15 sugestões incríveis de destinos para viajar no Brasil em 2020

Compartilhe este post

Nosso país é maravilhoso e cheio de lugares incríveis! Se você estiver procurando dicas de destinos para viajar no Brasil vou te dar 15 sugestões que envolvem praia, montanha, serra, cidades históricas, cachoeiras e tudo de mais lindo que o Brasil tem para oferecer.

Se você chegou neste post é muito provável que esteja planejando uma viagem de férias, certo? O Brasil é tão grande e tão cheio de diversidade que encontramos quase de tudo por aqui, acho que a única coisa que não temos é neve…

Partiu ver a lista de destinos para viajar no Brasil?

Destinos para viajar no Brasil

1) Chapada dos Veadeiros

Um dos lugares mais fantásticos que eu já conheci! É difícil descrever o quão maravilhoso esse lugar é… Se você estiver buscando um destino para relaxar, se conectar com a natureza, refletir e até encontrar um novo significado para sua vida esse é o lugar!

Almécegas I.
Almécegas I.

A Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás, na região Centro-Oeste. Parte da Chapada pertence ao Parque Nacional e a outra parte está em propriedades particulares espalhadas pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São João da Aliança.

O aeroporto mais próximo para quem deseja voar até a Chapada é o de Brasília. A partir da capital você precisará percorrer 240km até Alto Paraíso ou 320km até Cavalcante.

São muiiiitas cachoeiras para conhecer, muitas trilhas para fazer e o ideal é separar, no mínimo, uns 5 dias para curtir a vibe da Chapada com calma.

Eu já escrevi vários posts sobre a Chapada dos Veadeiros e neles conto com detalhes sobre os 14 dias que passei lá. Dá uma conferida em todos antes de planejar a sua viagem!

Como planejar uma viagem para a Chapada dos Veadeiros: quando ir, o que fazer… – leia este post primeiro para ter uma noção geral da Chapada;

Quanto custa viajar: Chapada dos Veadeiros em 10 dias! – neste post você vai ter uma noção geral sobre os gastos que poderá ter na sua viagem;

Roteiro para aproveitar Alto Paraíso de Goiás na Chapada dos Veadeiros! – aqui você vai encontrar informações sobre Alto Paraíso de Goiás, a cidade com mais infraestrutura da Chapada;

Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros: 5 cachoeiras + dicas – falo sobre o distrito mais charmoso de Alto Paraíso;

Cachoeira do Prata, Cavalcante: o lugar mais lindo da Chapada! – me faltam palavras para descrever esse lugar, mas neste post te passo uma pequena visão sobre como é o Complexo do Prata;

As 5 melhores cachoeiras de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros! – uau atrás de uau, cada cachoeira mais linda que a outra! Tem Santa Bárbara, tem Rei do Prata etc

Ainda em dúvida se deve ou não viajar para a Chapada dos Veadeiros?? Então vai lá no Instagram do Blog e confere nossos fotos da Chapada!

Complexo do Prata, Chapada dos Veadeiros.
Complexo do Prata, Chapada dos Veadeiros.

2) Lençóis Maranhenses

Outro lugar de tirar o fôlego e que está entre os meus destinos favoritos para viajar no Brasil!

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui mais de 160.000 hectares e ocupa um perímetro de 270 km, estando localizado na área dos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Eu visitei os Lençóis no início de setembro e posso dizer que foi espetacular! Não peguei chuva, as piscinas tinham água, não achei o calor insuportável e não estava muito cheio de gente.

Um dos meus guias disse que a melhor época para ir é junho, pois as piscinas estão com água, a época de chuvas já acabou e ainda não está muito cheio de turistas. Julho e agosto também são meses bons, porém lotados de turistas.

A partir de final de setembro as piscinas começam a ficar secas e só começarão a encher novamente lá pra fevereiro, com o início da época de chuvas. Os Lençóis são lindos de qualquer forma, mas acho que para ter uma experiência completa o ideal é ir quando as piscinas estão cheias.

Partiu viajar para os Lençóis? Dá uma conferida nos posts que eu escrevi sobre esse pedacinho do paraíso!

