15 lugares para conhecer na Europa em 2020: roteiros e dicas!

Compartilhe este post

A Europa é um continente enorme, cheio de diversidade e muito interessante! Por isso eu resolvi fazer uma lista com 15 lugares para conhecer na Europa em 2020. História, arquitetura, gastronomia, cultura… você vai encontrar de sobra nas minhas sugestões! Se liga aí nos roteiros e dicas!

Regiao de Trocadero. Torre Eiffel ao fundo
Regiao de Trocadero. Torre Eiffel ao fundo – Paris

Antes de começar a lista, queria te contar que, atualmente, brasileiros não precisam de visto para viajar a passeio pra lá. Menos uma burocracia e menos um gasto! Já o seguro viagem é obrigatório e deve ter cobertura mínima de 30.000 euros.

CONTINUE LENDO para ver minhas dicas para viajar para Paris, Londres, Munique, Copenhague, Roma e mais outras 10 cidades!

15 Lugares para conhecer na Europa

1) Budapeste

A minha primeira sugestão da lista de lugares para conhecer na Europa é, claro, a minha queridinha BUDAPESTE!

Já visitei a cidade duas vezes, sendo que na última resolvi ficar 30 dias por lá! Isso mesmo, 1 mês todinho! Aproveitei que o custo de vida é barato e fiz um daqueles intercâmbios que você troca trabalho por acomodação, sabe?

A cidade é dividida em Buda e Peste. Aconselho ficar, no mínimo, 3 dias por lá e deixar 1 dia para fazer o lado Buda e os outros 2 para o Peste. Caso você tenha mais 1 dia pode fazer um bate volta até o Lago Balaton, que fica no interior do país, mas facilmente acessível via trem.

Banco do Parlamento | 15 Lugares para conhecer na Europa
Tirando um cochilo no banco do Parlamento

Além de ser uma cidade barata, lá você vai encontrar vida noturna agitada na primavera/verão (principalmente), muita história/cultura e arquitetura maravilhosa.

O meu monumento favorito é o Parlamento, lindo e grandioso. Sugiro caminhar pelos arredores dele com calma, pois tem muita coisa ora ver por ali (Rio Danúbio, praças…).

Já escrevi alguns posts sobre Budapeste, dá uma conferida neles abaixo:

Roteiro imperdível para conhecer Budapeste em 3 dias – para saber o que fazer na cidade e não perder nada!

Onde se hospedar em Budapeste: dicas de hotéis e hostels – para ficar nos melhores hostels/hoteis da cidade

Quanto custa viajar para Budapeste: Tabela de gastos em 30 dias – para ver que a cidade é barata mesmo!

Budapeste | 15 Lugares para conhecer na Europa
Budapeste | 15 Lugares para conhecer na Europa

2) Paris

Paris é aquele destino que é, já foi ou ainda vai ser o lugar dos sonhos.

Eu tive a oportunidade de conhecê-la em duas épocas do ano bem diferentes. A 1ª vez foi no inverno (dezembro) e a 2ª no verão (final de junho). Com toda certeza a cidade fica muiiiito mais linda e charmosa nos meses mais quentes e ensolarados!

Nas minhas viagens gosto de fazer tudo a pé, mas em Paris isso não é possível. A boa notícia é que de metrô/RER você conseguirá chegar em praticamente todo canto!

Como é uma cidade bem grande e com muitas atrações (umas mais turísticas e batidas, outras nem tanto) aconselho separar no mínimo 4 dias para conhecer e aproveitar bem a capital francesa ❤

Ahhhh, você sabia que tem uma Disney em Paris? Isso mesmo! Você vai poder conhecer ou rever o nosso ratinho favorito! Se ao ler essa minha última frase você fez uma careta e pensou que esse é um programa para crianças pode mudar esse pensamento! A Disney é legal para todas as idades, vai por mim!

