O que fazer em Lavras Novas em um final de semana: Dicas + Roteiro

Compartilhe este post

Sabe aquele lugar pacato, cheio de casinhas bonitas, muita natureza e que é ideal para relaxar e esquecer todos os problemas? Esse lugar é Lavras Novas! No post de hoje vou te contar o que fazer em Lavras Novas em um final de semana!

Lavras Novas é um pequeno distrito de Ouro Preto (tem mais ou menos 2.000 habitantes) que vem ganhando espaço no turismo de Minas Gerais.

O vilarejo fica situado nos arredores do Parque do Itacolomi e já na estrada você vai se surpreender com a paisagem. As montanhas, as pedras que margeiam o caminho e o verde já começam encantando o visitante.

Lavras Novas | O que fazer em Lavras Novas
Lavras Novas | O que fazer em Lavras Novas

# História

Lavras Novas tem uma história diferente… Tão perto mas tão isolada da então Capital do estado, Ouro Preto (cidade mais populosa do país na época).

O vilarejo manteve uma tradição completamente exclusiva. Você já ouviu falar de algum lugar que realizava culto ecumênico no século XVIII?! Uma vanguarda!

A janela mais charmosa de Lavras Novas.
A janela mais charmosa de Lavras Novas.

Um povoado de 500 habitantes não elegia ninguém, mas algum membro se destacava pelo conhecimento e sabedoria, liderando o grupo. Não havia preocupação em segregar a terra em termos de posse, mas cuidavam da subsistência. O dinheiro que havia era arrecadado com artesanato com bambu. Enfim, eu amei conhecer Lavras Novas por essas e outras.

Ah, Lavras Novas faz parte do Caminho Novo da Estrada Real e lá tem ponto de carimbo, não se esquece de levar o passaporte! Não sabe do que eu estou falando? Confere o post “Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real + Dicas”.

Mais um carimbo para meu passaporte
Mais um carimbo para meu passaporte

# Como chegar

Lavras Novas fica localizada a menos de 20 km do Centro Histórico de Ouro Preto e a mais ou menos 105 km de Belo Horizonte.

Se você estiver vindo de Belo Horizonte, pode seguir até o trevo de Saramenha, entrar em Saramenha e depois seguir sentido Ouro Branco até chegar no trevo que dá acesso a Lavras Novas (são 8 km em estrada asfaltada). Do trevo até o início do distrito são menos de 7 km, sendo que a estrada tem trechos de asfalto, terra e calçamento de pedra.

Tinha que ter uma foto pulando em Lavras Novas.
Tinha que ter uma foto pulando em Lavras Novas.

# O que fazer em Lavras Novas

O vilarejo é pequeno, mas recheado de coisas para fazer. Ao chegar lá você pode começar seu roteiro andando sem rumo pelo centrinho, repare as casinhas coloridas (são lindas!), lá é tudo cheio de pequenos detalhes.

Casinhas lindas!
Casinhas lindas! | O que fazer em Lavras Novas

Cachoeira do Pocinho

É, na minha opinião, a mais fácil de chegar a partir do centrinho. Até o início da trilha dá pra ir de carro, aí para chegar nela você irá fazer uma trilha tranquila, são mais ou menos 15 minutos de caminhada.

Não tem problema se você estiver sem carro.  Você vai andar uns 25 minutos a partir da praça principal até avistar a cachoeira.

Lá tem vários poços, sendo bacana para ir inclusive com crianças ou pessoas que não sabem nadar.

Cachoeira do Pocinho
Cachoeira do Pocinho | O que fazer em Lavras Novas

Passeio de quadriciclo

Primeiro, preciso dizer que: andar de quadriciclo é MUITO legal!

Eu fiz o passeio com o pessoal da Quadricross Locadora e recomendo. Lá tem várias empresas que oferecem esse tipo de passeio e eu os escolhi por conta do atendimento.

Passeio com o pessoal da Quadricross Locadora.
Passeio com o pessoal da Quadricross Locadora.

O passeio consiste em conhecer alguns lugares da região passeando de quadriciclo. Você pode escolher se vai querer 1 hora ou mais (eu fiz o de 1 hora). Antes de sair para a trilha eles passam instruções de segurança e nos ensinam a pilotar. Para isso, você só precisa ter sua CNH.

Fomos até um dos mirantes e até a cachoeira dos Namorados. Durante todo o passeio 2 guias acompanharam meu grupo.

Para mais detalhes basta mandar uma mensagem para eles: 031 98864 – 2157 (Whatsapp).

Mais uma foto do passeio de quadriciclo!
Mais uma foto do passeio de quadriciclo!

Mirantes

O vilarejo possui vários mirantes. Logo na entrada, ainda na estrada, você já vai se deparar com um deles. No caminho da cachoeira dos Namorados tem outro, lá você tem uma vista bem legal do Parque do Itacolomi.

Se quiser curtir um pôr do sol legal, tem o mirante Rua da Fonte, que fica ao lado da Pousada da Fonte.

Cachoeira dos Prazeres

O acesso a essa cachoeira é mais complicado e aconselhamos ir com um guia ou alguém com experiência.

Para chegar até ela é possível passar pela Represa do Custódio. Ainda não conheço, então não posso dar detalhes, mas pretendo ir lá em breve, aí conto pra você depois!

Cachoeira dos Namorados

O acesso à cachoeira se dá por uma pequena trilha (uns 200 m).

É possível chegar de carro até o início da trilha, porém é bom observar o tempo, pois a estrada é bem ruim e quando chove piora. Se seu carro for uma caminhonete ou carro 4×4, aí é tranquilo. Se for um carro mais simples, não aconselho arriscar.

