O que fazer em Minas Gerais – melhores passeios [Post índice]

Compartilhe este post

Minas Gerais é um estado grande, cheio de diversidade e com uma imensidão de coisas para fazer. Se você quer conhecer melhor Minas e não sabe como montar seu roteiro, vou te contar o que fazer em Minas Gerais, quais as principais cidades a serem visitadas e quantos dias ficar. Como boa mineira, vou te contar os “trem” com detalhes para você aproveitar bem seu dias por aqui!

Já aproveitando o início do post, queria te contar que eu sou mineira, nascida e criada em Barbacena. Tenho muito orgulho do meu estado e acho que todo mundo deveria conhecê-lo. Quer saber o porque?

#Motivos para conhecer Minas Gerais

  • Povo simples e acolhedor;
  • Sotaque e expressões típicas (uai, trem, arreda);
  • Cidades históricas (Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina);
  • Gastronomia (pão de queijo, doce de leite, queijo minas);
  • Serras, trilhas e cachoeiras (acho que a única coisa que não temos é mar).
Mapa de Minas Gerais
Mapa de Minas Gerais

# Localização

Minas Gerais está situado na região Sudeste do Brasil e faz divisa com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Possui 853 municípios e é o quarto maior estado em área territorial, sendo o segundo em quantidade de habitantes.

# O que fazer em Minas Gerais – Principais cidades mineiras

1) A capital [Belo Horizonte]

– Por que visitar? Culinária e receptividade (com direito a sotaque e tudo!). Além disso, é uma cidade grande que ainda preserva um ar de interior em vários bairros.

– Quantos dias ficar? Pelo menos 2 dias.

– O que fazer em BH? Beagá, como nós mineiros gostamos de chamar a capital, possui muitos atrativos! Os mais famosos são a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdade e a Serra do Curral. Dá uma conferida no post “5 programas imperdíveis para você fazer em Belo Horizonte!” para ter uma ideia do que nossa capital tem para oferecer. Um museu que eu recomendo é o Museu Memorial Minas Gerais Vale, ele conta um pouco da da história do estado, escrevi o post “Visita ao Memorial Minas Gerais Vale em BH” contando mais detalhes sobre o museu.

Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte – MG

Se você gostar de cerveja não pode deixar de conferir o Tour Cervejeiro da Backer, conto como foi no post “Tour no Templo Cervejeiro e Maternidade Cervejeira Backer“, já adianto que eu curti bastante.

-Possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Sim. Muitas pessoas aproveitam a estadia em BH para ir até Inhotim. Eu fiz esse bate volta quando morei lá e achei tranquilo. Antes de ir confere o post “Inhotim: um lugar apaixonante que mistura arte com natureza!“.

2) Ouro Preto / Mariana

O que fazer em Minas Gerais: Igreja Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto
O que fazer em Minas Gerais: Igreja Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto

– Por que visitar? Cidades históricas com arquitetura belíssima, muitas igrejas e museus. As cidades ficam localizadas bem perto de Belo Horizonte, sendo facilmente acessíveis por carro ou ônibus.

– Quantos dias ficar? De 3 a 4 dias (sendo 2 para fazer bate voltas).

– O que fazer?

Atualmente moro em Ouro Preto e já escrevi vários posts sobre essa cidade maravilhosa. Se você ainda não leu nenhum, sugiro começar pelo “O que fazer em Ouro Preto em 3 dias – Roteiro escrito por quem mora na cidade“. Após, pode ler o “Quanto custa viajar: Ouro Preto em 4 dias” para saber quanto vai gastar visitando a cidade. O post “Minas de ouro em Ouro Preto: quais valem a pena visitar?” e o “Visita ao Museu da Inconfidência em Ouro Preto” são muito interessantes pois neles dou detalhes sobre como foi visitar dois atrativos muito importantes da cidade.

Mariana
Mariana

– É possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Sim. Os dois bate voltas mais comuns são Mariana e Lavras Novas (que na verdade é distrito de Ouro Preto).

Aconselho você fazer os dois, são muito legais. Para Mariana você pode separar umas 4 horas para conhecer o básico, antes de ir dá uma conferida no post “Descubra o que fazer em Mariana, uma cidade que incentiva o ciclismo

Já Lavras Novas o ideal é separar um dia inteiro, tem muito programa na natureza para curtir lá. Para ver meu roteiro detalhado é só ler o post “O que fazer em Lavras Novas em um final de semana: Dicas + Roteiro“.

3) São João Del Rei / Tiradentes

– Por que visitar? Cidades históricas com arquitetura belíssima e aquela tranquilidade de cidade do interior de Minas Gerais (principalmente Tiradentes).

– Quantos dias ficar? Pelo menos 3 dias, separando 2  para Tiradentes. Você pode se hospedar em qualquer uma das duas cidades, mas se quiser economizar sugiro ficar em São João Del Rei, pois é mais barata.

Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei
Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei

– O que fazer? As duas cidades têm muitas igrejas e casarões históricos, em São João Del Rei meu programa preferido é caminhar pelo Centro Histórico e ir de Maria Fumaça até Tiradentes. Lá em Tiradentes você pode percorrer o centro histórico da cidade a pé e curtir o climinha de interior, a minha igreja favorita é a Matriz de Santo Antônio.

Eu fiz um roteiro com as principais igrejas e coisas para fazer em Tiradentes, antes de visitá-la confere o post “O que fazer em Tiradentes em 3 dias [Bichinho + São João]“.

Já sobre São João Del Rei… sabe aquela cidade que você vai tanto que, as vezes, acaba subestimando? Pois é, meu acesso a São João é tão fácil, pois tenho família lá, que muitas vezes vou para lá mas não faço turismo. Na última vez que fui lá resolvi mudar isso, turistei pelo Centro Histórico e escrevi para você o post “O que fazer em São João Del Rei – 10 coisas imperdíveis!“, com o básico da cidade.

– Possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Sim. O simpático vilarejo de Bichinho, que pertence a cidade de Prados, fica a cerca de 20 km de São João Del Rei. Aqui no Blog ainda não tem post sobre lá, mas vou providenciar em breve, prometo!

Matriz de Santo Antônio - Tiradentes
Matriz de Santo Antônio – Tiradentes

4) Diamantina / Serro

– Por que visitar? Cidades históricas + arquitetura diferente das outras cidades da Estrada Real + povo acolhedor + queijo do Serro.

– Quantos dias ficar? 3 dias, pelo menos. Se quiser explorar o Parque Nacional das Sempre-Vivas e o Parque Estadual Biribiri (vilarejo de uma fábrica de tecidos desativada) acrescentar um dia para cada.

– O que fazer? Explorar o centro histórico e observar a arquitetura exclusiva. Conhecer o passadiço (um dos cartões- postais de Diamantina), a casa da Chica da Silva e a casa de Juscelino Kubitschek.

– Possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Sim, para visitar o Parque Estadual do Rio Preto, que fica a 80km de Diamantina. Porém não aconselho, pois o parque tem muita coisa legal para conhecer (cachoeiras lindas, pinturas rupestres e praias). Assim, o ideal é dormir lá (ele tem camping).

Igreja São Francisco de Assis em Diamantina
Igreja São Francisco de Assis em Diamantina

5) Capitólio

– Por que visitar? Cachoeiras maravilhosas, canions com águas transparentes. Você vai encontrar trilhas para curtir um passeio mais roots ou passeios de barco se quiser gastar um pouco mais.

– Quantos dias ficar? Pelo menos 3 dias para conhecer o básico, vai depender muito do seu perfil. Se quiser realmente explorar a região 3 dias é pouco, se quiser só descansar é o suficiente.

– O que fazer? Cânion (na estrada sentido BH ele fica a direita, tem vários ambulantes perto do local, é fácil de achar); Trilha do Sol (possui 3 cachoeiras); Paraíso Perdido ( tem várias piscinas naturais, fica em propriedade particular, tem que pagar para entrar); Lagoa Azul (cachoeira cuja água deságua na Represa de Furnas, as piscinas naturais formadas tem uma cor maravilhosa!); Paraíso Proibido (tem uma cachoeira muito bonita, porém fica em propriedade particular, não aberta à visitação); passeios de lancha; cachoeiras perto do cânion (várias quedas d’água muito bonitas).

– É possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Depende de quanto tempo você tem. O melhor é curtir somente a cidade e suas belezas naturais.

A Angela do Blog Apure Guria esteve lá e escreveu o post “Roteiro Serra da Canastra e Capitólio: dicas e melhores atrações”, dá uma conferida!

Capitólio, em Minas Gerais
Capitólio, em Minas Gerais

6) São Thomé das Letras

O que fazer em Minas Gerais: Igreja do Rosário em São Thomé das Letras.
O que fazer em Minas Gerais: Igreja do Rosário em São Thomé das Letras.

– Por que visitar? Se você estiver afim de relaxar e desestressar, a cidade é conhecida pela sua misticidade e cachoeiras.

– Quantos dias ficar? 2 a 4 dias (depende o quanto você quer curtir as cachoeiras da cidade)

– O que fazer? São Thomé das Letras tem vááárias cachoeiras bacanas dá uma conferida no post “Roteiro imperdível para conhecer as melhores atrações de São Thomé das Letras“, nele conto o que fazer na cidade. Ah, e se quiser dica de onde ficar pode ler o post “Como foi me hospedar na Pousada Viva em São Thomé das Letras“.

– Possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Aconselho ficar só lá mesmo. Mas, caso queira, você pode fazer um bate volta até Carrancas (90 km) ou Caxambu (47 km).

7) Parque Nacional Serra do Cipó / Parque Estadual Serra do Intendente

O que fazer em Minas Gerais: Cachoeira Grande - Serra do Cipó
O que fazer em Minas Gerais: Cachoeira Grande – Serra do Cipó

– Por que visitar? Cachoeiras e trilhas.

– Quantos dias ficar? Pelo menos 3 dias, sendo um para o Parque Nacional Serra do Cipó e dois para a Cachoeira do Tabuleiro no Parque Estadual Serra do Intendente (tem o circuito de cima e o de baixo).

– O que fazer? Conhecer alguma cachoeira do Parque Nacional Serra do Cipó e fazer a trilha da Cachoeira do Tabuleiro no Parque Estadual da Serra do Intendente. Antes de planejar sua viagem confere os posts

– Possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Os parques ficam em cidades diferentes. O do Intendente pertence a Conceição do Mato Dentro e a cidade mais próxima do Parque da Serra do Cipó é Santana do Riacho. Assim, não aconselho bate volta, mas sim se hospedar nas duas cidades.

O que fazer em Minas Gerais: Alto da cachoeira do Tabuleiro
O que fazer em Minas Gerais: Alto da cachoeira do Tabuleiro

8) Serra do Ibitipoca

– Por que visitar? Parque Estadual do Ibitipoca.

– Quantos dias ficar? Sem contar o dia da chegada e da partida, 2 dias (no mínimo).

– O que fazer? Fazer a trilha até a famosa Janela do Céu; aproveitar todas as cachoeiras, como as do circuito Janela do Céu parte de baixo; conhecer as grutas (Gruta do Pião, do Monjolinho) e picos do Parque.

– Possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Não.

9) Aiuruoca

– Por que visitar? Vale do Matutu.

– Quantos dias ficar? 3 dias é o suficiente.

– O que fazer? Subir o Pico do Papagaio, aproveitar as cachoeiras de Mata Atlântica pois tem muito volume de água. Conhecer as tradições, crenças e lendas da comunidade, que é cheia de mistérios .

– Possível fazer bate e volta para alguma outra cidade? Não, melhor aproveitar só a cidade.

# O que fazer em Minas Gerais – Gastronomia

Além das paisagens deslumbrantes, arquitetura, história e receptividade do povo mineiro, Minas se destaca pela culinária. Quem já visitou o estado sabe que não dá para passar uns dias aqui sem engordar rs

Temos muito orgulho dos nossos queijos e do pão de queijo (que eu amo de paixão e preciso comer todo dia!). Nosso feijão tropeiro, frango ao molho pardo, feijoada, torresmo, angú e doce de leite também fazem muito sucesso!

Ao vir a Minas não deixe de experimentar nossos quitutes, você não vai se arrepender!

Feijao tropeiro.
Feijao tropeiro.

# Onde ficar em Minas Gerais

Para procurar hotéis, pousadas, hostels ou apartamentos, eu sempre utilizo o site do Booking, pois ele é confiável e dá a opção de cancelamento gratuito da maioria das reservas. Você pode clicar aqui ou usar o mapa logo abaixo para fazer sua busca e qualquer dúvida pode me pedir ajuda, é só mandar um email para [email protected]

Eu já fiz posts específicos com sugestões de onde ficar em algumas cidades mineiras. Se você precisa de dicas de Belo Horizonte, confere o “Onde ficar em Belo Horizonte: melhores hotéis e hostels!” e se for a Ouro Preto, dá uma lida no “Onde ficar em Ouro Preto: melhores pousadas, hostels e hoteis“.

Booking.com

Obs: se você reservar usando nosso link, o Blog ganha uma pequena comissão que serve para manter os conteúdos atualizados e você NÂO paga nada a mais por isso!

# O que fazer em Minas Gerais –  Obtendo o Passaporte da Estrada Real

Não sei se você sabe, mas existe um passaporte da Estrada Real. Isso mesmo, ele é bem parecido com um passaporte de verdade e você pode adquirir o seu gratuitamente. Depois, é só cair na estrada e ir carimbando a medida que for passando pelas cidades/distritos. Ahhh, a maioria das municípios que falei aí em cima fazem parte da Estrada Real, então se prepare para lotar seu passaporte!

Para saber mais, dá uma olhada no post “Como conseguir e onde carimbar o passaporte da Estrada Real + Dicas” !

