O que fazer em Buzios: atrações imperdíveis + roteiro completo

Compartilhe este post

Armação dos Búzios (ou para os mais íntimos Búzios) é uma cidade encantadora! Além das praias lindas, tem uma vibe super gostosa, jovem e animada! Apesar de ser pequena, oferece aos viajantes uma enorme opção de atividades para fazer durante o dia e à noite também! Por isso, neste post vou te contar o que fazer em Buzios, onde ficar e onde comer!

Praia da Azeda em Buzios
Praia da Azeda, sensacional a cor da água!

Eu conheci a cidade neste ano de 2021. Como já contei para vocês neste post aqui, morei em Arraial do Cabo, município vizinho a Búzios e, por isso, tive a oportunidade de visitá-la algumas vezes. Sim, a cidade é apaixonante e você vai querer voltar!

Durante o post você vai ter a resposta para as seguintes perguntas:

  • Quantos dias ficar em Búzios?
  • Como chegar na cidade?
  • Vale a pena fazer bate volta a partir de Arraial do Cabo?
  • O que fazer em Buzios?
  • Onde ficar em Buzios?
  • Onde comer em Buzios?
  • O que fazer à noite em Buzios?

Partiu Viajar comigo?!

Como chegar em Búzios

Assim como Cabo Frio e Arraial do Cabo, Búzios faz parte da Região dos Lagos.

Se você estiver no Rio de Janeiro terá que percorrer apenas 180 km para chegar na cidade. O acesso é fácil, sendo possível chegar lá de ônibus da empresa 1001, de carro (se passar pela Via Lagos vai pagar pedágio) ou de carona (no site do BlaBlaCar sempre tem carona do Rio para Búzios).

Praia da Azedinha
Pescando umas sereias na Praia da Azedinha.

Agora, se você estiver em Belo Horizonte terá que percorrer, aproximadamente, 580 km, sendo que durante grande parte do trajeto seguirá pela BR-040 (que está em boas condições e possui 4 ou 5 pedágios neste trecho). Se for de ônibus, dá uma pesquisada nos sites da Buser e da Útil.

Para quem for sair de São Paulo a distância é de, aproximadamente, 600 km. Dependendo é interessante pegar um voo até o Rio de Janeiro e de lá seguir de carro ou ônibus para Búzios.

Se quiser alugar um carro, pode fazer sua pesquisa e reserva pelo site da Rentcars, pois eles buscam as melhores opções pra você! Ir de carro é a melhor alternativa para quem vai viajar com a família ou grupo de amigos, pois dessa forma vocês terão liberdade para conhecer mais lugares e não ficarão dependendo de transporte público.

Leia também:
– O que fazer no Rio de Janeiro com POUCO dinheiro: 20 passeios!
– Praia do Sono em Paraty: como chegar e o que fazer em 3 dias!

O que fazer em Buzios – melhores atrações

Antes de te contar o que fazer em Buzios, deixa eu já responder aquela dúvida que sempre aparece quando estamos planejando uma viagem: quantos dias ficar? Então, eu diria que tudo depende do que você deseja e do seu estilo/ritmo, mas o ideal é ter, no mínimo, 2 dias inteiros para curtir a cidade. Ah, se você quiser fazer algum bate volta, pode acrescentar 1 dia para cada trip.

Praia de João Fernandes em Búzios.
Praia de João Fernandes.

Outra dúvida bastante comum é se vale a pena fazer bate volta para Búzios. Assim como na pergunta “quantos dias ficar em Búzios”, minha resposta também é depende. Se você não puder ficar mais tempo na cidade, o bate volta é válido sim. Mas, se puder dormir lá nem que seja uma noite, eu aconselho ficar e curtir o clima noturno da cidade.

Agora, sem mais delongas, vou te contar as melhores atrações para você colocar no seu roteiro Buzios!

Mirante Pai Vitório

Minha primeira sugestão da lista “o que fazer em Buzios” é conhecer o Mirante do Pai Vitório. Ainda não é uma atividade que todo viajante que vai a Buzios faz, pois fica um pouco mais afastado das principais praias da cidade, mas calma que não é complicado chegar lá.

Mirante do Pai Vitório em Búzios.
Mirante do Pai Vitório

O mirante fica perto da Praia Rasa e você pode usá-la como referência. Eu não estava de carro, então chamei um carro de aplicativo para me levar até lá. O motorista me deixou bem no início da trilha e daquele ponto tive que caminhar uns 10 a 15 minutos para chegar no mirante.

Se você estiver de carro tem algumas vagas na rua, onde poderá estacionar o veículo, sendo que quando eu fui não tinha nenhum “flanelinha” cobrando para olhar o carro (antipatia disso, inclusive. A rua é pública, galera!).

