Paraty é uma cidade histórica super charmosa e está entre o meu top 5 dos destinos que fazem parte da Estrada Real. Por ser um município turístico, oferece muitas opções de hospedagem para os visitantes. E, se você chegou até esse post, não deve ter decidido onde ficar em Paraty ainda, certo?! Nas próximas linhas vou te contar como foi ficar hospedada na Pousada Literária (atendimento, café da manhã, estrutura etc)!
Antes de te contar como foi minha experiência na Pousada Literária, quero dar um spoiler sobre o café da manhã. Simplesmente um dos melhores que eu já provei! Dessa forma, minha dica é que você separe um tempo para apreciar com calma o momento do café, pois é uma experiência gastronômica.
Onde ficar em Paraty – Pousada Literária
Para complementar a experiência do hóspede a acomodação possui outros estabelecimentos, como a Fazenda Bananal e o restaurante Quintal das Letras. A Fazenda Bananal produz os queijos, iogurtes, ovos e vários itens que estão presentes no café da manhã da pousada. Inclusive, aos finais de semana é possível tomar o café da manhã na Fazenda, basta comunicar na recepção.
Tanto na pousada quanto na Fazenda são seguidos o modelo farm to table, que nada mais é do que o produto sair da fazenda (=farm) e ir direto para mesa. Essa é uma atitude sustentável, pois assim eles diminuem a pegada de carbono dos produtos, além de garantir itens frescos para os hóspedes.
Além disso, é possível fazer um tour pela Fazenda e conhecer mais sobre a história de Paraty e, também aprender sobre plantas e animais. Quem quiser saber mais sobre o tour, dá uma conferida neste post.
Localização
A pousada fica localizada na Rua do Comércio, 362, ou seja, no coração do Centro Histórico de Paraty. A localização é ideal para quem deseja aproveitar a cidade sem ter que utilizar carro, visto que os restaurantes, igrejas e demais monumentos estão situados nos arredores.
Quando você estiver pesquisando onde ficar em Paraty, é muito importante atentar-se para localização, visto que algumas ruas do Centro Histórico são fechadas para veículos. No caso da Pousada Literária, você terá acesso ao estacionamento pela Rua Abel Oliveira (fundos da pousada).
Leia também:
–14 produtos sustentáveis para usar no dia a dia e nas viagens!
–17 lugares na Europa para visitar em 2022
Atendimento
Tive contato com vários funcionários durante minha estadia, mas gostaria de mencionar o Ademir (da equipe do café da manhã) e a Vanessa e o Fernando (ambos da equipe da recepção). Fui muito bem tratada por todos eles, que estavam sempre atentos e prontos para atender as demandas que surgiram durante os dias que fiquei na pousada.
Importante destacar que a Pousada adota vários procedimentos de segurança devido a pandemia, como alcool em gel espalhado pelos ambientes e sanitização das chaves, dos talheres, controle remoto da TV e do ar-condicionado.
Estrutura
A Pousada Literária possui vários ambientes de convivência, assim os hóspedes podem descansar nos quartos, mas também usufruir da piscina, sala de leitura, sauna, academia e spa.
Primeiramente, vou te contar sobre meu quarto! Eu fiquei no quarto 28, que fica no segundo andar. Ele tinha 3 ambientes, sendo uma sala, o quarto e o banheiro. Os três muito espaçosos e bem decorados. A sala tinha um sofá, ar condicionado, uma mesa (que servia para fazer refeições ou trabalhar) e a tradicional estante com livros, que devido a pandemia estava vazia.
O quarto tinha uma cama de casal enorme (king size), uma cama de solteiro, ar condicionado, TV com SKY, uma poltrona com chaise (que te convida para sentar e ler um livro) e duas janelas, que deixava o ambiente iluminado e bem ventilado.
No banheiro estava o frigobar, um armário para guardar as roupas, secador de cabelos e cofre. As amenidades da Pousada Literária são da L’OCCITANE. O box era grande e a pressão da água ideal para um banho relaxante. Ahh, uma coisa que me chamou atenção: os sacos de lixo não eram de plástico, mas sim de papel! Adorei! Eu faço isso na minha casa, mas nunca tinha visto em hospedagens. Sustentabilidade mode on!
Agora falando dos ambientes comuns, vou começar com a piscina! Ela é climatizada, assim poderá aproveitar tanto de dia quanto à noite, uma ótima pedida para um pós praia. Ali do ladinho dela está o bar/restaurante da pousada e um jardim muito bonito. A sauna e a academia também ficam próximas, porém eu não tive tempo de aproveitar esses dois ambientes…
Por último, deixei uma das marcas da pousada: a sala de leitura. Duvido que ao pesquisar onde ficar em Paraty você vai achar um lugar com uma sala de leitura tão maravilhosa como a da Pousada Literária! Na verdade, são 3 ambientes em um mesmo espaço, sendo duas salas e uma mini biblioteca.