Lençóis Maranhenses: o que fazer, quando ir, como chegar e onde ficar – começa por esse post aqui;

Quanto custa viajar para os Lençóis Maranhenses: tabela de gastos de 3 dias – para ter uma noção dos gastos que você vai ter na viagem leia este post;

Lagoa Azul: o passeio mais incrível dos Lençóis Maranhenses e Lagoa Bonita: um dos passeios mais concorridos dos Lençóis Maranhenses! – para saber quais lugares conhecer confere estes dois posts!

Até hoje não conheci ninguém que foi para os Lençóis e não voltou apaixonado! Vá e morra de amores!

Lençóis Maranhenses | Destinos para viajar no Brasil
Lençóis Maranhenses | Destinos para viajar no Brasil

3) Ouro Preto

Tenho uma conexão tão forte com essa cidade que até já morei lá! Ouro Preto é uma das cidades mais visitadas da região Sudeste, isso se deve as suas belas igrejas, museus, arquitetura charmosa, ladeiras e toda história que a rodeia.

Ouro Preto fica localizada pertinho de Belo Horizonte, são apenas 90 km. Assim, ela é facilmente acessível de carro ou de ônibus (a empresa Pássaro Verde tem vários horários).

Uma dúvida comum de quem está programando uma visita à cidade é essa sobre o número de dias. Eu já adianto que 3 dias é pouco, pois a cidade e arredores oferece muita coisa legal para fazer. Mas, é possível sim fazer o básico em um final de semana prolongado.

Vista de Ouro Preto - Foto: Lid Costa
Vista de Ouro Preto – Foto: Lid Costa

Qualquer época é boa para visitar a cidade, sendo Janeiro, Julho, Carnaval e feriado de Nossa Senhora Aparecida os períodos mais cheios.

Para programar uma viagem bacana para Ouro Preto dá uma conferida nos posts que escrevi sobre a cidade, como disse ali em cima, já morei lá e tenho muiiitas dicas legais pra te dar!

O que fazer em Ouro Preto em 3 dias – Roteiro escrito por quem mora na cidade – começa por esse post aqui, pois nele compartilho um roteiro esperto para aproveitar o melhor da cidade;

Onde ficar em Ouro Preto: melhores pousadas, hostels e hoteis – para saber onde se hospedar lá;

Quanto custa viajar: Ouro Preto em 4 dias – preocupado com os gastos da viagem? Leia este post.

O que fazer em Ouro Preto a noite: opções pra todos os bolsos! – tem vida noturna em Ouro Preto? Tem sim! Dicas e sugestões no post.

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto.
Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto.

E aí, curtindo a lista sobre destinos para viajar no Brasil? Até agora te falei sobre os meus favoritos e você deve ter reparado que me faltaram adjetivos para descrever a beleza deles…

Bora continuar com as sugestões!

4) Foz do Iguaçu

Uma cidade que me surpreendeu, sem dúvidas. Esperava muito pouco de Foz e talvez por isso tenha gostado tanto de lá. O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Natural da Humanidade e foi eleito uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Foz é um destino que possui infraestrutura para receber os turistas e com programas bem diversos, engana-se quem pensa que a cidade se resume as Cataratas do Iguaçu. Ela está localizada no estado do Paraná, bem na fronteira com o Paraguai e a Argentina. A cidade conta com aeroporto, sendo facilmente acessível. Confere minhas dicas sobre lá!

10 programas imperdíveis para fazer em Foz do Iguaçu em 4 dias – começa por aqui para ter uma ideia melhor sobre a cidade e atrações;

21 dicas que você precisa ler antes de visitar as Cataratas do Iguaçu – para aproveitar da melhor maneira sua visita as Cataratas;

Quanto custa viajar: 5 dias em Foz do Iguaçu – para saber se a viagem cabe no seu orçamento;

Review: Onde ficar em Foz do Iguaçu – Hospedagem no Concept Design Hostel – te conto onde eu fiquei hospedada e como foi.

Cataratas do Iguaçu | Destinos para viajar no Brasil
Cataratas do Iguaçu | Destinos para viajar no Brasil

5) Rio de Janeiro

Outro destino que eu gosto bastante e que é bem diversificado é o Rio! Na cidade maravilhosa você vai poder curtir praia, cachoeira, fazer trilhas, ir a bons restaurantes, fazer compras, curtir um samba ou funk, gastar muito ou pouco… Diversidade define a cidade!