Lá de cima a vista é linda! Se você quiser curtir uma praia, pode descer do mirante e aproveitar uma pequena praia que tem ali. Ahh, fique atento, pois é possível avistar tartarugas dali (vi várias!).

Praia Azeda e Azedinha

Na minha opinião, a praia mais linda de Buzios (dentre as que eu conheci). A cor da água é M A R A V I L H O S A! Tons de azul e verde que deixam qualquer um arrepiado!

A Praia da Azeda e a Azedinha ficam próximas a Praia de João Fernandes e a Praia dos Ossos, sendo que você pode ir caminhando. Se for de carro acho que vai ter dificuldades para estacionar, então já vai a pé mesmo rs

Para acessar a Azeda você vai ter que descer uma escada (mais curta que a do Atalaia), mas antes vale a pena tirar uma foto lá de cima!

Praia da Azeda
Praia da Azeda| O que fazer em Buzios

A Azedinha fica depois da Azeda, é só caminhar que você vai vê-la. Não tem segredo! As duas praias são pequenas e uma delícia para curtir o mar. Se estiver procurando uma praia para sentar na areia e curtir o dia, pode ir pra lá, você não vai se arrepender.

Lá tem algumas barraquinhas vendendo bebidas e petiscos, mas nada muito estruturado. Se você quiser levar seu cooler, não tem problema. Ah, não vi banheiros por lá.

Praia Brava – o que fazer em Buzios

Ela é maior do que a Praia da Azeda e possui algumas opções de barracas mais estrutuadas. Inclusive, é lá que está o badalado Silk Beach Club.

A Praia Brava está mais próxima da Praia do Forno (eu fui caminhando). Para acessar a praia é preciso descer uma rampa e alguns degraus. A faixa de areia é mais larga, mas não muito extensa. Quando eu fui ela estava vazia (era meio de semana), sendo que tinha várias vagas na rua para estacionar o carro.

Praia Brava em Búzios.
Praia Brava.

Orla Bardot

A orla Brigitte Bardot ou simplesmente orla Bardot é aquele lugar delícia para caminhar no final da tarde. Não deixe de tirar uma foto com a estátua da atriz Brigitte Bardot e, também, de admirar a estátua dos 3 pescadores (ela fica dentro da água).

Em frente a orla você vai encontrar diversas opções de onde comer em Buzios, sendo que alguns dos restaurantes mais bem conceituados da cidade ficam por ali.

Estátua da Brigitte Bardot | O que fazer em Buzios
Estátua da Brigitte Bardot.

Praia de João Fernandes

É uma ótima opção para curtir junto com a família. Ela possui estrutura de barracas e restaurantes, sendo facilmente acessível de carro. Sabe aquela praia que você não precisa andar quase nada para chegar na areia? Então, é João Fernandes rs

Achei o mar calmo, mas tinha algumas ondas. A faixa de areia é mais extensa que Azeda, Brava, Ossos e a do Forno. Por lá tem espaço para jogar um futvolei ou para os pequenos brincarem na areia.

Praia de João Fernandes.
Praia de João Fernandes.

Praia de Geribá

É uma das mais cobiçadas da cidade e precisa estar na sua lista “o que fazer em Buzios”. Além de ser linda, ela é democrática, pois agrada tanto quem quer tranquilidade, quanto quem busca agito. Basta você escolher direito o cantinho que vai ficar.

Ao longo da praia tem restaurantes, quiosques e várias opções de onde comer. Em Geribá estão localizadas várias pousadas da cidade, ou seja, a infraestrutra da praia é bem completa. Como dizem por aí, pode ir sem medo de ser feliz!

Praia dos Ossos

Ela fica próxima a Orla Bardot e a Praia da Azeda. Não é grande, sendo que a faixa de areia não é larga nem extensa. Achei o mar bem calmo, por isso aconselho para quem estiver viajando com crianças.

Praia dos Ossos | O que fazer em Buzios
Praia dos Ossos

Rua das Pedras

É a rua mais famosa de Búzios. Durante o dia ela fica um pouco morta, mas a partir do final da tarde e na parte da noite ela fica super movimentada.

Lá você vai encontrar comércio para comprar roupas, mas também lembrancinhas. Por lá tem, também, várias opções de restaurantes, lanchonetes e bares.

Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura conta com uma boa infraestrutura de barracas, sendo que lá o viajante vai ter opções de onde comer, bem como aluguel de cadeiras, guarda-sol, caiaque e prancha de stand up (SUP).

O mar é calmo e a água não é tão clara como a da Azeda ou Forno, mas é uma das melhores opções para famílias que viajam com crianças. Obs: durante os finais de semana e feriados ela costuma ficar cheia. Dessa forma, é aconselhável chegar cedo para escolher seu lugar ao sol.

