Se o motivo de você estar aqui é porque pretende viajar para a Europa nos próximos meses, este post vai te ajudar muito! Abaixo você encontra diversos roteiros para a Europa, bem como informações gerais sobre as diversas regiões do continente e quais documentos são obrigatórios, além, é claro , de muitas dicas para aproveitar ainda mais sua viagem.
Eu já fiz 3 mochilões para a Europa e conheço 25 países do velho continente, tendo morado por alguns meses em Londres. Antes de montar seus roteiros para a Europa, acho muito importante conhecer um pouco mais sobre as regiões, pois fatores como clima, custo de vida e cultura podem te ajudar a escolher os lugares que mais tem a ver com você.
Após meu último mochilão, eu escrevi um livro com 98 páginas no qual ensino como planejar um mochilão barato pela Europa. Se esse é o seu objetivo, confira mais detalhes sobre o ebook clicando aqui.
CONTINUE LENDO para ter acesso aos roteiros e as dicas!
# Roteiros para a Europa (separados por região)
Leste Europeu
Essa região é formada por países que estão situados no centro do continente. Algumas pessoas consideram meio contraditória a classificação. Assim, são conhecidos como países do Leste Europeu: Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Albânia, Croácia, Bielorrússia, Geórgia, Estônia, Bósnia e Herzegóvina, Letônia, Lituânia, Montenegro, Bulgária, Sérvia, Ucrânia, Romênia, Moldávia, Macedônia, Kosovo e Rússia.
3 MOTIVOS PARA VISITAR OS PAÍSES DO LESTE EUROPEU:
1) Custo de vida bem mais baixo se comparados com outros países do continente
2) Arquitetura e história fascinantes
3) Menos visados pelos turistas
OITO posts que você precisa ler antes de viajar para o Leste Europeu:
– “Roteiro imperdível para conhecer Budapeste em 3 dias”
– “Quanto custa viajar para Budapeste: Tabela de gastos em 30 dias”
– “Dicas para visitar o Campo de Concentração de Auschwitz na Cracóvia”
– “Roteiro completo para desbravar Belgrado em 1 ou 2 dias”
– “Quanto custa viajar para a Croácia: Tabela de gastos em 8 dias”
– “Plitvice Lakes: bate e volta de Zagreb até o paraíso”
– “Onde se hospedar em Budapeste: dicas de hotéis e hostels”
– “Zagreb: roteiro para conhecer a capital da Croácia”
Escandinávia
Essa região é abrangida por 3 países: Suécia, Noruega e Dinamarca. Comumente a Finlândia é colocada como parte dela, porém essa colocação não é correta. Já o termo Países Nórdicos abrange os 4 países já citados mais a Islândia. Tais países são conhecidos por terem temperaturas muito baixas, qualidade de vida elevada e custo de vida bem alto.
3 MOTIVOS PARA VISITAR OS PAÍSES DA ESCANDINÁVIA:
1) Belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego
2) Qualidade de vida e desenvolvimento
3) Cultura e história
CINCO posts que você precisa ler antes de viajar para a Escandinávia:
– “Quanto custa viajar para os países nórdicos: 13 dias na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca”
– “O que fazer em Copenhague em 2 dias – Roteiro completo”
– “10 lugares que você não pode deixar de visitar em Oslo!”
– “Bike tour em Copenhague: uma experiência que você não pode perder”
– “Review: como foi me hospedar no City Backpackers Hostel em Estocolmo”
Península Ibérica
É formada por Espanha, Portugal, Gibraltar, Andorra e um pedaço da França, mas popularmente nos referimos a ela para falar dos 2 primeiros países que citei. O custo de vida nestes países não é tão elevado e nem tão baixo. O clima, na maior parte do ano é agradável. Só no inverno mesmo que faz mais frio (por ex: fui em outubro em Lisboa e fazia 26 graus, enquanto que em Londres fazia 15).
Se você quer viajar para a Europa e não fala outro idioma além do português, sugiro começar a explorar o continente por Portugal e Espanha.
3 MOTIVOS PARA VISITAR OS PAÍSES DA PENÍNSULA IBÉRICA:
1) A língua é a mesma (Portugal) ou é semelhante a nossa
2) Arquitetura e história
3) Belezas naturais
CINCO posts com roteiros para a Europa, específicos sobre Portugal e Espanha que você precisa ler antes de ir:
– “5 pontos turísticos imperdíveis de Lisboa!”
– “Visita ao Santuário de Fátima em Portugal – Bate e volta a partir de Lisboa”
– “Bate e volta saindo de Lisboa para conhecer Cascais e Sintra”
– “Conexão em Barcelona – O que fazer em 11 horas”
– “Estádios pelo mundo: Santiago Bernabéu”
Reino Unido
Antes de tudo, vale enfatizar que Reino Unido e Grã Bretanha não são sinônimos. O Reino Unido é formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Já a Grã Bretanha apenas os 3 primeiros países.
São países cuja língua oficial é o inglês. Assim, se o seu objetivo for praticar o idioma, com certeza eles são uma boa opção.
Por outro lado, se o seu orçamento for baixo, melhor escolher outra região, pois os países do Reino Unido têm um custo de vida muito alto.
Quanto ao clima, se você quiser temperaturas mais altas, tipo 25 a 30 graus, melhor ir no verão (julho e agosto).
3 MOTIVOS PARA VISITAR O REINO UNIDO:
1) História e arquitetura (vários museus interessantes não cobram entrada)
2) Idioma
3) Cultura
SETE posts que você precisa ler antes de viajar para o Reino Unido:
– “10 programas gratuitos para fazer em Londres”
– “Quanto custa viajar para Londres: Tabela de gastos em 15 dias”
– “O que fazer em Londres – Roteiro de 4 dias – Parte I”
– “Quanto custa viajar para a Escócia: Tabela de gastos em 5 dias”
– “O que fazer em Glasgow: 7 programas delícia para curtir o melhor da cidade”
– “Game of Thrones Tour em Belfast: o melhor programa da cidade!”
