Roteiro para curtir o melhor de Joanesburgo em 1 dia

Jozi, como é carinhosamente conhecida Joanesburgo, é a maior cidade da África do Sul. No post de hoje vou te falar o que fazer em Joanesburgo em 1 dia, pois há grandes chances do seu voo para a África chegar pela cidade, já que o Aeroporto Internacional de Oliver Tambo é um dos hubs do continente.

A cidade tem fama de ser violenta e sem muitos atrativos. Muitas pessoas optam por nem sair do Aeroporto, já emendando um voo para a Cidade do Cabo ou alugando um carro para ir direto para o Kruger. Acho isso um erro e abaixo vou te provar que a cidade merece pelo menos um dia!

CONTINUE LENDO para ver o que fazer em Joanesburgo em 1 dia, onde ficar, como se locomover…

Soweto | O que fazer em Joanesburgo
Soweto | O que fazer em Joanesburgo

# Localização

Está localizada mais ao norte do país. Fica a apenas 60 km de Pretoria, a capital executiva da África do Sul. De Jozi até Cape Town são mais ou menos 1.400 km ou cerca de 90 minutos de voo.

Muitas pessoas escolhem pousar em Joanesburgo por conta da sua “proximidade” com o Kruger National Park, que é o maior parque nacional do país e uma excelente escolha para fazer safari. São mais ou menos 470 km do Aeroporto Internacional até o parque (portão Skukuza). Eu mesma fui dirigindo e achei bem tranquilo o percurso.

# Como se deslocar

O transporte público é muito deficiente, sua única opção é o Gautrain, que não é tão em conta assim. Eu acabei não o utilizando pois fiz uma comparação de valores entre ele e o Uber e o custo x benefício do Uber (para duas pessoas) saiu melhor.

Os locais utilizam umas vans brancas, mas é muito confuso andar nelas, eles se comunicam através de uns gestos, não tem placa falando de onde a van veio e para onde ela vai.

O Uber é a opção mais utilizada pelos turistas, ele funciona muito bem na cidade. Eu utilizei o mesmo para sair do aeroporto até onde fiquei hospedada e para voltar da Mandela Square, recomendo!

Andar a pé durante o dia também é uma opção bacana. Eu fui e voltei da minha acomodação até o parque Zoo Lake em um domingo e em um outro dia andei do Shopping Rosebank até a Mandela Square. Não tive qualquer tipo de problema, mas reparei que a população não costuma andar muito a pé (somente distâncias curtinhas).

Parque Zoo Lake | O que fazer em Joanesburgo
Parque Zoo Lake | O que fazer em Joanesburgo

#O que fazer em Joanesburgo em 1 dia

Ao contrário do que muita gente pensa, em Joanesburgo tem sim várias coisas legais para fazer. Eu escolhi ficar 4 dias na cidade, pois em 2 deles não ia turistar. Acho que o ideal é ficar 2 dias (ou 3 se você quiser fazer um bate e volta até o Pilanesberg para fazer safari).

Checklist: O que levar na bagagem de viagem

Para não esquecer de levar os itens essenciais em sua viagem, baixe gratuitamente o Checklist: O que levar na bagagem de viagem

O número de dias em Joanesburgo vai depender também do número de dias totais da sua viagem, se for uma viagem de uns 10 dias o ideal é ficar só um dia lá mesmo. Abaixo seguem minhas sugestões:

Conhecer Soweto

Soweto é a maior favela da África do Sul. Atualmente, quase 2 milhões de pessoas moram lá. É praticamente uma cidade dentro de outra cidade.

Para conhecer o bairro eu fiz um tour de dia inteiro com a agência MoAfrika Tours. Além da visita ao Soweto, fui ao Monumento Hector Pieterson, a Igreja Regina Mundi, ao Estádio da Copa, a Orlando Towers, a Casa do Mandela, ao Museu do Apartheid e almocei em um restaurante de comida típica.

Museu do Apartheid.
Museu do Apartheid.

Não aconselho de forma alguma ir sem um guia até Soweto, aparentemente eu não vi nenhum perigo, pareceu tranquilo, mas nunca se sabe, afinal é um bairro enorme (onde tem muita pobreza). Em breve vou publicar um post contando como foi o tour. Fica de olho aqui.

Visitar o Museu do Apartheid

O melhor museu da cidade! Ele é enorme e você tem que visitá-lo para entender um pouco mais sobre a história do Apartheid. Separe, pelo menos, umas 2 horas para a visita, são muitas informações! Em breve vou escrever um post contando com detalhes como foi minha visita.

Funciona todos os dias da semana, sendo que abre às 09h e fecha às 17h. Não abre no dia do Natal, Ano Novo e Good Friday.  O ingresso para adultos custa 100 rands (+- 30 reais) e para crianças custa 85 rands.

Museu do Apartheid.
Museu do Apartheid.

Mandela Square + Shopping Sandton City

É a praça onde tem uma estátua enorme do Mandela, mas também tem uma mini estátua. Eu achei as duas interessantes rs.

Junto a praça você vai encontrar o Shopping Sandton City, ele é bem grande e é uma boa opção caso você queria fazer compras, comer ou trocar dinheiro.

Mandela Square | O que fazer em Joanesburgo
Mandela Square | O que fazer em Joanesburgo

Monumento Hector Pieterson

É uma praça e um museu que foram construídos para homenagear o estudante Hector Pieterson, que foi morto durante os confrontos do Levante do Soweto, na época do Apartheid. Separe, mais ou menos, 40 minutos para a visita.

