Onde ficar em Paraty: Pousada Literária, a melhor opção da cidade!

Compartilhe este post

Paraty é uma cidade histórica super charmosa e está entre o meu top 5 dos destinos que fazem parte da Estrada Real. Por ser um município turístico, oferece muitas opções de hospedagem para os visitantes. E, se você chegou até esse post, não deve ter decidido onde ficar em Paraty ainda, certo?! Nas próximas linhas vou te contar como foi ficar hospedada na Pousada Literária (atendimento, café da manhã, estrutura etc)!

Quarto da Pousada Literária em Paraty
Quer uma dica de onde ficar em Paraty? Pousada Literária!

Antes de te contar como foi minha experiência na Pousada Literária, quero dar um spoiler sobre o café da manhã. Simplesmente um dos melhores que eu já provei! Dessa forma, minha dica é que você separe um tempo para apreciar com calma o momento do café, pois é uma experiência gastronômica.

Onde ficar em Paraty – Pousada Literária

Para complementar a experiência do hóspede a acomodação possui outros estabelecimentos, como a Fazenda Bananal e o restaurante Quintal das Letras. A Fazenda Bananal produz os queijos, iogurtes, ovos e vários itens que estão presentes no café da manhã da pousada. Inclusive, aos finais de semana é possível tomar o café da manhã na Fazenda, basta comunicar na recepção.

Tanto na pousada quanto na Fazenda são seguidos o modelo farm to table, que nada mais é do que o produto sair da fazenda (=farm) e ir direto para mesa. Essa é uma atitude sustentável, pois assim eles diminuem a pegada de carbono dos produtos, além de garantir itens frescos para os hóspedes.

Fazenda Bananal em Paraty
Visitando a Fazenda Bananal.

Além disso, é possível fazer um tour pela Fazenda e conhecer mais sobre a história de Paraty e, também aprender sobre plantas e animais. Quem quiser saber mais sobre o tour, dá uma conferida neste post.

Localização

A pousada fica localizada na Rua do Comércio, 362, ou seja, no coração do Centro Histórico de Paraty. A localização é ideal para quem deseja aproveitar a cidade sem ter que utilizar carro, visto que os restaurantes, igrejas e demais monumentos estão situados nos arredores.

Quando você estiver pesquisando onde ficar em Paraty, é muito importante atentar-se para localização, visto que algumas ruas do Centro Histórico são fechadas para veículos. No caso da Pousada Literária, você terá acesso ao estacionamento pela Rua Abel Oliveira (fundos da pousada).

Leia também:
14 produtos sustentáveis para usar no dia a dia e nas viagens!
17 lugares na Europa para visitar em 2022

Atendimento

Tive contato com vários funcionários durante minha estadia, mas gostaria de mencionar o Ademir (da equipe do café da manhã) e a Vanessa e o Fernando (ambos da equipe da recepção). Fui muito bem tratada por todos eles, que estavam sempre atentos e prontos para atender as demandas que surgiram durante os dias que fiquei na pousada.

Pousada Literária de Paraty
Ambiente da recepção.

Importante destacar que a Pousada adota vários procedimentos de segurança devido a pandemia, como alcool em gel espalhado pelos ambientes e sanitização das chaves, dos talheres, controle remoto da TV e do ar-condicionado.

Estrutura

A Pousada Literária possui vários ambientes de convivência, assim os hóspedes podem descansar nos quartos, mas também usufruir da piscina, sala de leitura, sauna, academia e spa.

Primeiramente, vou te contar sobre meu quarto! Eu fiquei no quarto 28, que fica no segundo andar. Ele tinha 3 ambientes, sendo uma sala, o quarto e o banheiro. Os três muito espaçosos e bem decorados. A sala tinha um sofá, ar condicionado, uma mesa (que servia para fazer refeições ou trabalhar) e a tradicional estante com livros, que devido a pandemia estava vazia.

Quarto da Pousada Literária.
Quarto para 3 pessoas | Onde ficar em Paraty

O quarto tinha uma cama de casal enorme (king size), uma cama de solteiro, ar condicionado, TV com SKY, uma poltrona com chaise (que te convida para sentar e ler um livro) e duas janelas, que deixava o ambiente iluminado e bem ventilado.

Quarto da Pousada Literária.
Um outro ângulo do meu quarto.