– “7 programas imperdíveis para você fazer em Edimburgo”
Outros países
Itália, França e Alemanha estão entre os países mais visitados do continente europeu. Eles fazem parte do Tratado de Schengen e tem o euro como moeda oficial.
SEIS posts com roteiros para a Europa, específicos sobre Alemanha, Itália e França que você precisa ler antes de ir:
– “O que fazer em 2 dias na surpreendente Munique”
– “O que fazer em Paris em 4 dias – roteiro completo”
– “Quanto custa viajar pela Itália: tabela de gastos em 18 dias”
– “Roteiro imperdível para conhecer Berlim em 3 dias”
– “Roteiro completo para curtir Roma em 3 dias”
– “Positano, um pedaço do paraíso na Itália!”
# Posts com dicas para montar seus roteiros para a Europa
Ao longo das minhas idas à Europa, fui adquirindo conhecimento a respeito dos países pelos quais passei e compartilhei várias dicas e roteiros aqui no Blog. Segue uma lista com os CINCO posts que você precisa ler antes de planejar sua viagem:
– “Seguro viagem: fazer ou não fazer? Vale a pena?”
– “14 dicas infalíveis para viajar gastando pouco!”
– “Mochilão pela Europa: como planejar um mochilão”
– “Dicas para mochileiros: transporte de trem e ônibus pela Europa”
– “Couchsurfing: o que é? Vale a pena? Relato, dicas, prós e contras.”
# Documentos necessários para fazer uma viagem para a Europa
– Passaporte: com validade de pelo menos 6 meses a contar da data de volta ao Brasil.
– Passagem aérea: obrigatório apresentar a passagem de volta. Se você for sem ela é muito provável que eles não te deixem entrar.
– Seguro viagem: é obrigatório para entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen. O seguro viagem tem que ter uma cobertura mínima de 30.000 euros.
O blog é parceiro da Seguros Promo. Utilizando o código PARTIUVIAJAR5 na tela do pagamento você conseguirá 5% de DESCONTO. Se pagar no boleto ainda consegue mais 5%. Vez ou outra conseguimos cupons que dão até 20% de desconto no Seguro Viagem, fica ligado no nosso Facebook e Instagram (@partiuviajarblog), sempre divulgamos as promoções lá!
Clique aqui para pesquisar os planos ou utilize o banner abaixo.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-large” coupon=”PARTIUVIAJAR5″ show_logo=”true”/]
Observação: alguns cartões de crédito disponibilizam um seguro se o passageiro tiver adquirido a passagem com o cartão. Geralmente a cobertura é bem básica, sempre aconselho contratar um seguro completo. Ligue para o seu cartão e veja como funciona.
– Comprovantes de acomodação: apresentar os comprovantes de reserva de hotel/hostel ou carta convite (se for ficar na casa de alguém). Fazendo sua reserva pelo site do Booking.com é fácil conseguir esse comprovante de acomodação. Se você reservar através do nosso link ganharemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais. Caso tenha alguma dúvida sobre onde ficar pode me madar uma mensagem que eu te ajudo a escolher.
Observação: o Certificado Internacional de Vacina e a vacina contra febre amarela são obrigatórios apenas para quem vai viajar para Malta.
– Dinheiro: leve uma quantia em espécie, cartão de crédito internacional e cartão de débito ou pré-pago. É recomendado levar pelo menos 65 euros por dia. Eu nunca levei tanto dinheiro assim, mas fui sabendo que era arriscado ser mandada de volta para o Brasil caso eles me pedissem a comprovação e não ficassem satisfeitos com o valor que eu tinha levado.
# Roteiros para a Europa – Dicas gerais
Melhor mês
De um modo geral, o mês de Agosto é mais cheio de turistas. É, também, o mês com mais festivais de música e eventos a céu aberto. Já estive na Europa em todas as estações e meses do ano e Agosto foi o que eu mais gostei. O clima quente e os dias longos trazem alegria e uma vibe positiva. Já março, abril, outubro e novembro são meses mais tranquilos, menos cheios e não tão caros.
Países mais baratos da Europa
Os países com as capitais mais baratas são: Sérvia (Belgrado), Hungria (Budapeste), República Tcheca (Praga), Ucrânia (Kiev), Bósnia e Herzegovina (Sarajevo).
Como escolher seus roteiros para a Europa
Escolha de acordo com seu bolso e gosto. A Europa possui muitas coisas legais! Gastronomia, cultura, arquitetura, história, paisagens naturais e por aí vai! Não caia na tentação de querer passar por várias cidades sem ficar para conhecê-las. As grandes capitais como Paris e Londres pedem, pelo menos, 4 dias (3 noites) para serem bem aproveitadas.
Por hoje é isso! Espero que o post tenha sido esclarecedor, se tiver ficado alguma dúvida é só mandar mensagem pra gente! Caso você queira que sua viagem seja planejada por quem tem experiência e já conhece a Europa entre em contato com a gente, pois temos um serviço de CONSULTORIA DE VIAGEM personalizado, no qual eu monto seus roteiros para a Europa de acordo com o seu bolso e seu gosto!
Siga o blog no instagram (@partiuviajarblog) e curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade!
Um beijo grande e até!
Nasci e cresci no interior de Minas Gerais, sou advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tenho 33 anos e desde sempre sonho em viajar o mundo. Já visitei 37 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criei o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar.