10 programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda

Compartilhe este post

Arraial é um dos distritos mais lindos e agitados de Porto Seguro! Apesar de ser pequeno, tem muita coisa legal para fazer por lá e é por isso que nas próximas linhas vou te contar 10 PROGRAMAS IMPERDÍVEIS EM ARRAIAL D’AJUDA. Além disso, vou te dar dicas de como chegar, onde ficar e o que fazer à noite. Partiu?

Antes de começar com as dicas, já vou logo responder uma dúvida sobre “quantos dias ficar em Arraial”. Tem gente que faz bate volta a partir de Porto Seguro, eu fiz isso na 1ª vez que fui em Arraial, mas não aconselho, pois fazendo bate volta você não poderá curtir a vida noturna do destino. Meu conselho é ficar, no mínimo, 2 noites e 2 dias inteiros para curtir os programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda, combinado?!

Mirante das Fitinhas em Arraial D'Ajuda
Mirante das Fitinhas em Arraial D’Ajuda.

Se você tiver 7 dias livres, meu conselho é separar 2 para Arraial, 1 para Trancoso, 3 para Caraíva e 1 para Porto Seguro. Mas, na minha opinião, o ideal são 9 dias, pois aí você poderá acrescentar 1 para Trancoso e outro para Porto.

Como chegar em Arraial D’Ajuda

Se você fizer igual eu fiz e pegar um voo até o aeroporto de Porto Seguro, vai ser simples chegar em Arraial. A primeira coisa é se deslocar até o terminal das balsas, comprar seu ingresso (R$6) e embarcar em uma balsa para atravessar o rio, sendo que o percurso demora menos de 10 minutos. Após atravessar o rio poderá pegar um ônibus, van ou táxi até o centrinho de Arraial.

Ah, esse valor de 6 reais é pago só uma vez, ou seja, na volta não será preciso pagar nada.

Balsa Porto Seguro para Arraial
Balsa Porto Seguro para Arraial.
  • Como fazer o trajeto aeroporto-balsa?

Você poderá pedir um carro de aplicativo (como eu fiz) ou pegar um ônibus. Eu paguei menos de 10 reais pela corrida de carro, se você estiver viajando com mais pessoas, vai ser mais barato ainda. Caso queira ir de ônibus, é preciso sair do estacionamento do aeroporto e pegar o ônibus na rua, o ponto é em frente a uma locadora de carros.

• Como ir do terminal das balsas até o centro de Arraial?

Eu fui de ônibus e paguei R$4. Desci no Banco do Brasil, que era o ponto mais perto de onde fiquei hospedada.

Quem quiser ir de van, também tem essa opção. Eu preferi o ônibus por causa do ar-condicionado. Outra possibilidade é pegar um táxi, não sei falar o valor exato pois vai depender do trajeto, mas sairá por uns R$35, aproximadamente.

Leia também:
– Review: CHARM Residências em Arraial D’Ajuda
– Mini roteiro para conhecer e se apaixonar por Porto Seguro

10 programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda

Agora vou compartilhar com você minha lista com os programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda, mas saiba que tem outras coisas para fazer por lá, ok?

Praia de Mucugê

É a praia mais “urbana” de Arraial. Ela possui estrutura de barracas e fica bastante cheia na alta temporada, sendo facilmente acessível de carro. Quando eu fui a faixa de areia estava larga e extensa.

Recomendo para famílias com crianças e pessoas que queiram sentar em uma barraca e desfrutar do conforto de poder beber e comer, com a vista do mar, sem ter que caminhar quase nada.

Eu, particularmente, não curto praia cheia de gente e de barracas. Então, a Praia de Mucugê não foi minha favorita.

Praia do Parracho

É vizinha da Praia de Mucugê e muito badalada, principalmente no verão. Ela tem estrutura de barracas, inclusive beach club. Eu não fiquei em nenhum dos lugares com estrutura, por isso não posso falar se são bons ou ruins. O que posso dizer é que a praia é bem agradável, tem faixa de areia mais largas e alguns pontos de sombra, perto dos coqueiros.