No banheiro estava o frigobar, um armário para guardar as roupas, secador de cabelos e cofre. As amenidades da Pousada Literária são da L’OCCITANE. O box era grande e a pressão da água ideal para um banho relaxante. Ahh, uma coisa que me chamou atenção: os sacos de lixo não eram de plástico, mas sim de papel! Adorei! Eu faço isso na minha casa, mas nunca tinha visto em hospedagens. Sustentabilidade mode on!

Banheiro da Pousada Literária.
Banheiro. Destaque para o espelho pequeno, ótimo para passar make.

 

Amenidades de banho.

Agora falando dos ambientes comuns, vou começar com a piscina! Ela é climatizada, assim poderá aproveitar tanto de dia quanto à noite, uma ótima pedida para um pós praia. Ali do ladinho dela está o bar/restaurante da pousada e um jardim muito bonito. A sauna e a academia também ficam próximas, porém eu não tive tempo de aproveitar esses dois ambientes…

Pousada Literária.
Piscina climatizada da Pousada Literária.

Por último, deixei uma das marcas da pousada: a sala de leitura. Duvido que ao pesquisar onde ficar em Paraty você vai achar um lugar com uma sala de leitura tão maravilhosa como a da Pousada Literária! Na verdade, são 3 ambientes em um mesmo espaço, sendo duas salas e uma mini biblioteca.

Pousada Literária.
Sala de leitura da Pousada Literária.

Café da manhã

Se você estiver pesquisando onde ficar em Paraty e estiver em dúvida se a Pousada Literária é uma boa escolha, vou te contar um segredo: foi lá que eu tomei o melhor café da manhã da minha vida (real, sem exageros)!

Café da manhã da Pousada Literária.
O melhor café da manhã!

Primeiramente, queria te contar que vários itens do café da manhã vem direto da Fazenda Bananal, ou seja, tudo fresquinho e orgânico. Os pães e bolos são feitos na própria pousada, todos muito saborosos!

O café da manhã é servido no estilo a la carte. Para beber tinha sucos (laranja, melancia, abacaxi, limão), café, leite, chá e chocolate quente (bem cremoso, nada de achocolatado). No quesito frutas, muita variedade também, sendo que sempre era servido um bowl com mamão e um outro com porções diferentes (manga, abacaxi etc). Além disso, tinha um acompanhamento de iogurte com granola.

Saindo das entradinhas, era possível escolher uma infinidade de tipos de ovos (mexido, frito, omelete, poche, cozido, benedict), tapiocas e um magnífico waffle de pão de queijo (não tenho palavras para descrever como ele é maravilhoso).

Pousada Literária
Ambiente onde é servido o café da manhã.

No quesito frios, havia queijos produzidos na Fazenda, presunto e peito de peru. As geléias de banana e laranja muito gostosas, o doce de leite (divino), fora isso tinha também manteiga e requeijão cuja produção é própria (nada industrializado). Para finalizar, havia também pães (feitos na pousada), bolos, muffins. Um destaque para o pão de juçaí, bem diferente!

Onde ficar em Paraty
Um dos ambientes da sala de leitura.

Contato

Quem preferir fazer a reserva pelo site do Booking pode clicar aqui. Lá você vai ter acesso aos valores, disponibilidade de datas, mais fotos e avaliações de outros viajantes.

Leia também:
– Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real + Dicas
– O que fazer em Paraty em 3 dias (com Trindade e Ilha do Cedro)

Nota

Minha nota é 4,8, sendo que 5 é a máxima. Adorei minha hospedagem na Pousada Literária e ela é minha recomendação de onde ficar em Paraty.

Onde ficar em Paraty
Um dos ambientes do quarto.

Um beijo e te vejo pelo mundo!

Observação: minha estadia foi patrocinada por meio de uma parceria. Não fazemos parcerias que não se adequam ao propósito do Blog e a opinião retratada no post é real e imparcial.


Compartilhe este post

2 comentários em “Onde ficar em Paraty: Pousada Literária, a melhor opção da cidade!”

  1. Que opção espetacular, tem tudo a ver com a linda Paraty. Essa sala de leitura é muito original e única. E que café da manhã, hein? 😍

    Responder
    • Ei Keli! Pois é a Pousada Literária tem a mesma vibe da cidade… muito charmosa! O café da manhã fico até sem palavras para descrever rs

      Responder

Deixe um comentário