O Rio é facilmente acessível de qualquer lugar do Brasil. Ele possui 2 aeroportos (Galeão e Santos Dumont) e a principal rodoviária é o Terminal Novo Rio.

Praia de Ipanema.
Praia de Ipanema.

É uma cidade perigosa? Sim, como qualquer cidade grande brasileira. É preciso tomar cuidado com seus pertences e evitar certos lugares. Deixar de conhecer e aproveitar as belezas do Rio é um desperdício, vá com cautela, mas vai!

Dá uma lida nos posts que eu fiz sobre lá, tem muita dica útil para economizar sem deixar de aproveitar o melhor da cidade!

O que fazer no Rio de Janeiro com POUCO dinheiro: 20 passeios! – sugestões super econômicas e muito legais!

Quanto custa viajar: Rio de Janeiro em 4 dias! – para saber quanto custa turistar alguns dias por lá.

Onde ficar e o que fazer em Copacabana, Ipanema, Leblon e Urca – dicas dos bairros mais turísticos da Zona Sul.

Roteiro para passar 3 dias maravilhosos no Rio de Janeiro! – roteiro para curtir um final de semana prolongado.

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos.
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

6) Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos destinos para viajar no Brasil que está na minha lista de desejos para 2020!

Ela fica localizada na Bahia e é aquele lugar que tira o fôlego de qualquer viajante. São serras e cachoeiras, flora e fauna espetaculares!

Chapada Diamantina National Park | Destinos para viajar no Brasil
Chapada Diamantina.

Não vejo a hora de conhecer e você?

7) Tiradentes

Minha segunda cidade histórica favorita de Minas é Tiradentes.

Matriz de Santo Antônio.
Matriz de Santo Antônio.

Suas ruazinhas estreitas, suas casas históricas e coloridas, suas belas igrejas e a Serra de São José encantam os turistas e moradores dessa cidadezinha que é super charmosa e pacata.

Escrevi o post “O que fazer em Tiradentes em 3 dias [Bichinho + São João]” , dá uma lida nele para saber como aproveitar o melhor da cidade em 3 dias.

8) Jalapão

Outro destino que está na minha wishlist é o Jalapão!

O Parque Estadual do Jalapão está situado no Tocantins e a maneira mais prática para chegar lá é voar até Palmas. De Palmas até o Parque é possível (leia-se aconselhável) contratar um tour.

Se você gosta de ecoturismo com certeza é uma opção excelente, lá tem belas cachoeiras, dunas, cânions, grutas… Eu não vejo a hora de conhecer!

Jalapão
Jalapão – Foto: Lester Scalon/Avis Brasilis

9) Paraty

Seu centro histórico cheio de casinhas coloridas encanta os visitantes e a infinidade de atividades ao ar livre relaxa e recarrega as energias de qualquer turista.

Paraty fica situada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a 258km da capital. Se você for de São Paulo, ela fica pertinho também, apenas 268 km (passando por Guaratinguetá e Cunha). Já para quem mora em Belo Horizonte é um pouco mais longe, são 600km (passando pela Fernão Dias).

Já escrevi o post “O que fazer em Paraty em 3 dias (com Trindade e Ilha do Cedro)”, dá uma conferida nele antes de planejar sua viagem para a cidade mais charmosa do estado do Rio de Janeiro! =D

Centro histórico de Paraty | Destinos para viajar no Brasil
Centro histórico de Paraty.

10) Serra do Cipó

Pra quem quer curtir trilhas e cachoeiras bem perto de Belo Horizonte! Ah, e o melhor de tudo, sem gastar muito.

A Serra do Cipó é um local com belíssimas cachoeiras e está localizada entre os municípios de Itambé do Mato Dentro, Santana do Riacho e Jaboticatubas. Da capital mineira até lá são aproximadamente 95 km.

Um final de semana por lá já vai ser suficiente para você relaxar, mas o ideal mesmo é ficar pelo menos 3 dias inteiros para aproveitar com tranquilidade as principais cachoeiras.

Dá uma conferida no post “Serras de Minas Gerais – Viajando para a Serra do Cipó”, nele tem mais detalhes!

Cachoeira Grande - Serra do Cipó | Destinos para viajar no Brasil
Cachoeira Grande – Serra do Cipó

11) Jericoacoara

Mais um destino que está na minha lista de desejos!

Jeri, como é carinhosamente chamada, está situada no estado do Ceará. Fica a 280 km de Fortaleza, são aproximadamente 4 horas de carro até esse paraíso cearense.

Jericoacoara | Destinos para viajar no Brasil
Jericoacoara

12) Serra do Ibitipoca

A atração principal é o Parque Estadual do Ibitipoca. Lá o visitante vai encontrar diversas opções de passeios, como cachoeiras, grutas, picos. A entrada no Parque é limitada a certo número de pessoas e a visita é paga.

O Parque fica a 3km da vila de Conceição do Ibitipoca e a 27 km do município de Lima Duarte. É melhor ficar hospedado em Conceição do Ibitipoca, pois aí além de ficar perto do Parque você ficará perto do burburinho da vila.

A Janela do Céu é o atrativo mais famoso da região! A trilha para chegar na parte de cima é  pesada! São mais ou menos 14km (ida e volta) de caminhada da portaria do Parque até o local. A trilha tem muitas subidas e descidas, trechos de areia, pedra e cascalho.

Mais detalhes no post “Serras de Minas Gerais – O que fazer na Serra do Ibitipoca”.

Depois de uma longa caminhada, cheguei! | Destinos para viajar no Brasil
Janela do Céu, Serra do Ibitipoca.

13) Gramado

Se você quer curtir um friozinho e um clima europeu no Brasil vá para Gramado! Ela é uma cidade pequena e charmosa, que está muito bem preparada para receber seus visitantes.

Existem, basicamente, 3 formas para chegar na cidade. A primeira delas é de carro, a segunda de ônibus e a terceira de avião/ônibus. Eu optei por esta última, peguei um voo de 1 hora e 30 min de São Paulo para Porto Alegre e lá um ônibus para Gramado.

Eu conheci a cidade no mês de Julho, as temperaturas estavam tipicamente européias. Ideal para tomar um bom vinho e comer fondue. Você pode combinar o roteiro com uma visita a Canela e Bento Gonçalves.

Gramado - Foto: http://www.festurisgramado.com/
Gramado – Foto: http://www.festurisgramado.com/

14) Arraial da Ajuda/Caraíva/ Porto Seguro

Porto Seguro está localizada no sul da Bahia, a 730 km de distância da capital baiana. Já Arraial fica coladinha a Porto e Caraíva está logo depois. Ficam todas bem pertinho.

Quando eu visitei a Bahia voei até Porto Seguro e fiz a cidade de base, por ter hospedagem mais barata. No post “Mini roteiro para conhecer e se apaixonar por Porto Seguro” te conto como foi minha aventura por lá, confere aí!

Eu gostei muito de ter conhecido essa parte da Bahia e não vejo a hora de voltar! Se você tiver mais de 1 semana para ficar por lá pode colocar Trancoso e Cumuruxatiba no seu roteiro. Caso tenha só 7 dias, separe 3 para Porto, 2 para Arraial e 2 para Caraíva.

Igrejinha no Centro Histórico de Porto Seguro
Igrejinha no Centro Histórico de Porto Seguro

15) Ilhabela

É conhecida nacional e internacionalmente como a Capital Das Velas. Está entre as 15 cidades consideradas estâncias balneárias do estado de São Paulo e é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros.

Na ilha você encontra praias, trilhas, cachoeiras, vida noturna agitada e muitas outras opções para se divertir e relaxar. Mais detalhes no post “10 motivos para você conhecer Ilhabela!”.

Está localizada a 205 km de São Paulo, no litoral norte do estado e a 430 km do Rio De Janeiro. É um destino estrategicamente localizado para quem deseja explorar um pouco mais o litoral do sudeste brasileiro. (Dica de roteiro: Ilhabela – Ubatuba – Paraty).

Cachoeira Paquetá - Ilhabela | Destinos para viajar no Brasil
Cachoeira Paquetá – Ilhabela

E aí, curtiu minhas sugestões de destinos para viajar no Brasil em 2020? A lista está bem diversificada… teve Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste. Se você é da região Norte sugere algo bacana aí pra gente, quero muito viajar pra lá!

Pra não perder minhas aventuras não deixa de acompanhar o Instagram do Blog e se inscrever na nossa lista de emails (assim você receberá notificação a cada post novo)! Qualquer dúvida é só falar!

Um beijo e até mais!


Compartilhe este post

Deixe um comentário