Português de Portugal e português do Brasil: 20 diferenças!

Compartilhe este post

Você sabia que existem algumas diferenças entre português de Portugal e português do Brasil? No final das contas é o mesmo idioma, mas têm palavras e frases com significados diferentes. Se você vai viajar para Portugal, é legal saber essas diferenças para não passar perrengue lá!

Primeiramente, queria te falar que além das diferenças de significados, o português tem um sotaque bem carregado. Várias vezes eu tive dificuldades para entender o que estavam falando. Se isso acontecer, peça para pessoa falar mais devagar. Isso acontece pois a sintaxe lá é diferente da nossa, pois o ritmo da fala deles é mais rápido que o nosso.

Para exemplificar, nós falamos “menina”, eles falam “mnina”. Eles comem algumas vogais, aí quando falam uma ou várias frases rápidas temos dificuldades para entender.

Leia também:
Como montar um roteiro de viagem completo [passo a passo]
40 presentes para quem gosta de viajar: úteis e criativos!

Palavras em português de Portugal

Abaixo segue um comparativo das palavras que podem ser úteis em uma viagem a turismo para Portugal. 

Brasil

Portugal

Ônibus

Autocarro

Trem

Comboio

Padaria

Pastelaria

Boteco

Tasca

Celular

Telemóvel

Xícara

Chávena

Camiseta

T-shirt

Calça jeans

Calça de ganga

Meia

Peúga

Menina

Rapariga

Adolescente

Puto

Rapaz/moça

Gajo/gaja

Criança

Miúdo

Banheiro

Casa de banho

Vaso sanitário

Sanita

Bairro

Freguesia

Suco de fruta

Sumo

Churros

Porra recheada

Cafézinho

Bica

Fila

Bicha

Mensalidade

Propina

Cílios

Pestanas

Ponto de ônibus

Paragem

Sobrenome

Apelido

Frases em português de Portugal

Brasil

Portugal

Pessoa está muito cansada

Não aguenta nas canetas

Pessoa sem juízo

Abiscoitado

Bater as botas

Dar o peido mestre / esticar o pernil

Alô

Estou

Demais / pra caramba

Bué

Cantada / xaveco

Piropo

Descalçar esta bota

Resolver um pepino / descascar um abacaxi

Gente boa / legal

Fixe e giro

O que fazer em Portugal

Durante a sua viagem à “terrinha”, sugiro separar pelo menos 3 dias para Lisboa, sendo um deles para fazer bate volta até Sintra. Caso você seja religioso ou tenha curiosidade de conhecer o Santuário de Fátima, pode acrescentar mais um dia ao roteiro, pois aí você poderá fazer um bate volta a partir da capital.

Antes de comprar a passagem e fechar seu roteiro, sugiro a leitura dos posts “O que fazer em Lisboa: 5 pontos turísticos imperdíveis“, “Onde ficar em Lisboa: dicas de bairros, hotéis e hostels“e “Bate e volta saindo de Lisboa para conhecer Cascais e Sintra“.

Praça do Comércio - Diferenças entre português de Portugal e português do Brasil?
Praça do Comércio – Foto retirada de http://www.tryplisboaaeroporto.com/

Se for verão, sugiro esticar até a parte sul do país e conhecer a região do Algarve. Com a finalidade de aproveitar o melhor das praias de Lagos, Albufeira e Faro, você pode separar no mínimo 5 dias. Já, no norte poderá visitar o Porto, Braga, Guimarães etc

Ahh, quem quiser um lugar que não é muito procurado por brasileiros, pode ir até a Ilha da Madeira.

Em resumo, para conhecer bem Portugal e conseguir notar as diferenças entre o português de Portugal e o português do Brasil, é preciso ficar uns bons dias por lá. Na minha opinião, se você ficar 15 dias vai conhecer bastante coisa! Se tiver alguma dúvida, me manda mensagem no Whatsapp do Blog 31 99590-2414 ou deixa um comentário aqui embaixo!

Se precisar de ajuda para montar seu roteiro, dá uma conferida neste link. Nele falo mais detalhes sobre nosso serviço de consultoria de viagem e roteiros personalizados.

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário