8 melhores lugares para passar o carnaval sem gastar muito!

Compartilhe este post

Ano novo passou e agora é hora de pensar onde passar o Carnaval. É a festa mais tradicional do Brasil, tem brasileiros que amam cair na folia e tem outros que odeiam e aproveitam a época para relaxar em algum lugar tranquilo. Abaixo listei os melhores lugares para passar o Carnaval no Brasil, seja para quem quer folia ou para quem quer sossego, tem um pouco de cada!

Eu sou daquele tipo que gosta de pular Carnaval, mas que não gosta de muita muvuca (Salvador não é pra mim). Como são uns 5 dias de festa gosto de passar em algum lugar que eu posso curtir a festa na rua, mas também curtir uma piscina/praia/cachu com os amigos.

Você é assim também? Se for, vai se amarrar na minha lista!

Partiu conferir os melhores lugares para passar o Carnaval sem gastar muito?

Quando você pensa em frevo, pensa nelas, claro!
Quando você pensa em frevo, pensa nelas, claro!

Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil

1) Ouro Preto

Vou começar a lista com a minha queridinha: Ouro Preto!

É indicado para quem quer festa? Sim!

É indicado para quem quer momentos de festa + momentos de sossego? Sim.

Já passei carnaval umas 3 vezes na cidade e tive as mais diversas experiências. Já comprei aqueles pacotes das Repúblicas, já curti somente o Carnaval de rua e já aproveitei para relaxar e curtir as cachoeiras da região.

Se você quer festa o ideal é comprar um pacote de alguma república. Nesse esquema vai ter acomodação, festas todos os dias e bebida liberada. É quebradeira mesmo! As mais tradicionais são Pasárgada, Verdes Mares, Pif Paf… o que não falta por lá é república (e igreja) hahaha

Os maiores blocos são: Caixão (sai no sábado), Cabrobró (domingo),  Praia (segunda-feira) e Chapado (terça-feira).

Se você quiser mesclar festa com sossego pode ficar em alguma pousada/hostel e comprar o ingresso para um ou dois destes blocos que eu citei acima. Nos dias que não for nos blocos pode curtir o carnaval de rua ou aproveitar e fazer alguma trilha e se referescar nas cachoeiras da região.

Cachoeira dos Namorados
Cachoeira dos Namorados (Lavras Novas – distrito de OP)

Dá uma conferidas nos posts “O que fazer em Ouro Preto em 3 dias – Roteiro escrito por quem mora na cidade“, “O que fazer em Lavras Novas em um final de semana: Dicas + Roteiro” e “Onde ficar em Ouro Preto: melhores pousadas, hostels e hoteis“.

Obs: não é a época ideal para conhecer a parte mais histórica da cidade, pois o Centro Histórico fica muito cheio. Se o seu interesse é apenas fazer turismo e você não liga para o carnaval sugiro deixar para conhecer Ouro Preto em outra data.

2) Recife e Olinda

Aqui reuni duas cidades que possuem um dos carnavais mais tradicionais da região Nordeste. Já curti um pré carnaval em Olinda e posso te dizer que é bem agitado! Adorei conhecer um pouco mais da cultura de Pernambuco e ver como é “na prática” um carnaval com maracatu e frevo.

É indicado para quem quer festa? Sim!

É indicado para quem quer momentos de festa + momentos de sossego? Sim.

Se você quer festa, fica ligado pois é no sábado de manhã que tem o famoso Galo da Madrugada nas ruas de Recife. Já foi considerado o maior bloco de carnaval do mundo e você pode curtir junto com a galera gratuitamente ou comprar algum camarote. Se você estiver por lá vale a pena conferir!

Agora, se você vai passar por estas duas cidades antes da data oficial do Carnaval não se preocupe, desde início de Janeiro já tem pré carnaval rolando. Umas das festas mais aguardadas é o Olinda Beer, com shows de vários cantores famosos! Procura no Google que você vai achar algo que te agrada, certeza!

Praia de Boa Viagem.
Praia de Boa Viagem.

Para mesclar períodos de festa com sossego você pode se hospedar na região de Boa viagem e aproveitar para conhecer a praia do Forte Orange, em Itamaracá. A Ilha de Itamaracá fica situada na região metropolitana de Recife é uma boa alternativa para ter um pouco de sossego.

Antes de ir confere o post “O que fazer em Recife – Roteiro para explorar a cidade em 2 dias“. Obs: se você quer sossego, evite as ruas do Recife antigo durante os dias de Carnaval.

3) Belo Horizonte

Mais uma opção da lista melhores lugares para passar o carnaval no Brasil! Belo Horizonte nem sempre teve um carnaval de rua famoso, mas de uns 5 anos pra cá tem crescido muito e hoje é um dos maiores da região Sudeste!

É indicado para quem quer festa? Sim!

É indicado para quem quer momentos de festa + momentos de sossego? Depende.

Já passei alguns carnavais em BH e posso dizer que é bem agitado também. São dezenas de blocos de rua espalhados por toda cidade! Os mais famosos são “Então Brilha” (sábado), “Baianas Ozadas”, “Juventude bronzeada”, “Chama o síndico”, “Garotas solteiras” e “Alô abacaxi”.

Carnaval em BH | Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil
Carnaval em BH | Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil

Se você quiser festa BH é a cidade certa, basta conferir a programação dos blocos e ver qual tem mais sua cara. Se você quer sossego acho melhor não visitar a capital mineira nessa época. Para aqueles que querem mesclar sossego com festa é melhor ficar uns dias por lá e depois ir para a Serra do Cipó, que fica próxima a BH e tem várias trilhas e cachus lindas!

