Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real + Dicas

Compartilhe este post

A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil, sabia? No post de hoje vou te contar como conseguir e onde carimbar o Passaporte da Estrada Real, que é um passaporte especial para quem desejar percorrer os caminhos dela e ter “documentado” as cidades que percorreu.

Quem acompanha o Blog sabe que estou morando em Ouro Preto. Quando vim para a cidade decidi explorar a região e foi aí que resolvi fazer o meu Passaporte da Estrada Real =)

Passaporte Estrada Real.
Passaporte Estrada Real.

Para quem não sabe a história da Estrada Real… ela surgiu em meados do século 17 quando a Coroa Portuguesa marcou os caminhos pelos quais os diamantes e ouro iam ser transportados de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. Hoje ela é uma rota turística, que possui mais ou menos 1.630 km e corta os estados de Minas Gerais, Rio e São Paulo.

Já escrevi posts sobre algumas cidades que fazem parte da Estrada Real e durante esse ano vou escrever muitos outros, pois iniciamos o Projeto Estrada Real, no qual objetivamos percorrer todos os caminhos da estrada.

Se você ainda não leu, confere o “Visita ao Museu da Inconfidência em Ouro Preto“, “Cachoeira do Tabuleiro: tudo que você precisa saber sobre a maior queda d’água de MG” e o “A triste história do Museu da Loucura em Barbacena-MG“.

CONTINUE LENDO para descobrir como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real.

Igreja Nossa Senhora das Mercês (de baixo) em Ouro Preto | Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real
Ouro Preto | Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real

# Como conseguir o passaporte da Estrada Real

Ele é individual e gratuito.

Antes de entrar no site, leia o post até o final para ver todas as dicas. Para conseguir o passaporte da Estrada Real siga o passo a passo abaixo:

1º – entre no site do Instituto da Estrada Real  e preencha a “Ficha do viajante”.

Ficha do viajante - Estrada Real
Ficha do viajante – Estrada Real

2º – compre 1 kg de alimento não perecível (exceto sal, farinha e fubá).

3º – vá até um dos pontos de retirada, apresente o comprovante de cadastro que foi enviado para seu email e leve o alimento.

Obs: pode ser agasalho também.

E pronto! =)

Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real
Congonhas | Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real

ATENÇÃO: ao contrário do que muita gente pensa, NÃO são todos os pontos de carimbo que emitem o passaporte. Os pontos de retirada são:

  • Ouro Preto (Centro Cultural Sesi, fica na Praça Tiradentes, nº 04. Aberto todos os dias das 09h às 19h);
  • Glaura (Bar do Domingos)
  • Cocais (Pousada Vila Cocais)
  • Diamantina (Receptivo Minas Gerais, aberto de segunda a sábado)
  • Tiradentes (Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, fica na Rua Direita, nº168, aberto de terça a domingo);
  • Paraty (Centro de Informações Turísticas e Pousada do Caneca);
  • Petrópolis

# Onde carimbar o passaporte da Estrada Real

A Estrada Real é formada por 4 caminhos, são eles: Caminho Novo, Caminho Velho, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu. Você poderá carimbar seu passaporte em qualquer uma das cidades que fazem parte destes caminhos.

Alguns lugares, como pousadas, ficam abertos 24 horas por dia de segunda a segunda. Já outros, como centro de informações, possuem horário de funcionamento diferente, então fique atento.

Para saber os lugares onde você poderá carimbar seu passaporte em cada cidade, basta acessar o site do Instituto da Estrada Real, lá tem uma lista com os nomes e endereços.

Marco da Estrada Real, estão espalhados por todos os caminhos.
Marco da Estrada Real espalhados por todos os caminhos.

Obs: só existe um carimbo por cidade, então não importa se você for carimbar seu passaporte na pousada ou no museu, pois o “desenho” será o mesmo.

Leia também:

Quanto custa viajar: Ouro Preto em 4 dias
O que fazer em Ouro Preto a noite: opções pra todos os bolsos!

# Os Caminhos da Estrada Real

O Caminho Velho foi o 1º a surgir, possui 710 km e as principais cidades que fazem parte dele são: Ouro Preto (e alguns distritos), Congonhas, Lagoa Dourada, São João Del Rei, Tiradentes, Prados, Carrancas, Caxambu, São Lourenço, Passa Quatro, Guaratinguetá e Paraty.

Caminho Velho da Estrada Real.
Caminho Velho da Estrada Real.

Dica: confere o post “O que fazer em Paraty em 3 dias (com Trindade e Ilha do Cedro)”, no qual falo sobre uma das cidades mais encantadoras da ER.

Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei.
Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei | Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real

O Caminho do Sabarabuçu é o menor deles, possui 160 km e vai de Cocais até Glaura (que é distrito de Ouro Preto).

Já o Caminho Diamantes, vai de Diamantina até Ouro Preto e possui 395 km, sendo que suas cidades principais são Diamantina, Serro, Ipoema, Conceição do Mato Dentro, Barão de Cocais, Catas Altas, Mariana e Ouro Preto.

O Caminho Novo foi o último caminho a ser criado, possui 515 km e as principais cidades que o compõe são: Ouro Preto (e o distrito de Lavras Novas), Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Santos Dumont, Juiz de Fora, Petrópolis e Porto Estrela.

Os caminhos podem ser percorridos a pé, de carro ou de bicicleta. Eu já fiz alguns trechos de carro e dois de bicicleta (Ouro Preto-Mariana e Ouro Preto-Lavras Novas).

Centro histórico de Paraty.
Centro histórico de Paraty.

# Certificado

Agora que você já sabe como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real, vou te contar sobre o certificado! Após percorrer um caminho e ter um número mínimo de carimbos em seu passaporte, você poderá obter um certificado digital, que é mais uma prova de que você foi bem sucedido na “tarefa”. Assim, ele é algo além dos carimbos.

Para conseguir os certificados você precisará ter pelo menos 14 carimbos do Caminho Velho ou 04 do Sabarabuçu ou 08 do Novo ou 10 do Diamantes. Lembrando que você não precisa percorrer todos os caminhos e que não precisa fazer tudo de uma vez, pode percorrer algumas cidades e depois daí algum tempo percorrer outras.

Quem percorrer todos os Caminhos poderá obter o Certificado Digital Especial, que é a prova máxima, te fazendo quase que um especialista em Estrada Real rs

Esse certificado aí é nosso objetivo =)

Leia também:

O que fazer em Tiradentes em 3 dias [Bichinho + São João]
Minas de ouro em Ouro Preto: quais valem a pena visitar?

Ahhh, não sei se você sabe, mas eu posso planejar toda sua aventura pela Estrada Real ou pelo mundo (o destino é você quem escolhe rs). Temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGEM e roteiros personalizados no qual eu planejo toda sua viagem de acordo com seu gosto e bolso! Para mais detalhes manda uma mensagem (sem compromisso) no Whatsapp do Blog 31 99590-2414, aí batemos um papo sobre suas próximas férias.

Mais um carimbo para meu passaporte.
Mais um carimbo para meu passaporte.

É isso por hoje! Se você tiver alguma dúvida sobre como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real ou alguma dica deixa um comentário aqui embaixo pra gente! Para não perder nossa aventura pela Estrada Real segue a gente lá no Instagram [ @partiuviajarblog ], toda semana postamos fotos e dicas sobre a estrada!

Até mais!


Compartilhe este post

37 comentários em “Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real + Dicas”

    • Ei Tábata, para você obter os carimbos é só chegar nos lugares que tem o carimbo, não precisa reservar. Agora, para pegar o passaporte é preciso escolher um local certo para retirada.

      Consegui responder sua dúvida? =)

      Responder
  1. É quase um caminho de santiago, mas é aqui mesmo hehe Não sabia que tinha isso de carimbar o passaporte da estrada real, estou impressionada real oficial com essa ideia. Já quero fazer depois que tudo passar sabe? Ainda mais que agora eu sei como conseguir e onde carimbar hehe (amei as fotos!)

    Responder
    • Ei Aline! Pois é, quase um Caminho de Santiago mesmo rs
      E o legal é que você não precisa fazer tudo de uma vez e de um jeito só… pode fazer um trecho de carro, outro de bike… separar as férias ou o final de semana. É muito legal!

      Responder
  2. Eu não tinha ideia de como conseguir o passaporte da Estrada Real, e adorei a ideia de doar alimentos para consegui-lo! E as paisagens pelos caminhos, Lid? Acho que já vi uma foto de um você de bike num deles, mas fiquei curiosa pra saber da paisagem. Imagino que varie bastante de acordo com a localização…

    Responder
    • Marcia, as paisagens são lindas e variam um pouco sim! Como a Estrada passa por 3 estados brasileiros dá pra notar algumas diferenças… ali na região de Paraty temos o mar, mais perto de Petrópolis temos a serra, para os lados de Ouro Preto as montanhas, nos arredores de São João Del Rei e Tiradentes a Serra de São José…

      Responder
  3. Se eu já tô animada com esse passaporte, imagino como meus filhos adorariam ainda mais fazer o roteiro da Estrada Real e garantir cada carimbo. Quando formos à Minas, com certeza vamos fazer.