Dá uma conferida nos posts que eu fiz sobre Paris:

O que fazer em Paris em 4 dias – Roteiro completo – dicas para fazer valer a pena sua visita a cidade!

Guia completo para aproveitar a Disneyland Paris em 1 dia – Parte 1 e Parte 2 – tudo que você precisa saber para curtir um dia mágico na Disney

Review: Como foi me hospedar no Oops hostel em Paris – minha dica de hospedagem pra quem quer conforto e localização sem pagar muito por isso.

Tour a pé gratuito pela cidade e/ou passeio de barco (para ver os pontos turísticos de um ângulo diferente).

Castelo da Disney | O que fazer em Paris em 4 dias
Castelo da Disney | Paris

3) Costa Amalfitana

É um pedaço do paraíso! Antes de mais nada preciso dizer que a Itália é meu país favorito da Europa! Se eu fosse você planejava agora mesmo uma viagem pra lá! Agora falando sobre a Costa Amalfitana… que destino maravilindo!

A Costa Amalfitana ou Amalfi fica localizada na região da Campania, mais para o sul da Itália. Foi declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade. São mais ou menos 60 km de costa e compreende as comunas de Amalfi, Ravello, Positano, Praiano, Furore, Atrani, Scala, Tramonti, Cetara, Minori, Maiori, Conca dei Marini e Vietri Sul Mare.

Eu escrevi um post com dicas para aproveitar Positano, dá uma lida nele antes de ir!

Positano e suas casinhas!
Positano e suas casinhas!

4) Londres

Outra cidade que eu gosto muito e não poderia ficar de fora da minha lista de lugares para conhecer na Europa em 2020 é Londres.

Pra quem não sabe, eu morei lá em 2017 e minha relação com a cidade era meio conturbada. Sabe aquela relação de amor e ódio?! Mas no final prevaleceu o amor (love always wins!) e hoje morro de saudades!

O que mais me fascinou na cidade foi a diversidade de culturas, povos, crenças e como todos se dão bem. Lá ninguém está interessado em cuidar da vida do outro e você pode se vestir e ser do jeito que é!

Se você animar de viajar pra lá saiba que é uma cidade cara e enorme. Assim, separe no mínimo 4 dias para conhecer o básico e umas 45 libras pra cada dia (acomodação, alimentação e transporte). Se quiser sentir mais a cidade e ter uma percepção melhor do povo e estilo de vida deles fique uns 10 dias ou faça um intercâmbio lá (como eu).

Já escrevi vários posts sobre a cidade e vou deixar aqui embaixo os mais importantes:

O que fazer em Londres – Roteiro de 4 dias – Parte I e Parte II – dois posts bem completos com os principais pontos turísticos da cidade;

Onde ficar em Londres: opções boas e baratas de hostels e hotéis – um gasto que pode encarecer sua viagem é o da hospedagem, por isso confere esse post com dicas de quem conheceu bem a parte mais turística da cidade!

Quanto custa viajar para Londres: Tabela de gastos em 15 dias – pra você ter uma noção dos gastos que poderá ter.

7 lugares ótimos para você fazer compras em Londres! – pra quem quiser fazer comprinhas =)

Londres com crianças: 8 programas imperdíveis para você fazer com seu filho – se você estiver indo viajar com seu pequeno esse post vai ser muito útil!

Tour a pé e gratuito e Ingressos para a London Eye

Famosa cabine de Telefone en Londres
Famosa cabine de Telefone em Londres

5) Santorini

Ainda não me aventurei pela Grécia e Santorini está na minha lista pessoal de lugares para conhecer na Europa em 2020! Assim que eu conseguir realizar mais esse sonho, venho aqui contar pra você!

Ahh, se alguém tiver alguma dica pra me dar pode deixa ali embaixo nos comentários =)

6) Toscana

A região da Toscana é dividida em 10 províncias (Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara), sendo Florença a capital.