Para acessá-la você pode chegar na Praia de Mucugê e ir caminhando sentido litoral sul, sendo que vai andar menos de 1,5 km.

programas imperdíveis em Arraial D'Ajuda

Praia de Taípe

Outra praia que está na minha lista de programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda é a Praia de Taípe, que não é tão famosa quanto Mucugê e Parracho, mas é uma ótima opção para quem estiver disposto a andar um pouco mais ou dirigir até lá.

Para acessá-la basta continuar caminhando pelo litoral sul, ela fica após a praia da Pitinga. Ela também tem estrutura de barracas.

Curtir a Rua Mucugê à noite

A Rua Mucugê possui várias opções de barzinhos e restaurantes, sendo que a dica é caminhar por ela (sem pressa) para sentir a vibe de Arraial. Quando decidir comer algo, te recomendo o Milloca Casual Food (falo mais dele ali embaixo, no tópico “o que fazer à noite em Arraial D’Ajuda).

Praia da Pitinga

Uma das praias mais bonitas de Arraial, pois além do mar (que for si só já é uma atração), ela tem várias falésias, que deixam a paisagem bem diferente!

Ela fica no litoral sul, depois da Praia do Parracho. Da Praia de Mucugê até lá são, aproximadamente, 2km de caminhada leve, sendo que a dica da maré baixa vale para o litoral sul também.

Dançar forró

Na minha lista de programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda não podia faltar o famoso forró. Tem vários por lá e o ideal é você conversar com os locais para descobrir onde está rolando. Eu fui em um perto da Praça dos Hippies, o lugar era bem simples, frequentado por quem mora lá.

Caminhar até a Praia do Apaga-Fogo

Comecei a caminhada pela Praia dos Pescadores, sentido litoral norte. De lá até a Praia do Apaga-Fogo foram uns 80 minutos andando na beira do mar, sendo aproximadamente 4,5 km. No dia não tinha sol, isso facilitou, pois deixou o tempo mais fresco.

Praia do Apaga-Fogo em Arraial D'Ajuda.
Caminhar até a Praia do Apaga-Fogo é um dos programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda.

Entre a Praia dos Pescadores e Apaga-Fogo tem a Praia de Araçaípe, que conta com estrutura de barracas. Não fiquei em nenhuma delas pois tinham consumação mínima, sendo que o valor mais barato era R$50 por pessoa. Inclusive, é bom ficar atento a isso, pois nessa região de Arraial-Trancoso-Caraíva é comum essa cobrança.

Chegando no Apaga-Fogo você pode ficar por lá para curtir a praia (mas, não tem estrutura de barraca) ou retornar para o centro de Arraial. Eu já estava muito cansada e preferi voltar de ônibus. Para isso, saí da praia e logo estava no terminal da balsa, onde tinha ônibus e van para o centrinho.

Ahhh, a dica é fazer a caminhada quando a maré estiver baixa. Se ela estiver alta a faixa de areia ficará muito encurtada e pode ser que você não consiga chegar até Apaga-Fogo.

Mirante das Fitinhas

O mirante fica atrás da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda. Eu achei lindinho, tem uma vista bem legal do mar e as fitinhas são super charmosinhas. Dá pra tirar fotos bem bacanas!

Logo ao lado do mirante tem uma escadaria que desce para a Fonte Nossa Senhora d’Ajuda e, também, dá acesso a rua que vai para a praia e para o Eco Park.

Mirante das Fitinhas | programas imperdíveis em Arraial D'Ajuda
Tirar uma foto no mirante das Fitinhas é um dos programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda.

Arraial D’Ajuda Eco Park

Eu não fui ainda, mas o pessoal que vai curte bastante. Se você já tiver ido e quiser deixar sua opinião ali nos comentários =)

Geralmente, ele funciona das 10 às 17h, mas é aconselhável entrar no site antes de ir para confirmar se está ou não aberto, pois tem dias que ele fecha para manutenção.