Para se programar direitinho, confere os post “Onde ficar em Belo Horizonte: melhores hotéis e hostels!” e “5 programas imperdíveis para você fazer em Belo Horizonte!“. Caso queira ir pra serra, confere o “Serras de Minas Gerais – Viajando para a Serra do Cipó“.

Obs: BH é uma cidade democrática e você consegue passar o carnaval lá sem ter que vender um rim.

E aí, animou de passar o Carnaval em BH? Dá uma olhadinha neste post “Carnaval Em Belo Horizonte: Um Guia Cheio De Glitter E Sucesso Na Capital Mineira“, a Marcela conta mais sobre a folia da cidade.

4) Rio de Janeiro

Por causa das escolas de samba e blocos de rua é um dos carnavais mais famosos do país. Lembro que quando eu era criança adorava ver os desfiles na TV, ver os famosos… mas nem sempre conseguia assistir tudo pois dormia no meio rs Mas uma coisa que era tradição pra mim era ver a apuração dos votos na quarta feira de cinzas haha.

Você também curte/curtia ver os desfiles?

Desfile de escola de samba no Rio | Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil
Desfile de escola de samba no Rio | Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil

Como o Rio é uma cidade enorme você pode sim fugir dos foliões e curtir uma praia mais afastada para ter sossego. Já adianto que se não quiser multidão e festa melhor evitar a região de Copacabana e Ipanema.

É indicado para quem quer festa? Sim!

É indicado para quem quer momentos de festa + momentos de sossego? Depende.

Já publiquei vários posts da cidade e te indico ler principalmente os “O que fazer no Rio de Janeiro com POUCO dinheiro: 20 passeios!“, “Quanto custa viajar: Rio de Janeiro em 4 dias!” e “Onde ficar e o que fazer em Copacabana, Ipanema, Leblon e Urca“.

Se quiser conferir a programação do carnaval desse ano, confere este post.

5) Diamantina

Outra cidade histórica de Minas Gerais que possui um Carnaval super famoso é Diamantina! Eu ainda não passei lá, mas tenho amigas que foram e gostaram muito. Por isso, a cidade entrou na minha lista de melhores lugares para passar o carnaval no Brasil!

O esquema do carnaval de Diamantina é semelhante ao de Ouro Preto. As festas das repúblicas e os blocos de rua animam a cidade.

A Bartucada é o bloco destaque da festa, nasceu na cidade a quase 50 anos e até hoje anima multidões. Apesar de nunca ter passado o carnaval lá eu os conheço, já fui em vários shows deles e posso te garantir que são super animados! Vale a pena demais!

Nos arredores de Diamantina existem várias cachoeiras e trilhas, então se você quiser mesclar festa com natureza é uma boa opção. Se quiser sossego, não vá pra cidade nessa época do ano rs

6) Caldas Novas

A cidade fica no Centro Oeste do Brasil, a apenas 175 km de Goiânia e a 300km de Brasília. É conhecida pelos seus banhos termais e não possui um carnaval tradicional como as outras que eu citei acima.

É mais voltada para quem quer menos festa e mais sossego, mas mesmo assim é possível curtir os blocos de rua. E por isso entrou na  lista de melhores lugares para curtir o carnaval!

Quem quiser agito pode conferir as areias da Lagoa Ecopraia e o Hotsprings B3 Hotels. Para relaxar e curtir com a família te sugiro ficar hospedado no Suites Le Jardin – Caldas Novas (piscinas, academia etc) ou Condomínio Lacqua diRoma (tem piscina, toboágua, sauna, academia etc).

7) São João Del Rei

Minas Gerais dominando a lista de melhores lugares para passar o carnaval no Brasil! Quando eu era criança/adolescente costumava passar o carnaval lá e gostava muito!

São João Del Rei é uma excelente opção para quem deseja curtir os bloquinhos de rua sem gastar muito! A cidade por si só já possui um custo de vida barato e no carnaval as coisas não mudam muito.

É indicado para quem quer festa? Sim!

É indicado para quem quer momentos de festa + momentos de sossego? Sim. Dica: você pode aproveitar para conhecer cidadezinhas da região, como Tiradentes, Carrancas, Prados…

Antes de ir dá uma conferida no post “O que fazer em São João Del Rei – 10 coisas imperdíveis!“.

Bloco de rua em São João Del Rei | Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil
Bloco de rua em São João Del Rei

8) Florianópolis

Pra fechar a lista com os melhores lugares para passar o carnaval no Brasil temos Floripa! A capital catarinense tem opções para quem quer curtir a folia e para quem deseja relaxar!

É indicado para quem quer festa? Sim!

É indicado para quem quer momentos de festa + momentos de sossego? Sim.

Para ir atrás do agito pode focar em Jurerê Internacional que vai ser sucesso. Para tranquilidade vá para o sul da ilha, nas praias do Campeche (fica próxima a praia da Joaquina), Matadeiro (água bem fria) e Armação.

Praia de Campeche | Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil
Praia de Campeche | Melhores lugares para passar o carnaval no Brasil

Algumas sugestões de hospedagem na cidade: Ibis Florianopolis (localizado no Centro, ideal para quem não quer investir muito na acomodação, mas ter o conforto da rede Ibis); Mama Africa Hostel (opção barata na Lagoa da Conceição, possui quartos privados e compartilhados); Residencial Solarium (para quem procura custo x benefício em Jurerê); IL Campanario Villaggio Resort (opção 5 estrelas em Jurerê).

E aí, curtiu a minha lista com os 8 melhores lugares para passar o carnaval no Brasil? Se a sua cidade tiver um carnaval tradicional conta mais pra gente ali nos comentários! Quem sabe você não ajuda alguém que ainda precisa de outras sugestões =)

Não esquece de conferir nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de todas as nossas viagens e dicas! Beijos e até!


Compartilhe este post

Deixe um comentário