Aconselho ir de bike, quadriciclo ou a pé (se você curtir caminhar). Se você estiver viajando com crianças, pode ir lá que os pequenos vão gostar.

Cachoeira dos Namorados
Cachoeira dos Namorados

Cachoeira 3 pingos

Ela possui 3 quedas d’água e uma piscina natural, que é bem convidativa. Ideal para quem estiver com crianças ou pessoas que não sabem nadar.

A 3 pingos fica um pouco mais longe do vilarejo, +- 4 km. O acesso pode ser feito por bike, caminhando (entre 60 a 80 minutos) ou de carro (a cachoeira fica a uns 300 metros da estrada). Para mais detalhes sobre o caminho é só perguntar na Pousada ou para alguém que mora lá.

Represa do Custódio

A represa fica a uns 5,5 km de Lavras Novas. Lá você poderá nadar, pescar, acampar e curtir a natureza. É proibida a prática de esportes náuticos a motor.

O acesso pode ser a partir de Ouro Preto ou de Lavras Novas. Eu já fui de bike, saindo de Ouro Preto e passando por dentro do Parque do Itacolomi, é muito legal! Recomendo para quem curte MTB, mas tem que estar em forma rs

Se for a pé, saindo de Lavras Novas, a caminhada é de +- 90 minutos.

Se você tiver um 3º dia e quiser fazer um bate volta para algum lugar da região, sugiro Ouro Preto. Antes de ir, confere o post “O que fazer em Ouro Preto em 3 dias – Roteiro escrito por quem mora na cidade” para conseguir aproveitar o melhor de Ouro Preto!

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto | O que fazer em Lavras Novas
Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto | O que fazer em Lavras Novas

# Onde ficar em Lavras Novas

Eu fiquei hospedada na Pousada Província ( site oficial: https://www.pousadaprovincia.com.br/ / Instagram: @pousadaprovincia). Adorei lá e escrevi o post Review: como foi me hospedar na Pousada Província em Lavras Novas – MG, dá uma conferida nele para saber como foi minha experiência!

Gostei tanto que consegui com a Pousada um CUPOM DE DESCONTO para os leitores do Blog! Basta colocar o código promocional: partiuviajar na hora que você for fazer sua reserva no site da Pousada para garantir 5% de DESCONTO !

Caso você queira outra opção de hospedagem, basta clicar aqui para ser redirecionado para a página do Booking e começar a fazer sua pesquisa. Reservando através do nosso link você ajuda o Blog a ganhar uma pequena comissão e NÃO paga nada a mais por isso! É assim que conseguimos manter o Blog atualizado. Você também pode utilizar o mapa abaixo para pesquisar as hospedagens:

Booking.com

Pausa para o descanso e para foto! | O que fazer em Lavras Novas
Pausa para o descanso e para foto! | O que fazer em Lavras Novas

# Onde comer em Lavras Novas

Opções para comer não vão faltar. Tem muitos barzinhos, alguns restaurantes, padaria e confeitaria…

Eu fiz duas refeições (jantar e almoço) no Bar do Geraldo. É um bar pequeno que fica perto na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, pertinho da praça principal.

É o próprio Geraldo que atende as mesas e prepara as refeições. É tudo bem simples, mas muito gostoso e com um preço muito bom. Eu pedi a opção que é torresmo, angu e couve para jantar e para almoçar a porção de fritas com queijo. Nota 10!

Torresmo, angu, couve e costela.
Torresmo, angu, couve e costela.

# Informações e dicas de Lavras Novas

Como Lavras Novas é um pequeno vilarejo, ela não possui:

  • Posto de gasolina (o mais próximo fica na Rodovia dos Inconfidentes, próximo ao trevo de Saramenha, +- 15 km);
  • Hospital (o mais próximo é a Santa Casa em Ouro Preto)
  • Farmácia
  • Banco (nem caixa 24 horas)

Cartões de débito são bem aceitos, mas aconselho levar dinheiro também.

Mais detalhes no site http://www.lavrasnovasmg.com.br/

E aí, ficou com vontade de conhecer Lavras Novas? Se você já foi e se apaixonou pelo lugar, conta aqui pra gente! Pra ver nossas fotos de lá confere nosso Instagram (@partiuviajarblog ), toda semana postamos fotos de nossa querida Estrada Real.

Até mais!


Compartilhe este post

5 comentários em “O que fazer em Lavras Novas em um final de semana: Dicas + Roteiro”

  1. Estou em Lavras Novas e com certeza voltarei em breve. Realmente tudo que está aqui no blog é o que encontramos e a vontade de ficar pra sempre( considerando o sossego), é SURREAL! Estou hospedada no Pé da Serra suítes, o quarto conta com hidromassagem, uma cama bemmm grande e confortável e ainda um café da manhã que é colocado numa cesta na varanda todas as manhãs…uma delícia é um capricho sem fim. Certamente quem vier conhecer esse vilarejo de paz não se arependerá.
    Uma dica: Procure o Igor que o receberá e com certeza além do serviço prestado se tornará um grande amigo. Mega vibe positiva.

    Responder
  2. Que bom que está curtindo Lavras Novas! Aí é mesmo um lugar de paz, sossego e simplicidade, adoro! Obrigada pelo comentário =)

    Responder
    • Ei Rebeca!
      Não tenho outra indicação, mas chegando lá em Lavras Novas, ali na rua principal, você vai encontrar mais de uma opção de empresa que faz passeio com quadri. Não precisa reservar antes…

      Responder

Deixe um comentário