. Por que? Pois entre as duas cidades tem um pedágio. O melhor é dormir em Plett para fazer a trilha da Robberg e depois seguir viagem, dormindo em Stormsriver para fazer o Tsitsikamma National Park.

# Onde ficar em Plettenberg Bay

Agora que você já saber o que fazer em Plettenberg Bay, vamos ver onde ficar! Separei abaixo algumas sugestões de hospedagem na cidade. São opções com um bom custo x benefício, sem luxo, mas com conforto e preço acessível.

Mandalay Guest House Plettenberg Bay

Possui quartos espaçosos, piscina, estacionamento gratuito, café da manhã (pago à parte) e quartos para até 4 pessoas. É uma pousada custo x benefício, com diárias para casal a partir de R$190.

Mandalay Guest House Plettenberg Bay
Mandalay Guest House Plettenberg Bay

Clique aqui para ver mais fotos, preços e fazer sua reserva no Mandalay Guest House Plettenberg Bay.

Nothando Backpackers Lodge

É a opção para os mochileiros de plantão. O hostel possui quartos privados e dormitórios compartilhados. Se você estiver viajando sozinho e quiser ficar no quarto coletivo, é uma boa opção.

Nothando Backpackers Lodge
Nothando Backpackers Lodge

Se estiver viajando em casal ou com mais uma pessoa e quiser um quarto privado, em termos de custo x benefício acho que a 1ª opção (ali de cima) é melhor, pois a diferença de valores é pequena.

Clique aqui para ver mais fotos, preços e fazer sua reserva no Nothando Backpackers Lodge.

The Bungalow

Situado de frente para o mar da Praia Hobie. Possui piscina, bar, restaurante, quartos para até 4 pessoas, estacionamento gratuito e café da manhã incluso na diária.

The Bungalow
The Bungalow

Clique aqui para ver mais fotos, preços e fazer sua reserva no The Bungalow.

Antes de finalizar o post queria te lembrar que brasileiros NÃO precisam de visto para viajar a turismo por menos de 90 dias pela África do Sul. No entanto, é exigido ter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia e estar vacinado contra febre amarela! O seguro viagem não é obrigatório, mas altamente aconselhável!

Por hoje é isso, espero que você tenha gostado das minhas dicas de o que fazer em Plettenberg Bay e se ainda não leu o post “Garden Route: roteiro econômico para 3, 4, 5 e 6 dias!“, não perde mais tempo e confere aí! Percorrer a Garden Route de carro foi um dos programas mais legais que eu fiz na África do Sul e você precisa fazer também!

Segue a gente no Instagram para acompanhar nossas aventuras!

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário