Percorrer a Garden Route de carro foi uma das experiências mais legais da minha viagem pela África do Sul! Está com viagem marcada para o país e precisa de um roteiro para fazer a Rota? Pois então este post é para você! Abaixo vou compartilhar dicas da Garden Route e roteiro de 3, 4, 5 e 6 dias!
Primeiro de tudo: você sabia que na África do Sul eles dirigem naquele estilo mão inglesa?! Se não sabia, agora está sabendo! rs
Não se desespere, é confuso no início, pois é tudo diferente do que você está acostumado, mas não é a coisa mais difícil do mundo. Basta ter muita atenção! Obs: alugar um carro com câmbio automático também ajuda, pois aí vai ser menos uma coisa para se preocupar.
Eu já havia dirigido na Irlanda, que também é mão inglesa e, mesmo assim, fiquei preocupada de dirigir na Garden Route… mas depois que a ansiedade passou e eu comecei a dirigir fiquei mais calma e deu tudo certo!
CONTINUE LENDO para saber onde fica a Rota do Jardim/Garden Route, como percorrê-la, como alugar um carro para dirigir lá, onde ficar e o que fazer em 3, 4, 5 e 6 dias!
Vamos às dicas da Garden Route e roteiro?
# Como percorrer
Você pode começar a percorrer a Garden Route (roteiro de 3, 4, 5 e 6 dias) por Cape Town ou Port Elizabeth. A rota possui aproximadamente 300km, ao longo dos quais você verá montanhas, lagos, florestas e praias.
As principais cidades que fazem parte da Rota do Jardim (ou Garden Route) são: George, Knysna, Plettenberg Bay, Mossel Bay, Great Brak River, Little Brak River, Wilderness, Sedgefield, Nature’s Valley e Storms River.
Eu aluguei um carro em Cape Town e dirigi até Port Elizabeth. Lá devolvi o carro e peguei um voo para Joanesburgo.
# Quantos dias – Garden Route roteiro
O mínimo que eu aconselho são 3 dias para aproveitar, pelo menos, o básico.
Porém, o número de dias é bem relativo, vai depender de quanto tempo você tem no total para ficar na África do Sul. Fazer a Garden Route roteiro de 6 dias é o ideal na minha opinião, pois assim você poderá conhecer várias cidades sem correria.
# Garden Route – Roteiros
Meu roteiro de 6 dias
Eu saí de Cape Town em um sábado e dirigi até Mossel Bay, foram aproximadamente 450 km. Ao longo do caminho parei em diversos lugares, como Hermanus.
Obs: o Cabo das Agulhas está situado entre Cape Town e Mossel Bay. É a parte mais extrema no sul da África e é conhecido como o ponto onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram. O acesso até lá não é muito fácil, mas quem foi diz que compensa. Eu escolhi não ir pois ia ser um desvio de 77 km na minha rota.
No segundo dia aproveitei para conhecer Mossel Bay, descansar e pegar uma praia. É uma cidade de porte pequeno, possui mais ou menos 45.000 habitantes e não é tão turística.
No 3º dia peguei estrada rumo a Plett Bay, que foi minha segunda base para percorrer a Garden Route (roteiro de 6 dias). Percorri aproximadamente 140 km, sendo que fiz duas paradas. A primeira foi bem rápida em Wilderness e a segunda foi de algumas horas em Knysna (conhecida como a capital das ostras).
No 4º dia fiz um bate volta para conhecer o Tsitsikamma National Park. Aconselho separar o dia inteiro para o parque, principalmente se você gostar de fazer trilha. Se quiser algo mais tranquilo, pode levar comes e bebes para fazer um piquenique por lá.
Obs: é possível nadar lá dentro do parque e fazer canoismo também.
No 5º dia fiquei em Plett e fiz a trilha da Robberg Nature Reserve.
A Robberg Nature Reserve possui 3 trilhas, são elas: The Cape é a maior delas, dá a volta na reserva e tem 9,2 km; Witsand é a segunda maior e possui 5,5km; The Gap possui 2,1km.
É preciso pagar para entrar no parque. Lá você terá estacionamento e banheiro. Durante o percurso você irá ver placas indicativas, como essa da foto. Você verá também vários desenhos de foca, eles estão lá para te indicar o caminho da trilha.
Eu fiz a trilha mais longa e gastei 4 horas. Ao longo do caminho fiz algumas paradas para fotos/contemplação e uma parada para lanche. Durante o trajeto quase não tem sombra, sendo ideal levar um boné/chapéu para proteger a cabeça/rosto. Além do boné, aconselho levar bastante água, lanche e filtro solar.
Horário de funcionamento: outubro a abril das 7 às 20h e maio a setembro das 8h às 18h.
Por fim, no sexto dia dirigi de Plett até Port Elizabeth, foram aproximadamente 245 km. Sendo que parei por algumas horas em Jeffreys Bay (cidade famosa entre os surfistas).
Meu roteiro foi tranquilo, não teve correria e achei ideal. Pude conhecer bem as cidades e não só passar por elas. Ao todo dirigi cerca de 960 km.
Garden Route – Roteiro de 5 dias
Se você quiser encurtar em um dia a viagem, sugiro que durma somente uma noite em Mossel Bay.
Pode aproveitar a cidade pela manhã e na hora do almoço pegar a estrada rumo a Knysna, passar algumas horas lá e se programar para dormir em Plett. O resto do roteiro pode ser igual ao que eu fiz.
Garden Route – Roteiro de 4 dias
Para fazer a Garden Route roteiro em 4 dias sugiro seguir as orientações do roteiro de 5 dias e dormir uma noite a menos em Plett.
Ficaria assim: 1º dia Cape Town-Hermanus-Mossel Bay; 2º dia Mossel Bay-Knysna-Plett Bay; 3º dia bate volta Tsitsikamma; 4º dia Trilha Robberg bem cedo e depois pegar estrada para Port Elizabeth.
Garden Route – Roteiro de 3 dias
Acho essa opção bem corrida e acho que você vai perder muitas coisas lindas pelo caminho. Mas se só tiver 3 dias, trate de acordar cedo e aproveitar o que der.
Pode fazer assim: 1º dia Cape Town-Hermanus-Mossel Bay-Knysna; 2º dia Knysna-Plett; 3º dia Plett-Tsitsikamma-Port Elizabeth.
Obs: a dica que eu dou é tentar se programar para não pegar estrada à noite. Lembre-se que lá a direção é diferente daqui, a sinalização é diferente e no escuro tudo fica mais difícil.
É possível também alugar o carro em Cape Town dirigir até o Tsitsikamma (que é onde termina a Garden Route) e depois voltar para Cape Town. Neste carro o percurso tem aproximadamente 650 km (ida).
# Alugando carro
Alugar carro é a melhor forma para percorrer a Garden Route (roteiro de 3, 4, 5 ou 6 dias)! Por que?
Porque o transporte público lá na África do Sul é super ineficiente! Aligando um carro você terá liberdade e independência para curtir a rota no seu tempo e do seu jeito.
Se você estiver viajando sozinho tenta combinar com viajantes do seu hostel/hotel para fazer a Garden Route juntos, assim o aluguel não vai ficar muito puxado.
DICA: para ir da Cidade do Cabo até Hermanus você terá várias opções de rota, eu aconselho passar pela R 44, uma rota litorânea maravilhosa! Ao programar seu GPS fique atento pois ele sempre escolhe a rota pela N2, que é 20 km mais curta. Você passará por Gordon´s Bay, por exemplo, pode até usá-la como ponto de referência.
Grande parte do caminho pela R 44 vai margeando a costa. O percurso é tão lindo que você vai querer parar muitas vezes para admirar a paisagem e tirar fotos.
Sobre o aluguel de carro, o Blog tem parceria com a RentCars, que é um site que busca os melhores preços e condições. Para fazer uma pesquisa e reserva, basta entrar no site.
O legal da RentCars é que você pode pagar tudo em reais (sem IOF), pode parcelar no cartão de crédito e, também, poderá contar com atendimento em português, via telefone (caso precise de algum auxílio).
