Roteiro para um final de semana na histórica OURO PRETO

Oi pessoal, tudo bem?! O post de hoje é sobre uma das cidades históricas mais famosas do Brasil: OURO PRETO! A cidade, que possui uma arquitetura colonial belíssima, é Patrimônio Mundial da UNESCO. Além das igrejas, monumentos e museus, a cidade possui a Universidade Federal de Ouro Preto, que leva grande movimento para a região.

#Localização

Fica localizada no estado de Minas Gerais, a 100 km de Belo Horizonte e a apenas 15km de Mariana.

#Quanto tempo ficar

O ideal é ficar pelo menos 3 dias para aproveitar e conhecer também a cidade de Mariana. A cidade é bastante encantadora, não deixe as ladeiras te desanimar!

Vista de Ouro Preto - Foto: Lid Costa
Vista de Ouro Preto – Foto: Lid Costa

#Onde se hospedar

A cidade possui inúmeras opções de hospedagem, desde famosos hotéis até hostels. O melhor bairro para ficar hospedado é no centro histórico. Para fazer uma pesquisa da acomodação clique aqui ou no banner do Booking ali do lado direito!

#O que fazer em Ouro Preto no final de semana

Igreja Nossa Senhora do Pilar – fica localizada no bairro do Pilar, a poucos minutos da Praça Tiradentes. É uma das igrejas mais bonitas da cidade, seu interior é todo cheio de detalhes, trabalhado em ouro. A entrada é paga, exceto nos horários em que há missa.

Igreja Nossa Senhora do Pilar - Foto: Lid Costa
Igreja Nossa Senhora do Pilar – Foto: Lid Costa

Museu da Inconfidência – O Museu é um dos cartões postais de Ouro Preto. Fica no coração do centro histórico, bem na Praça Tiradentes. Aberto a visitação de terça a domingo das 10 às 18h. Escrevi o post “Visita ao Museu da Inconfidência em Ouro Preto“, no qual conto como foi visitá-lo, dá uma lida, tenho certeza que você vai curtir e se animar pra visitá-lo.

Museu da Inconfidência - Foto: http://www.mamaesortuda.com/
Museu da Inconfidência – Foto: http://www.mamaesortuda.com/

Igreja Nossa Senhora do Carmo – localizada ao lado do Museu da Inconfidência, teve sua construção iniciada em 1756.  Possui um estilo Rococó e foi projetada por Manuel Franscisco Lisboa e modificada por seu filho, o Aleijadinho. A visita ao seu interior é paga (R$3). Achei muito bonito o interior, são dois andares e várias salas.

Ao redor da igreja tem um espaço bacana para sentar, descansar e desfrutar de uma vista bem bonita da cidade.

Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Praça Tiradentes – é a praça mais famosa da cidade e constantemente é palco de vários shows e manifestações culturais.

Praça Tiradentes - Foto: http://zeviagem.blogspot.com.br/
Praça Tiradentes – Foto: http://zeviagem.blogspot.com.br/

Igreja Nossa Senhora do Rosário – a construção da igreja foi concluída entre 1822 e 1823. Fica localizada a 15 minutos de caminhada da Praça Tiradentes e a apenas 10 minutos da Igreja do Pilar.

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Foto: Lid Costa
Igreja Nossa Senhora do Rosário – Foto: Lid Costa

Lavras Novas – é um dos distritos de Ouro Preto e fica localizada a uns 20km do centro histórico da cidade. Atualmente tem sido bastante procurada pelos turistas, por ser um vilarejo aconchegante, com muitas opções de cachoeiras e paisagens lindas. Aconselho tirar um dia para passear por lá, andar de quadriciclo, conhecer as cachoeiras etc

Parque Estadual do Itacolomi – fica situado na estrada entre Ouro Preto e Mariana. É uma ótima opção para quem quer curtir a natureza, fazer uma caminhada ou pedalar. Para os ciclistas de plantão é uma ótima oportunidade para fazer algumas trilhas bem legais!

#Onde comer em Ouro Preto

Recomendo o restaurante “O Passo”, que é o mais tradicional da cidade e o restaurante “Escada Abaixo”, ambos localizados no centro histórico. Não são opções baratas, mas também não são muito caras.

Se você quiser algo mais em conta pode ir até o bar do Barroco, que fica próximo ao centro histórico, no bairro da Barra.

Espero que tenham gostado das sugestões e que visitem a cidade! Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo. Até mais!