Café da manhã
Se você estiver pesquisando onde ficar em Paraty e estiver em dúvida se a Pousada Literária é uma boa escolha, vou te contar um segredo: foi lá que eu tomei o melhor café da manhã da minha vida (real, sem exageros)!
Primeiramente, queria te contar que vários itens do café da manhã vem direto da Fazenda Bananal, ou seja, tudo fresquinho e orgânico. Os pães e bolos são feitos na própria pousada, todos muito saborosos!
O café da manhã é servido no estilo a la carte. Para beber tinha sucos (laranja, melancia, abacaxi, limão), café, leite, chá e chocolate quente (bem cremoso, nada de achocolatado). No quesito frutas, muita variedade também, sendo que sempre era servido um bowl com mamão e um outro com porções diferentes (manga, abacaxi etc). Além disso, tinha um acompanhamento de iogurte com granola.
Saindo das entradinhas, era possível escolher uma infinidade de tipos de ovos (mexido, frito, omelete, poche, cozido, benedict), tapiocas e um magnífico waffle de pão de queijo (não tenho palavras para descrever como ele é maravilhoso).
No quesito frios, havia queijos produzidos na Fazenda, presunto e peito de peru. As geléias de banana e laranja muito gostosas, o doce de leite (divino), fora isso tinha também manteiga e requeijão cuja produção é própria (nada industrializado). Para finalizar, havia também pães (feitos na pousada), bolos, muffins. Um destaque para o pão de juçaí, bem diferente!
Contato
- Site: pousadaliteraria.com.br
- Instagram: @pousadaliteraria
- Email: reservas@pousadaliteraria.com.br
- Whatsapp: +55 24 33711568
Quem preferir fazer a reserva pelo site do Booking pode clicar aqui. Lá você vai ter acesso aos valores, disponibilidade de datas, mais fotos e avaliações de outros viajantes.
Leia também:
– Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real + Dicas
– O que fazer em Paraty em 3 dias (com Trindade e Ilha do Cedro)
Nota
Minha nota é 4,8, sendo que 5 é a máxima. Adorei minha hospedagem na Pousada Literária e ela é minha recomendação de onde ficar em Paraty.
Um beijo e te vejo pelo mundo!
Observação: minha estadia foi patrocinada por meio de uma parceria. Não fazemos parcerias que não se adequam ao propósito do Blog e a opinião retratada no post é real e imparcial.
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.
Que opção espetacular, tem tudo a ver com a linda Paraty. Essa sala de leitura é muito original e única. E que café da manhã, hein? 😍
Ei Keli! Pois é a Pousada Literária tem a mesma vibe da cidade… muito charmosa! O café da manhã fico até sem palavras para descrever rs
Amo Paraty e adorei saber mais sobre a Pousada Literária! Antes de ler seu comentário já tinha salivado de ver aquele waffle de pão de queijo kkk um bom café da manhã faz o lugar ganhar muuuuitos pontos comigo, adoro!
Um bom café da manhã me seduz também, por isso saí de Paraty apaixonada pela Pousada Literária! rs
Que charme a pousada Literária, e ainda no coração do centro histórico de Paraty. Tudo perfeito, conforto nos quartos e que café da manhã heim…
Muito charmosa, muito bem localizada e com um café da manhã pra ninguém colocar defeito! =)
Ai que lindeza que é a Pousada Literária! Tá aí um lugar que quero muito conhecer um dia: Paraty! Amei suas dicas, obrigada!
Marcella, tanto a pousada quanto a cidade são maravilhosas! Quando tiver a oportunidade vá conhecer! Certeza que você vai gostar!
Que lugar maravilhoso pra ficar em Paraty, essa Pousada Literária! Não sabia que a Fazenda Bananal também pertencia ao mesmo proprietário. Almoçamos lá e fazia tempo não tinha tantas sensações prazerosas ao comer, acho que o café da manhã deve ser igualmente delicioso, né?
Isso, Márcia! São do mesmo grupo…
Eu visitei a Fazenda também, adorei! O café da manhã é até uma falta de respeito de tão delicioso rs
Esta pousada parece maravilhosa, e além de tudo ainda fica no coração do centro histórico. Opção perfeita. Obrigada por compartilhar.
Alessandra, eu diria que é a melhor opção de Paraty! Amei ficar lá e com certeza quero voltar!
Para tudo!! Amei a mesa do café da manhã! Começar o dia assim é bom demais né?! Também curti muito o fato da pousada ficar no coração da cidade. Valeu pela dica
Ana, para tomar um café da manhã desses eu até animo acordar às 7h rs