Obs: o Itamaraty diz que a nossa CNH é válida na África do Sul desde que acompanhada de tradução oficial para o inglês. Uma das formas de se obter essa tradução é tirando a PID (permissão internacional para dirigir). Para tirar a PID basta entrar no site do DETRAN, fazer seu cadastro e pagar a guia.
As locadoras de veículo não exigem a PID, você poderá alugar um carro sem ela, porém se a polícia te parar eles podem encrencar se você não estiver com a tradução. Eu fiz a minha para não ter esquento de cabeça, mas nem cheguei a usá-la.
# Onde ficar – Garden Route roteiro
As cidades são pequenas e não tem taaanta opção quanto Cape Town, mas oferecem lugares com bom custo x benefício. Abaixo seguem algumas sugestões nas cidades que eu fiz de base, são pontos estratégicos para dormir e aproveitar o melhor da rota.
Em Mossel Bay
É uma cidade de porte pequeno, possui mais ou menos 45.000 habitantes e não é tão turística. Assim, fora os meses de dezembro/janeiro você vai encontrar muitos africanos e poucos turistas por lá.
- Le Port Guesthouse – localizada perto do Museu Bartolomeu Dias, possui piscina e serve café da manhã .
- Linkside 2 Guest House – com café da manhã e estacionamento gratuito.
- 1 Point Village Guesthouse & Holiday Cottages – com café da manhã, piscina ao ar livre, estacionamento gratuito e pet friendly.
Em Plettenberg Bay
A cidade de Plett (como é mais conhecida) fica a 520 km da Cidade do Cabo e a 230 km de Port Elizabeth. Ela possui mais ou menos 37.000 habitantes e me pareceu ser bem tranquila.
- Mandalay Guest House Plettenberg Bay – pousada $
- Milkwood Manor on Sea – pousada $$
- The Bungalow – hotel $$
- Nothando Backpackers Lodge – hostel $
# Consultoria de viagem
A consultoria de viagens tem como objetivo te dar liberdade e segurança, mas também economia de tempo e dinheiro. Ela serve para evitar que você cometa erros e gaste com coisas desnecessárias.
Eu posso planejar TODA sua viagem (passagem, hospedagem, documentos obrigatórios, roteiro dia a dia) de acordo com seu bolso e gosto. Para mais detalhes clica aqui ou me manda uma mensagem gratuita no Whatsapp do Blog (31 99590-2414) que eu conto pra você!
# Seguro viagem
O seguro não é obrigatório para quem vai viajar para a África do Sul, porém é recomendável fazer um. Imprevistos como intoxicação alimentar e extravio de bagagem são muito comuns.
Escrevi o post “Seguro viagem mais barato: saiba como escolher a melhor cobertura!” no qual falo sobre o que está incluso nas coberturas e dou dicas para conseguir comprar um seguro viagem mais barato.
O blog é parceiro da Seguros Promo. Utilizando o código PARTIUVIAJAR5 na tela do pagamento você conseguirá 5% de DESCONTO. Se pagar no boleto ainda consegue mais 5%.
Em troca do cupom de desconto, que tal usar nosso link? Aí nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso =)
# 7 posts para te ajudar a planejar sua viagem
Juntei aqui alguns posts que podem ser úteis para você montar sua viagem para a África do Sul!
– 18 dicas de viagem para planejar sua trip para a África do Sul
– O que fazer em Cape Town em 4 dias: tudo que você precisa visitar!
– Quanto custa viajar para a Cidade do Cabo: gastos em 5 dias!
– Safari no Kruger National Park: dicas para ter a melhor experiência!
– Quanto custa um safari na África do Sul: Kruger, ADDO e Pilanesberg
– O que fazer em Storms River: Canopy Tour e Tsitsikamma National Park
– Roteiro para curtir o melhor de Joanesburgo em 1 dia
BÔNUS – já escrevi um ebook completo para te ajudar a planejar uma viagem incrível para esse país tão maravilhoso! Para conferir mais detalhes sobre o livro, clica aqui.
E aí, curtiu as dicas da Garden Route roteiro de 3, 4, 5 e 6 dias? Confere todos os links que eu compartilhei ao longo do texto e se ficar com alguma dúvida deixa um comentário aqui embaixo!
Beijos e até a próxima!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.