Eu passei 1 semana por lá e de todos os lugares que conheci foi Siena o que mais gostei. Ao planejar sua viagem para a Toscana, sugiro que separe 2 dias para Florença e 3 ou 4 para as cidadezinhas que ficam nos seus arredores.

Florença é é considerada berço do Renascimento italiano e possui obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Rafael… A Catedral Santa Maria Del Fiore ou Duomo de Florença é uma das igrejas mais lindas que eu já vi e você não pode deixar de conhecer!

Para saber mais sobre o que fazer na cidade confere o post “O que fazer em Florença, a porta de entrada para a Toscana!”. Escrevi também o post “Bate e volta de Florença até a charmosa Siena – Roteiro de 1 dia”, especialmente sobre Siena, minha queridinha.

Como é uma região rica em história e cultura sugiro que você faça um ou dois passeios com guia pois ele poderá te contar vários fatos interessantes sobre a Toscana. Se você gostar de arte o melhor tour guiado é o que combina um passeio por Florença com uma visita guiada a Galeria Uffizi e a Galeria da Academia, clica aqui pra saber mais! Caso queira somente um tour guiado pela Galeria Uffizi.

Para conhecer algumas cidades da região naquele esquema mais de excursão aconselho o tour que vai a Pisa, San Gimignano e Siena, mais detalhes aqui. DICA: se o seu orçamento estiver apertado pode fazer o walking tour gratuito por Florença, para detalhes clica aqui.

Vista aérea de Florença
Vista aérea de Florença

7) Lisboa

É a porta de entrada perfeita para quem deseja ir para a Europa pela 1ª vez e não fala inglês.

Além de não ter o obstáculo do idioma você vai ver que a cidade possui gastronomia riquíssima (salivo só de pensar naqueles pastéis de nata!), custo de vida ok (não é o mais barato, mas sem dúvidas é mais em conta que Paris ou Londres) e muita história pra contar!

Se você animar de conhecer a cidade sugiro pelo menos 2 dias por lá. Adicione mais 1 se quiser fazer uma “Visita ao Santuário de Fátima em Portugal – Bate e volta a partir de Lisboa” e mais outro dia para fazer “Bate e volta saindo de Lisboa para conhecer Cascais e Sintra”.

Os melhores bairros para ficar hospedado em Lisboa são Chiado, Rossio e região da Praça Marquês de Pombal. Já escrevi o post “Onde ficar em Lisboa: dicas de bairros, hotéis e hostels”, dá uma conferida nele também!

Caso queira fazer um walking tour gratuito e em português pela cidade, clica aqui.

Se for do tipo que gosta de entrar nas atrações e não curte muito caminhar o Lisboa Card pode ser uma boa ideia, pois com ele você terá transporte ilimitado, confere mais detalhes aqui.

Praça do Comércio - Foto retirada de http://www.tryplisboaaeroporto.com/
Praça do Comércio – Foto retirada de http://www.tryplisboaaeroporto.com/

8) Amsterdam

Amsterdam foi lar de muitas pessoas ilustres, como: Anne Frank, Rembrandt, Van Gogh… Lá você vai encontrar vários museus, galerias de arte e muitas coisas pra fazer, sendo assim sugiro separar pelo menos 2 dias inteiros pra curtir o básico que a cidade tem pra oferecer!

Se você for fã de cerveja precisa fazer o Heineken Experience e conhecer a cervejaria Brouwerij! Outra dica bacana é fazer o walking tour gratuito e alugar uma bike para se deslocar pela cidade!

Antes de ir dá uma lida no post “Roteiro para curtir Amsterdam, uma das cidades mais legais da Europa!”.

Amsterdam e seus canais! | 15 Lugares para conhecer na Europa
Amsterdam e seus canais! | 15 Lugares para conhecer na Europa

Seguro Viagem – Lugares para conhecer na Europa

E aí, está gostando da minha lista de lugares para conhecer na Europa em 2020?