Monumento Hector Pieterson | O que fazer em Joanesburgo
Monumento Hector Pieterson | O que fazer em Joanesburgo

Rosebank Sunday Market

Se você estiver em Joanesburgo em um domingo, esse mercado é uma ótima pedida! Lá você vai encontrar artesanato, antiguidades, comida, quadros… achei bem bacana!
O mercado acontece no estacionamento do Shopping Rosebank. Rola das 9h até às 16h e a entrada é gratuita.

Sunday Market.
Sunday Market.

Sci Bono Discovery Center

É um museu interativo, lá você vai aprender sobre ciências, matemática, tecnologia etc. Ideal para uma viagem com crianças!

Abre todos os dias da semana, sendo que de segunda a sexta funciona das 09h às 17h e nos finais de semana das 09h às 16:30. Adultos pagam 60 rands para entrar, pessoas entre 3 e 18 anos pagam 40 rands. Crianças menores que 3 anos não pagam.

# Onde ficar em Joanesburgo

Eu escolhi ficar hospedada no bairro de Rosebank, pois após algumas pesquisas vi que é um bairro seguro e com um bom custo x benefício.

Me hospedei em um flat chamado The Residency Jellicoe. No meu apartamento, além do quarto e do banheiro, tinha uma mini cozinha equipada com frigobar, pia, utensílios (prato, copo, talheres), micro-ondas e chaleira elétrica.

The Residency Jellicoe
The Residency Jellicoe

Ah, além do preço acessível, o apartamento fica localizado pertinho do shopping Rosebank e da estação do Gautrain. Em breve vou postar aqui um artigo contando como foi me hospedar nele.

Clique aqui para ver fotos, pesquisar preços e fazer sua ruserva no The Residency Jellicoe

Caso você não queria ficar no bairro Rosebank, uma outra opção bacana é o bairro de Sandton. Para consultar algumas opções dá uma olhada no banner abaixo.

Booking.com

Se você reservar usando nosso link do Booking.com o Blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Uma ótima forma de me agradecer pelas dicas e conteúdo compartilhado, né? =)

# Safari perto de Joanesburgo

É possível fazer safari perto de Joanesburgo, no Pilanesberg National Park. O parque fica a mais ou menos 210 km (umas 3h de carro) da cidade e é possível fazer um bate volta até lá. É uma boa opção para quem não tem muito tempo, mas eu acho que um bate volta é pouco.

Fazer safari é o mais legal da viagem, então separe pelo menos 3 dias para curtir bem essa parte. Faça self drive (que é um safari independente, quando você dirige seu próprio carro) e, também, os games drives com o pessoal do parque/agência. Vou fazer um post específico sobre meus dias lá no Kruger National Park e te contar o básico sobre esse rolê de safari + dicas!

# Seguro viagem na África do Sul

O seguro não é obrigatório para quem vai viajar para a África do Sul, porém é altamente recomendável fazer um. Imprevistos como intoxicação alimentar e extravio de bagagem são muito comuns.

Escrevi o post “Seguro viagem mais barato: saiba como escolher a melhor cobertura!” no qual falo sobre o que está incluso nas coberturas e dou dicas para conseguir comprar um seguro viagem mais barato. Me pede um orçamento via Whatsapp (31 99590-2414) você vai ver que o seguro não é caro.

O blog é parceiro da Seguros Promo. Utilizando o código PARTIUVIAJAR5 na tela do pagamento você conseguirá 5% de DESCONTO. Se pagar no boleto ainda consegue mais 5%. Em troca do cupom de desconto, que tal usar nosso link? Aí nós ganhamos uma pequena comissão =)

Clique aqui para pesquisar planos, preços e comprar seu Seguro Viagem

# Consultoria de viagem – O que fazer em Joanesburgo

Montar uma viagem para a África do Sul não é a coisa mais fácil do mundo, principalmente se você tiver pouco tempo. O país tem muita coisa legal para conhecer e é preciso planejamento para ir nos lugares que mais tem a ver com você e com a experiência que você deseja ter.

Eu, por exemplo, fiquei 4 dias em Joanesburgo, me arrependi um pouco pois poderia ter ficado 1 dia a mais em uma das cidades da Garden Route, que são maravilhosas! Aí, imagina você, com 15 dias de viagem “gastando” 4 em Joanesburgo (que é uma cidade grande comum) ao invés de curtir umas aventuras no Kruger?!

A consultoria de viagem serve justamente para evitar que você cometa erros e gaste com coisas desnecessárias. Da passagem aérea até o roteiro dia a dia, posso te ajudar com tudo! Me manda um email ( [email protected] ) ou uma mensagem no Whatsapp do Blog (31 99590-2414) para eu te explicar como funciona. Se preferir, pode usar nosso formulário de contato clicando aqui.

Você também pode encontrar mais informações sobre a consultoria de viagens clicando aqui.

Mandela Square.
Mandela Square.

Eu já publiquei alguns posts sobre a África do Sul. Se você ainda não leu nenhum, sugiro começar pelo “18 dicas de viagem para planejar sua trip para a África do Sul” e depois conferir os sobre Cape Town “O que fazer em Cape Town em 4 dias: tudo que você precisa visitar!”, “Tour de bicicleta para conhecer as melhores vinícolas de Stellenbosch!” e o “Review: como foi me hospedar no Once in Cape Town Hostel”.

E aí, gostou da minha lista sobre o que fazer em Joanesburgo em 1 dia? Se tiver alguma dica legal ou dúvida compartilha com a gente ali nos comentários!

Até mais!