Onde ficar na Praia do Sono: Pousada Mãe D’Água

Compartilhe este post

A Praia do Sono é um dos lugares mais lindos do estado do Rio de Janeiro, mas o que muita gente não sabe é que só em um bate volta não é possível conhecer tudo o que a praia e a comunidade caiçara tem para oferecer. Por isso, nas próximas linhas vou te contar onde ficar na Praia do Sono e por quê você precisa passar alguns dias lá!

Praia do Sono.
Praia do Sono.

Antes de compartilhar minha indicação de onde ficar na Praia do Sono, quero falar um pouco sobre a comunidade caiçara de lá. Ela é uma comunidade tradicional, localizada em duas zonas de conservação, sendo a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e Reserva Ecológica da Juatinga. Por ter acesso somente de barco ou de trilha, a Praia do Sono se localiza na maior porção de Mata Atlântica contínua da região, mantendo assim uma rica biodiversidade tanto na floresta quanto no mar.

Leia também:
– O que fazer em Paraty em 3 dias (com Trindade e Ilha do Cedro)
– Onde ficar em Paraty: Pousada Literária, a melhor opção da cidade!

Onde ficar na Praia do Sono – Pousada Mãe D’Água

Como eu disse ali em cima, em um bate volta você não vai conhecer o que há de melhor na Praia do Sono e arredores. Minha sugestão é separar, no mínimo, 2 dias inteiros. Assim, você poderá fazer algumas trilhas e conhecer a Praia dos Antigos, Praia dos Antiguinhos, Cachoeira das Galhetas, Comunidade de Ponta Negra e Cachoeira do Saco Bravo, além de curtir a Praia do Sono.

Existe a possibilidade, também, de viver o turismo de experiência junto a comunidade caiçara. Neste caso, o viajante tem a oportunidade de vivenciar experiências locais como andar de canoa, saborear um peixe assado na folha de bananeira na fogueira ou ver como funciona o cerco (pesca artesanal).

Onde ficar na praia do sono
Mais uma opção de quarto – Onde ficar na Praia do Sono

Localização

A Pousada Mãe D’Água é no estilo pé na areia e está localizada mais para o lado direito da Praia do Sono. Ela fica mais próxima da trilha que dá acesso ao condomínio Laranjeiras, sendo que do final da trilha até ela são menos de 5 minutos de caminhada.

Te conto neste post sobre a trilha para chegar na Praia do Sono, mas resumidamente você precisará caminhar 3,1km (aproximadamente, 50 minutos) ou poderá pegar um barco no condomínio Laranjeiras.

Mirante antes de chegar na Praia do Sono.
Mirante antes de chegar na Praia do Sono.

Estrutura

Acho que a palavra que melhor define a Pousada Mãe D’Água é aconchego. Ela oferece a estrutura mais completa da região e foi por isso que quando eu estava procurando onde ficar na Praia do Sono escolhi ela. Além de pousada, ela é camping também e possui um restaurante, que serve hambúrguers artesanais.

Eu, Keli e Alessandra ficamos em um quarto com uma cama de casal e duas de solteiro. Ele era super espaçoso, ventilado e tinha uma varanda com vista para o quintal, ali na nossa porta tinha um pé de maracujá, que quase invadia o quarto (não é toda pousada que tem isso,né?!). Ao todo são 4 quartos, sendo dois com vista para o mar e dois com vista para o quintal.

Pousada na praia do Sono
Nosso quarto na Pousada Mãe D’Água.

O sinal de internet 4G não funciona na praia toda, aliás somente em pontos específicos. Porém, na Pousada Mãe D’Água o wi-fi funcionou muito bem. Não tivemos problemas, tanto que postamos stories para que nossos leitores acompanhassem tudo junto com a gente! Ahh, se você ainda não segue nosso perfil no Instagram, pode dar um confere lá e já começar a seguir!

Pousada Mãe D'Água na Praia do Sono
Quarto com vista para o mar.

Uma coisa que me chamou bastante atenção foi a decoração, não só do quarto, mas da pousada toda. Podíamos ver elementos da cultura caiçara no quarto, no corredor, na área do restaurante. São pequenos detalhes que fazem o ambiente ficar acolhedor, sabe?

Na parte da frente da Pousada Mãe D’Água tinha um balanço que era um charme só! Eu tirei um montão de fotos lindas nele. Havia também rede para relaxar e uns bangalôs para fazer as refeições curtindo o visual do mar. Pura paz!

Praia do Sono em Paraty
Olha que perfeição essa Praia do Sono!

Para quem curte acampar, a pousada oferece a área de camping, que tem lotação máxima, ou seja, existe uma organização para o local não ficar cheio demais. Lá tem também uma cozinha comunitária onde é possível preparar refeições mais simples.

Atendimento

Fomos recebidas pela proprietária (Lidiane, minha xará), que é natural da comunidade. Durante os 3 dias que ficamos lá ela nos contou várias coisas interessantes da região, dividiu com a gente curiosidades e falou um pouco sobre como é morar lá.

Pousada Mãe D'Água na Praia do Sono
Outro ângulo do nosso quarto.

Como o acesso é restrito é bem difícil chegar e tirar as coisas de lá. Por exemplo, a coleta de lixo não é simples como acontece na cidade, os moradores precisam juntar o lixo, que é recolhido por um barco. Assim, é importante ter consciência disso e, se possível, carregar seu lixo de volta, quanto menos descarte deixar lá, melhor.

Café da manhã

Geralmente a Pousada Mãe D’Água não serve café da manhã. No momento de efetuar a reserva é interessante conversar com eles e ver a possibilidade de incluí-lo.

Pousada Mãe D'Água na Praia do Sono
Café da manhã na Praia do Sono

Quando fomos tivemos o prazer de experimentar o café da manhã da pousada. Tinha pão francês, frios, frutas, chá de erva cidreira, suco, café, bolo de aipim e bolo de fubá com chia. Tudo muito caseiro e gostoso! Um destaque especial para o bolo de aipim!

Pousada Mãe D'Água na Praia do Sono
Olha o bolo aí, gente!

Contato

Quem quiser saber mais detalhes sobre a pousada pode acessar o Instagram @maedagua.sono e mandar mensagem lá perguntando disponibilidade de datas e valores.

Leia também:
– 17 lugares na Europa para visitar em 2022
– Praia do Sono em Paraty: como chegar e o que fazer em 3 dias!

Nota

Minha nota é 4,5, sendo que 5 é a máxima! Eu adorei ter ficado na Pousada Mãe D’Água e ela é minha recomendação de onde ficar na Praia do Sono. Se tiver alguma dúvida pode deixar aí embaixo nos comentários!

Beijos e até mais!

Observação: minha estadia foi patrocinada por meio de uma parceria. Não fazemos parcerias que não se adequam ao propósito do Blog e a opinião retratada no post é real e imparcial.


Compartilhe este post

2 comentários em “Onde ficar na Praia do Sono: Pousada Mãe D’Água”

    • Keli concordo com você! Também adorei ficar na Mãe D’Água! Ter essa experiência pé na areia foi muito diferente e relaxante =)

      Responder

Deixe um comentário