Vou dar um “pause” aqui só pra te contar sobre um documento que é obrigatório para viajar pra lá: o seguro viagem! Se você for visitar algum país signatário do Tratado de Schengen terá que ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.

O blog é parceiro da Seguros Promo. Como afiliados, nós podemos dar para nossos leitores  um CUPOM DE DESCONTO DE 10% em qualquer plano. Basta clicar aqui e utilizar o código PARTIUVIAJAR5 na tela de pagamento (via boleto).

Para saber mais sobre o seguro aconselho ler o post “Seguro viagem mais barato: saiba como escolher a melhor cobertura!”.

9) Praga

Uma das cidades mais baratas da Europa!

Só esse fato já é um grande motivo para visitar Praga, certo? Além disso, a localização do país é ótima para quem quer conhecer outros países, pois faz fronteira com a Alemanha, Polônia, Eslováquia e Áustria.

Precisa de mais motivos? Arquitetura maravilhosa, muita história pra contar e cerveja barata!

Acho bacana separar 2 dias para explorar a parte mais básica/turística da cidade. Se tiver mais tempo que isso poderá fazer algum bate volta para cidades do interior do país. Ahh, a moeda oficial lá não é o euro, mas sim a coroa tcheca (CZK).

Praga - República Tcheca
Praga – República Tcheca

10) Bled

A Eslovênia como um todo foi um país que me surpreendeu! Bled parece aquelas cidades de contos de fadas!

Eu fiquei 3 dias lá, mas muita gente faz bate volta a partir de Liubliana. Se você ficar por lá, como eu, poderá fazer a trilha até Vintgar Gorge,um lugar muito lindo! Dá uma olhada no meu roteiro.

Não sabe quase nada sobre o país? Dá uma conferida nos posts “EsLOVEnia – Um país surpreendente que você deve visitar!” e “Quanto custa viajar para a Eslovênia: Tabela de gastos em 7 dias”.

Lago Bled - vista panorâmica.
Lago Bled – vista panorâmica.

11) Dubrovnik

No meu último mochilão pela Europa fui a Croácia e conheci Zagreb, Zadar, Split e Plitvice Lakes. Não desci até Dubrovnik pois ainda não era verão, daí achei que não compensava. Assim, é um dos lugares para conhecer na Europa que está na minha lista de desejos!

Se você quiser ler os posts que eu fiz sobre a Croácia sugiro começar pelo “Zagreb: roteiro para conhecer a capital da Croácia” e depois ler o “Plitvice Lakes: bate e volta de Zagreb até o paraíso!”, que é sobre o lugar mais incrível que eu conheci lá! Ahh, pra saber quanto eu gastei confere o “Quanto custa viajar para a Croácia: Tabela de gastos em 8 dias”.

12) Berlim

É a capital e maior cidade da Alemanha. É culturalmente muito rica. Tem vários museus e muiiiita história pra contar! Já te adianto que 3 dias é pouco para conhecer o básico que a cidade tem pra oferecer, 5 dias é um número mais razoável.

Outra coisa bacana lá é a gastronomia e as cervejas, aproveita pra sair da dieta com estilo rs

Em Berlim tem tour a pé gratuito? Tem sim, senhor! Dá uma conferida neste link para saber mais detalhes! Se você for viajar com crianças o Berlim WelcomeCard é uma boa opção pois te dá acesso ilimitado ao transporte público (ABC) e descontos em várias atrações. Sendo que o pulo do gato é que cada cartão permite o uso do transporte para um adulto e 3 crianças entre 6 e 14 anos.

Portão de Brandemburgo | 15 Lugares para conhecer na Europa
Portão de Brandemburgo.

13) Copenhague

É a capital da Dinamarca e está situada na parte nórdica da Europa, também conhecida como Escandinávia. A Dinamarca é um país riquíssimo, sendo considerado em 2011 como o país com o menor grau de desigualdade do mundo!

O país faz parte da União Européia e é signatário do Tratado de Schengen, porém sua moeda oficial NÃO é o euro, mas sim a coroa dinamarquesa (kroner). E, de todos os países que eu conheço, foi o mais caro que já visitei!

O melhor da cidade é poder fazer tudo de bike, ela é totalmente bike friendly! Sério, nunca me senti tão segura pra pedalar. Dá uma conferida no post “O que fazer em Copenhague em 2 dias – Roteiro completo”.

Dica: na cidade também tem o tour guiado a pé e gratuito, para saber mais confere esse link.

Nyhavn | 15 Lugares para conhecer na Europa
Nyhavn | 15 Lugares para conhecer na Europa

14) Roma

Roma é mundialmente famosa e qualquer pessoa sabe sobre sua importância, certo? Estar na cidade é estar dentro de um livro de história, é emocionante!

A cidade merece, pelo menos, 3 dias para ser explorada. Se você tiver mais tempo, pode aproveitar para conhecer algumas cidades nos arredores, como Nápoles ou Pompéia.

Ela é relativamente pequena e grande parte do roteiro pode ser feito a pé. Já confere o post “Roteiro completo para curtir Roma em 3 dias” pra ficar por dentro dos pontos turísticos.

Em Roma também sugiro fortemente um tour guiado. Vai ser uma aula de história inesquecível, certeza! Meus clientes de consultoria gostam bastante deste aqui, que é em português e vai no Coliseu, Fórum Romano e Palatino.

Se você quiser entrar em vários monumentos e ter acesso ilimitado ao transporte público sugiro comprar um passe, como este aqui. Pra quem estiver naquele esquema de contenção de gastos, sugiro o tour a pé gratuito, mais detalhes aqui.

Fontana di trevi - Foto: http://www.arteeblog.com/
Fontana di trevi – Foto: http://www.arteeblog.com/

15) Munique

Outra cidade que me surpreendeu positivamente! Se sua viagem for no verão você, definitivamente, deve incluir Munique na lista de lugares para conhecer na Europa!

Munique fica localizada no sudeste da Alemanha e é a capital do estado da Baviera. Foi fundada em 1158 e é conhecida como a cidade dos monges, pois a tradução de München é monge.

Quem é fã de cerveja pode associar a cidade a Oktoberfest, o festival de cervejas que acontece todos os anos ou quem é fã de futebol, pode lembrar da cidade por causa do FC Bayern de Munique. Confere o post “O que fazer em 2 dias na surpreendente Munique” para saber mais sobre lá!

Surfistas no Rio Eisbach.
Surfistas no Rio Eisbach.

Nos arredores de Munique você poderá conhecer o Campo de Concentração Dachau. É possível acessá-lo via passeio guiado (excursão) ou de forma independente. Se preferir o passeio guiado dá uma conferida nesta opção. Outra sugestão de bate volta é para conhecer o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney a criar seus castelos!

E aí, curtiu minhas sugestões de lugares para conhecer na Europa em 2020? Trocaria algum destes destinos por outro?

# Consultoria de viagem – Lugares para conhecer na Europa

Você sabia que posso te ajudar com todo o planejamento da sua viagem?

Com a consultoria eu e você vamos planejar uma viagem de acordo com seu gosto e bolso, totalmente personalizada. E antes que você pense que é um serviço caro, já te digo que não é e que o valor investido na consultoria vai se pagar facilmente pois com as minhas dicas e orientações você vai evitar errros e gastos desnecessários!

Dá uma olhada na nossa tabela de valores ou manda um mensagem no Whatsapp 31 99590-2414 pra saber mais detalhes!

Já falei muito por hoje! Qualquer dúvida deixa ali nos comentários! Se você tiver gostado do post e precisar fazer reserva de acomodação, comprar um passeio ou seguro viagem usa nossos links? Assim, você me ajuda a manter o blog online e não paga nada a mais por isso!

Agora eu vou embora de verdade hahaha Beijos e até!


Compartilhe este post

Deixe um comentário