Passaporte da estrada real
Passaporte da estrada real

#Conclusão

Por hoje é isso! Espero ter te ajudado a escolher quais cidades visitar aqui em Minas. Conseguiu perceber que, realmente a única coisa que não temos é o mar? hahaha Se você tiver de 10 a 15 dias é possível conhecer vários lugares, mas não se engane pois você precisará vir váááárias vezes aqui para conhecer e desvendar nossos segredos!

Roteiro personalizado

Caso você ainda esteja com dúvidas sobre o que fazer em Minas Gerais, eu posso fazer um roteiro totalmente personalizado para você! Isso mesmo, podemos conversar sobre seus planos e após entender o que você quer, posso montar toda sua viagem (acomodação, o que fazer, onde comer, como chegar, etc).

Dessa forma, você economiza tempo e não precisa se preocupar se está deixando alguma coisa imperdível de fora ou se o roteiro é viável. Me manda um email ou mensagem no Whatsapp do Blog (31 99590-2414) para saber como funciona! Esse primeiro bate papo é gratuito e sem compromisso.

Beijos e até mais!


Compartilhe este post

16 comentários em “O que fazer em Minas Gerais – melhores passeios [Post índice]”

    • Ei Ana! Sim, Minas é um lugar cheio de lugares lindos! Falo isso não só porque sou mineira, mas pois é a mais pura verdade! A Serra do Cipó é um dos meus destinos favoritos para uma escapadinha de final de semana! =)

      Responder
      • Eita terra que quando a gente conhece não esquece jamais, como diz a canção! Tenho que voltar muitas vezes pra dar check nessa lista maravilhosa! Tantas cidades incríveis em Minas Gerais! A vontade de visitar tudo só aumenta !

        Responder
        • Maria, é isso mesmo! Quem conhece Minas não esquece jamais rs
          Volte quando puder e aproveite! Se precisar de mais dicas temos vários posts no Blog e qualquer coisa é só me mandar mensagem =)

          Responder
  1. Tem tanto o que fazer em Minas Gerais, esse estado maravilhoso! Das cidades que citou já visitamos Capítolio e São Thomé mas tenho muita vontade de fazer uma roadtrip pelas cachoeiras de Minas. Amei as dicas e espero que a gente consiga usá-las em breve!

    Responder
    • Victoria, nossas trilhas e cachoeiras são muito lindas, você vai amar conhecer! Eu nasci e cresci em Minas e sou apaixonada pelo estado!

      Responder
  2. Gosto muito das Minas Gerais… desde que eu visitei o estado muitos e muitos anos atrás, me encantei. Voltei muitas vezes desde então, mas ainda tenho muito que conhecer. BH vou com frequência, já visitei algumas cidades históricas, mas ainda tenho outras tantas para visitar.

    Quero conhecer São Tomé das Letras e os Parques: a natureza em Minas está longe de ser acanhada, né?! 🙂

    Responder
  3. Em Minas Gerais, só estive em Beagá, mas sou doida pra conhecer as cidades históricas!
    Sem contar que eu adoro a comida mineira. É muito engraçado, mas quando tiro férias fora do Brasil, a primeira coisa que sinto falta de comer é pão de queijo – eu amo! Devo ter uns genes mineiros hehehe.

    Responder
    • Eu também quando viajo para fora do Brasil sinto muita falta do pão de queijo! Em outra vida você deve ter sido mineira rs

      Sobre conhecer as cidades históricas, neste post sobre o que fazer em Minas Gerais tem muitas dicas, mas quando vier dá uma olhadinha nos outros posts também, tem muita informação =)

      Responder
  4. Muita coisa para se fazer em MG, nossa! 🙂 Que maravilha… a gente conhece muito pouco do estado, precisamos remediar isso.

    Responder
    • Edson, com certeza o estado está recheado de programas bacanas! Aí na minha lista tem só os passeios principais, mas tem muiiiiito mais coisas rs Favorita o post e quando vier dá uma lida nele novamente. Vou atualizá-lo sempre que conhecer lugares novos! =)

      Responder
  5. Oh lugar lindo! Tanta coisa maravilhosa para fazer em Minas Gerais! Fiquei siderada com a Serra da Canastra e o Capitólio mas as igrejas em estilo colonial e coloridas são também lindas demais.

    Responder
    • Carla, em meio a tanta beleza é difícil escolher a mais bonita, né?! Orgulho de ser mineira e de poder mostrar meu estado para o mundo =)

      Responder
  6. Minas é um mundo à parte, né, Lid? Conheço grande parte dos lugares que você apontou, mas com certeza, estou louca ainda pra conhecer Ibitipoca que deve ser maravilhoso.

    Responder
    • Falou tudo, Thaís! Minas é um mundo à parte rs
      Ibitipoca é muito lindo, trilhas bem bacanas, cachoeiras… você vai gostar também!

      Responder

Deixe um comentário