Praia do Forno – o que fazer em Buzios

O que mais me chamou atenção nessa praia foi a cor da areia, ela é meio rosadinha. Muito diferente!

A praia em si é pequena, mas achei a faixa de areia bem larga, apesar de não ser extensa. A cor do mar é linda e ele tinha umas ondinhas calmas.

Praia do Forno em Búzios.
Praia do Forno | O que fazer em Buzios

Não tem estrutura de banheiro, mas tinha uma barraquinha vendendo bebida e petiscos. Vi, também,uma barraca para alugar stand up e caiaque.

Eu indico a Praia do Forno para quem estiver procurando um lugar mais calmo, longe da badalação, sendo interessante para famílias com ou sem filhos.

Praia da Foca

Achei linda, porém não adequada para quem deseja nadar. Entre o mar e a areia tem uma faixa de pedras, o que dificulta o acesso ao mar. Ah, lá não tem nenhuma estrutura de barraquinhas.

Assim, minha sugestão é que você dê um pulinho lá para admirar a paisagem e depois procure outra praia para passar o dia. Como ela fica próxima a Praia do Forno e a Ferradura, estão aí duas opções para curtir após a visita a Praia da Foca.

Praia da Foca | O que fazer em Buzios
Praia da Foca.

Praia da Tartaruga

Não tive a oportunidade de conhecer a Praia da Tartaruga. Porém, não podia deixar de colocar ela aqui nas sugestões de o que fazer em Buzios, pois uma amiga me disse que é nela que acontece o pôr do sol mais lindo da cidade.

Dessa forma, não deixe de incluí-la no seu roteiro Búzios. Quando eu voltar a cidade vou lá dar um confere nesse pôr do sol e volto aqui pra te contar como foi =)

Bate volta Arraial do Cabo

Se você tiver mais de 2 dias na cidade, sugiro colocar na sua lista de “o que fazer em Buzios” um bate volta até Arraial do Cabo! As duas cidades ficam próximas, sendo apenas 37km de distância entre elas.Você pode facilmente acessar Arraial utilizando o transporte público (pesquise no site da empresa Salineiras os horários) ou carro (particular / de aplicativo).

Ilha do Farol em Arraial do Cabo
Ilha do Farol em Arraial do Cabo

Caso precise de ajuda para montar um roteiro com o melhor de Arraial e Búzios, me manda mensagem! Posso fazer um roteiro personalizado para você economizar tempo e dinheiro e ainda fazer os programas mais legais!

Onde ficar em Búzios – pousada custo x benefício

Agora que você já sabe como chegar e o que fazer em Buzios, vou te contar onde ficar em Buzios, tá?!

Quem me conhece sabe que quando estou buscando acomodação sempre procuro opções que tenham boa localização, café da manhã e piscina. Adivinha só? Eu fiquei hospedada na Pousada Casa do Catavento em Buzios e ela tinha tudo isso e mais um pouco!

A pousada, que fica próxima a Praia da Ferradura, possui uma ótima infraestrutra, sendo que tem quartos espaçosos e com ar condicionado, TV, frigobar, cofre. O que eu fiquei tinha uma cama enoooorme, uma delícia!

quarto na pousada Casa do Catavento em Buzios
Meu quarto na pousada Casa do Catavento | Onde ficar em Buzios

O café da manhã está incluso na diária e possui uma variedade bacana, tanto que nos dias que fiquei lá tinha bolos, pães, sucos e outros quitutes, como rabanada e pudim. Por último, mas não menos importante, a Pousada Casa do Catavento tem uma área com piscina e jardim,tudo para você relaxar e curtir o dia!

Café da manhã na pousada Casa do Catavento.
Café da manhã na pousada | O que fazer em Buzios

Se você quiser saber mais detalhes da minha experiência lá, dá uma conferida neste post exclusivo!

Onde comer em Búzios

Quando você estiver na cidade vai perceber que escolher onde comer em Buzios é uma tarefa fácil e ao mesmo tempo difícil. Calma, vou explicar e te dar uma dica de lugar bacana pra você ir no seu primeiro dia na cidade! É fácil pois tem muita variedade/opção de lugares e é difícil pelo mesmo motivo rs

Noi gastronomia

A Noi é aquele lugar que reúne ótimas cervejas e comidas deliciosas em um ambiente descolado ali no “vucuvuco” de Búzios. Pesquisando sobre as opções de onde comer na cidade, eles me chamaram a atenção pela carta diferenciada de cervejas. Isso pois são uma cervejaria também!

Quem já leu outros posts aqui do Blog sabe que eu sou fã de cerveja artesanal. Já até escrevi um post exclusivo sobre o assunto, ainda não leu e quer aprender um pouco mais sobre o tema? Clica aqui então!

Então, chegando na Noi de Búzios escolhi a régua de degustação deles, pois assim poderia experimentar vários rótulos da casa.Ela é uma ótima pedida para quem ainda não conhece a marca e não tem sua queridinha.

Noi Gastronomia em Búzios | O que fazer em Buzios
Noi Gastronomia.

Vieram 9 opções: Bionda (Pilsen), Bionda Oro (Pilsen Premium), Bianca (Weiss), Sicilia (Witbier), Rossa (Irish Red Ale), Amara (Imperial IPA), Fiorella (American IPA), Avena (Belgian Pale Ale), Nera (Schwarzbier). Minhas favoritas foram a Bianca, a Rossa e a Avena.

Para comer, eu e a Jessica pedimos carpaccio (tradicional e vegetariano) e um nozete de filé flambado no conhaque com molho gorgonzola. Eles tem um cardápio bem variado, servem pizzas também e outros paratos para quem quiser jantar.

Ah, no quesito atendimento fomos muito bem tratadas. Esqueci o nome do garçom que nos atendeu (sou péssima com nomes rs), mas ele foi muito gentil e atencioso, tanto que no final ofereceu para trocar a penúltima cerveja da régua, pois disse que já tinha passado muito tempo e que a temperatura dela não estava ideal mais.

Resumindo: essa é minha dica de onde comer em Buzios! Tudo provado e aprovado por nós!

Noi Gastronomia
Noi Gastronomia | Onde comer em Búzios

Endereço: Rua Manoel Turíbio de Farias 110, Centro.

Site oficial para você pesquisar onde encontrar a Noi mais próxima: cervejarianoi.com.br

Para outras informações, segue o Instagram deles: @noibuzios_ e @noigastronomia

O que fazer em Búzios à noite

Assim como as opções de onde comer são muitas, o viajante vai ver muitas alternativas ao pesquisar o que fazer à noite em Buzios. Além dos restaurantes, a cidade possui casas de shows, como a Privilège e beach clubs com música ao vivo.

Muxé

O Muxé é um bar LGBTQIA+ e o seu nome, na cultura mexicana, significa um terceiro gênero. Existe o feminino, masculino e o Muxé. Ele representa a pessoa que nasceu com o gênero masculino, mas transita entre a feminilidade e a masculinidade.

Quando eu estive lá tomei o drink Muxé (todo lindo e colorido) e a minha amiga Naty tomou o Barbie Pink. Pra comer pedimos uma pizza de 4 queijos e de sobremesa brownie com sorvete! Ahh, quem gostar de comida mexicana, é uma boa também, eles servem vários pratos (burritos, quesadillas etc)!

Drink muxé
Muxé | o que fazer à noite em Búzios

O Muxé é minha indicação pra quem está pesquisando o que fazer à noite em Buzios e deseja curtir música ao vivo, comer, tomar drinks e ficar em um ambiente com área aberta. Senti que lá é um espaço de acolhimento para todas as identidades de gênero e orientações sexuais. É um lugar para você ir e ficar a vontade.

Antes de ir, dá uma conferida no Instagram deles – @muxebuzios

Pizza 4 queijos
Pizza 4 queijos

Eu também fui no Buda Beach, pois uma amiga me indicou (já conhecia o Buda Beach de Cabo Frio). Durante a semana (fora de temporada) eles estavam com promoção de drinks, rodada dupla por R$35. Ah, e no dia que fomos no Buda de Buzios estava rolando música ao vivo super animada (detalhe: era uma segundona hein).

Leia também:
– Quanto custa viajar: Rio de Janeiro em 4 dias!
– O que fazer em Arraial do Cabo em 3 dias + dicas de quem morou lá

E aí, curtiu minhas sugestões de o que fazer em Buzios? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixa aí embaixo nos comentários! Ahh, se quiser mais dicas da cidade, dá uma olhada no nosso Instagram!

Se precisar de um roteiro personalizado, me manda mensagem!

Beijos e até a próxima trip!


Compartilhe este post

2 comentários em “O que fazer em Buzios: atrações imperdíveis + roteiro completo”

  1. Estivemos em Búzios apenas de passagem, e ficamos na Praia da Ferradura. Na maré alta a faixa de areia fica bem estreita. Achei as praias lindas e quero voltar a Búzios e seguir seu roteiro. Obrigada!

    Responder
    • Ei Marcia! Recentemente voltei a Buzios e pude conhecer a Praia da Ferradura! Quando eu fui a faixa de areia também estava estreita…
      Qualquer dúvida sobre outras praias é só perguntar =)

      Responder

Deixe um comentário