Fazer um bate volta até Trancoso

Para fechar a lista de 10 programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda tenho uma sugestão de bate volta.

Essa dica é boa, principalmente, para quem estiver com um orçamento mais enxuto. Não sei se você sabe, mas Trancoso tem fama de destino caro. E não é só fama, é verdade. Se puder gastar um pouco mais, passe uma noite lá para conhecer o Quadrado à noite.

Sobre o bate volta, para ir de Arraial para Trancoso você pode pegar um ônibus, van, carro alugado ou táxi (opção mais cara). Não tem necessidade de comprar a passagem com antecedência. O deslocamento demora, aproximadamente, 60 minutos.

Quadrado de Trancoso
O charmoso Quadrado de Trancoso.

Eu fui de Arraial para Trancoso não para fazer bate volta, mas para ficar alguns dias lá e ia de ônibus. Mas, quando estava no ponto, esperando ele passar, veio um taxista e perguntou se eu queria ir com ele, pois ele já ia levar 3 passageiras e ainda tinha 2 lugares. Ele fez por R$15, eu topei.

Se você quiser alugar carro para ter mais conforto e liberdade, vou deixar o link do site que eu uso para pesquisar os melhores valores. Sempre utilizo o site da Rentcars, que é parceira do Blog e sempre nos mostra as opções com melhor custo x benefício. O carro é imprescindível? Não, tanto que eu não aluguei, mas indico se você estiver viajando com crianças ou em grupo (4 a 5 pessoas), pois aí compensa pelo conforto e preço.

Onde ficar em Arraial D’Ajuda

Eu fiquei hospedada na Charm Residências e ela é minha indicação!

Charm residências em Arraial D'Ajuda
Que delícia essa rede!

A Charm é formada por várias casas, que estão localizadas dentro de um condomínio, que fica pertinho da Rua Mucugê e da praia.

A casa que eu fiquei tinha sala, cozinha, quarto, banheiro, área de serviços e uma varanda com rede. Nas áreas comuns tinha piscina, churrasqueira e estacionamento. Eu acho super prático esse tipo de hospedagem pois proporciona mais liberdade e conforto para curtir a viagem.

Charm residências em Arraial D'Ajuda | 10 programas imperdíveis em Arraial D'Ajuda
Sala toda decoradinha e equipada com TV e ar condicionado.

Eu fiz um post contando com detalhes minha experiência, dá uma lida no “Review: CHARM Residências em Arraial D’Ajuda” antes de escolher onde ficar em Arraial D’Ajuda.

Quem quiser ver disponibilidade de datas, valores e avaliações de outros viajantes pode entrar neste link.

O que fazer à noite em Arraial D’Ajuda

Arraial possui uma vida noturna bem agitada, pelo menos quando eu fui tinha várias opções do que fazer à noite por lá! Se você curtir um forrozinho vai ter, se curtir um rock tem, se for daqueles que gosta de baladinha tem também, se preferir uma barzinho ou restaurante tem! Viu, né?!

Vou começar te dando uma dica de onde comer, combinado?

Milloca Casual Food

O Milloca é um bar e restaurante, que fica situado na Rua Mucugê, 250 (o point da vida noturna de Arraial). Lá você poderá tomar bons drinks, curtir uma música ao vivo, apreciar o movimento da rua, petiscar ou jantar.

Eu comecei a noite tomando o Melancita, que é um drink com gin, morango e Red Bull. Depois tomei também o Spyce Gin, que é gin com especiarias. Gostei mais do primeiro, achei menos amargo. Se você não for de drink, lá tem vários tipos de cerveja e opções sem álcool.

Milloca Casual Food em Arraial D'Ajuda
Milloca Casual Food em Arraial D’Ajuda

Para comer começamos com uma porção de nachos, que vieram acompanhados de guacamole, sour cream, cheddar e chillibeans. A porção bem servida, que foi suficiente para duas pessoas, sendo que se tivesse uma terceira pessoa também poderia comer, visto que ainda sobrou.