    Responder
  4. Eu penso em um dia ter o carimbo da estrada real. Deve ser uma viagem muito legal de se fazer. Não sabia que tinha mais de um caminho a ser percorrido, mas gosto da ideia de múltiplas opções.

    Acho que de bike deve ser uma opção bem legal, assim como caminhando! 🙂

    Responder
    • Pois é, são 4 caminhos diferentes e paisagens lindas em cada um deles! Eu fiz a maioria do trajeto de carro, mas recentemente fiz mais um pedaço de bike, fui de Tiradentes a Bichinho… indico demais fazer uma parte a pé, outra de bike e outra de carro!

      Responder
    • Olá! Meu nome RICARDO e da minha companheira e Marcia estamos fazendo o caminho da estrada real o novo e velho da estrada Real incrível já estamos 5 dia de viajem .chegamos na cidade de carrancas já percorremos um trecho bem longo,amanhã seguiremos para CRUZÍLIA,.depois seguiremos para Aparecida.🚴🏾‍♂️🚴🏾‍♂️🛣️.

      Responder
      • Que legal, Ricardo!!
        Depois me conta como foi a viagem toda, se vocês gostaram… as cidades que fazem parte da Estrada Real são incríveis!

        Responder
  5. Já fiz diversas viagens pela Estrada Real em Minas e acho q na primeira vez nem existia esse passaporte ainda. Mas acabei nunca pegando esse passaporte nas outras viagens e os carimbos 🙁 Seria uma ótima recordação!

    Responder
    • Ei Fernanda, eu também conheci várias cidades antes de saber da existência do passaporte, mas aí resolvi fazer o passaporte e visitar novamente elas rs

      Responder
  6. Eu sou doida pra fazer uma viagem pela Estrada Real e sabia da existência do passaporte, mas não fazia ideia de como consegui-lo e nem como carimbá-lo. Adorei as dicas! Existe alguma época do ano que seja melhor para fazer essa viagem?

    Responder
    • Ei Dhebora, você vai amar percorrer o caminho e conhecer as cidades da ER!
      Sobre a melhor época do ano, eu evitaria o período de chuvas, pois vários trechos são de estrada de terra. Agora, se você for com um 4×4, aí qualquer época é bacana.

      Responder
    • Ei Rosângela!
      Então, caminhando vai depender muito do trecho que você escolher e, também, do seu ritmo de caminhada. Dá uma olhadinha no site do Instituto, lá eles têm umas estimativas.

      Responder
  7. Oi boa tarde td bem, parabéns por este trabalho. Sou fotógrafo e curto muito as cidades do nosso estado.
    Bom gostaria de saber se Santa Bárbara faz parte, porque ela é cidade vizinha de Catas Altas e Barão de cocais, E ambas recebem o carimbo da Estrada Real, além de fazer parte também.

    Responder
    • Ei Geovani, obrigada pelo comentário!
      Santa Bárbara faz sim parte da Estrada Real e, também, tem carimbo. É possível pegá-lo no Athens Palace Hotel e na Casa de Cultura.
      Boa viagem e aproveite!

      Responder
  8. Oiê!
    Eu também adorei essa ideia do passaporte. Peguei o meu em Paraty. E o meu é Edição Especial: 300 anos de Minas! Virei caçadora de carimbos!!!

    Responder
    • Ei Regina!
      Uai, não conheço essa edição especial de 300 anos… deve ser bem legal!
      Eu tbm sou caçadora de carimbos rs sempre levo o passaporte nas viagens!

      Responder
  9. Já faço os caminhos da Estrada Real há três anos, um pouquinho em cada viagem e já consegui 27 carimbos, roteiros legais, cidades pitorescas e muita história para contar.

    Responder
    • Ei Kelly! Então, os dias e horários variam de acordo com o local. Se for uma pousada, a grande maioria, funciona de segunda a segunda, 24hrs por dia. Se for um centro de informações turísticas, geralmente é no horário comercial, mas também de segunda a segunda.

      Responder
  10. Boa Tarde, estou ancioso para fazer esse percurso, estou juntando informações, roteiros. Como foi dito , a estrada e para ser feita de carro, bike ou apé, será que consigo fazer de moto ? dando preferencia por estradas de terra …

    Responder
    • Ei Stevan! Acredito ser possível fazer de moto sim. Antes de ir dá uma olhada na previsão do tempo, só para ter mais segurança.

      Responder

Deixe um comentário