Depois pedi um Bob Marley, que é um crepe vegetariano de muçarela, rúcula, tomate e pesto. Muito saboroso! Para fechar a noite, pedimos um Fred Mercury, que é um crepe caramelizado com recheio de doce de leite. A formiga que habita dentro de mim adorou!

Indico o Milloca Casual Food para todo tipo de público. É um lugar democrático que vai atender tanto famílias, quanto pessoas viajando sozinhas ou grupos de amigos.

Milloca Casual Food em Arraial D'Ajuda | 10 programas imperdíveis em Arraial D'Ajuda
Olha esse crepe! O doce de leite vazando… a mineira pira rs

Beco das Cores

Outra opção do que fazer à noite em Arraial D’Ajuda é conhecer o Beco das Cores. Quando eu estive em Arraial estava rolando música ao vivo por lá e o público era bem animado, sendo que tinha turistas e locais.

Indico para quem quer conhecer pessoas.

Bróduei

É outra rua famosa do distrito. Nela você vai encontrar lojas de lembrancinhas e algumas opções de lugares para comer, sendo que os preços são mais em conta, se comparados a Rua Mucugê. O ideal é caminhar pelas duas e dar uma olhadinha nos cardápios para ver o que te agrada mais.

Minha opinião? Apesar de adorar economizar, eu gostei mais da Mucugê, pois achei mais charmosinha, mais movimentada e não achei os preços muito altos.

Praça dos hippies

É a praça que fica entre a Rua Mucugê e a Bróduei. Na época que eu fui tinha showzinho gratuito lá à noite e várias barraquinhas vendendo comida e bebida. É, com certeza, uma opção para quem deseja gastar pouco e não faz questão de ficar sentado.

Largo da Ajuda

Para finalizar as sugestões de o que fazer à noite em Arraial D’Ajuda, temos o Largo da Ajuda e seus barzinhos. O Largo fica situado em frente a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e possui alguns lugares para sentar e curtir à noite. Eu não fiquei lá nenhum dia, mas passei por lá duas vezes e pareceu um bom local, porém menos movimentado que a Rua Mucugê.

Por ter uma praça em volta dos barzinhos e ser mais tranquilo, pode ser uma opção para quem está viajando com crianças. Assim, os pequenos vão ter um espaço para brincar e gastar a energia.

Leia também:
– O que fazer em Pipa: 14 lugares incríveis + roteiro completo de 1, 2 ou 3 dias.
– 17 lugares na Europa para visitar em 2022

Roteiros personalizados para curtir a Bahia

Se você estiver planejando uma viagem para o litoral sul da Bahia e quiser aproveitar o melhor da região sem ter que ficar pesquisando “onde ficar”, “o que fazer”, “como se deslocar”, entre em contato comigo, posso te ajudar!

Estive rodando a Bahia por 45 dias e conheci destinos incríveis por lá! Posso fazer um roteiro bem bacana para você!

Piscininha da Charm Residências em Arraial D’Ajuda.

Conclusão – programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda

Por hoje é isso! E aí, curtiu os 10 programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda? Se ainda tiver dúvidas sobre o destino, pode deixar sua pergunta aí embaixo nos comentários ou me mandar um direct no Instagram! Se tiver alguma sugestão de lugar pra conhecer em Arraial, compartilha com a gente também!

Um beijo e até mais!

Compartilhe este post

2 comentários em “10 programas imperdíveis em Arraial D’Ajuda”

1. Ola Lidiane,
    Gostei muitos dias suas dicas. Estou planejando uma viagem para minhas férias com meu esposo e gostaríamos de conhecer arraial d ajuda. Você acha que se ficarmos hospedados lá é possível fazermos passeios que saem de porto seguro? Como por exemplo o passeio de chalana?

• Ei Juliana!
      Acho sim possível fazer passeios saindo de Porto Seguro. A travessia entre os dois lugares é super rápida. Mas, dependendo do número de dias e passeios, seria melhor ficarem 1 ou 2 noites em Porto Seguro e depois irem para Arraial.